Não estava a sugerir que comprasses, mas sim procurar alguém que tenha e te faça o serviço (e que saiba o que está a fazer, claro).
Certo, então é o normal. Deixas de sentir a assistência do motor, é cm "um travão".
Tb passei pelo mesmo, com o tempo adaptei-me. Raramente vou contra o relógio, e tb tento fazer o mínimo de estrada.
Podes pensar em trocar os pneus por uns mais adequados ao percurso que fazes (mas percebe primeiro se o ganho justifica a troca).
Na realidade vi o preço só por curiosidade, porque a minha ideia é mesmo ser eu a fazer a alteração, desde que com algum tipo de orientação, claro está.
Quanto ao travão... não é só o habitual deixar de sentir a assistência do motor, e sim uma força contra motriz.
Repara... quando chego aí aos 22 ou 23 km/h, a assistência já é quase nula, mas ainda se sente que os pedais "dão rentabilidade", mas quando passa dos 25, é mesmo uma prisão que se sente, e não é de todo o peso da bicicleta sem assistência. Inclusivamente já testei com a bateria desligada, mas colocada no swu lugar para que o peso total do conjunto fosse o mesmo, e aí não se comporta desta forma ... medindo com o GPS do telemóvel, só aos 35 km/h é que o pedalar já não faz efeito mas aí é porque a desmultiplicação da mudança mais alta chega ao seu limite.
Quanto aos pneus, já tenho ali uns de estrada para testar. Vamos ver.
De qualquer forma obrigado pela paciência e pela atitude correcta que tiveste nos comentários.
Na verdade poder-se-ia pensar que estou a perceber mal a coisa, e que estou a analisar mal o sucedido, mas um exemplo perfeito para o que se passa, (para quem entenda disso), é o caso de um gerador eólico básico... que enquanto não há consumo energético gira livre, mas logo que lhe ligues uma carga nos terminais, passa a fazer uma pequena força de "travagem".
Bem, vou dormir.
Obrigado mais uma vez.