engarrafamento na serra de Sintra

nunocc

New Member
Caros amigos.hoje assisti ao maior engarrafamento de sempre nos trilhos da serra de Sintra.
Como é habitual à alguns anos as minhas manhãs de domingo são passadas na serra em companhia de alguns amigos da zona de Colares, onde habito.Ao longo do ano e consoante o tempo que se faz sentir, nota-se substancial diferença no numero de praticantes das várias disciplinas do btt na serra; mas como hoje nunca tinha visto. Nos trilhos mais curriqueiros circular só a 1 à hora pois desde grupos de velhilnas, cães, criancinhas com os papás, grupos com 50 elementos dos quais metade foram estrear a bike, camaramens, etc. etc. etc.
quando era pequenino fiquei traumatizado com os passeios de domingo: era a tarde toda para fazer a marginal para cá e para lá só para comer um gelado em cascais, ou o dia todo para ir almoçar à Ericeira e voltar a Lisboa. Pois meus amigos foi disso que me lembrei hoje 40 anos depois!!!
Como dizia um dos meus companheiros ao assistir ao desfile desta manhã: MINHAS RI CAS MANHÃS DE CHUVA!
 

balsinha

Member
Isto que se passou hoje foi verdade e que verdade, o Btt Lisboa hoje também esteve em peso num passeio organizado pela Serra, mas a confusão era tanta que foi complicado em determinadas alturas saber quem pertencia ao grupo ou não. Por vezes foi mesmo impossível não perder elementos.
E aqueles trilhos maravilha que todos gostamos de fazer sem parar, hoje nem pela esquerda nem pela direita. :(
Espero que esta confusão tenha sido apenas hoje, senão mais vale estar de chuva ao menos assim a Serra é dos verdadeiros batetistas. :wink:
Abraços
 

fg

New Member
Amigos
A Serra de Sintra não é de ninguém.
Os betetistas têm o mesmo direito de lá andar que quaisquer outros utilizadores.
Aquilo não é nosso !!!!

O que se passa é que a zona da Grande Lisboa tem cada vez mais habitantes, como resultado do completo desordenamento territorial em que vivemos e do modelo terceiro mundista de "desenvolvimento" que fustiga este país. Com cerca de 4 milhões de "almas" a uma distância relativamente curta da Serra, e com a "moda" do BTT e de outras actividades ao ar livre, estas coisas são inevitáveis. Até ao dia em que alguém resolva colocar alguma "ordem" naquilo.

Olha... aguentem-se à bronca, ou então vão pedalar para outro lado, é simples.
 

balsinha

Member
Não vale a pena arranjar confusões "verdadeiro batetista" foi no sentido figurado.
A serra é de todos e para todos isso é inegável. Apenas quiz dizer que quando chove não há ninguem na Serra e há chuva nem toda a gente anda de bike.
Existem os que gostam de andar de bike e os que andam todo o ano inclusivé com mau tempo.
Cumprimentos a todos
 

nunocc

New Member
O que é que entende por "ordem". Será colocar semáforos nos single tracks?
A questão é que o btt está na moda e é evidente e legítimo que as pessoas procurem Sintra, uma vez que é dos locais mais bonitos para andar.No entanto com o aumento significativo de praticantes estas manhãs de Domingo podem vir a tornar-se um sofrimento para todos os que apreciam andar nos trilhos sem parar constantemente ou até descer sem pensar em pegar de caras com um grupo de caminhantes.
 

Zé Rok

New Member
balsinha said:
Não vale a pena arranjar confusões "verdadeiro batetista" foi no sentido figurado.
A serra é de todos e para todos isso é inegável. Apenas quiz dizer que quando chouve não há ninguem na Serra e há chuva nem toda a gente anda de bike.
Existem os que gostam de andar de bike e os que andam todo o ano inclusivé com mau tempo.
Cumprimentos a todos

:bompost:

Mas como escreveram anteriormente, essas pessoas tem tanto direito de frequentarem a serra de sintra em dias de sol, como nós o ano inteiro.
Sei que não é agradavél estarmos engarrafados atras de alguem, mas ponham-se no lugar dessas pessoas, para elas tambem não deve ser muito agradavel a assustarem-se vezes sem conta com bikes a passarem a poucos centimetros e a uma velocidade consideravél.

Boas pedaladas
 

jol8485

New Member
Então ainda bem que hoje fui à tarde :D
Mas encontrei um grupo de uma dúzia de KTM (com motor :wink:) :evil: e um cão que me veio ladrar aos calcanhares, de resto tinha a serra só para mim :mrgreen:

À que ter paciência porque todos têm direito a usufruir do património. Pode ser uma boa desculpa para ir descobrir outros trilhos :wink:
 

paulojorgevl

New Member
o dia de hoje so nos fez lembrar de uma coisa.
a nossa serra esta a morrer.
para quem foi ao monge viu que os trilhos umidos ja quase que nao se podem por la passar.
aquilo parece que foi desbravado por makinas.
hoje obtamos por andar por trilhos que quase ninguem passa pois assim nao tinhamos que andar aos gritos para avisar da nossa presensa nos trilhos.
resumindo a serra com este tempo vai ficando cada vez mais destruida.

e tambem se pode culpar as limpesas pois muitos dos trilhos que fazia o pessoal se despreçar foram destruidos.

e por mais organisaçoes que se criem nada sera feito.
 

nunocc

New Member
Querem um exemplo daquilo que o Balsinha estava a dizer:
No Domingo passado havia uma prova de ori-btt na serra, na qual partecipei, onde estavam mais de 100 pessoas de todo o paìs.mesmo juntando estes, não estariam em Sintra 1/4 das bikes que estavam hoje. porque será? - Só há uma razão; estava a chover!
 

Malhas

New Member
Nos trilhos mais curriqueiros circular só a 1 à hora pois desde grupos de velhilnas, cães, criancinhas com os papás, grupos com 50 elementos dos quais metade foram estrear a bike, camaramens, etc. etc. etc.
No entanto com o aumento significativo de praticantes estas manhãs de Domingo podem vir a tornar-se um sofrimento para todos os que apreciam andar nos trilhos sem parar constantemente ou até descer sem pensar em pegar de caras com um grupo de caminhantes.

Está tudo louco... :shock:
A serra é de todos! até dos cães (desde que pela trela...)!
 

Guga_x

New Member
Isto faz-me lembrar o problema que tinha qnd era mais novo e praticava body board com regularidade quase diária (vivia na altura primeiro em Lisboa e depois na Ericeira), e ao fim de semana os meus queridos spots ficavam cheios de praticantes.

A solução que tive na altura parece-me a indicada também agora. Saía dos locais mais conhecidos e ía para outros de mais difícil acesso ou de grau de dificuldade maior que continuavam com um número bem mais reduzido de pessoas e todas com um grau de performance superior.

Acredito que os trilhos mais acessíveis de Sintra e por exemplo Monsanto, sejam impossíveis para uma prática mais séria nos fins de semana mais solarengos do nosso Inverno. Como tal se isso os aborrece o melhor que penso poderem fazer é explorar trilhos alternativos e mais remotos dessas zonas. Tenho a certeza que irão encontrar trilhos tão bons ou melhores, diferentes dos habituais e podem sempre voltar aos vossos trilhos habituais qnd as condições climatéricas não forem tão simpáticas para os ciclistas mais adversos à dificuldade.

Abraço e boas pedaladas para todos.
 

fg

New Member
nunocc said:
O que é que entende por "ordem". Será colocar semáforos nos single tracks?

A questão é sempre a mesma: ir para a Serra (Parque Natural, relembro) de Sintra não é um direito. É um privilégio.
Há que entender isto.
A Serra de Sintra, património da humanidade, é muito mais importante que o BTT.
E o que pode acontecer (é nesse sentido que falo em "ordem") é que face ao uso exagerado e desregrado - veja-se p.ex. a erosão excessiva em alguns trilhos - qualquer dia alguém vai ter que pôr mão naquilo.
E há várias maneiras de o fazer.
A pior das quais é proibir a malta de lá pedalar.
Esperemos que não se chegue aí.

Mas é só para a malta ir pensando nestas coisas.... :wink:
 

fg

New Member
Já depois de escrever o post anterior, li o do Guga_x

Completamente de acordo.
Hoje também andei na serra com um grupo de sete amigos do pedrAmarela; qual foi a nossa opção? - andar por trilhos mais afastados das zonas centrais (Capuchos, etc) onde anda quase todo o pessoal. E durante a maior parte da volta (40 e tal km) encontrámos pouca gente.
Outras vezes, evitamos Sintra aos domingos. Que remédio temos nós.... :mrgreen:
 

MAMM

New Member
A questão da ordem é o maior risco que todos corremos. Uma coisa são caminhos, outra são trilhos e outr ainda são os caminhos privados. Acho que toda a gente sabe que é proibido circular fora dos caminhos devidamente marcados. O trrânsito motorizado está proibido. A organização de qualquer tipo de evento a pé de bicicleta está sujeito a autorização prévia.
Esta á (de)ordem que se vai falando.
Já há tempos abordei o tema no post "É proibido mas pode-se andar", pelos vistos ninguém sabe ao certo por onde se pode circular.
 

jol8485

New Member
Pois, em Sintra é "tudo" propriedade privada. Vá lá, só a maior parte :mrgreen:
Mas felizmente temos tido a liberdade de nos irem deixando lá andar, ou pelo menos de não nos bloquearem a passagem.
 

paulojorgevl

New Member
"A organização de qualquer tipo de evento a pé de bicicleta está sujeito a autorização prévia."


quem passa a autorização para se fazem passeios?
sera que temos?
ou quem anda por la em grupos (des)organisados andam todos a surrapa?

são muitas perguntas que poucos sabem responder.
actualmente a serra e quase toda privada.
muitos dos trilhos sao ilegais.
 
Top