estou pensar em comprar um E-bike para BTT

FMCurto

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Finalmente encontrei o raio do video :)
Aconselho a verem no youtube e a lêr o que ele pôs tb a descrição, a autonomia será maior do que a do track do strava mas pelos vistos andou sempre no "turbo".
Não é para evangelizar ninguém, é só que o saco das e-bikes é muito grande e cabe lá dentro muita coisa, umas que de bicicletas têm muito pouco, não é este o caso, basta ver por exemplo ao min 5,30 onde sobe umas escadas para perceber que talvez este género de bicicletas tornem acessíveis subidas que muito poucas pessoas seriam capaz de fazer.

Em relação ao peso extra, visto este estar concentrado num ponto baixo acaba por tornar a bicicleta bastante estável e contribuir positivamente para melhor aderencia, nem todas estão equipadas com pneus 27,5+, mas parece que a tendência será essa.

[video=youtube_share;y6JWGuYkNNg]https://youtu.be/y6JWGuYkNNg[/video]
 

FMCurto

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Não deixa pôr dois videos num post:

Corrida entre uma e-bike e outra normal similares, em que a subir uma vai de teleférico e a e-bike a pedalar.Curioso pq na verdade quem faz mais exercicio será mesmo o tipo da e-bike. :)

[video=youtube;9bpV4Zrf7k4]https://www.youtube.com/watch?v=9bpV4Zrf7k4[/video]
 

FMCurto

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Lá está...até pode ser uma e-bike mas isso não é bicicleta, pelo menos na Europa.Potencia maior que 250W com acelerador e sem limite de velocidade (25Km/h) obriga-te a têr licença e seguro.

EDIT: As bicicletas eléctricas são velocípedes com motor auxiliar e não ciclomotores com pedais auxiliares.
 
Last edited:

lekichas

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Bem já vi que gerei uma discussão primeiro tenho 50 anos e sou uma senhora, segundo é para continuar com o BTT que pus esta hipótese pois já me custa muito subir certas ladeiras íngremes que me fazem descer da bike e subir a pé. E é mais por causa das subidas já que moro junto a serra de Montejunto que pus a hipótese de trocar de bike, mas como tudo em Portugal no desporto é caro e eu consegui comprar uma Rockrider 540 nova e já essa me custou a comprar por isso expus aqui para ver se valia a pena o investimento de cerca de 2300€ numa e-bike e continuar a fazer o que gosto de fazer: https://www.facebook.com/Caloirosbttteam
Como podem testemunhar na minha pagina do face
 

lekichas

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Mas posso provocar mais eu gostaria de saber quantos aqui tem entre os 50 e os 60 anos, nenhum, e já agora quantos conhecem senhoras a praticar Btt com essas idades? já em Homens á poucos quanto mais Senhoras eu em todas as maratonas de btt que vamos somos sempre as mais velhas e quero continuar a fazer Btt por muitos mais anos já que somos 2 sem juizo a andar de bike pelos matos e pelas serras ao nosso passo mas felizes por respirar ar puro e ainda de termos forças nas pernas para o fazer mas quantos aqui já subiram a serra de Montejunto, se calhar alguns quero ver a faze-lo com 50 e mais tarde com 59 anos numa bike de 12,5 isso sim, que eu gostava de ver
 

zdjota

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ola lekichas, se praticas BTT ja ha muito tempo, a idade acaba por nao ser o factor a considerar pra optares por outra "solucao"
tenho 32, e uma e-bike estara no fundo da lista de solucoes, quase mesmo no descartar
pra mim, a idade nao e desculpa, mas antes a condicao fisica e psicologica
se praticas ha algum tempo, presumo que tenhas preparacao fisica e que tratas bem de ti
e sei que me vais dizer que sim, e isso e meio caminho andado pra continuares a fazer BTT, por pior que seja a subida, nao te deixes vencer pelo psicologico.
 

FMCurto

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[...] gostaria de saber quantos aqui tem entre os 50 e os 60 anos [...]

Idade física não sei,mas não faltam por ai "velhos do restelo"....hehehe

Agora mais a sério: tb me agrada saber que existem alternativas por ai para quando a idade pesar, embora a minha fasquia seja talvez maior sempre dá tempo de esta coisa das baterias evoluírem mais e quem sabe baixar o seu custo.

Agora maratonas não parece ser uma boa ideia, se ás vezes já se vê malta a empurrar e na fuçanga em passeios para ganhar uma medalha de cortiça imagina alguém se meter no meio dessa gente de e-bike.
 

SeteGu

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Começam a haver cada vez mais competições com uma categoria especifica para e-bikes...

Eu não tenho 50 anos... mas conheço pessoas dessa idade que pedalam bastante bem. Ainda assim compreendo que (para além da idade) em zonas de serra possa ser uma opção válida em alternativa às tais "carrinhadas".

Eu pessoalmente não vejo nada contra... mas pessoalmente dificilmente compraria. Pelo menos para já...
 

elvales

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eu acho que numa competicao as e-bikes sao proibidas mesmo pela questao da "batota", penso

Só se houver uma categoria à parte mesmo, não tem sentido colocá-las na mesma classificação. E havendo classificação própria para elas há-de vir a corrida ao armamento em que quem tiver mais €€ compra a mais rápida/com mais autonomia e é meio caminho andado para ganhar... não vejo isso como interessante em nenhuma corrida.

Eu ainda não tenho 50 , vou nos 42 e em péssima forma , com 26 anos a fumar... e mesmo assim não considero a hipótese duma e-bike , quando não conseguir subir montado ... desmonto e subo a pé , não chego antes chego depois mas retiro daí o prazer, a superação de conseguir sem ajudas. Acho que aí reside uma das principais atracções do ciclismo, a superação pessoal , o atingir e superar os nossos limites.

Dito isto não tenho nada contra as eléctricas simplesmente não me interessam e como alguém já disse mais vale comprar uma 125cc e tirar daí partido.
 

fabio viana

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O problema é que nas inscrições a maioria das vezes o pessoal das e-bikes escolhe o "escalão" normal em vez de se por na categoria e-bike por isso acho que pelo menos em prova fossem proibidas..

E também não percebo o porque destas bikes... e a idade não é desculpa porque existe muito pessoal com 60 ou 70 anos a rolar como se fossem novos :)
 

SeteGu

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Mas isso já tem a ver com a forma como cada um encara a modalidade. Quem só goste de descer ou simplesmente não queira/possa esforçar-se a subir tem todo o direito em fazê-lo.

Já fui a Sintra e vi bicicletas elétricas a passar por mim nas subidas e não me fez comichão nenhuma. Cada um é livre de tomar as opções que quer...
 

Hardskin

Well-Known Member
O problema é que nas inscrições a maioria das vezes o pessoal das e-bikes escolhe o "escalão" normal em vez de se por na categoria e-bike por isso acho que pelo menos em prova fossem proibidas..
Isso acontece porque são "provas" a feijões.
Ainda à poucas semanas foi a Avalanche Licor Beirão que mais não é que um convívio, na qual houve uma categoria para "putos" e outra para E-bikes. Na primeira ainda eram uns quantos, na segunda foram 4 os inscritos. A verdade é que não me apercebi de alguma e-bike a descer a serra...:nsei:
 

Joseelias

Well-Known Member
@ lekichas

O que tens que considerar é se as dificuldades que sentes se devem unicamente a seres mulher, teres 50 anos e uma bicicleta de 12,5kg (nada é nada má), ou se essas dificuldades poderiam ser superadas de outra forma antes de estourar milhares de euros numa e-bike, quando já afirmaste que comprar a RR 540 te custou.

Por exemplo, não consegues aumentar a frequência com que andas nem que seja mais uma vez por semana, mesmo em percursos mais planos e durante um pouco mais de tempo para ganhar resistência? Fazer uns percursos em estrada é bom para ganhar resistência e tens sempre muitas opções de percursos para controlares o nível de dificuldade. Não haverão para aí uns quilos a mais que poderias perder e que não só te melhoraria brutalmente o andamento na bicicleta com te daria mais anos de vida e melhoraria a qualidade de vida?

Há mulheres com 70 anos a correrem maratonas a pé, por isso, seres uma mulher com 50 anos não te desqualifica de forma alguma. Não digo que tenhas que correr maratonas e treinares todos os dias, mas referi isso para avaliares o nível físico que tens e até onde poderás evoluir, ao veres o máximo que podes atingir. E sim, acho louvável que te dediques a fazer Btt, tendo em consideração que os portugueses pouco ou nada se dedicam a fazer desporto. E muito menos as mulheres.

Eu digo tudo isto porque no meu caso há um percurso que faço há muitos anos e que acabei por usar como referência do meu nível físico. Hoje em dia a minha média é quase 10km/h inferior ao que fazia há 15 anos atrás. E olha que passar de +-34km/h para 24km/h doí. E não é pouco. Mas essa diferença deve-se a eu ter agora 44 anos e na altura ter cerca de 30?

A meu ver deve-se um pouco a isso, mas o facto de ter ganho uns 10kg e hoje em dia andar de bicicleta apenas por desporto/lazer quando na altura era atleta de competição de maratonas em canoagem e competindo a nível nacional, beneficiando assim da minha capacidade física na bicicleta (coração, pulmões e capacidade de superação) é o factor mais importante. Eu sei que se voltasse a praticar desporto de uma forma mais dedicada seria capaz de voltar a um nível pouco diferente ou melhor que aquele que tinha na altura se desta vez me dedicasse apenas ao ciclismo.

O que tens que te perguntar é se em termos físicos já não podes melhorar mais, isto é, se estás na melhor forma possível que podes ter em termos de resistência e peso e não podes fazer nada para a melhorar nem que seja um pouco. Ou se tens um problema de saúde que impede fazer determinadas coisas sem algo que auxilie. Se a reposta for sim, então compra a e-bike. Como disse, não vejo absolutamente nada a criticar nesses veículos quando usados em algumas condições. Se tens margem para melhorar fisicamente poupando-te gastar uma fortuna sugiro que tentes primeiro essas opções. Se não for possível obter resultados melhores então compra a e-bike.
 
Nada tenho contra as "e-bikes" porque se elas existem podem ser compradas e usadas por quem bem entender.
Nas provas deveria existir sempre uma categoria diferente.
Mas no fundo mais parece uma "scooter de baixa cilindrada" adaptada aos montes.
 
lekichas avança com a compra que não te vais arrepender.

Eu conheço ma senhora, ainda com mais idade, que comprou uma BTT com assistência eléctrica para continuar a andar e está muito satisfeita com a mesma.

Continua a fazer voltas grandes, no modo com menor assistência ( eco ) consegue fazer perto de 100 km, e ainda assim diz que a assistência é suficiente para as subidas um pouco mais inclinadas, permitindo suavizar as mesmas.

Continua a ter de pedalar sempre, mas a assistência faz com que as subidas mais inclinadas sejam mais suaves de fazer e assim consegue fazer muitos mais quilómetros com o mesmo desgaste físico.

A senhora em questão sempre andou de bicicleta e vai muitas vezes de férias de bicicleta fazendo 100 km de manhã e de tarde fica no hotel a descansar e consegue andar com a assistida a mais de 25 km/h por isso não é nenhuma coxa.

A bicicleta assistida permite-lhe continuar a fazer o que gosta, andar de bicicleta, fazer voltas grandes e não chegar ao fim de rastos.
 
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