Constipações e Gripes

MrOverclock

New Member
Re: Constipações e Gripes

eu fiz esse tratamento durante uns 2 anos, mas ao 3º mesmo depois de fazer o tratamento tive alergias muito más mesmo, mal dava para trabalhar.. o que me valia era quando entrava as 18:45 e saia as 7 da manha, porque assim nao sentia tanto. e então deixei de fazer o tratamento, até poruque era chato pa carago

ah.. e normalmente só sinto os sintomas durante a primavera, e inicio de verão... durante o fim do verão as vezes sinto, mas é raro.
 
Pois é! Já há muito me tinha espantado quando ouvi um médico (na televisão) dizer que o que me dizia a minha mãe não tinha lógica. Dizia o sôtor que vestir mais uma camisola ou menos uma tem mais a ver com conforto do que com protecção face a gripes e constipações. Acrescentou ainda que, realmente, o frio faz com que haja mais contaminações mas porque as baixas temperaturas aumentam o período de vida dos vírus. Havendo, por isso, maior probabilidade de o pessoal se infectar...
 

andrextr

Active Member
àesperadascale said:
Pois é! Já há muito me tinha espantado quando ouvi um médico (na televisão) dizer que o que me dizia a minha mãe não tinha lógica. Dizia o sôtor que vestir mais uma camisola ou menos uma tem mais a ver com conforto do que com protecção face a gripes e constipações. Acrescentou ainda que, realmente, o frio faz com que haja mais contaminações mas porque as baixas temperaturas aumentam o período de vida dos vírus. Havendo, por isso, maior probabilidade de o pessoal se infectar...

Exacto! De facto o vírus vive melhor no frio.
Por um lado até é bom, porque senão ele infectava os pulmões (37ºC) e estavamos sempre com pneumonias.
Como ele gosta mais do frio só infecta as vias respiratórias superiores, que estão mais no exterior do organismo e portanto estão mais "frescas" (+/- 35ºC).
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
No site da Real Federação espanhola de Ciclismo, da equipe médica da RFEC.


¿COMO PUEDE EL EJERCICIO FÍSICO MODULAR EL FUNCIONAMIENTO DEL SISTEMA INMUNITARIO?


En este sentido parece ser que el sistema inmune ha de responder ante la situación de estrés fisiológico y psicológico que significa el entrenamiento y la competición, de manera proporcional a la intensidad y duración de los mismos, y lo que ocurre es que se produce una importante inmunodeficiencia que hace a los deportistas más suceptibles a infecciones y que puede aumentar , además, la severidad de ciertas enfermedades.


Do que sei, nas horas que se sucedem a um treino duro, a capacidade de defesa do organismo baixa abismalmente, havendo depois uma crescente volta à normalidade deste aspecto. Nesse tempo se o atleta é exposto a uma determinada bactéria ou virus está muito mais susceptível de sêr infectado que uma não atleta, muitas vezes. Sei disto na pele do meu atleta, que no inverno sempre apanhava tudo, assim fossem mais fortes ou longos os treinos. Há formas de lidar com isto, que além da vita-c, são principalmente, evitar a descida acentuada de glutamina, causada pelo treino, suplementando antes e depois do treino quer com glutamina, quer com BCAA, que ajudam o corpo a produzir a sua própria glutamina, não deixando assim cair o sistema de defesa para níveis demasiado perigosos. Para mim o desporto de competição, neste aspecto não trás vantagem, bem antes ao contrário, torna-nos em velhinhos prontos a apanhar tudo o que fôr doenças, e que convém pela nossa saúde que nos defendamos.

paulo marinheiro
 

ByDeR

New Member
Já explicaram basicamente tudo, o frio realmente tem a ver com as condições sociais nessa época, e principalmente porque os rinovirus adaptam-se melhor nessas condições.

O sistema imunitário fica realmente deprimido quando se é atleta e se efectuam grandes cargas de exercício. Ficam não só mais susceptíveis a infecções como a possíveis lesões cancerígenas pois a vossa imunocompetência está diminuída.

A única coisa no post que não é real é isto:

andrextr said:
Durante um espirro ou tosse libertam-se milhares de gotículas de muco em forma de aerossóis (ver imagem). Se a pessoa que espirrar estiver constipada ou com gripe, cada gotícula dessas ira conter milhares ou milhões de vírus. Esses vírus ficam espalhados pelo ar, dentro das gotículas do espirro e conseguem sobreviver durante duas horas. Basta um de nós inspirar uma gotícula daquelas pelo nariz, e é o suficiente para ficar infectado. Vocês entram no autocarro, entretanto há meia hora atrás esteve ali alguém constipado que tossiu ou espirrou, é o suficiente para vocês agora inspirarem uma deliciosa gotícula de muco cheia de vírus apetitosos.

Para ficar infectado tem de se ser submetido a uma grande carga viral, não basta uma gotícula :mrgreen: . A nossa imunidade inata é uma barreira bastante forte. Se assim fosse, estávamos constantemente doentes. Não vos passa pela cabeça a quantidade de agentes patogénicos a que são expostos diariamente. Se fosse assim tão fácil ficar infectado, passávamos o ano inteiro de baixa :lol:

Cumps
 

andrextr

Active Member
Eu ainda sou bastante leigo em imunologia, mas do pouco contacto que tive com esta área, posso-vos dizer que isto é um mundo extremamente complexo! Ainda hoje se estão a descobrir células novas do sistema imune, cujas funções levam um grande ponto de interrogação em cima.

Devido à complexidade que este sistema têm (acreditem em mim, é mesmo complicado :mrgreen:) não é difícil de eu aceitar que um exercício de competição regular afecte o sistema imunitário de algum modo. Mas sinceramente, acho que ainda temos que perceber muitas coisas primeiro antes de perceber de que modo é que o exercício afecta o sistema imune. Não deixa de ser uma área interessante!


A única coisa que vos posso dizer é que quem faz exercício físico apanha mais sol (normalmente). Ora, nós precisamos do sol (radiação UV), em quantidades moderadas, para sintetizar vitamina D na nossa pele. Sabe-se hoje que a vitamina D têm um efeito imuno-regulador. (não se sabe o efeito exacto e o porquê, mas sabe-se que tem esse efeito).

Actualmente estão a ser feitos muitos estudos entre a Vit.D e o sistema imune.

Posso-vos adiantar que, doenças auto-imunes como a Esclerose Multipla, existe uma maior incidência em países que estão muito a Norte e muito a Sul (Irlanda, Canada, Nova Zelândia) onde a exposição solar é menor. Países mais no equador (baixas latitudes) como México, India, países Africanos, onde a exposição solar é maior, a incidência da doença é muito baixa. Nós temos uma incidência média, mas a avaliar pelo tempo, daqui a uns anos passa para baixo risco. É bom por um lado, e mau por outro... :s

Portanto isto é tudo muito complicado... Então no que diz respeito a doenças auto-imunes (onde o sistema imunitario ataca o nosso proprio organismo) a coisa é mesmo bastante complexa! Bem, não vos quero deixar hipocondríacos :mrgreen:


PS: Ups, não reparei no Post do ByDeR na 2ºpágina

ByDeR, pois isso foi uma maneira de falar. Não sei se é preciso uma gotícula ou mais, e acho que não deve haver estudos sobre isso. O que sei é que 95% das pessoas que entra em contacto com o vírus desenvolve a infecção, pelo que o vírus é extremamente eficiente a infectar. Não sei a quantidade de vírus que têm uma gotícula, mas depreendo que devem ser muitos. Sim a imunidade inata despacha logo muita bicharada mal que entra. Mas se for um virus "novo", não sei até que ponto existem anti-corpos específicos (IgA) em quantidades suficientes nas mucosas para o despachar. Daí a questão que referiste de quanto maior a carga viral maior a probabilidade de infectar.
 

ByDeR

New Member
Sim realmente o vírus tem uma eficiência bastante elevada na propagação, achei foi que o parágrafo estava um pouco exagerado :mrgreen: , de qualquer modo transmite a ideia, é isso que é importante.

Lembrei-me agora de outra razão pela qual as épocas mais frias fazem as pessoas mais susceptíveis a possíveis infecções. Tem a ver com a acção do frio nas mucosas, como ficam mais secas, ficam debilitadas na função que deveriam ter na imunidade inata. A produção de muco também fica mais debilitada, é como se abrisse um pouco mais a porta a estes agentes patogénicos.

De qualquer modo, não é de todo vestir mais roupa que vos protege mais das doenças :lol:

Cumps
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
A incidencia de infecções nas vias respiratórias no inverno que afectam grande parte dos ciclistas e é o principal problema de saúde que afecta este desporto, têem grande parte ou quase tudo a vêr com a temperatura do ar muito frio, e pela velocidade e quantidade de passagem desse ar devido ao exercicio. As vias respiratórias ao serem expostas a esta agressão ficam "feridas", digamos assim, o que notamos quando respiramos com profundidade ar frio, que nos dói o nariz, e se insistirmos ficamos com ele a pingar, vermelho e tapado, depois e ...doente. Penso que depois devido à frequencia desta agressão, o sistema imunitário fica alí debilitado e com o esforço concentrado aí, logo mais susceptivél e vulnerável a outras infecções. Se respiramos mais pelo nariz para não irritarmos os bronquios, "queimamos" o nariz, se usarmos mais a boca, poupamos o nariz e o problema dá-se nos bronquios. O conselho do Prof. Algarra é treinar aquando em condições de muito frio, com algo à frente da boca e nariz, tipo cachecol, o que permitirá aquecer préviamente um pouco o ar. Atenção à confusão por vezes que os médicos sem sêr de desporto fazem entre esta afecção própria deste desporto, e a bronquite asmática crónica e genética. Não sabendo bem sobre ciclismo, os sintomas e radiografias que se fazem, dão o mesmo veredito, e fácilmente ouves que és asmático.
 

h2o

New Member
Com os assuntos relacionados a renite provocada por alergias faz com que se respire mais pela boca, uma entrada mais fácil para vírus, por outro lado com frio intenso existe realmente muito mais conforto em varios anos que andei(e de longe a longe ainda ando) de moto com bastante frio(-5 a 10ºC) com um cachecol á volta da boca/nariz sendo pré-aquecido pela expiração e assim tenho a inspiração uns graus superior :wink:
 

Chaves

New Member
Bons dias.

Pela primeira vez soube o que é um valente empeno, não pelo esforço ou dores musculares mas sim por essa tal imunudefeciencia que tanto se fala que ataca os ciclistas/bttistas, não sou de todo um pró, apenas gosto de dar as minhas voltinhas domingueiras disfrutando da vista e boa companhia.

No domingo passado fui dar uma volta com o pessoal da zona, foi uma volta puxadita em zonas bastante ora solarengas ora cobertas e bastante frias, tudo bem ja ia preparado, calças, jersey e casaco a prova de vento, tudo muito bem nada notei durante a volta, so depois de chegar a casa e depois do banho começei a sentir uma forte dor de cabeça, chegando a noite tinha 39,4 de febre, so hoje terça-feira consegui baixar a febre.

Ja li algo sobre o assunto aqui no forum sobre o puderemos tomar para evitar estas "gripes", a vitamina C e BCAA+ Glutamina, gostaria que os entendidos falassem mais sobre o vestuario, será bom ou não vestir mais roupa nestes casos de frio, ou 2 camdas de roupa chegaram, tipo 1 camisola interior propria para desporto que dissipa a transpiração e respectiva jersey, calças.

Obrigado
 

Chaves

New Member
Pareçe que toda a gente tem medo que lhe pege a gripe, não tenham medo! instalem o antivirus antes de responderem!!! :mrgreen:

Va la pessoal digam alguma coisa...

E sobre aqueles gorros, que so deixam os olhos a mostra, alguem ja usou? dificulta a respiração?

Obrigado
 

Cândido Morais

New Member
Não acho que seja a quantidade de roupa que levas que te vai evitar as constipações, mas sim as variações de temperatura que sofres ,
por em exemplo em Chaves (Cidade não o teu nome ) com temperaturas proximas de zero nunca me constipei ,
na zona de pombal , quando iniciava estava sol, ao fim da tarde arrefecia e era constipação certa,
em relação á roupa depende do que vou fazer se for fazer uma prova levo o menos roupa possivel porque não temho paragens, se for em grupo levo a mochila e se sentir calor tiro o casaco e guardo na mochila
 

Chaves

New Member
Boas

Sim eu compreendo essa da variação da temperatura, e sei que existem sitios muito mais frios que a zona Oeste, mas nesta zona ( da Nazaré até Torres Vedras até Cadaval) existe um sacana de um micro-clima que deixa muita gente surpreendida, o frio pode estar em todo o lado mas a humidade aqui é muito superior.

Claro que a roupa não vai evitar a apanhar uma gripe, mas pode ajudar ou a dificultar a mesma era esse o meu interesse de que me esclarecessem.

Obrigado
 

andrextr

Active Member
Cândido lê o primeiro post deste tópico....

Mais uma vez as constipações são provocadas por um virus que passa de pessoa para pessoa durante os espirros e a tosse... o chamado contágio por via aerea. Não tem nada que ver com temperaturas e afins... Portanto atenção a locais fechados com muita gente (emprego, transportes publicos, salas de aula, salas de espera..) isso sim é que são os sitios por excelencia para apanhar uma constipação...

Quando eu falo de constipação falo do tipico "pico na garganta" que corresponde à infecção pelo rinovirus nesse local e dos sintomas tipicos duma constipaçao ... não estou a falar de alergias, sinusites nem coisas afins que muita gente constamente as confunde ou as chama de constipação...são coisas diferentes.

Chaves said:
mas nesta zona ( da Nazaré até Torres Vedras até Cadaval) existe um sacana de um micro-clima que deixa muita gente surpreendida, o frio pode estar em todo o lado mas a humidade aqui é muito superior.

Eu faço parte dessa zona, sou do Ramalhal, e hoje estavam -1ºC as 8h00, tudo branquinho..... em contrapartida quando chego a Lisboa está muito mais calor (7ºC de diferença à vontade). Mas isto não tem nada que ver com constipações, a unica coisa que tem que ver é que o corpo têm que se manter a 37ºC pelo que é desconfortavel apanhar frio .
 

Chaves

New Member
Ok prontos ja percebi :roll:, o frio não tem nada a ver, é só uma espécie de singletrack para a gripe :wink:, pareçe mesmo que a solução é fechar a boca, nariz e esperar ter sorte :zezus:
 

Cândido Morais

New Member
andrextr
Tu tens razão no que dizes, eu so falo nas constipações, para falar a mema "linguagem", eu proprio quando ficava doente pensava que era constipação mas quando foi ao medico ele disse que era alergia ao frio, mas tambem acho que as variações de temperatura enfraquecem as nossas defesas!
 

Chaves

New Member
Isto afinal já não é gripe, estava achar tempo demais para continuar a febre :roll:, afinal já é amigdalite e reação alérgica ao antibiotico, fiquei vermelho que nem um cacho, estou tramado com isto fonix, so me calham é destas cenas :roll:, e ainda por cima para a semana é a maratona de Abiul, bem a maratona ja não vou de certeza, será que vai dar para ir ao passeio? Alguem ja passou por isto? Poderá existir complicações!

Ainda faltam 9 dias para Abiul, será o suficiente para a recuperação ou é melhor levar só a maquina para tirar umas fotos :roll:
 

Odin-Trek

New Member
Só uma achega tenho rinite alérgica diagnosticada e os sintomas que mais me afectam são os que já foram descritos, espirros, lacrimejar dos olhos constantes e muita expectoração, agora a sazonalidade pelo que me disse o médico é variável, no meu caso a altura critica do ano é o outono, altura em que deixa de estar tempo quente e começa a ficar mais fresco.
Mas tudo isto é relativo, às vezes basta entrar num sitio onde estejam a fumar e pronto já está!!!! espirros a toda a hora.
Já agora as análises que fiz diagnosticaram alergia aos ácaros do pó, o que é muito dificil de evitar.
 
Já agora ainda nada foi dito em relação a isto... se o corpo "aprende" a defender-se de determinado virus (da gripe por exemplo) porque é que voltamos a ter gripe? A explicação que conheço (e esta penso que não seja mito) é que o virus da gripe sofre mutações todos os anos, daí ser necessária uma nova vacina todos os anos. Já agora também sei que existem ao mesmo tempo várias mutações do virus, as vacinas são contra a ou as mais comuns em determinada altura/ano, daí a vacina ajudar bastante, mas não eliminar completamente a hipotese de se apanhar gripe.
Já agora ontem fui ao medico, porque estou com tosse e dor de garganta, não é costume ir logo disparado ao médico, pois tenho a noção que com ou sem medico isto acaba por passar, mas desta vez como o troia-sagres esta ai à porta, resolvi ir. A médica nem me receitou nada disse que não serianada de especial e que essa dor e tosse são normais devido às constantes alterações de temperatura.

Já agora relativamente à história de vestir o casaco para não apanhar frio, a minha teoria sempre foi que apanhando frio o corpo "distrai-se" a aquecer e facilitava a entrada de virus! Mais ou menos como a história da paragem de digestão!
 
Top