Dores lombares

Boa tarde a todos os caros colegas vou apresentar uma questão que me anda a fazer algum receio. Tenho 23 anos e desde quase sempre tive excesso de peso mas desde há cerca de 2 anos para cá consegui emagrecer de 119kg para os atuais 95kg, a minha altura é cerca de 1.85m e desde que emagreci senti vontade de fazer exercício e por isso dediquei-me ao btt. Comprei a minha primeira e atual bike em novembro do ano passado e desde aí nunca mais parei sinto-me feliz por andar e se não andar um dia ando a semana todo chateado, tanto que agora venho para o trabalho de bike.

Mas o que se passa é que já desde novo me doíam as costas na zona lombar e eu notava isso principalmente ao fazer a cama, ou seja, quando não tinha onde apoiar a parte de cima do corpo, mas nunca me afetou muito porque não eram dores constantes nem me impediam os movimentos. Mas após ter começado a pedalar as dores foram-se agravando e até há cerca de um mês atrás após parar das voltas maiores (acima de 30km) mal me podia mexer, sentia pernas e costas presas por isso fui ao massagista que em 3 sessões me pôs como novo.

Mas já voltei a ter dores outra vez embora sejam um pouco diferente do que o que sentia antes :(

Esqueci-me de dizer que desde que senti estas dores mais fortes quando corro sinto fisgadas na parte de trás da minha perna direita e tenho de abrandar e caminhar por vezes.

Sou informático e passo muito tempo sentado mas mexo-me bastante durante o dia pois dou assistência a postos de trabalho e até acho que ando muito mas também é certo que por vezes passo algumas horas seguidas maioritariamente sentado. Mas a minha postura não é a melhor, já de mim tenho tendência a arquear as costas para a frente e basicamente a secretaria é muito alta em relação à cadeira que é de uma sala de aula de escola, pois trabalho numa escola a dar assistência a todos os postos.

Antes do BTT andei no ginásio e um dos exercícios puxava-me imenso pelas costas na zona onde agora me dói, já na altura sentia que o exercício me fazia mais mal que bem mas desde sempre tinha receio de falar porque achava que fazia parte do treino :(

Note-se que ao andar de bike não me doiem as costas só mesmo quando paro!

O que acham que poderá ser? O que devo fazer?

Agradeço as vossas opiniões e todas serão bem-vindas.


Foto: exercício que fazia no ginásio e que me puxava bastante pela zona lombar
 
Last edited:

Cirus

Member
Viva,

Isto de "Eu acho que...." em temas de saúde, normalmente dá asneira. Mas vou dar-te a minha opinião. Apenas e só a minha opinião.

1- Ir ao Médico
2- Explicar tudo com pormenor.
3- Muito provavelmente irá pedir para fazeres uma TAC à coluna
4- Cujo resultado deverás ir apresentar a um neurocirurgião
5- Que i. será conlusivo ou ii. terá ainda alguma duvida para despistar
6- Se i. segurante te irá recomendar o melhor tratamento a seguires
7- Se ii. te pedirá para fazeres uma cintigrafia óssea
8- Na posse de 3+7 te recomedará o melhor caminho a seguir.

Como medida cautelar eu acabaria imediatamente com exercicio de impacto sobre a coluna (corrida) e optaria por exercicio sem carga ou impacto (natação)

Boas melhoras

Cumps

JR
 

JoaoPeixe

New Member
Pelo que conta dá ideia de ser dor ciática!!!
A sua bicicleta é suspensão total ou só com suspensão à frente (HT)?
 

pauloreis

New Member
Boas: A bicicleta tem a medida adequada à tua altura? por vezes quem vende quer despachar e nem sempre têm o cuidado de verifcar a altura da malta..O teu avanço se estiver para cima inverte-o para baixo. Teras uma posição mais baixa e o os elos da coluna não terão tanta pressão...
 

João G.

New Member
Boas,

Pode ser inumeras "coisas", o tamanho da bicicleta incorrecto, posição do selim, posição que tu fazes na bike em esforço, teres a coluna torta, fraca estrutura muscular lombar (daí teres de a treinar), falta de aquecimento muscular antes do exercicio, no pior dos casos alguma defeito/problema nas costas, etc.

Deves ir a um médico verificar realmente se não existe já um problema nas tuas costas, se não recomendo que experimentes um daqueles testes de posição correcta que acho que há por ai em alguns sitios, não sei onde mas sei que há.

Cumprimentos,

João G.
 
@Cirus - Obrigado pela sinceridade. Desaconselha a prática de BTT? Uma vez que também exerce bastante força na coluna...
@JoaoPeixe - A minha é HT, espero que não seja nada de grave :)
@pauloreis - no ato da compra questionei o vendedor acerca disso e o que ele me respondeu foi "senta-te nela, sentes-te bem? Então é essa adequada para ti!". Como me senti bem acabei por comprar mas sinceramente nunca medi e era inexperiente não sabia que tinha assim tantas implicações :( Relativamente ao avanço desde sempre pensei que quanto mais tivesse o corpo inclinado pior seria para a coluna :( Vou ponderar a solução e verificar como me sinto.
@João G. - sinceramente duvido que tenha a melhor postura :( e também nunca faço aquecimentos antes de começar :(

Obrigado a todos pela ajuda vou então consultar um médico e tentar saber se o tamanho da minha bike é o mais adequado.
 

abelha2

Active Member
Eu acho que o avanço para baixo é PIOR para a coluna pois vais mais vergado. Com ele mais alto vais com as costas direitas.

Muita atenção a isso e ao tamanho do quadro. Eu achava que o meu antigo era grande para mim, pois andava muito corvado, mas depois de o comparar com o actual afinal era é pequeno.

Agora nunca tenho dores nas costas. Também passei de um guiador recto para um elevado. Daí não concordar com a teoria do avanço mais baixo ser melhor.
 

João G.

New Member
Normalmente se não tiveres problemas nenhum de coluna e afins, tu percebes se a o tamanho da bike é o certo para ti depois de andares 1 hora nela, se tens dores é pq ou posição que tomas é inadequada ou pq o tamanho da bike está errado...

vê neste site o tamanho que aconselhariam e vê se difere mt do tamanho da tua bike (já pode ser um sinal de qual é o problema)
http://www.canyon.com/_pt/tools/pps.html

Cumprimentos,

João G.
 

tessifol

New Member
viva!! em termos de peso tb tenho 95kg e a mesma altura que tu, só que ando numa bike FS. Também tenho a zona lombar feita num oito mas isso nao me impede de pedalar.
Aliás, antes de me iniciar no BTT costumava ter dores na zona lombar estando só deitado durante umas horas.
PAra a prática do bTT, uso sempre uma CINTA Lombar, efeito placebo ou não, mas uso sempre.
Depois de iniciar-me no BTT nunca mais tive dores lombares..... mesmo nada.......
Em todo o caso vai primeiro ao médico, eu fiz uma TAC.
 
mas as dores são só após acabar porque enquanto ando a pedalar não sinto rigorosamente nada, aliás sentir sinto, sinto-me bem... isso não quererá dizer que não é problema da bike? tessifol, mas sentes-te melhor com a cinta?
 

Joseelias

Well-Known Member
telmosousa

Desde já penso que o mais importante é mesmo ires a um médico. Concordo em pleno com o Cirus. O que a malta por aqui pode fazer é apenas dar palpites (mesmo que fossemos médicos porque não te estamos a observar e nem teríamos resultados de exames). E dar algum apoio moral.

De resto os diagnósticos que vais receber aqui variarão do, "é psicológico", deves de ter uma "unha encravada", até ao apanhaste Ébola ou foste envenenado com plutónio por um espião do KGB, por isso escreve desde já o testamento... Desculpa o exagero mas é apenas para salientar que ninguém está em condições de te dizer seja o que for em termos médicos.

O facto de não te doer enquanto andas, mas apenas depois quando paras não significa que a bike não te esteja a provocar nada. Pode simplesmente não doer quando andas pois tens o corpo "quente". Depois de "arrefecer" é que normalmente começam as dores. Nada que não me tivesse já acontecido.

É muito importante que percebas que tamanho é que a bicicleta tem. Eu tenho a mesma altura que tu e uso um quadro 19" mas estando bem, está no limite. Genericamente o ideal seria um 20". Se por acaso tens um quadro de 18" a situação já é mais complicada embora possas resolver parcialmente o assunto com um avanço mais comprido e/ou um espigão de selim com recuo.

Vai a este site e coloca lá as tuas medidas. Desce um pouco a página para começares a análise. Convém teres alguém a ajudar com as medições pois sozinho é muito difícil. No final vai-te dar as dimensões base ideais da tua bicicleta para ti para uma bicicleta de Cross-Country ou de All-Mountain:

http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO&INTRO_LINK=NOREDIR

Podes também comprar um espigão de selim com amortecedor. Eu tenho um da Rock Shox e é fabuloso apesar de já não serem fabricados. Tens de vários preços mas se quiseres um dos melhores tens os da Cane Creek. Isso fará com que as pancadas secas desapareçam, e há imensos utilizadores que mencionam que ao trocarem a bicicleta de suspensão total por uma rígida o compraram e que em termos de conforto praticamente se equipara à suspensão total. Muitos também falam que esse espigão (mas outros de qualidade também o farão) lhes permitiu voltar a andar de bicicleta depois de acidentes ou problemas de costas. Podes também usar a pressão do pneu de trás mínima ou próximo disso.

Teoricamente, uma posição de tronco mais elevada vai-te melhorar o conforto pois os impactos serão feitos mais na vertical e a coluna está naturalmente preparada para os absorver. Uma posição com a frente mais baixa pode tirar pressão na base da coluna mas vai fazer com que os impactos a atinjam de uma forma para a qual não está tão bem preparada e criar mais pressão nos braços, ombros e forçar os músculos do pescoço. Afinal nós somos bípedes... À partida eu diria para elevares a posição de condução com um guiador elevado ou até em conjunção com um avanço com mais graus. Não sei como é a tua bike, mas toma como base de partida colocares os punhos à altura do selim ou uns centímetros mais altos.

Tens ainda a questão de saber se tens o selim na altura correcta ou até na inclinação certa pois isso pode-te provocar problemas nas costas também.

Por fim, e porque também passo muitas horas sentado ao computador (por vezes mais de 14 horas por dia) sem bem o mal que estar sentado muitas horas em cadeiras que não foram pensadas para se estar lá sentado tanto tempo podem fazer. Digo-te que neste momento estou com uma pontada quase paralisante nos lombares pois tenho estado demasiadas horas sentado ao computador nestas últimas duas semanas. É muito importante que resolvas isso no teu trabalho nem que seja comprares umas almofadas para te dar apoio lombar. Ou fazes tudo para te darem uma cadeira minimamente adequada, ou eu até iria ao último caso de comprar uma cadeira para lá ter. Sei que é da responsabilidade do teu empregador assegurar essas questões mas em primeiro lugar está a tua saúde e de nada te serve ficares entravado.

Por fim... vai ao médico... E lembra-te (todos em coro!) "OS MÉDICOS SÃO NOSSOS AMIGOS!" - (e das farmacêuticas também...) :D
 

tessifol

New Member
A cinta que uso é apenas por precaução!!! Em todo o caso recomendo uma visita ao médico e fazer todos os exames para aferir um diagnostico concreto.
 

El Nino Torres

New Member
Pelo que falas poderá muito bem ser Hérnia Discal... "mal me podia mexer, sentia pernas e costas presa"...

Consegues elevar uma perna, tendo a outra presa, a 90º? Em pé ou deitado...
 

Toquim

New Member
Quase de certeza que e uma hérnia discal.Ja tive esse problema e os sintomas são idênticos.Quando fui a um medico ortopedista ao Hospital da Prelada a primeira coisa que me pediu para fazer foi o que o colega anterior mencionou ou seja "Deite-se de barriga para cima e levante uma perna de cada vez.
Uma das pernas levantava eu bem a outra subia 10 cm no máximo.Depois de realizado um TAC vim a saber que tinha duas hérnias discais e que tinha que ser operado.Resumindo comecei a ir para a natação todos os dias juntei umas sessões de fisioterapia comecei a melhorar e nunca mais pensei em ser operado.Continuo a praticar btt,ciclismo e atletismo mas no Inverno nao me safo de uma recaída e lá vou eu para a natação e fisioterapia.Ja aprendi a viver com as ditas cujas hérnias
 
Ora bem, após ouvir todos os vossos conselhos estou decidido em procurar ajuda. Infelizmente e não sendo nada pessoal não gosto de médicos :D não me levem a mal mas é quase como quem não gosta de ir ao dentista! :D Esta terça feira vou ao massagista José Monteiro, amigo de família e que já me alivou uma vez destas dores, vou ouvir a opinião dele e saber quem me poderá ajudar melhor! Porque o meu conhecimento a nível de bons médicos é nulo e não vou arriscar a minha saúde nas mãos de um qualquer médico de família.

Eu ja tentei a questão de me deitar na cama e levantar as pernas e consigo levanta-las na vertical mas não completamente esticadas a 90º, pelo menos sem me doer as pernas mas não é de eu ser "fortezito"? Por outro lado consigo trazer as duas pernas até junto da cabeça elevando a cintura :) deve ser bom sinal :D
Depois de terça feira já coloco aqui o que me acontecer :D

Agradeço imenso a ajuda de todos a sério!
 

Joseelias

Well-Known Member
telmosousa

Se fosse a ti ia também ao médico de família, pois a menos que tenhas um bom seguro de saúde, se fores tratar disso tudo a nível particular vai-te ficar possivelmente numa fortuna. E uma consulta no centro de saúde fica-te a 5€ e se fores encaminhado para uma consulta da especialidade no hospital pagas 7,5€. Isto contra 50€ e 80€ respectivamente ou mesmo mais.

Mesmo que vás a um médico particular, se tiveres ido ao médico de família ele irá com certeza pedir-te exames que são comparticipados e que poderás desde logo mostrar ao médico particular que escolheste, já que ele certamente te mandará fazer os mesmos como inicio de despiste do problema. Mais uma vez vais estar a pagar alguns euros contra muitas dezenas ou centenas de euros a nível particular.

Para mais, o médico de família poderá encaminhar-te para uma consulta de especialidade num hospital e mesmo que te trates entretanto num médico particular podes ir a essa consulta para ver se está tudo a correr bem.

Caso não te tenhas apercebido os médicos do SNS são os mesmos dos hospitais particulares, só muda a bata e o horário, e muitos os melhores médicos portugueses estão de facto no SNS apesar de poderem trabalhar também no particular.

Como disse, a menos que tenhas um bom seguro de saúde vais pagar uma pequena fortuna. Eu sei do que falo pois estive mais de 10 anos sem médico de família e gastei milhares de euros (em particular numa ocasião) que podiam ser dezenas se tivesse tido acesso a um médico de família. Agora já tenho médico de família, fui encaminhado para consultas da especialidade num hospital público e pela primeira vez na minha vida fui bem diagnosticado e estou a ser tratado de forma adequada!!!

A má consequência da incúria de alguns médicos privados deixaram-me com uma capacidade respitratória de 50% para o que é normal para a minha idade!!!

Isso da promoção dos privados como sendo algo de superior é propaganda politica para acabar com o SNS, e passarmos a meter dinheiro directamente no bolso de alguns magnatas cá do sitio que andam de mãos dadas com os partidos do arco do poder para manobrar tudo ao jeito deles.
 
joseelias, vou seguir o teu conselho, vou marcar uma consulta a ver se me trato! Por incrível que pareça ontem e hoje já ando melhor mesmo andando de bike!

A ideia que eu tenho dos médicos como eu disse não é a nível pessoal e como tu referes e bem são os mesmos a nível particular. O que me choca mesmo são as condições de atendimento do meu centro de saúde e acabo por descarregar nos médicos que são as pessoas que se sentam à nossa frente e conversam connosco e que muitas vezes nos ajudam da melhor forma possível tendo em conta o meio em que trabalham!

Para não fugir ao assunto, eu tenho seguro de saúde mas é da multicare associado à entidade patronal mas mesmo assim as custas das consultas não compensa em relação ao centro de saúde! Conclusão, vou avançar com a consulta no SNS porque o importante é eu (nós utentes) ficarmos rijos para andar a gozar a vida!

Agradeço imenso a todos pela ajuda, como é óbvio eu sabia que ninguém ia adivinhar o que eu tenho (que eu saiba ainda não há betetistas bruxos assumidos :D) mas eu procurava era este género de conselhos, de formas de diagnóstico que poderiam ser feitas em casa e aconselhamento a nível médico e no geral consegui o que queria.

Agradeço ao fórum por manterem esta plataforma onde todos podem expressar a sua opinião e assim contribuir para a resolução das dúvidas dos seus visitantes.

P.S. Só para terem uma ideia no meu centro de saúde há apenas um compressor de oxigénio e que ao fim de 5 minutos a funcionar aquece e deixa de funcionar até arrefecer! Agora imaginem estarem lá com a vossa namorada que mal consegue respirar e terem de esperar que aquela treta fique "fresquinha" outra vez. A mim já me aconteceu e claro depois descarregamos nas pessoas que estão mais próximas!
 
Boas Telmosousa

Já estive na tua situação, andei um ano com sinta que nem me podia mexer como deve ser, e vou dar o conselho do amigo "Toquim", tenta praticar o mais possível natação, mas só em 2 / 3 estilos, crawl, costas e algumas vezes bruços, este ultimo porque fazes algumas pressões lombares, mariposa esquece fora de questão.

Outra coisa que aconselho, as aulas se possível tenta com um professor, ou professora sempre é melhor :D, uma vez que pensamos que sabemos nadar mas na realidade só nos desenrascamos, e fazer natação mal só piora mesmo.

E posso dizer que não estou a 100% mas estou a 90 e muito %, o que é muito bom mesmo.

Relativamente ao avanço, já experimentei a inverter, e acho que piorei um pouco, mas isto é a minha opinião.
 

Joseelias

Well-Known Member
telmosousa

Entendo o que queres dizer sobre as condições dos centros de saúde e a revolta que isso provoca em que os tem que usar. Antes de me terem atribuído médico de família o ano passado tinha que ir ás 6 da manhã, pelo menos, para a porta do centro de saúde, e uma boa parte das vezes não conseguia consulta apesar da "propaganda" veiculada pelo centro de saúde a dizer que isso não era necessário fazer pois havia consultas para toda a gente. E quando conseguia era sempre um médico diferente a quem tinha que contar tudo de novo.

A consequência foi ter que pagar consultas privadas a peso de ouro. Cheguei a pagar 140€ por uma consulta de um especialista. E na altura os médicos de família ainda podiam passar credenciais para exames pedidos por médicos particulares. Agora já nem isso. Se vais a particular é TUDO por tua conta.

Neste aspecto só temos uma opção, castigar nas eleições os partidos que têm estado no governo e destruído este país e procurar alternativas dentro da nossa ideologia mesmo que em partidos que agora são pequenos. Fora isso resta-nos pô-los a correr à nossa frente temendo pela vida. Só tendo hipóteses de perderem o tacho para sempre, ou a vida, é que os políticos governantes deste país se vão endireitar e usar os nossos impostos para os fins devidos.

Mas isto são outras histórias...
 
Ora bem relativamente ao avanço também penso que não vou inverter, pelo menos para já porque gosto da posição de condução. Quanto à natação vou aguardar pela ida ao médico e pelo diagnóstico para ver o que faço da minha vida, mas sim é uma hipótese e sinceramente até gosto muito de natação (já fui praticante assíduo quando era miúdo). Quanto ao professor(a) acho que prefiro um homem :D é que já da última vez que fui à massagem foi uma sra. a fazer-me o tratamente e já sabem como são as nossas caras metadas :p

Quanto aos centros de saúde :D nem vale a pena comentar também já tive n tempo sem médico de família sei bem o que isso é! Vamos lá ver como vai correr daqui para a frente!
Quanto ao estado do país, não sou muito de políticas, não gosto de participar em debates deste género mas só digo que há muita gente que deveria e poderia melhorar o estado deste país! Até mesmo nós cidadãos deveríamos melhorar em alguns aspetos porque também somos nós que os colocamos lá a "governar" na esperança de o dia de amanhã ser melhor! Mas cada um tem a sua opinião acerca deste assunto e antes que iniciemos uma guerra cá no tópico acerca de quem é que deveria estar lá em cima é melhor deixar este assunto em particular por aqui e mantermo-nos restritos ao assunto principal :p
 
Top