Ensaio de Longa Duração de Componentes: ESI Grips - Chunky e Racers Edge

350plus

New Member
Ensaio de Longa Duração de Componentes:
ESI Grips - Chunky e Racer's Edge


Texto: Eduardo Marques
Fotos: Eduardo Marques e ESI


3.jpg

Por vezes menosprezados, os punhos são um dos mais importantes pontos de contacto com a bicicleta. É comum perder muito tempo a pensar num selim ou nos pedais ideais, mas os punhos raramente recebem a atenção devida. Além de ser através deles que guiamos a bicicleta, a importância destes simples componentes é especialmente relevante em percursos de longa distância. Neste caso, a qualidade dos punhos pode marcar a diferença entre ter um dia agradável sobre duas rodas ou ter horas de sacrifício com desconforto nas mãos. A Extreme Steering Incorporated é uma pequena empresa americana que encontrou uma solução para melhorar estes simples componentes e introduziu no mercado inovadores punhos de silicone. O uso de silicone contrasta com a tradicional espuma ou borracha típica dos punhos de bicicleta e atribui a estes punhos características funcionais muito distintas.

[IMGtb]http://thinkbikes.forumbtt.net/2011-01-Esigrips/4.jpg[/IMGtb]​

Modelos testados

Os ESI Grips estão disponíveis em duas configurações. A versão mais leve e fina chama-se Racer's Edge. Pesa 50 g e têm um diâmetro máximo de 30 mm. Indicamos o diâmetro máximo porque os ESI Grips não são perfeitamente circulares, apresentando uma zona com maior espessura que deve ficar virada para a palma. Este modelo está vocacionado para aqueles que pretendam poupar peso e é também útil para quem tem mãos mais pequenas. A outra versão dos ESI Grips, mais espessa e focada no conforto, tem o nome de Chunky. Este modelo pesa 60 g, têm um diâmetro máximo de 32 mm e uma forma ovalizada mais pronunciada.

Montagem

A ESI recomenda que estes punhos sejam montados com recurso a álcool. Os punhos são justos mas o álcool actua como lubrificante, ajudando os punhos a deslizar de forma relativamente fácil durante o processo de montagem. Passadas umas horas, o álcool evapora-se totalmente e os punhos ficam completamente imóveis. A montagem em todos os guiadores de alumínio é extremamente simples, com os punhos a deslizar perfeitamente sobre a superfície lisa do guiador. Encontramos no entanto dificuldades a montar os ESI Grips em alguns guiadores de carbono, como por exemplo os Easton Monkey Lite. Estes Easton e outros guiadores de carbono apresentam nas pontas uma área rugosa e ligeiramente adesiva, introduzida com o intuito de evitar a rotação livre dos punhos. Esta característica, útil para punhos convencionais, acaba no entanto por dificultar a montagem dos ESI Grips, criando muito atrito mesmo com auxílio de álcool. Neste caso foi necessário recorrer a um compressor para introduzir uma almofada de ar entre o guiador e os punhos e assim facilitar a colocação na posição final desejada. A remoção dos punhos segue as mesmas condições gerais da montagem. É apenas necessário recorrer a uma ferramenta auxiliar para levantar um extremo dos punhos e aí introduzir o álcool ou ar sob pressão.

A ESI fornece um par de terminais de guiador plásticos juntamente com os punhos, mas estas peças tem um diâmetro adequado apenas para guiadores de alumínio com paredes finas. É preciso fazer um pequeno corte na base dos terminais para que possam ser usados em guiadores de carbono com paredes mais espessas. É curioso notar que a ESI recomenda no seu site que se usem terminais de guiador metálicos para aumentar a durabilidade dos punhos em caso de queda.

[IMGtb]http://thinkbikes.forumbtt.net/2011-01-Esigrips/5.jpg[/IMGtb]​

Em uso

Tivemos a oportunidade de fazer muitos quilómetros com os dois modelos de punhos fabricados pela ESI e ficámos muito agradados com o seu comportamento. A agarrar os punhos somos brindados com uma sensação almofadada e suave, mas com firmeza suficiente para não haver esmagamento e perda de forma, algo que por vezes sucede em punhos de espuma de pouca consistência. O tacto dos punhos é também completamente distinto do que é típico da borracha ou espuma. É muito macio e sem qualquer tipo de aspereza. Quase convida a deixar as luvas em casa, tal a sua capacidade de adaptação à forma complexa dos dedos e da palma das mãos. O nível de amortecimento é o esperado face à espessura elevada de silicone que faz barreira às vibrações vindas do guiador. A superfície aderente do silicone reduz também o perigo de escorregamento das mãos, criando elevados níveis de aderência mesmo em posições de mãos mais relaxadas. Este bom nível de aderência não se altera na presença de água e suor (caso usemos os punhos sem luvas). Sobre a durabilidade, podemos afirmar que durante o período de testes os punhos que experimentamos não sofreram desgaste acelerado nem nunca rodaram no guiador. Apenas surgiram pequenos cortes no silicone e algum desgaste (cerca de 1 mm) na zona central dos punhos. É no entanto evidente que em caso de queda estes punhos podem ser danificados rapidamente no impacto com o terreno, sendo uma boa decisão aceitar o conselho do fabricante e instalar uns bons terminais de guiador metálicos para garantir protecção máxima.

A aderência natural que faz estes punhos agarrar tão bem às mãos e luvas também faz com que a sujidade adira muito facilmente aos punhos. Os ESI Grips de cores mais claras ficam rapidamente sujos num ambiente de BTT com óleo e lama e é essencial alguma manutenção regular com produtos de limpeza para manter o aspecto original. O fabricante dos punhos recomenda aplicar acetona para devolver os punhos ao aspecto inicial, mas álcool ou desengordurantes de limpeza também ajudam neste processo. Este problema não é tão notório nos punhos de cor preta, pois escondem muito mais facilmente as manchas e sujidade.

[IMGtb]http://thinkbikes.forumbtt.net/2011-01-Esigrips/6.jpg[/IMGtb]​

Conclusão

Depois de uns meses a usar estes punhos estamos confiantes para afirmar que são uma boa aposta e uma solução muito prática para garantir o conforto das mãos em longas jornadas sobre a bicicleta. As duas versões propostas são muito similares em termos de tacto e conforto geral. A escolha entre estes dois modelos deverá reger-se fundamentalmente por uma questão de ergonomia, uma vez que o volume acrescido dos punhos Chunky encaixa-se mais naturalmente em mãos grandes. O peso dos dois modelos é relativamente semelhante e, mesmo não sendo recordista, é bastante contido. Sem dúvida uma opção a ter em conta para quem procura novo "calçado" para o seu guiador.

Ficha técnica
  • Fabricante: Extreme Steering Inc
  • Modelos: Chunky e Racer's Edge
  • Peso do par: 50 g (Racer's Edge), 60 g (Chunky)
  • Comprimento do punho: 130 mm
  • Diâmetro máximo: 30 mm(Racer's Edge), 32 mm (Chunky)
  • Cores disponíveis: Preto, Branco, Azul, Vermelho, Verde e Laranja
  • Preço: 18€
  • Website: http://www.extremesteering.com/Silicone_Grips_Shock_Absorbing.htm

O staff do FórumBTT agradece ao importador dos ESI Grips, Nexplore pela cedência dos punhos de teste para a realização deste ensaio.
 

brejero

New Member
Punhos impecáveis, tenho uns e só tenho a dizer bem deles, não os troco por outros

  • Não rodam
  • São uma almofada para as mãos
  • Apelativos visualmente
  • Para lavar basta um pouco de tira gorduras e estao novos


Cá estão eles prontos para a acção
1000877.jpg
 
Last edited:

Espigão

New Member
Boa análise.

Só uns pequenos reparos...

mas o álcool actua como lubrificante, ajudando os punhos a deslizar de forma relativamente fácil durante o processo de montagem.

Acho que o álcool não funciona como lubrificante nenhum mas sim como dilatador neste caso do silicone. Se lubrificasse alguma coisa, dificilmente os punhos ficariam imóveis...

Faltou referir para mim a grande vantagem destes punhos (para além do conforto) comparativamente à grande maioria dos que circulam pelos trilhos que é facto de não ensoparem com chuva ou água por exemplo durante as lavagens.

A grande desvantagem para mim é só mesmo o preço que acho algo elevado (perto de 20€) por 50gr de silicone. Mas ao contrário das pulseiras do equilíbrio :lol: , estes funcionam!

O peso algo elevado é também umas das desvantagens destes punhos mas não se pode ter tudo.

A longevidade dos mesmos pode ser bastante duvidosa mas serão necessárias umas Maratonazitas para confirmar esta questão.

Para já, tenho uns montados na bicicleta da mulher (que já fiz uns testes) e irei montar outros na FANTASMA que não há meio de aparecer... :lol:

Ah... acho que também existe em amarelo.

Cumprimentos

Hugo
 
Last edited:

Alf

Active Member
Desculpa espigão, mas entende-se bem que "actua como lubrificante" se refere à utilização de coeficientes de atrito estático e dinâmico reduzidos devido à substituição de uma das superfícies por álcool. Obviamente que o álcool não é nenhum lubrificante, porque estes são à base de gorduras que, curiosamente, vêem as suas moléculas destruídas, na generalidade dos casos, pelo álcool! E também é bastante curioso que o álcool evapora! Mas tenho alguns dados que me fazem crer que o Eduardo sabe do que fala, pelo menos neste campo.

Mas antes de me contrariares, pensa só porque é que usas água a afiar facas numa pedra. Queres ver que andamos a beber lubrificante desde o início da humanidade? :confused:

Às vezes a vontade do bitaite é tanta que acaba por se dizer asneiras... :google:
 

CP

New Member
:exacto:Também os tenho em análise... :p
IMG_2210.jpg

Após os primeiros 60 km. senti um pouco de desconforto... :(
Mas, pode ter sido por um qualquer outro motivo... :nsei:

Bom, após muito km feitos, tenho a dizer que são uma maravilha, realmente...

:xau:
CP
 
Last edited:

Patitos

Active Member
eu tb sou um dos que mantem a analise "online"
dsc05394k.jpg

Mantenho a mesma opinião : São de longe os melhores punhos que já tive. Até nos podemos dar ao luxo, no verão de os usar sem luvas. Fantasticos.
 

Maxado

Member
Já tinha lido sobre estes punhos noutros locais, depois de por acaso os encontrar numa loja online e de um amigo meu me ter também falado neles.
Ultimamente, tenho lido muito boas referências sobre eles aqui no forum.
Como ultimamente tenho andado com algumas dores/dormencia nas mãos/dedos, decidi trocar os punhos reles que vinham de origem por uns ESI Grips a ver se ajudava.

De facto acho-os muito faceis de instalar.
Não usei o alcool como dizem atrás, mas usei a outra opção dada plo fabricante, que é o liquido dos vidros. Ao fim de minutos já estavam colados e dei logo uma voltinha pra experimentar.

São extremamente confortáveis e eficazes e noto bastante melhora no que toca às dores e dormências nas mãos e dedos.

Até ver só lhes fiz uns 50km mas estão-se a portar bem. O pior mesmo é que como são brancos, ficam logo bastante encardidos, de resto tudo 5*.
 

tfmc

New Member
Boas, comprei uns chunky esta semana que passou, no domingo fui experimenta-los mais à séria e por distracção esqueci-me das luvas em casa (daquelas coisas que ninguém sabe explicar) fiz 55 Km e só tenho uma coisa a dizer.
Facilmente os melhores punhos que experimentei até à data, não tive dores/dormência nas mãos/dedos, sempre confortáveis, não tenho nada a apontar mesmo sem luvas.
Quando estes se estragarem, não me vejo a comprar outros diferentes.
 

TheTraveler

Active Member
Pinflas said:
Alguem me pode informar onde se vende esigrips ?

Fizeste-me lembrar duns amigos meus que entraram bêbados num restaurante e perguntaram onde é que se comia bem ali na zona... :mrgreen:

Leste a primeira mensagem do tópico?...
 

TheTraveler

Active Member
Se for urgente podes sempre telefonar. Encontras o número através da primeira mensagem do tópico... O link do site Português não dá, mas não é o único link da primeira mensagem.

Mas se queres que a malta comece aqui a despejar nomes de lojas pelo país fora já que têm que adivinhar onde moras, acho que a Bikeland vende disso.
 
Top