Esclerose Múltipla......... BTT

Maralha

New Member
Viva caros Betetistas!
É o meu primeiro "post" neste forum e decidi coloca-lo na área de Saúde e Treino, uma vez que sou portador de Esclerose Múltipla (EM) há cerca de 10 anos, mas comecemos pelo início, chamo-me Miguel moro na zona de Abrantes e para além de ser portador dessa doença crónica, tenho excesso de peso (106 kg para 187cm), no entanto há cerca de uns meses atrás decidi que estava na altura de largar a vida sedentária que vivia e "agarrar-me" a uma actividade física que me fizesse bem ao corpo, à alma e que pudesse igualmente ter um papel profilático para a minha qualidade de vida. Tenho feito voltas pequenas (25-30 km, o cansaço fácil é um dos factores da EM) cerca de 3/4 vezes por semana e tenho-me sentido extraordinariamente melhor, respiro melhor, durmo melhor, sinto-me mais vivo :)
Queria apenas partilhar a minha "história" convosco e concluir que a deficiência está em todos nós (seja de que forma for) e que o BTT, actividade que nos une pode ser um meio fundamental para alcançar o fim desejado..... nem que esse fim seja tão só Sentir-mo-nos melhor connosco próprios!
Bem Hajam :)
 

vgal

New Member
E estás numa óptima zona para a práctica do BTT. Todos os meses há eventos no Concelho de Abrantes, e a fazer 25-30km já te podes aventurar nalgumas meias-maratonas. E o convívio no final é sempre espectacular.
 

Carnivore

New Member
Antes de mais devo dar-te os parabéns por teres tomado uma decisão corajosa e lutares por aquilo que gostas de fazer. O btt para mim também é uma terapia, quanto mais não seja para me libertar da loucura do dia a dia e para estar com pessoas que partilham a minha ideologia.

Coragem e muita sorte nas tuas saidas. Controla a situação, não deixes que seja a situação a controlar-te. Daqui por um par de meses já estás melhor, em melhor forma física e pelo menos com um sentimento reforçado de que lutas contra as adversidades da vida.

Se algum dia vieres pedalar por Leiria teria todo o gosto em te acompanhar.
Ps: conheço muitos que nem 10 km fazem sem começarem a inventar desculpas para desistir
Abraço
 

Cigas

New Member
Vou aproveitar este topico para informar...

Estão abertas as inscrições para o Move-te pela Esclerose Múltipla, dia 25 de Maio, às 18h em 10 cidades de Portugal Continental!

Relembramos que, tal como vem sendo habitual, as inscrições são GRATUITAS mas OBRIGATÓRIAS para efeitos de seguro para os participantes.

Todos os interessados deverão enviar um mail para gang.da.em@gmail.com e indicar:

-- nome
-- localidade para onde se inscrevem;
-- qual a modalidade (caminhada ou bicicleta)
-- contacto
-- qual a relação com a EM (portador, familiar ou solidário)


Se inscreverem mais que uma pessoa indiquem igualmente o nº de participantes a inscrever assim como todas as questões referidas acima.

Para além disso, nunca é demais lembrar que, quem se apressar a inscrever, tem direito a uma tshirt alusiva a este evento nacional comemorativo do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, dia 25 de Maio 2011, assim como outros brindes que estamos a preparar para vocês.

Este ano o Move-te pela Esclerose Múltipla atravessa mesmo Portugal de Norte a Sul, abraçando, pela primeira vez, o Algarve!

A cidade de Lagos foi a escolhida para acolher os participantes do Sul mas todos os outros poderão escolher outras cidades que fiquem mais perto da área de residência.

A cidade de Braga vai também estrear-se no Move-te pela Esclerose Múltipla!

Lamentamos que ainda não consigamos chegar ao Interior do País mas acreditamos que, mais tarde ou mais cedo, isso irá acontecer!

Lembramos que o Move-te pela Esclerose Múltipla se traduz num passeio a pé e noutro de biclicleta, em simultâneo, em todas as cidades.

Ficam então aqui as 10 cidades do Move-te pela Esclerose Múltipla de 2011 assim como os pontos de recepção aos participantes:

Braga – Avenida Central (junto ao Chafariz)

Porto – Praceta do Molhe

Aveiro – Cais da Fonte Nova (frente ao Centro de Congressos de Aveiro)

Coimbra – Parque Verde (Docas)

Leiria – Largo do Jardim Luís de Camões

Lisboa – Parque das Nações, Rossio dos Olivais (atrás do Pavilhão de Portugal)

Queluz – Regimento de Artilharia 1 (frente ao Palácio Nacional de Queluz)

Pinhal Novo – Largo José Maria dos Santos (Coreto)

Sines – Avenida Vasco da Gama (junto ao Pontal)

Lagos – Fortaleza


Nunca é demais lembrar que o Gang da EM promove, com esta iniciativa, o Movimento Global de Sensibilização para a Esclerose Múltipla incentivado há 2 anos pela Federação Internacional da Esclerose Múltipla, movimento esse onde se pretende que haja uma complementaridade entre Estado, Associações, Indústria Farmacêutica, Doentes, Familiares, Amigos e Entidades Institucionais em prol da qualidade de vida dos portadores da doença.

Nesse sentido, o Move-te pela Esclerose Múltipla tem o apoio incondicional da Direcção Geral da Saúde e conta pela primeira vez este ano com os apoios das Associações de Esclerose Múltipla, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Todos pela Esclerose Múltipla (TEM) e Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM).


ESPERAMOS PELAS VOSSAS INSCRIÇÕES!


ESPERAMOS POR VOCÊS NO MOVE-TE PELA ESCLEROSE MÚLTIPLA!!!!


JPG_A4_GERAL.jpg
 

kuto

Member
Maralha, tenho a minha sogra com esse problema. Tu és exemplo de que nos devemos mecher ;) Obrigado


Já me inscrevi no passeio :)
 

Maralha

New Member
Boa Noite.... Obrigado a todos pelo apoio :) Hoje lá fui eu para mais uma voltinha e devido à tempestade da noite passada, os trilhos estavam cheios de poças e lama..... foi lindo, a mulher é que não achou muita piada ao estado lastimável a que cheguei a casa!!!
Obrigado a todos e um Abraço!
 

commendatore

New Member
MS - Esclerose Múltipla - quem tem?

Boas.
Foi-me diagnosticada Esclerose Múltipla e gostaria de saber se mais algum user também sofre desta doença e achei que poderíamos criar um tópico onde pudéssemos trocar experiências e falar de como é o vosso dia-a-dia e a relação com a Bicicleta.
 

Lvarela

New Member
Sim, isso mesmo... Tipo, levantava no hospital todos meses as injeccoes e tinha uma caneta para elas, a partir de agora vem essas tipo diabeticos...
 

commendatore

New Member
Yap. É isso mesmo. Amanhã lá vou eu buscar uma caixinha de canetas... Se não fosse comparticipado estávamos bem f*****S 1000 euros/mês..
 

commendatore

New Member
pois... É de facto um balúrdio para algo que não tem cura. Eu estou muito melhor desde que sou seguido por um homeopata em paralelo. O Avonex rebenta-te o fígado, pâncreas e baço... Agora já sinto menos fadiga. Faço ginásio 3 a 4 vezes por semana e pedalo pelo menos 2 vezes por semana. O ritmo é que é mais em regime de passeio, mas o meu BTT sempre foi virado para isso, curtir a natureza e a companhia.
 
Top