[Crónica] Caixa Headset - Montagem e reparação da sua ferramenta

Jepas

Super Moderador
Boas,

o assunto desta crónica, não é sobre pedaladas, mas não deixa de ser uma crónica por isso...

Depois de tantas contas, tanta busca, lá consegui encontrar no site da bike-discount um conjunto de ferramantas baratas qb para trocar uma caixa de direcção headset.

Dia 2 de Maio, véspera do S3K, esse evento de grande envergadura, tinha em casa uma caixa de direcção e as respectivas ferramentas para a troca. A estreia desta tarefa aliada à responsabilidade de a mesma ter de aguentar os 100 km com mais de 3000m de acumulado fizeram-me duvidar da viabilidade/risco da troca tão em cima do acontecimento.

Depois de uma rápida ida ao Aki, consegui finalmente as anilhas que precisava para montar os copos da caixa de direcção.

Já em casa e com todo o material disponível era altura de arriscar a mudança. Já tinha visto fazer, lido como se fazia no site da ParkTool e sobretudo lembrava-me bem de quanto dinheiro já me tinham custado algumas trocas deste tipo, por isso, tinha todos os motivos para fazer isto em casa sozinho. Apesar de existirem métodos arcaicos (baratos) de montar/desmontar a caixa de direcção, resolvi que a minha nova (e antiga) mereciam ser trocadas em condições. O meu objectivo era no fim ter 2 caixas em condições (uma montada e outra suplente).

Bike montada no tripé, ferramentas todas a jeito e muita inspiração, foi assim que começou a troca das peças. Seguindo todos os passos mentalmente comecei por desmontar a roda da frente, o travão de disco e depois o conjunto avanço/guiador com todos os cabos montados.

Posto isto foi só martelar ligeiramente a minha Fox para que tudo saisse sem problemas, já antes a tivera de desmontar para a revisão, daí não ser problema.

Com a suspensão fora tinha 2 postos de trabalho, ora o tripé com o quadro e os seus copos, ora a suspensão posta num torno para retirar a pista inferior da caixa. Esta última saiu facilmente pelo método arcaico do binómio martelo/chave de fendas, porque a ferramenta do kit da bike-discount não é eficaz na minha forqueta. A pista saiu sem dar muita luta. A pista nova estava perto de entrar e faltava qualquer coisa... o tubo que a pressiona ia embater no chanfro interior da pista se o fizesse directamente.

Após uma breve busca pelas peças disponíveis em casa eis que encontro o "interface" que me ia poupar a pista: um espaçador de 2.5mm dos eixos HollowTech II. Não é o indicado, mas resolveu o problema, a pista foi martelada somente no sítio pretendido o que a safou de mais problemas. Com a suspensão tratada era altura de me virar para o quadro.

A ferramenta que saca os copos é bastante simples, mas difícil de reproduzir, daí que tenha sido a protagonista desta história (ups, crónica). Com o saca dentro da testa comecei por martelar o copo inferior, tive de usar o martelo, porque o maço de borracha não estava a dar resultado. Após 2 ou 3 pancadas mais fortes lá saiu o copo, mas com ele um bocado da ferramenta que havia cedido.

Aqui é que começa a história.

Apesar do "dente" a menos (3 ficaram de 4 iniciais) o copo superior também saiu com a ferramenta Cyclus. Era altura de montar os novos copos, um pouco de massa, dar uso às novas anilhas e a caixa entrou no quadro sem problemas, foi só montar tudo pela ordem inversa e a bike ficou pronta. No dia seguinte com 100 km e 3000m de acumulado, não houve problemas, nem depois disso.

Agora a questão: tinha uma ferramenta partida (mas utilizável) ao fim de 1 uso, o que fazer quando ela tinha gasto cerca de 18 euros para chegar até mim?

Resolvi enviar um e-mail para a loja bike-discount a contar o sucedido, se levantassem problemas já tinha o contacto do fabricante Cyclus comigo. A loja respondeu ao e-mail prontamente no dia 7 de Maio, viram a foto e pediram que lhes enviasse a ferramenta pelo meio mais barato possível que enviariam uma nova e devolveriam os meus portes.

Excelente, era mesmo isto que queria ouvir (ler). Tratei de guardar a ferramenta numa caixa muito bem acondicionada (a peça pesa cerca de 700g) para que sobrevivesse à longa viagem e enviei por correio registado para não me arriscar a ficar sem a mesma. Devido ao registo consegui fazer o tracking pela net quase até ao destino.

O tracking não é muito preciso no país de destino, tive de ligar para a loja a saber se tinham recebido (no site do tracking dizia: "entrega não conseguida").

Após algumas tentativas lá consegui chegar à fala com o meu interluctor, a peça tinha chegado há uns dias e já me tinham enviado uma nova. Porreiro, era isto que queria saber, aguardei então que chegasse a nova ferramenta. Passado uma semana deste telefonema chega-me às mão uma caixa da bike discount com um enorme buraco e um peso demasiado leve para ter a ferramenta lá dentro. Quem recebeu a encomenda no serviço não reparou nisto (só eu sabia quanto deveria pesar).

16 de Maio
Desilusão, ainda nem tinha sido reembolsado dos 8.5 euros que tinha custado o envio e agora estava sem a ferramenta. Liguei para a loja, tirei uma foto à caixa antes de a abrir e só a abri ao telefone com a loja. As minhas suspeitas estavam certas, a caixa estava vazia, só uma factura proforma e papel manteiga para encher. A caixa estava vazia e maltratada. Fiz questão de explicar à loja que no meu local de trabalho ninguém poderia ter ficado com a peça, logo ou tinha sido roubada pelo caminho ou então a ferramenta (por ter arestas vivas) tinha furado a caixa e estava perdida algures pelo caminho.

"No problem", vamos enviar-lhe uma nova. Expliquei novamente que eu nunca teria aceite uma caixa naquelas condições, mas quem o fez não sabia o seu conteúdo nem reparou que podia faltar algo. Ora agora era mesmo muito azar, depois de uma ferramenta parida, tinha agora de pedir que me enviassem uma 3ª ferramenta porque a 2ª se tinha perdido algures.

Contudo a paciência da loja foi chegando e hoje liguei a saber da ferramenta, explicaram novamente que eu deveria ter apresentado queixa junto da transportadora, mas como não tinha sido eu a receber, lá me foram dizendo que enviavam a peça.

Meia hora depois desta conversa tocam à porta no meu serviço, o carteiro trazia para mim uma caixa da bike-discount, com o aspecto e o peso certo. Aproveitei e comentei com ele o sucedido, alguém recebera a caixa já vazia sem reclamar. Fiquei a saber que se escrever "Seja verificada" depois da assinatura, posso reclamar o seguro em caso de estrago/perda. O carteiro foi honesto ao dizer-me que não sabia o conteúdo nem o peso que a embalagem devia ter (só mesmo eu é que sabia isto).

Resultado: após uma semana da caixa vazia recebi finalmente a ferramenta (muito bem embalada desta vez) e entretanto já tinha recebido de volta os 8.5 euros do envio.

Ora aqui fica a moral da história, não é por ser on-line e na Alemanha, que as lojas deixam de apoiar os seus clientes. Não sou habitual nesta loja em concreto, mas o facto de me terem resolvido o problema totalmente e com celeridade deixa-me ainda mais confiante nas compras online.

Jepas
 

fg

New Member
Re: Caixa Headset - Montagem e reparação da sua ferramenta

Ora aqui está uma grand'a crónica.
E original !
:clap:

A aventura da ferramenta foi quase tão atribulada como a do pneu no S3K :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Abraço
 
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