Duvida Garantia

Pestinha30

New Member
Boa tarde, entreguei a minha RR 8.1 na Decathlon para efeitos de garantia, roda de trás com folga e dava estalos em esforço, além dos travões estarem "estranhos", dos travões não testei, aliás bicicleta ficou lá e foi para trás porque me estragaram a manete, supostamente durante o transporte, a minha dúvida é esta, as rodas (aro) e os cubos eram brancos brilhante, o cubo de trás foi trocado bem como o da frente, o da frente suponho que para ficar igual ao de trás, por cubos novos mas preto mate, eu já falei com loja visto que bicicleta foi para trás se não era possível os cubos permanecerem brancos, além de não ter gostado muito de ver os cubos preto mate numas rodas brancas, acho que deviam inquirir o proprietário se aceita a mudança, afinal comprei rodas brancas com cubos brancos, tenho aceitar isso ou posso reclamar?
 

malagueta

Member
Parece me uma boa questão para a DECO...:D

na minha humilde opinião acho tens todo o direito a reclamar, afinal não compraste nenhum cubo preto!
 

Mato

New Member
Boas, então tenho uma RR 8.1 e comigo aconteceu a mesma coisa com os travões, travavam bem mas faziam um barulhão e muita vibração ao ponto de ser impossivel estar sentado.
Fui á decathlon e não tenho razão nenhuma de queixa, trocaram-me logo os travões e discos porque não conseguiam ver onde era o problema.
Só houve um pormenor, eu tinha comprado bike em janeiro ou fevereiro e fiz a reclamação uns 2 meses depois, como tal já não existia o modelo do ano da minha então perguntaram-me se me importava que trocassem exactamente o mesmo modelo avid 3 mas o novo modelo, os que tinha de origem eram pretos e montaram-me uns brancos....
 
Olá,

Em relação ás cores dos artigos trocados em garantia, a lei não refere a obrigatoriedade de ser igual em aspecto, apenas em valor e/ou função.
Como cortesia pergunto sempre "se aceita" mas se não houver alternativas, o cliente, na omissão da lei, será "obrigado" a aceitar a nova cor.

VT
 

Pestinha30

New Member
Obrigado pelas respostas, eu não queria nada os cubos pretos, na verdade fiquei enervado só de ver manete estragada, eu que tenho tanto cuidado com tudo (não só na bicicleta) e depois vêm terceiros danificar-me as minhas coisas, tira-me do sério, mas também disseram logo que trocavam, agora estou para ver se trocam cores do manipulo vamos ter mesmo festa na Decathlon vamos, os cubos ainda como porque possivelmente até nem ficam mal, agora as manetes brancas se trocam temos festa.
A mim nem cortesia nem nada, simplesmente trocaram sem avisar, vejo toda gente falar bem do serviço da Decathlon, eu e um colega de pedaladas devemos ter dado com Decathlon errada, só temos queixas, embora que depois se resolvem, enfim há dias de azar.
 

Jocas22

Active Member
não é assim, lamento. Não estar de acordo com a descrição é uma violação do contrato, falta de conformidade, e a penalização pode levar á resolução do contrato. Neste caso a descrição podia ser uma simples foto, ou no teu caso a imagem real da bike que compraste.

http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/05/09800/0288802894.PDF

Artigo 2.º
Conformidade com o contrato
1 — O vendedor tem o dever de entregar ao consumidor bens que sejam conformes com o contrato de compra
e venda.2 — Presume -se que os bens de consumo não são conformes com o contrato se se verificar algum dos seguintes
factos:
a) Não serem conformes com a descrição que deles é
feita pelo vendedor ou não possuírem as qualidades do
bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor

Artigo 4.º
Direitos do consumidor
1 — Em caso de falta de conformidade do bem com o
contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta
sem encargos, por meio de reparação ou de substituição,
à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.
 

Jocas22

Active Member
Novamente estás enganado. Os artigos aplicam-se ao contrato e á garantia dos bens que está incluida no contrato, aliás basta ver o titulo da legislação. E penso que a legislação é bem clara. Mas tens aqui mais uma referência, uma especie de legislação resumida do portal do consumidor. Neste caso ele pode lá ir e exigir o dinheiro da compra se assim decidir se a situação não for reposta.

http://www.consumidor.pt/pagina.aspx?js=0&codigono=59795986AAAAAAAAAAAAAAAA



A legislação das garantias aplica-se a todos os bens móveis (exemplos: frigorífico, máquina fotográfica, automóvel, conjunto de atoalhados, um livro...), aos bens imóveis (exemplo: um apartamento), novos ou usados, e com as necessárias adaptações, aos bens de consumo fornecidos no âmbito dos contratos de empreitadas ou de outra prestação de serviços, bem como à locação de bens de consumo, adquiridos por consumidores a profissionais.
Ou seja, não estão abrangidos os bens adquiridos para uso profissional (por ex.: o computador que é comprado para um escritório) e os que adquiridos a não profissionais (particulares).

Garantias de bens móveis e imóveis

1. Presume-se que o bem está abrangido por estes direitos quando não está em conformidade:

  • Não coincide com a descrição que o vendedor fez, ou não tem as qualidades da amostra ou modelo que o vendedor apresentou (ex: o veículo não tem o airbag conforme foi descrito);
  • Não é adequado às utilizações habitualmente dadas aos bens do mesmo tipo (ex: o congelador refresca mas não congela);
  • Não é adequado ao uso especial que o consumidor lhe quer dar, tendo informado o vendedor desse destino e o mesmo o tenha aceite (ex: a máquina fotográfica subaquática não tira fotografias debaixo de água);
  • Não tem as qualidades e o desempenho habituais nos bens do mesmo tipo e que o consumidor pode razoavelmente esperar, atendendo à natureza do bem e às declarações públicas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante nomeadamente através da publicidade ou rotulagem (ex: o veículo consome muito mais combustível do que o que a publicidade anunciava);
  • São abrangidas pela noção de falta de conformidade as situações habitualmente designadas como 'defeitos'.
É também falta de conformidade a resultante de má instalação do bem de consumo quando a instalação fizer parte do contrato de compra e venda e efectuada pelo vendedor ou sob sua responsabilidade, ou quando instalado pelo consumidor a má instalação se deva a incorrecções existentes nas instruções de montagem.

2. Prazo de garantia?
O prazo de garantia conta-se a partir da entrega do bem e tem uma duração de:
2 anos para os bens móveis
5 anos para os bens imóveis

Para os bens móveis usados o prazo de dois anos pode ser reduzido a um ano, por acordo entre o vendedor e o consumidor.


3. Que direitos tem o consumidor em caso de falta de conformidade do bem?

O consumidor tem direito a que a conformidade seja reposta sem encargos, optando o consumidor por uma das seguintes soluções:

  • reparação
  • substituição
  • redução adequada do preço
  • resolução do contrato
 
Last edited:

Mach3

New Member
Boas,

Estou de acordo com o Jocas, pois aqui é uma bike e como tal o problema acaba por não ter a mesma dimensão, agora imaginem que compram um carro e tem problemas de pintura numa porta e capôt, e que na oficina vos dizem, olhe aquela côr deu-nos muitos problemas, pelo que agora vamos pintar mas de outra côr!!!!!!!!!!!!!!



Cumps,

Mach3
 

Jocas22

Active Member
acho que aqui nem precisamos de recorrer a esses exemplos. Por vezes as legislações são ambiguas e confusas, mas neste caso a legislação é tudo menos isso, é clara e simples. De resto é assim porque veio de normas comunitárias, senão era a "tuguisse" do costume.
O problema é que como vemos no dia a dia, os vendedores são os primeiros a desconhecer a lei, seja por ignorância ou má fé, é o pão nosso de cada dia.
 
Last edited:

abelha2

Active Member
Agora ao ler o decreto que aqui colocaram fiquei com uma duvida que não tem propriamente a ver com bicicletas.

Em alguns casos vemos carros usados à venda em stand, em que só têm garantia de meio ano, sem garantia, ou em que se tem de pagar mais um bocado para ter garantia. Isto é legal?

Mesmo que se assine um contrato a dizer que o carro não tem garantia, este contrato tem alguma validade?

(não que eu vá comprar um carro, mas fiquei curioso)
 

Jocas22

Active Member
nunca pode ter menos de 1 ano de garantia se é usado. Não se pode negociar o não cumprimento da lei.
Provavelmente ai o que acontece é que são transacções entre particulares, apesar de terem um "stand" aquilo não passa de uma venda entre particulares e ai não há garantia. Contrato de compra e venda entre particulares.
 

Pestinha30

New Member
Jocas muito obrigado, vou recusar cubos pretos, além de serem preto mate e bicicleta e aros não serem mate, ninguém me perguntou se queira ou aceitava cubos mate e de outra cor, agora na volta também volta com manete preta (a que eles estragaram) e outra original branca, com a sorte que tenho é o mais provável.
Os cubos querem colocar pretos, muito bem, coloquem com brilho igual ao resto, não os mate da RR 8.1 nova, que bem a tive a ver e os cubos que me colocaram eram iguais (ou pareciam), esqueceram-se que novo modelo é mate e a minha não é.
 

Jocas22

Active Member
podes sempre dizer que aceitas se te deram mais algo em troca, devolverem uns euros em compensação. Tu é que sabes, agora não és obrigado a aceitar nada disso como imposição.
 

Pestinha30

New Member
Sinceramente irritou-me a falta de profissionalismo e referi lá isso na loja, trocarem sem perguntar nada de nada, é que é uma troca total de cor, branco para preto, aquilo até nem fica mal, o que não gostei mesmo foi ser mate e tanto bicileta e aros serem verniz (brilhante), a minha é uma RR 8.1 2011 (2010 V2 segundo documentos dela), a preta e vermelha mas pintura de verniz, ou seja brilhante, se cubos fossem pretos mas verniz em vez de mate, eu nem me chateava muito porque até fazia um contraste que me agradava, agora mate não, isto aliado ao facto de me quererem entrega-la com esfolão na manete (arrancou mesmo tinta e via-se o aluminio da manete) tiraram-me do sério.
Acredito que os cubos tenham mesma qualidade dos de origem, mas não pedi mudança de cor nenhuma nem tão pouco fui consultado em relação a isso, qualquer dia deixo bicicleta preta vou buscar uma amarela, enfim, Jocas mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
 

oliana

Active Member
Quem aceita umas botas de cabedal que eram castanhas e rebentaram nas costuras, por umas cor-de-rosa iguais, só porque a loja e/ou fabricante assim entenderam ou não podem substituir o original da venda em cor, por vários motivos?

Antes demais deve haver bom senso da parte de quem vende e falar com quem comprou. Só assim se chega a um entendimento. A decatlhon já se comportou assim comigo. Chegámos a um entendimento razoável para as 2 partes.
Comer e calar é o que começam a querer muito, implantar neste país!
Em tudo!
 

Pestinha30

New Member
Eu não me calei, não tinha muitas idéias disso, depois o Jocas esclareceu-me, com documentos etc, e mais uma vez agradeço a ajuda, ontem já estava pronta para levantar (faz 3 semanas segunda feira que estou sem ela por erros deles) eu liguei e perguntei cor dos cubos, "ah estão pretos", disse o que tinha a dizer e que não queria, queria brancos da cor que tinha ou pelo menos pretos mas não queria mate como estavam, depois ligou-me alguém de uma outra decathlon a dizer que iriam enviar rodas completas (supostamente novas de uma igual) porque cubos daquela cor não há, pelo menos espero terça feira quando a for levantar estar tudo ok, sempre ouvi dizer bem dos serviços decathlon, vamos ver terça feira.
Agora espero é que manete que foi para trocar porque me estragaram também venha de outra cor, garantiram-me que não, que estava branca.
 

Jocas22

Active Member
ainda bem que ficou resolvido. Geralmente com estas empresas grandes basta falar com eles. Mas essa historia de impingirem coisas aos clientes é o costume. A ver se pega. Basta falar e fazer ver que sabemos quais os nossos direitos e eles tomam juizo.
Aqui á pouco na Radio Popular estragou.se a torradeira, levei lá, nao tinha arranjo. Nao devolviam o dinheiro e nao tinham nada dentro do mesmo preço. Passado umas trocas de palavras lá devolveram.

Ás vezes as coisas nem têm muita importância e se falassem a bem ainda passavam algumas coisas, mas como vêm sempre com certezas que não passam de atirar o barro á parede com atitudes arrogantes. Ainda perdem mais.... ou talvez nao porque muita gente desconhece os direitos que tem e acredita no que eles dizem e na conviccao com que o fazem
 
Top