Eu a divertir me pelas escadarias de Lisboa...espero que curtem! ;)

  • Thread starter Amaral_o_ANIMAL
  • Start date

dfilp

Active Member
Pois, é assim, eu também não estou aqui para defender ninguém, mas o "post" do Joseelias não merece, nem vai merecer algum comentário meu...

XTR, grande edição! :lol:
E grande pérola aí tens!
 

costta

New Member
Quem aqui for pai pense: estar com o seu filho de 3, 4, 5 anos e de repente a sair de uma porta, ao virar uma esquina, no meio da esplanada de um cafe levar com uma bicicleta em cima.
Pensem o que acontecerá aqueles 20/30 kg a levar com 70/80 kg em cima mais o peso referente à velocidade em que seguia. Coisa boa não é certamente.
O ciclista tinha tudo controlado? Claro que não, pois se assim fosse ninguem caia, nem ninguem se aleijava
 

x0388891

Member
Eu vou estar em Lx este fds com a familia, mulher a pequena 3 anos e defendo que para manter a integridade fisica de todos, peões e ciclistas, o tipo de acções no 2 video é condenatório. Compreendo o joseelias e tb não sei como reagiria se a minha filha levasse com um gajo desses e ficasse estendida no chão.
 

PFCJ

Member
Digo-vos uma coisa, ao ver o 2º vídeo em que ele passa mesmo perto das pessoas a descer escada o 1º pensamento que me surgiu foi: "Se passasse à minha beira levava uma patada ao passar que se f***a ali todo contra o corrimão e parede!!!"

É pena existirem gajos destes que só fazem denegrir a imagem da malta que curte os trilhos no monte.
 

Joseelias

Well-Known Member
demorider

Aquilo que se vê no segundo vídeo está para lá de qualquer erro. Está para lá de qualquer conceito de civismo. E neste nível não considero que o animal que o fez mereça qualquer tipo de respeito ou consideração. Merece sim, sentir todo o tipo de reacções do maior desprezo que se queiram expressar, pois percebe-se que é uma criatura incapaz de raciocinar por ela e de prever a seriedade de comportamentos como aquele. Bem como o mais total desprezo para com os outros.

E se no vídeo do autor deste tópico, este já estica o comportamento cívico a niveis criticáveis na parte final, pois a descida do Elevador da Glória em Lisboa é feita em calçada, cheia de óleo e com carris e calhas metálicas por todo o lado ao que se soma uma inclinação acentuada (para quem não a conhece) e que mesmo a pé é por vezes perigosa, ao menos ainda foi feita durante o dia. Mas também lhe digo que se quisesse parar tenho quase a certeza que não o conseguiria.

No passado consegui subir a rampa do Elevador da Lavra (numa Lisboa Antiga de Bicicleta) e mesmo a 4km/h a subir tinha problemas em manter a roda com tracção devido ao óleo, e a descida foi muito, muito a cuidado e na maior parte do tempo não conseguiria parar. Apenas abrandar um pouco e escolher a trajectória.

Já o segundo vídeo é uma pura animalidade, e repito que se aquela besta atingisse a minha mulher numa brincadeira daquelas iria arrepender-se para o resto da vida.

E sim, já cometi erros, mas posso dizer-lhe que erros daqueles nunca cometi e nem os cometerei de forma deliberada e propositada por isso posso atirar a primeira pedra neste ponto. E tenho a certeza que a esmagadora maioria das pessoas aqui estão na mesma situação pois o mais básico bom-senso impediria de se fazer algo semelhante.

E se para si a expressão do meu repúdio equivale a uma criança de 9 anos, também lhe digo que pouco me incomoda. Prefiro a honestidade de uma criança, que as falsas afectações dos "grandes".
 

demorider

Active Member
So gostava de um dia quando excedesse a velocidade maxima permitida por lei (sim porque tambem nesta situação podia matar alguem) eu estivesse la para lhe enfiar os pneus do carro num sitio que eu ca sei a ver se gostava..

Atenção que o que me incomodou não foi criticar a atitude do rider porque essa tambem eu critico mas sim o comentario completamente descabido que o Sr fez, ate porque ao ter esse tipo de intenções você não é melhor do que ele mas sim pior, justiça pelas propias mão é tão crime como atentar contra a vida de alguem.. Ta-mos onde? na era mediaval? Caso não saiba se ele o atropelasse e você lhe acertasse o paço quem ia "pagar a vacas ao dono" era você e não ele porque justiça pelas proprias mãos tira a razão a qualquer SANTO..

O que me afetou foi ver um "grande" ter atitudes de criança e ser tão anormal como o gajo do segundo video, é que pela sua logica este fim de semana tambem devia ter espancado 2 gajos que se lembraram de subir uma pista de DH com as bikes de XC a mão e nem se dignaram a desviar-se do caminho e eu e mais 3 colegas a descer acabo de fazer uma curva e vejo os 2 parvalhões no meio da pista, não houve tempo para mais nada senão entrar pelo monte dentro acabando com um guiador de 80€ todo empenado, um desviador de 100 e muitos euros partido, bike toda riscada e umas valentes pisadoras.. pela sua logica era espancar os gajos ate ficarem nuyma cadeira de rodas e a depender de subsidios para o resto da vida porque eu estava no local apropiado para a pratica de DH eles e que estavam mal, não tenho nada com eles andarem la mas deviam ter o bom senso de ter cuidado com quem vem a descer e que ninguem me diga que secalhar não se aperceberam da nossa chegada porque com tanta pedra que ha naquela pista as bikes fazem um barulho de correntes infernal...

Mais uma vez digo DE SANTOS ESTA O MUNDO CHEIO.. E acabo por aqui a minha intervenção neste topico porque ja cheira mal ver tanto SANTO junto
 

Joseelias

Well-Known Member
demorider

Quanto à policia e autoridades, isso tem muito que se lhe diga...

Depois de um jogo de futebol em Lisboa, quando era adolescente, tive um mânfio a tentar assaltar um amigo meu e assim que um policia fardado passa por nós e pedimos-lhe ajuda disse que já estava fora de serviço e que nos safássemos. Não fora um militar por ali passar e nos ajudar, e não nos tínhamos safado.

Já fui barbaramente agredido por um grupo de mânfios, junto com o meu irmão, que nos confundiram com outras pessoas em plena festa da freguesia durante o concerto na área da parte de trás do público, onde o que se passava era bem visível para centenas de pessoas. E para além de ninguém ter feito nada, os policias que estava na zona desapareceram todos. Uma amiga nossa foi à procura de policias que estavam junto do palco... e nem vê-los. Em momento algum. E desde o inicio da confusão até ao fim das agressões passaram muitos minutos. Policias nem vê-los. Nem um! Nem no final quando fiquei ensanguentado no chão semiconsciente. Vim a saber que um dos mânfios era filho de um dos policias da zona...

Fui fazer queixa do sucedido na esquadra no dia seguinte e ainda fui tratado de forma arrogante e gozado.

Noutro caso. Uma situação de violência doméstica grave de um casal que vivia por cima da casa dos meus pais, em que a mulher levava porrada de morte à frente dos filhos pequenos ao ponto de ficar ensanguentada, a policia demorava sempre 20 minutos pelo menos a chegar, quando a esquadra fica a menos de três minuto a pé! Isto é, chegavam quando a coisa já estava calma para fazerem meia dúzia de perguntas e ir embora...

Não fosse eu ter denunciado o caso das crianças às instituições de protecção de menores e nada tinha sido feito, pois a policia nunca sinalizou o caso e ninguém sabia do que se passava. Denuncia que valeu ameaças à minha família.

Sei que há muitos bons e dedicados policias que estão amarrados na sua acção por más leis. Mas sei por experiência própria que há muita gente que nem a servir bicas merecia estar, mas envergam fardas e carregam pistolas à cintura.

Por isso sim, até as autoridades começarem a agir em conformidade da lei considero que a justiça popular, por mais chocante que seja para mim dizer isto, é por vezes a única forma de se ter "justiça". As autoridades deste país que passem a cumprir a lei e estarei a apoiá-los a 100%.

E já agora, essa pista de downhill é oficial? Está assinalada por alguma entidade? No topo, na base e ao longo do percurso? Há avisos e alertas visíveis ao longo do percurso a todos os que a frequentam a avisar para o que ali se passa, e a proibir a subida a pé pelo trilho? Tem alguém na base a avisar quem por ali pretende passar?

É que isto sim, para mim é uma PISTA, e os dois que se vos atravessaram à frente cometeram um erro grave.

Ou é mais uma das "pseudo-pistas" que por aí há. Isto é, a malta entende que é dona daquilo e a opinião deles é a lei, e se alguém lá entra sem a autorização de suas "excelências" está a cometer uma "infracção"? Isto sim é época medieval.

É que se é uma pseudo-pista, então quem cometeu o maior erro não foram os "parvalhões" com "bikes de XC" que cometeram o erro principal. Eles podem ser acusados de falta de cuidado, mas vocês de conduta perigosa pois não terão acautelado a segurança de todos os que quereriam usar um percurso publico e aberto a todos.

É que no que diz respeito ao vídeo, as leis sobre circular no passeio são bem claras. E são leis mesmo.

Quanto a comparar o que ali se passa, com a condução de automóveis, diria que aquilo não é um caso de excesso de velocidade que se comete por distracção. Aquilo equipara-se a circular a 250km/h, ao Street-Racing, ao entrar em contra-mão numa auto-estrada de propósito, como já aconteceu, e andar 20km sem parar.

Isto é, como disse não são erros que se cometem involuntariamente e que já toda a gente os fez inocentemente.

Admitia que o animal do segundo vídeo tivesse entrado numa daquelas escadarias sem saber que lá estariam pessoas, e como teve oportunidade várias vezes, se tivesse parado e desmontado tudo bem. Era um erro que tinha cometido. Mas o que ali se vê é que tudo é propositado do inicio ao fim e feito com enorme gozo.

Mantenho tudo o que disse, pois a policia pouco ou nada faria por falta de leis adequadas, por falta de vontade ou porque quando chegassem já aquele animal estaria à distância.
 

Jocas22

Active Member
longe de mim querer-me meter em mais uma discussão do forum. Mas subscrevo as duvidas do Joseelias quanto á "pista de downhill", é que já vi pessoal pensar que como o trilho é inclinado por ali só se pode descer. Cuidado com essas coisas. Seja cilcistas a subir, seja caminhantes, seja animais a não ser que esteja fechada tenham cuidado com esses pensamentos...

quanto ao video, assegurem-se que o local está livre de pessoas e animais, pra segurança de todos.
 

demorider

Active Member
La porque teve uma má experiencia com a falta de competencia das autoridades isso não lhe da direito nenhum de fazer justiça pelas proprias mãos..

Primeiro e resumindo a minha resposta a pista é uma pista oficial sim é a pista de Mujães (concelho de Viana Do Castelo), tamto é que no dia 11 e 12 de maio passou la uma etapa da taça de portugal a contar tambem para o ranking mundial, e ainda la estão a sinaletica, os colchões "abraçados " aos pinheiros e as fitinhas a marcar a pista.. Mas agora ja percebi a sua revolta, você não esta contra o gajo do video mas sim contra o pessoal que faz downhill pois se nem nos locais apropiados o podemos praticar então vamos andar onde? o monte é so do pessoal que faz XC? São vocês que estão sempre certos? De salientar que não tenho nada contra quem faz XC ou all mountain ou enduro ou seja que mudalidade for, se reparar bem no meu anterior post vai ver que ate disse que não tenho nada contra eles andarem lá mas visto que estão numa pista asinalada deviam ter o cuidado de não obstruir o caminho a quem vem a descer.. Mas afinal parece que o 25 de abril não serviu para nada e todos temos de praticar o mesmo desporto (isto sem falar do resto)..

Mais uma vez volto a dizer (porque parece que ainda não percebeu) que não estou a defender o gajo do 2º video e que ate eu o critico pela estupida e erresponsavel atitude dele, estou apenas a criticar a sua maneira de resolver tudo a porrada, se todos fosse-mos assim andava-mos todos na rua a porrada uns aos outros e não era preciso haver lei.....

Enfim ja vi que é daqueles que resolve tudo a porrada e que nem vale a pena dizer nada por isso nem vou perder mais o meu tempo..

Joca22, como é obvio não ha pistas fechadas mas se esta asinalada ha que ter cuidado com o pessoal que vem a descer, é que quem vai a subir consegue aperceber-se da chegada das bikes que vem a descer, ja o contrario não é possivel..
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Ouça lá, há uma diferença ENORME entre uma pista oficial, permanente, regulada, mantida e controlada como tal o tempo todo, e um espaço que pelas suas características é usado OCASIONALMENTE para provas, locais ou mundiais.

E o facto de dizer que "ainda la estão a sinaletica, os colchões "abraçados " aos pinheiros e as fitinhas a marcar a pista" já diz tudo quanto ao carácter provisório e uso excepcional desse local como PISTA.

A menos que aquilo seja reconhecido por alguma entidade com poder para isso, e tratada como tal em termos de sinalização permanente, manutenção e conservação esse local em que você anda não é pista nenhuma. É apenas um local ADEQUADO para a prática do downhill em que quem desce tem tantos direitos como quem sobe, mas com a responsabilidade acrescida de zelar pela segurança dos outros utilizadores dos trilhos.

Entende a diferença?

Ou você pensa que só porque se realiza um grande prémio de Formula 1 nas ruas do Mónaco uma vez por ano, aquilo também é nos outros 364 dias do ano uma pista de competição aberta a carros de corrida e sem limites de velocidade? Convido-o a experimentar acelerar lá noutra altura a ver o que lhe acontece...

Sinceramente, o que se passa com a sua "pista de downhill" tem mais a ver com as ruas do Mónaco que com um autódromo do Algarve, este sim uma pista de corridas.

E não, eu não tenho absolutamente nada contra o downhill. Antes pelo contrário já que é uma modalidade espectacular e que muito tem ajudado a desenvolver o Btt em termos tecnológicos. Até assisti a alguns Lisboa Downtown. É você que aparentemente separa as coisas assim tão preto-no-branco criando uma espécie de "nós" contra "eles".

O que eu defendo é que em modalidades de maior risco para o próprio, e especialmente para os outros, tem que haver um cuidado e respeito redobrado. Se vocês praticam downhill nesse local, então organizem-se e que fique alguém junto dos acessos mais usados a alertar e a desaconselhar outros a usar o trilho enquanto lá estiverem. Conselho que na verdade não são obrigados a cumprir.

E eu não resolvo tudo à porrada, sendo que a última vez que isso aconteceu devia de ter uns 14 anos e para impor a bully... Mas neste caso garanto-lhe que as coisas não ficavam pacificas pelo grotesco comportamento daquele tipo. A haver um acidente, o mais provável é que pouco ou nada lhe aconteceria pois em Portugal pode-se matar premeditadamente e com requintes de malvadez e cumprir meia dúzia de anos. Se ele tivesse um bom advogado, e não tivesse antecedentes ficava-se por uma reprimenda do juiz e a vitima ainda lhe tinha que pagar o arranjo da bike se ele conseguisse alegar que a vítima não fez tudo para evitar ela também o acidente. Tenho poucas dúvidas disso.

E a resposta à tua pergunta se devias de bater nos "parvalhões" do "XC" que surgiram à tua frente é que tu não tinhas moral nenhuma para o fazer, pois nem és mais que eles naquele trilho, e dado que o comportamento que mais riscos e perigo acarretava era o teu não fizeste nada para prevenir possíveis acidentes.

Tens a lata de exigir que as pessoas ouvissem as correntes a bater? E se forem pessoas com problemas auditivos? Já pensaste nisso? Ou é impossível um par de amigos de surdos poderem praticar Btt?! Tens que descer desse teu cavalinho e perceberes que na serra só és dono da tua bike e de algum terreno que sejas proprietário. De resto és tanto a descer como os outros a subir.

E se eu agora decidisse que aquilo era uma pista de Uphill e organizasse lá uma prova? Em que ficávamos?
 
Last edited:

NunoMCCII

New Member
Acho que o Demorider até teve sorte em serem dois praticantes de XC, imagina se era um gajo num jipe ou numa moto 4 a subir esse trilho? Pode acontecer! ;)

Em relação a descer escadas com todos os cuidados e dando sempre prioridade aos peões, mas o melhor é fazer isso em locais ou a horas em que não estejam pessoas descansadas da vida a passear!

O tipo do 2º video é um criminoso sem consciência, um dia que leve uma pessoa ou uma criança à frente pode ser que aprenda, mas duvido.
 

demorider

Active Member
Vamos la ver se nos intende-mos, eu NÃO TENHO NADA CONTRA ELES ANDAREM LA, O MONTE É DE TODOS E TODOS TEMOS DIREITO DE LA ANDAR SEJA A PRATICAR QUE MUDALIDADE FOR.. So não lhes costava nada terem-se desviado ou sou so eu que tenho a responsabilidade de zelar pelos outros?? é que pelos vistos so eu é que tenho de zelar pelos outros.. acho que da proxima vez que for andar para um bike park vou poupar os euros do teleferico e vou-me meter pelas pistas de downhill acima e quem vier a descer que se desvie porque eu é tenho razão de andar a subir pelas pistas de downhill acima, sim porque nem nos bike parks por esse mundo fora (ja não falo so dos PT) ha qualquer sinal a proibir-me de subir nem os trilhos são vedados... Agora se fosse voce a vir a descer e eu me posesse no meio do caminho a impedir a sua passagem GOSTAVA???? E se ao fim de se ter partido todo pelo monte abaixo para não embater cmg eu pegasse e me fosse embora sem sequer ter a decencia de ir ver se precisava de ajuda e ainda me risse na sua cara.. GOSTAVA?

A boa conduta e responsabilidade toca a todos, se eu vou para um sitio frequentado por praticatentes de uma outra modalidade qualquer fazer DH redobro os cuidados e em sitios onde a visibilidade não me permite ver obstaculos a distancia segura para me aperceber dos perigos e poder evitar o "acidente"reduzo a velocidade para que em situações de me aparecer alguem ou alguma coisa ter tempo de sobra para poder parar.. Se eles vinham numa pista visivelmente de DH acho que deviam ter um bocado de cuidado porque o mais provavel é aparecer alguma bike a descer assim como eu tenho cuidado quando venho a descer algum trilho frequentado por outras modalidades..

Tantas vezes vi pessoal aqui do forum a queixar-se das motas e dos jipes, organizem-se é ponham-se nos locais de acesso a esses trilhos a avisar as ditas motas e jipes para terem cuidado.. É isso que se tem de fazer não é? Na minha opinião vale ela o que valer temos de respeitar quem frequenta determinado sitio, ou seja o pessoal do DH tem de respeitar e ter cuidados quando anda em sitios frequentados maioritariamente por exemplo pelo pessoal do XC mas o pessoal do XC tambem tem de ter cuidados quando anda em locais frequentados maioritariamente pelo pessoal do DH, so assim se evitam acidente.. Mas isto é so a minha opinião..

P.S falei do pessoal do XC não e por ter alguma coisa contra muito pelo contrario, ate admiro a força de vontade para pedalar e subir trilhos que as vezes ate tremo para os descer alem que tambem ja pratiquei XC (se é que ir dar umas pedaladas pelos montes em passeio se pode chamar XC) so deixei de o fazer por falta de tempo para conciliar trabalho, "XC" e DH e por agora vou continuar no DH mas no futuro se a vida me permitir voltarei ao XC ou algo mais intermedio tipo um all mountaim ou enduro..

Agora para terminar a "discução" Sr Joseelias se algum dia passar por Barcelos avise e vamos beber umas minis fresquinhas :cheers:
 
Last edited:

Jocas22

Active Member
jipes e moto4 num trilho, tinha de ser um trilho muito grande, agora os bacanos da motos metem-se em todo o lado. Já tive uma surpresa desagradável de ver 2 a sairem duns trilhos na arrábida que sempre pensei serem exclusivos do btt.

Mas concordo com o Joseelias, uma coisa é uma pista fechada (não sei se existem por cá, mas lá fora existem, é proibido subir e são fechadas pra protecção de todos) outra é um trilho que por vezes a meio alguém pode entrar vindo de outros caminhos e não fazer a menor ideia que ali se faz downhill. Mas tambem não tenho nada contra o downhill e pra ser sincero o perigo é tanto pra quem vai a fazer downhill como pra quem vai a fazer outra coisa qualquer e leva com o rider. Era um aviso só isso.
 

demorider

Active Member
O joca posso estar enganado mas acho que nem la fora ha pistas fechadas, por exemplo o bike park mais conhecido do mundo o de whistler so é vedado no fim das pistas ou seja qualquer um pode contornar essa vedação e meter-se a subir..

Ja agora fica aqui um video da pista em questão ;)

[video=youtube;s_mvK2AyN_w]http://www.youtube.com/watch?v=s_mvK2AyN_w[/video]
 

Jocas22

Active Member
demorider, no whistler é expressamente proibido subir. E como é óbvio é fechado porque tens de pagar pra entrar.
 

demorider

Active Member
Sim eu sei que é expressamente proibido subir e que se tem de pagar para entrar mas depois de pagar e entrares podes arriscar subir desde que não sejas apanhado e que não apanhes com uma bike em cima não se passa nada.. Alias tambem la ha pistas de all mountain, enduro e xc, e quem lhes garante que algum deles não se lembra de subir pelas pistas de dh? Era so aqui que eu queria chegar, o bom senso e a responsabilidade de zelar por nos e pelos outros toca a todos não é so ao pessoal do dh..
 

abelha2

Active Member
Videos: Tanto um como o outro manifestam irresponsabilidade....
Espero que nenhuma das pessoas que criticou o rider (entre eles eu) não seja nenhum daqueles que afirma no topico dos semaforos que passa deliberadamente vermelhos quando está de bicicleta.


Quanto à descida do trilho de downill.

Aqui pouco interessa se a pista era oficial ou não...é apenas uma falsa questão...

Se quem vinha a subir se deixou deliberadamente no meio do caminho, obviamente é uma situação condenavel. Mas duvido que assim seja (que o tenham feito de proposito), pois eles certamente não queriam levar com os outros em cima, muito provavelmente podiam ir distraídos na conversa ou simplesmente "desligados" do que se passa à volta...

Não pratico downhill, mas quando vou a descer tambem gosto que se desviem para eu passar, pois nao sabe nada bem depois de fazer uma subida, não poder gozar da descida (pelo menos para mim essa é a unica razão para subir, poder descer).

Não se esqueçam que por muito cuidado que se tenha os acidentes acontecem sempre, quando somos irresponsaveis é ainda pior... E em grande parte dos casos não nos pomos apenas a nós em risco.
 

demorider

Active Member
abelha2 tambem me custa um bocado a acreditar que tenham feito de proposito mas depois de eu me ter "partido" todo viraram costas a rir-se e nem se dignaram a ver se precisava de ajuda.. Os acidentes acontecem por mais cuidados que se tenha mas se vinham "desligados" na conversa ou distraidos eu não tenho culpa e ate agora as culpas cairam todas em cima de mim mesmo depois de eu ter dito e volto a afirmar que não tenho nada contra eles andarem la, afinal todos temos direito de andar por la mas se eles não são obrigados a ter cuidados com quem possa vir a descer então eu tambem não sou obrigado a ter cuidado com quem vem a subir e para uma proxima em vez de mandar pelo monte abaixo ao tombo vou contra eles e depois a culpa é 50-50 e ta resolvido
 
Top