Enduro Sworks 2009

andrextr

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É normal na FOX acontecer esse problema. Nas Rockshox tambem acontece. O que normalmente acontece é que o oleo do hidraulico (perna direita) teve uma fuga e passou para as jarras, fazendo bloqueio hidraulico e nao permitindo fazer o curso todo. Isso tambem faz com que o rebound e compressao deixem de funcionar correctamente. Uma revisão com substituição dos orings, resolve o problema. Fala com o pombo da lousa (DPX racing) ele resolve-te isso barato e rápido.

Nas rockshox esse problema é muito recorrente. Ja tive isso numa Recon, Pike e na Domain. Basta substituir um oring no veio do rebound. Comprei 10orings de nitrilo por menos de 1€, depois é so mudar o oleo, e fica-me barato a festa :D

Tá aqui um topico que fiz sobre esse problema nas RS.
http://www.forumbtt.net/showthread.php?42973-Rebound-das-Rockshox-(funcionamento)

Miguelcarromeu, boa!! Então do que te queixas?? :D Ja agora que bike tens? Mete ai um video disso ahah
 
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andrextr

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Falta este angulo com a HT à esquerda.... Depois mete aí de pernas para o ar tambem. ahah

vqs2.jpg


Onde está o gato?

Já fizeste o drop-test na HT para ver se é mais sensivel que a enduro? :D
 

Medroso#78

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Boas,

Vi o vídeo, e faz algum sentido mas...... na prática, já com o peso do rider, será que o resultado final é o mesmo?!?! Creio que na prática não seja bem assim... :s
 

andrextr

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Medroso se pensares em rolar sentado num estradão, não faz muito sentido, mas se pensares em singletracks rapidos cheios de turbulencia (pedras, raizes, buracos), onde a roda ao bater nos obstaculos ressalta e vai no ar, então já faz sentido!

Independentemente disso, pega num que cole, e noutro que ressalte 3x, e faz uma descida com alguns buracos... Vais ver a diferença abismal que é!! Eu ja experimentei varias vezes com amortecedores diferentes. E o resultado é unanime! Confere se não acreditas. :)

Nao tenho camara de slowmotion mas gostava de fazer umas filmagens para ver as diferenças.
 

andrextr

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Repara aqui este video a partir do minuto 1:40... Numa descida com turbulência a bike e o rider praticamente vão suspensos no ar, enquanto que as rodas vão a trabalhar para cima e para baixo a ler o terreno. E este video foi feito com bikes de 200mm de curso com amortecedores super sensiveis, por isso é que as rodas lêm o terreno daquela maneira. Se fosse com um amortecedor "cepo" (tipo AFR :D) em vez de a bike ficar suspensa e a roda ir colada a ler o terreno, não, vai a roda aos ressaltos e a transferir a energia do coice dos "bumps" para a bike e para as costas do rider, tornando a descida descontrolada e desconfortável. E não é preciso ir para uma pista de DH para notar essa diferença.

VIDEO (min 1:40 em diante...min 3.50 tambem):
[video]http://www.vitalmtb.com/v/3128?width=780&height=440[/video]

Portanto a idea do "com o rider em cima é diferente" induz em erro, porque a pessoa imagina uma situaçao estática, ou num estradão plano... Mas como se pode ver no video, nas zonas de turbulência, a bike vai completamente suspensa no ar, e as rodas é que vão a ler o terreno quase sem tocar no chão... E há partes que a roda de tras vai no ar, e toca num pequenos "bumps" que só comprime 5 ou 10% do curso...Se fosse num AFR dava logo um coice no ar com a traseira :D
 
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andrextr

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O minuto 4.05 é quase perfeito para mostrar o que estava a falar... E visto de longe até parece um singletrack plano no meio da erva :D
 

Arraçario

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Boas Ricardo,

Back in business :D

wp_00012.jpg


Quando quiseres ou puderes :assobio: apita, tenho de ver qdo tenho um fds, em que vocês andem... para vos fazer companhia ...

Abraço e boas rides
Nuno
 

syndicaterider

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Bem está visto, que tenho de me pendurar a esta malta para experimentar uma dessas máquinas!! Estas Enduro tem um aspecto muito bom!! Sabem de alguma loja que tenha uma destas bikes para testes?
 

tinric

Super Moderador
Boas Ricardo,

Back in business :D

Quando quiseres ou puderes :assobio: apita, tenho de ver qdo tenho um fds, em que vocês andem... para vos fazer companhia ...

Abraço e boas rides
Nuno



Oh yeah!!! Boa.

Afinal foi mais rápido que o esperado. Ainda bem.

Acho que nunca tinha visto a verdinha assim desse ângulo... boa pinta.

Eu só tenho o dia 1 de Dezembro, mas eles vão para o Caramulo... temos que ir vendo e combinando.

E principalmente... eu tenho mesmo que treinar estas pernas, que estou fraquinho que até dói... e se me dói... as pernas :) eheheh




Lojas com bikes de teste... é uma questão de procurares, as Movefree costumam ter, a bikezone também... por vezes há eventos das marcas... é procurar e contactar as lojas.
 

Nozes

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Mas esta bike ainda não tem uma Magura?? :eek:

Nos últimos dias tenho andado de Remedy,e lembrei-me que não disse nada quando postaste a foto dos teus pedais com ferrugem...nos meus nunca aconteceu,penso que isso tenha mais a ver com as tuas voltas aì à beira mar,sabes melhor que eu no que isso dá.

Entretanto,temos de combinar umas pedaladas nas Alcobertas ou em Porto de Mós,quando calhar!

Abraço
 

Medroso#78

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Boas,

Caro camarada "andrextr", isso sim, quanto maior for o curso da suspensão/amortecedor, melhor será a leitura do terreno. É indiscutível. No caso do AFR, é um amortecedor "race", que deixa a bike o mais nervosa possível na hora de ter de subir, tentando manter o máximo de estabilidade possível a descer. Mas já mais será confortável como um amortecedor de 200mm. :)
 

andrextr

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Sim mas a minha Pitch tem 150 de curso (tal como a Enduro) e a leitura de terreno é muitooooo superior com o amorecedor que tenho actualmente (Manitou Swinger-X4 de mola que cola no drop-test) do que na Enduro SL do meu colega com AFR (que nao cola), ou do que o meu antigo amortecedor X-fusion ar (que também não colava). É óbvio que 200 de curso tem melhor leitura de terreno, mas isso é uma classe diferente de cursos, nem vamos por aí....

Mas sim, concordo com o que dizes, o AFR como é mais duro e pouco sensível no inicio de curso é mais "racing"... No entanto, ele vem com ajuste de "pro-pedal" (low-speed compression), portanto para ser perfeito ele podia continuar assim duro e "racing" na posição fechada, mas podia ser sensível na posição aberta!...
 

mlouro

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Percebo sim. Tipo, um 2 em 1 a funcionar 200%. Não é fácil. :D

Hoje em dia acho que boa parte dos amortecedores topo de gama têm performances bem aceitáveis nos 2 capítulos.. basta ter uma patilha e sinceramente não acho difícil arranjar um amortecedor melhor que o AFR..

Sobre a validade do drop test.. eu notei diferenças ao passar de mola (Fox Van R, que colava no drop test que nem uma lapa) para um amortecedor a ar (RS Monarch Plus RC3 que dá um pequeno ressalto no modo aberto). A verdade é que a mola era bastante mais sensível em pequenas irregularidades e portava-se melhor em zonas trialeiras, mas o Monarch é mais polivalente, não bombeia a pedalar normalmente e é quase meio quilo mais leve.. pode não ser um método cientifico comprovado, mas acho que não há muitas dúvidas que quanto melhor cola no drop test mais sensivel é o amortecedor (o que não quer dizer que seja melhor no geral, mas isso já depende de cada um).
 

TiagoMAIAC

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Eu podia perguntar isto em privado, mas não tenho vergonha nenhuma da minha ignorância.

Quando vocês falam em ''drop test'' é quando se levanta a roda de trás à altura do ombro e se larga certo?
 

mlouro

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Eu podia perguntar isto em privado, mas não tenho vergonha nenhuma da minha ignorância.

Quando vocês falam em ''drop test'' é quando se levanta a roda de trás à altura do ombro e se larga certo?

Nada que ter vergonha, o drop test do XTR ainda não passou nas tardes da Julia para toda a gente ficar a conhecer :cool: mas é mesmo isso que estás a dizer!
 

andrextr

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Obrigado Mlouro pelo relato de apoio :D

Mas olha aqui este... Mais leve que o Monarch Plus, e com possibilidade de ajuste de propedal para evitar os bombeios etc.

[video=youtube;f0N7Dh8HwL8]http://www.youtube.com/watch?v=f0N7Dh8HwL8[/video]
E esta hein? :D

Já agora, um pequeno aparte sobre os bombeios..atenção que o rebound demasiado rápido amplifica o bombeio a pedalar!! Fazer o teste do passeio para afinar o rebound no "ponto doce" (do inglês,sweet spot, eheh)... O teste do passeio é muito simples e consiste em descer um passeio sentado, a 5kmh, sem travar. O amortecedor deve comprimir e recuperar o mais rapido possivel, sem nunca oscilar uma 2ªvez (tenho que fazer um video com isto tambem).
 
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