eoX240 - Travessia Este > Oeste - V. V. Ficalho - 16 Junho 2012

Trilhos Vivos

Administrator
logo-header.png


Depois de 4 edições da Ultramaratona SRP160, no ano passado continuámos na nossa senda das grandes distâncias, e organizámos uma nova prova única e muito diferente pelas suas características.
247Km que separam Vila Verde de Ficalho, junto à fronteira com Espanha, da Zambujeira do Mar, com o Atlântico a estabelecer a fronteira limite.
De um ponto ao outro, cerca de 4200m de desnível acumulado, e toda uma diversidade de Alentejo que está longe de ser plano pelo meio, para ser superado, num tempo limite de 18h.

Foram cerca de 80 participantes que às 6h do dia 18 de Junho saíram de V.V. Ficalho rumando a oeste.
Nem todos chegaram ao fim, houve duplas que se transforam em solos, e que viriam a fazer a prova juntos.

Um dia único, que proporcionou experiências fortes e vivências únicas, conquistando novas metas e o fantástico sabor da superação pessoal e suplantação de limites.
Podem saborear um bocadinho desta prova nos relatos que foram deixados no tópico de rescaldo do ano passado.

headerosu.png




Informações

Data da eoX240: 16 Junho 2012

Inscrições: 1 de Março 2012 a 31 de Maio 2012
Métodos de inscrição: Através do website http://www.eox240.com

Valor das inscrições: 65€ solo / 130€ dupla

Contactos:

931 814 100
info@trilhosvivos.com

Dados do percurso:
~ 247km de extensão - ~ 4100m de desnível acumulado


Local de Secretariado/concentração: Pavilhão Carlos Pinhão (Serpa)

ultra-series-grey.png


Com esta prova, começa a definição das duplas e solos que vão disputar o troféu Ultra Series. Podem consultar o regulamento do troféu neste link.

O site da prova, em breve será remodelado por forma a incluir as informações referentes à edição deste ano e o formulário para inscrições.

Boas pedaladas!
 

LAMEGOBIKE

New Member
Presente 2012

Aí está outro evento por mim esperado, objectivos de 2012.

Concluir ULTRA SERIES 2012 a solo no SRP 160 e em dupla no eoX240 e SUDOEX com o meu Amigo Rui Inácio.

Amigo Rui, acho que o teu desempenho a solo teria sem dúvida um desfecho mais positivo no que diz respeito á classificação final:podio:

Mas assim o queres assim terás, uma dupla mais lenta do que tu a solo:p.
 

Stevenson

New Member
Estive lá no ano passado e já tenho plano de treinos e desafios progressivos para garantir que neste ano chegarei de novo à Zambujeira, de preferência antes que esteja noite escura.

Já deixei registo disso no rescaldo da prova do ano passado, mas é (pelo menos, para as minhas ambições), uma prova espectacular, por vários motivos: prazer de pedalar, superação, paisagem (o percurso passa por recantos lindos), companheirismo, organização, desafio, emoções.

Pode parecer que são muitos kms (e são) e na realidade o piso é menos rolante do que se poderia esperar, mas, com uma gestão adequada do esforço, a coisa faz-se.

Quando comecei o eoX240, a prova mais longa que tinha feito tinha sido o SRP160, o qual tinha acabado a dizer todas as asneiras do meu léxico, de tão cansado que estava. Para fazer o eoX240, foi importante não ter pressa de acabar.

Bons treinos e boa sorte,
 

Trilhos Vivos

Administrator
eoxdsc_3170.jpg


Na próxima 5ª-feira, 1 de Março abrem as inscrições para a 2ª edição da ultra travessia eoX240. Parece que este ano vamos contar com um corajoso que se propõe a fazer os 247Km que distam Vila Verde de Ficalho da Zambujeira do Mar em single-speed!!

Mais novidades em breve, e com a actualização da informação disponível no site www.eox240.com :wink:
 

LAMEGOBIKE

New Member
Presente

Saudações

Rectifico um post meu neste tópico.

Irei a solo nas restantes provas do ULTRA SERIES.

Será que o corajoso em single speed é o Armando Chamusco?
 

Polegar

Active Member
Alguem que vá da zona de zambujeira para o inicio da prova no dia anterior? ou 2 dias antes? para dividir custos :D
 

Trilhos Vivos

Administrator
Faltam 35 dias para mais uma jornada épica de BTT!

150713_406856206015465_123276054373483_1270783_173322276_n.jpg

A Zambujeira do Mar, espera por ti, para um revigorante mergulho no mar.

Depois de uma SRP160 em que as condições climatéricas fizeram mossa, os interessados na participação do troféu da Ultra Series, começam a ganhar coragem para a próxima etapa.


O percurso irá sofrer algumas alterações em comparação à edição do ano anterior, todavia não são muito significativas, pelo que a extensão e o desnível acumulado, manter-se-ão idênticos.

Este ano, e ao contrário da edição passada, a tendência tem recaído na participação a solo.

Isto aumenta o nível de dificuldade numa prova que por si só já é bastante dura. Gerir o esforço físico, e a componente psicológica ao longo de quase 250Km, e mais de 12horas, são tarefas bem mais complicadas quando se pedala sozinho, e dado que a prova tem uma participação muito inferior à da SRP160 em que é fácil encontrar alguém com um andamento semelhante ao nosso, aqui corre-se o risco de colar a uma roda que pode ser demasiado forte, e levar a uma má gestão.

Idealizámos a prova a pensar no formato de duplas, e as classificações de 2011 mostraram que numa extensão tão grande, existem muitas vantagens na participação em dupla.

Estamos a elaborar um artigo que iremos disponibilizar no site da prova, baseado tanto na nossa experiência de participação, como o feedback que obtemos de quem participa, que seguramente evidenciará os prós e contras de cada uma das opções.

551069_407626929271726_123276054373483_1272709_403235835_n.jpg

Uma má gestão, pode deitar por terra o esforço de quem se dedicou e se preparou fisicamente


Logística/Transfers/Acompanhamento

Importa estar ciente que esta prova têm características muito particulares, e que levanta uma série de questões que habitualmente não se colocam na participação em provas de trajectos circulares.
Grande parte destas questões derivam directamente do percurso em formato linear da prova.

Acabar numa localidade que dista cerca de 190Km (por estrada, dependendo das opções) da localidade do ponto de partida, pode trazer alguns constrangimentos.

Da experiência e feedback da edição de 2011, em que todos os participantes preferiram arranjar apoio logístico próprio, em detrimento de um serviço de transfer do ponto de chegada para o ponto de partida, para este ano nem colocámos a questão.

Sejamos objectivos: Com uma partida às 6h, depois de 250Km de BTT (que podem demorar até 18h seguidas a pedalar), quem é que tem vontade ou energia para pegar num carro e fazer uma viagem?

A solução ideal, recomendada e adoptada pelos participantes em 2011, passa por arranjar quem acompanhe, e desloque o carro de Vila Verde de Ficalho para a Zambujeira do Mar.
Os argumentos de persuasão: Um dia bem passado numa das excelentes praias da costa Alentejana. Belas refeições de peixe e marisco.

Esta solução, e sobretudo se for acompanhado (os participantes recebem o guia para acompanhantes com instruções para chegar aos vários pontos de assistência pelas melhores rotas), é também uma opção mais segura caso ocorra algum imprevisto que impossibilite continuar da prova (problema mecânico, lesão, ou mero empeno), não ficando a depender dos horários dos carros do staff que asseguram a logística da prova, e qu só se deslocam para o ponto de chegada da prova quando cumpridos os horários.

Incentivamos os participantes que estão com dificuldades nesta questão da deslocação, a utilizarem este tópico, ou a enviarem-nos um e-mail expondo o seu caso, para que possamos dar conhecimento aos restantes participantes, por forma a facilitar a comunicação e potencialmente a logística.

525492_407690502598702_123276054373483_1272868_111579654_n.jpg

Rodrigo Machado e Tiago Silva, dupla vencedora da edição 2011 da eoX240. 10h57min em cima do selim e ainda conseguiam sorrir.
 

Polegar

Active Member
eu já vos enviei o email. Mas para mim é mesmo um preciso de boleia para a zona de partida :D pois devo estar a semana em Zmar onde vou descansar um pouco. Se alguem passar por perto de Zambujeira e que queira repartir custos já sabe :D
 

Trilhos Vivos

Administrator
Polegar, não temos novidades no teu caso, porque ainda não temos ninguém a vir da zona da Zambujeira do Mar para V. V. Ficalho.

537725_408239815877104_123276054373483_1274396_1416850595_n.jpg


Este ano, a extensão do percurso é mais coerente com o nome da prova. O inverno seco baixou substancialmnte o caudal do rio Guadiana e vai ser possível passá-lo a vau, evitando uma volta que acrescentava extensão ao percurso e ficando este com 240Km.

541219_408175715883514_123276054373483_1274296_1114583218_n.jpg

Luís Cabaço e Luís Bandeiras, os últimos da classificação de 2011 da eoX240, o que têm em comum com os primeiros??
248Km nas pernas e um grande sorriso!!
(16h49min no selim)


Parecem (e são) muitos km, parece de loucos (e é um bocadinho), mas só quem lá foi, sabe o porquê dos sorrisos de todos os que chegaram à Zambujeira do Mar.
A satisfação provocada pelo sentimento de superação pessoal e de alcançar novas metas é algo que tem um sabor muito especial e indiscritivel.

Já só faltam 34 dias :wink:
 

Trilhos Vivos

Administrator
Vila Verde de Ficalho tem algumas casas particulares em que costumam alugar quartos a preços acessíveis, temos alguns contactos que iremos disponibilizar em breve.

Numa reunião ontem com a autarquia, foi colocada a hipótese de nos serem cedidas umas infra-estruturas novas que foram requalificadas para fazermos o secretariado. Não está ainda confirmada essa opção, nem sabemos ao certo quais as condições da referida infra-estrutura (se viabiliza p.ex. dormidas em piso duro).

No ano passado, num espaço verde contiguo à zona de partida, houve ainda uma quantidade de participantes que acampou de forma improvisada.

2012-05-12_2131.png


O espaço é o relvado grande que se vê do lado direito, e para quem prevê uma chegada tardia a V. V. de Ficalho e poucas horas de descanso, é uma opção a considerar.
Mais complicado será alguma situação de higiene pessoal :wink:

Durante a madrugada (não sabemos ao certo o horário), do outro lado da rua, já laborava a padaria que muitos aproveitaram para tomar o pequeno almoço.

Em todo o caso nas próximas semanas vamos confirmando estas e outras informações.
 

LAMEGOBIKE

New Member
Os meus cumprimentos.

Resido no concelho de Constância e irei sair de carro no dia 15 depois do almoço em direcção a Vila Verde de Ficalho. Depois uma pessoa amiga irá levar o carro no dia 16 para Zambujeira. No dia 17 regressarei a Constância.

No meu carro tenho 3 suportes para bike, quem estiver interessado diga algo, pois assim minimizamos as despesas.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Foram actualizadas as informaçõs referentes ao percurso no site da prova.

perfil-eox240-2012.png


(Guarde o gráfico no seu computador para ver em tamanho e detalhe superior)

Zonas de Abastecimento:

ZA1 - Km 60
ZA2 - Km 121
ZA3 - Km 173
ZA4 - Km 202


Esta questão tem surgido de forma algo recorrente, e apesar de estar implicita no regulamento não está explicita. Enquanto não efectuamos um aditamento, aproveitamos para informar aqui que não é permitida a ajuda externa que não nas Zonas de Assistência definidas pela organização.

O principio é de equidade de participação para todos os atletas, e assim, os troços entre as 4 zonas de assistência terão que ser cumpridos sem ajudas externas.
Podem, se assim entenderem necessário, abastecer nos diversos pontos disponiveis ao longo do percurso, ou até mesmo fazer um desvio até um ponto próximo (desde que voltem ao track no ponto onde deixaram).

522798_410841995616886_123276054373483_1282766_1605250730_n.jpg
 

Trilhos Vivos

Administrator
O Alentejo é todo plano, excepto onde não é!

416240_411912682176484_123276054373483_1285832_822903257_o.jpg


Na zona da cordilheira que separa o Alentejo do Algarve, com o ponto mais alto do sul lá ao fundo, a Fóia, a visitar na 3ª etapa da Ultra Series: Sudoex!

Aqui já só faltará ultrapassar esta última barreira para começar a sentir a brisa do mar!
 

0MSA0

New Member
Viva José Gouveia,

Somos 2 e estamos a precisar de boleia até VVF, no dia 15, mas depois do jantar achas que conseguimos dividir as coisas ?
Estamos em Setúbal, a volta arranjamos boleia !

Podes me enviar um mail para msahome@sapo.pt com o teu contacto ?

Ab.
 

0MSA0

New Member
Viva a todos,

Como solução de transporte de ida, encontrei a "Rede de Expressos" ( http://www.rede-expressos.pt ), que tem varios expressos para Vila Verde de Ficalho por dia, ex. de Lisboa á sexta tem 5 das 7h30 ás 18h, e de Setúbal tambem, o que parece ser uma boa alternativa, pelo menos no meu caso, as bikes tem que ser "encaixotadas" (sem ser visiveis).

Parece uma boa alternativa !
 
Top