Exagero no Calendário de Maratonas/Passeios.

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Dirijo-me aos bttistas/ciclistas em geral e principalmente ás diversas organizações espalhadas por esse país fora.
Gostaria de dizer para já quem organiza eventos desta natureza e com sucesso merece uma palavra de apreço, por parte de todos nós. Gostaria de constatar que no fim de semana de 17 e 18 de Setembro irão ocorrer no nosso país cerca de 15 eventos. Face a publicidade, A Maratona de Óbidos, Maratona do ATV, Rota da Sopa da Pedra,Douro Bike Race,Rota do Presunto, Rota dos Pnheiros,Trilho do Lobo, etc…..
Um sem número de provas, para todos os gostos e feitios, mas com um senão, obriga a muita gente a ter de escolher. Quem vai a Óbidos , não vai a Torres Vedras, quem vai a Amarante não vai a Chaves e vice versa.
Acho que no ano de 2012 espero que as organizações pensem nestes aspectos, pois podem sair algo prejudicados com afluência e com o sucesso das mesmas, e assim calendarizar melhor os passeios/maratonas.

Obrigado,

Filipe Queirós
 

abelha2

Active Member
Sim é verdade que existem muitos eventos, já foi por aqui discutido que até existem demais. No entanto sou da opinião que a crise vai acabar por filtrar isso, e os de má qualidade vão ficando para trás.

Ainda hoje recebi um convite para este evento por e-mail.
http://noscarrisdamemoria.blogspot.com/

Eu acho isto um abuso e um roubo! Já participei em eventos do genero na mesma zona, em que para alem dos brindes e tal, policia a acompanhar (isso custa dineheiro), e jantar, TUDO DE BORLA. Eu gostava por exemplo de fazer este passeio, pois não é bem btt, mas fico a conhecer siteos que nao fazia ideia que existiam no Porto. No entanto o preço cobrado e a obrigatoriedade de comprar um jersey a fazer publicidade, fazem com que eu não vá (para que vou em comprar um jersey, que nunca mais vou usar, se prefiro andar com uma t-shirt?)... e acho que muito mais gente. Ora pagar para fazer publicidade? já fui a eventos com muito menos e piores patrocinadores, e paguei bem menos.

Não seria positivo (embora o preço do almoço seja muito elevado, geralmente sao 5€), darem a opção de comprar ou nao?

Cada vez vou menos a passeios, mas para um passeio ser bem organizado, acho que são necessárias duas coisas. Organizaçao dos envolvidos, querer agradar, e ter participado em muitos passeios, para verem o que os outros fazem mal e bem para melhorar. Embora como o exemplo que dei, à cada vez mais eventos destes, em que a unica função é ter lucro. E assim não vão longe, pois quem faz as coisas por gosto, faz sempre melhor.
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Não criei o tópico para discuitr preços ou ofertas, mas respeito a tua opinião Abelha2. Os eventos que vão ocorrer nesse fim de semana são quase todas maratonas consagradas. Alguns já têm mais de 4 edições. No sentido de escolher melhor seja em relação a preço, grau de dificuldade, altimetria, paisagens e quaisqueres outros motivos era bom que não fosse tudo no mesmo dia. Para mim o mais importante é calendarizar melhor os eventos. No meu caso pessoal, tenho 3 maratonas que gostaria de participar este ano. Como é obvio só vou a uma.

Filipe Queirós
 
Viva "Kaiser Mafra"

Compreendo o teu ponto de vista, de facto também já tinha notado no calendário o fim de semana de 18 Setembro pelo menos 3 eventos (já com "mística bttista") muito próximos em termos de zona (Óbidos, Almeirim, Torres Vedras)... e por exemplo, no fim de semana seguinte de 25 Setembro não existe nenhum evento desta qualidade na zona em questão... ehehh, de facto é pena e parece que "ficou tudo num só fim de semana".
Penso que até mesmo do ponto de vista das organizações seria melhor visto que poderiam ter mais participantes e investir mais no evento e na qualidade do mesmo.

Boas pedaladas!
Cumps,
Pedro
 

santigomes

New Member
tens toda a razão e quanto ao preço começam a exagerar tudo bem tudo tem preço mas lembro-me a 4 anos era a inscrição a 7 euros e meio depois começaram pelos 10 euros agora ja vai nos 15 12 começam a retirar as pessoas no meu caso somos um grupo de 10 pessoas
 

helio69

New Member
Eh pá, mil vezes lidar com a angústia da escolha do que com o desespero da inexistência...

Este é um tema que volta e meia vem à baila e que acho que nem é tema de qualquer polémica, mas que é tipicamente português, isto é, em relação a isto como em outras coisas, quando não temos é porque não há, quando temos é porque há!
 

alexpinto

New Member
Realmente as organizações por vezes matam-se umas às outras.Só no fim de semana de 25 Setembro,num raio de 30km á volta de Viseu,vamos ter maratonas em Viseu,Folgosa,Molelos e,se não me engano,Lageosa do Dão!:wtf:
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Ponto da situação:
18.09.2011 BTT AMEIXIAL 2011 Ameixial Loulé
18.09.2011 S.Domingos de Benfica Bike Papper 2011 Lisboa
18.09.2011 9º Passeio/Maratona BTT "Arco da Memória" Arrimal Porto de Mós
18.09.2011 7ª Maratona Rota do Presunto 2011 Chaves
18.09.2011 4.º BTT Encostas Do Facho Barcelos
18.09.2011 Xelb Hadra Kura 2011 Fissul Silves
18.09.2011 6ª Maratona ATV55 Torres Vedras
18.09.2011 2º Maratona "No Trilho do Lobo" Abrantes
18.09.2011 3ª Rota Rosa do Adro Sanguêdo Santa Maria da Feira
18.09.2011 7ª Rota dos Pinheiros Ourém
18.09.2011 4.ª Maratona "Rota da Sopa de Pedra" Almeirim
18.09.2011 Raid Foto Leça do Balio - Matosinhos
18.09.2011 6ª Maratona BTT de Óbidos -( Óbidos)
18.09.2011 V Maratona BTT cidade de Évora
18.09.2011 III Maratona BTT de Aveiro
18.09.2011 Douro Bike Race - Amarante

"Eh pá, mil vezes lidar com a angústia da escolha do que com o desespero da inexistência..." como disse o colega helio69, e concordo quase a 100%.

Nitidamente as maratonas/passeios que estão numa área geográfica semelhante vão saír penalizadas, quer se queira quer não.
Dou o meu exemplo. Vivo em Mafra e podia participar num raio de 130 km em 7 eventos. Já me desloquei algumas vezes fazendo estes km para poder participar.
Optei por ir a Óbidos. Mas com muita pena minha gostaria de participar em Torres Vedras que este ano coincidiu pela primeira vez com Óbidos.
Para o ano de 2012 chamo mais uma vez atenção para a melhor calendarização das mesmas.

Filipe Queirós
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Ainda não chegamos ao fim de 2011, e já existem dezenas de passeios/maratonas marcadas por esse país fora. E uma coisa já me salta á vista. O mês de Março e Maio já começam a estar preenchidos e alguns a calhar nos mesmos dias, apesar da área geográfica serem distintas. Vamos lá vêr se algumas destas organizações não vão saír penalizadas.
 

mariosimas

New Member
provas para todos os gostos e feitios. Assim é que eu gosto.

Agora se queres ir a mais do que uma é preciso teres o dom da ubiquidade :)
 

Mach 4

New Member
Ou então arranjar alguém que te faça a clonagem...

Ok agora a sério, apesar de eu não participar neste tipo de provas concordo que as organizações deviam ter mais cuidado com a seleção dos dias para a realização das mesmas. Mas como é que isso é será possivél?
Uma coisa é fazer uma chamada de atenção como o autor do tópico fez, outra é conseguir dar opiniões ou alguns conselhos ás ditas organizações para que tal não aconteça e para isso eu só vejo uma solução - a criação de uma associação a nivel nacional que integrasse todas as outras pequenas organizações de Btt.
Depois de terem uma boa base de dados, incluindo o agendamento das provas/passeios, já poderiam partilhar e discutir muito melhor quais os dias a serem escolhidos para esses eventos.
Acho que só assim é que se poderia arranjar uma maneira de Lógicamente que isto iria implicar muito concenso e para isso teriamos de ter muita abertura por parte de todos de forma a que cada uma das organizações intervenientes não "olharem somente para o seu umbigo".

No entanto, e por outro lado, tudo o que é feito com o intuíto de gerar lucro cria também a inevitável concorrência, e sendo assim pouco haverá para se fazer de modo a por as organizações, grupos e autarquias a alterarem as suas agendas em prol da vontade de participação de alguns bttistas.
 

Pupas

Member
Eu apreveito para dar a minha opinião, como organizador que já fui e praticante que sou.
Em termos gerais sempre fui muito critico a este problema, porque na minha opinião, o BTT precisa não de quantidade, mas de qualidade, não só em termos de eventos como de atletas.
Não vejo muito sentido se fazer eventos nos mesmos trilhos, ou seja em terras proximas chega-se a fazer os mesmo trilhos varias vezes ao ano.
Como organizador que já fui, digo que é possivel chegar as dialogo com outras organizações para não se fazer eventos em datas iguais, consegui isso na altura evitando que se realiza-se na mesma data do meu evento outro a mais de 100km, no entanto passado dois anos chegaram outros a pouco mais de 30 km marcaram o seu evento e fizeram no mesmo dia do meu, lá está nem toda a gente vê isto da mesma maneira e apresenta um abertura muito pouco visionaria para a modalidade.

Já para não falar nas organizações das provas de competição que as associações marcam, não olhando para os eventos que à anos se organizam sempre na mesma data ou altura.

Em sintese digo que é preciso continuar a acreditar nesta modalidade e fazer tudo para que cada vez a qualidade seja maior, nem que para isso seja necessario unir organizações ou clubes para que cada vez sejam mais fortes.
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Concordo contigo "Pupas". É este diálogo que tem que ser abordado e discutido. O progresso da modalidade nos últimos anos tem sido um fenómeno e por esse motivo e com um bocado de sorte vamos têr pelo menos 2 atletas de btt nos Jogos Olimpicos de Londres 2012. Ainda recentemente o David Rosa conquistou um 3º lugar na Turquia que lhe rendeu 30 pontos da UCI.Isso tudo se deve á divulgação feita nos últimos anos do btt com passeios, raids, maratonas, etc, realizadas pelo "povo" que por esse país fora têm feito de tudo para proporcionar belas jornadas de btt. Para não se perder a identidade e ao mesmo tempo repetir os mesmos trilhos á que haver união na realização do mesmo. Se por exemplo 2 associações ou 2 grupos de btt da mesma zona decidirem realizar um passeio de btt se o fizerem em conjunto a logistica e a "mão-de-obra" vai saír mais facilitada. Em alguns casos escreve-se nos Rescaldos que faltava pessoas num cruzamento, numa estrada. Talvez por não haver pessoas dísponiveis de vez em quando acontecem estas situações.
Mais uma vez apelo a todos para contribuírem com a vossa opinião e se façam ser ouvidos junto de algumas organizações que conheçam.

Bem Haja

Filipe Queirós
 
Olá pessoal do pedal.
Se os eventos são muitos tem que considir com datas iguais.
Também sei que existe muitos bettetistas, e é preciso que haja provas para todos.
Força pessoal. As bikes amassam o país de norte a sul nos seus mais variados trilhos.
:cool::cool::cool::cool: venham a Mação que é fixe.......
 
Top