Como converter rodas convencionais em UST - Home made

fitty77

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bururu said:
Nozes said:
Eu,por exemplo!
Há 3 meses,sem problemas...ainda ontem andei nas pedras de Porto de Mós,e nada de furos/rasgões/percas de pressão.
E usas com rodas tubeless ou também são convertidas?
Foi muito difícil de vedar os pneus?

Eu uso um Karma atrás. Foi um pincel para o conseguir enfiar dentro do aro.... Mas depois, ao encher, vedou num instante. Durante uns dias perdeu algum ar, e aqueles picos do fabrico do pneu, os que existem de lado, ao passarem em pedras, se um é cortado, vai haver fuga de ar, e alguma dificuldade para manter pressões altas no interior durante algum tempo. Ainda por cima, é um pneu que funciona terrivelmente com pressões baixas (mesmo muito mau, o pneu em curva fica sem nenhuma aderência e com um comportamento incerto, dobrando muito), mas que com pressões relativamente altas se porta muito bem (pelo menos atrás), rolando bem e com boa tracção face à pressão usada. Estou a gostar. À frente não sei o que dizer, pois nunca experimentei.
 

machine

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boas tou com tençoes de converter os meus pneus a tubeless. Sao os specialized fast trak LK? ha algum inconveniente?
cumps, RL
 

elv1s

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São os Sport, ou Control?

É que os Control são próprios para adaptar com a tecnologia 2bliss. Por vezes são bem porosos nas laterais, mas nada que o liquido não vede e ficam excelentes. As laterais do pneu também costumam vedar facilmente no aro.

Os sport têm as laterais em arame, e mais finas, são bem mais complicados de conseguir encher e vedar no aro. Mas já consegui meter uns a tubeless e resultou bem.
 

edthelizzard

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Comecei nesta odisseia da conversão em tubeless há 15 dias (entre pesquisas, comprar as cenas, decidir-me a fazer a instalação e ter aquilo pronto para andar). Até agora andava com câmaras-de-ar com líquido (Joe’s No Flats, acho eu) depois de me ter farto de furar em cada saída que fazia, pensei que não tinha outra solução para passar para tubeless sem ser comprar rodas e pneus UST até que ouvi falar de kits de conversão e fiz umas pesquisas aqui no fórum, em lojas online e nas páginas dos fabricantes. Escolhi o kit da Stan’s NoTubes porque me pareceu aquele com melhor relação qualidade/preço, para além de que o encontrei numa loja cerca de € 15,00 mais barato que nas lojas online.


Para já os resultados foram:


Aros Mavic XM317 – tentei usar o sistema de tubeless caseiro (“ghetto tubeless”) com uma câmara de ar de 20” da Decathlon mas aquilo não funciona porque a zona da válvula é reforçada em excesso e o reforço é tão largo que sai fora do aro e o pneu nunca assenta convenientemente no rebordo do aro nessa zona. Li algures que aquilo funciona com câmaras da Schwalbe (que têm a vantagem de virem com válvula Presta desmontável) e de outras marcas, mas ainda não as consegui encontrar à venda. Tenho as rodas agora preparadas através do método “super ghetto tubeless” (aros vedados com fita adesiva extra-forte e válvula Presta recortada de uma câmara de ar usada e vedada com cola de neoprene ao aro) mas não me consigo convencer a meter líquido selante e montar os Michelin XC Road slicks de 1.40” que uso em estrada. Parece-me que falta ali qualquer coisa a vedar e já encomendei 2 fitas Maxxis 26A2 para vedar aquilo como deve ser.


Aros Mavic Crossride – Instalei o Standard Kit da NoTubes da seguinte maneira: retirei a fita plástica do aro, colei a fita protectora que vem com o kit, recortei a fita plástica original na zona da válvula e reinstalei-a no aro e finalmente instalei a fita de borracha (aquela com a válvula integrada)por cima. Tentei usar uns pneus Hutchinson Spider Tech+ Air Light 26X2.0 com cerca de 4 anos e consegui selá-los bem na zona do aro embora um deles tivesse que ser remendado num dos flancos por causa de um furo que o líquido se recusava a selar permanentemente - é um furo minúsculo, quase uma porosidade, mas que mesmo seguindo as instruções e deixando repousar o pneu na horizontal por 1 hora e mais voltou a abrir e perder ar quando o montei na BTT; tentei vedar aquela zona com cola de remendo, com cola de neoprene e finalmente com um pedaço de câmara-de-ar colado com cola de remendo mas para já desisti de usar aquilo por manifesta falta de confiança no pneu; usei-os para uma volta de 30 km sem problemas a passar por cima de tudo, desde raízes a silvas, a mato, a pedras afiadas e aguentaram tudo (carreguei duas câmaras de ar… por causa das coisas), no entanto o pneu que falei antes voltou a perder ar em repouso e pela mesma zona do mesmo flanco e pelo que vi há mais que um furo naquela zona, porque o ar estava a sair por um furo ao lado do remendo que tinha colado e portanto desmontei os dois Hutchinson das Crossride, não vá quilo dar o berro a meio do monte.
Estou agora a instalar um Specialized Roll-X Pro 26X2.0 (bastante poroso nos flancos e vai dar trabalho na zona do aro) e um Maxxis Larsen TT 26X2.0 (menos poroso nos flancos e com um ajuste perfeito na zona do aro, vedou mesmo sem líquido). Qualquer um destes teve de ser cheio a primeira vez (sem o líquido, só para testar o ajuste) com CO2 porque a bomba de pé não tinha débito de ar suficiente mas já tenho um mini-compressor que me emprestaram e vou testar a encher com isso.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Ontem eu e um amigo convertemos uma roda dele só para experimentar. Já tinha a garrafa de litro de Joe's quase cheia, a fita adesiva resistente dos chineses e uma valvula presta recortada de uma câmara da Schwalbe a mais, por isso não se perde nada em tentar. Chega a hora de encher no compressor e começa uma luta interminável para aquilo enchher. Depois de desistir e voltar a tentar várias vezes, e já quase a desistir definitivamente, e de já ter entornado o pouco líquido que meti lá dentro quase todo, aquilo lá se resolveu a encher, depois o líquido foi fazendo o seu trabalho nos flancos, só se via era bolhinhas brancas entre o pneu e o aro.

Os pneus são os Michelin XCR Dry2 2.0

Mais tarde venho relatar se ficou bom ou não, ainda está um pouco à experiência, e tenho de por mais líquido lá dentro que não ficou com nada.
 

edthelizzard

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Últimos resultados da minha odisseia pelas terras do tubeless:
O Specialized está a mostrar-se duro de roer,tentei selar com líquido da Bontrager e nada, passei para o NoTubes e melhorou um pouco, mas desde ontem ainda continua a perder ar pelo rebordo do aro e as porosidades dos flancos não há maneira de selarem
O Larsen teve de ir à bomba de gasolina para conseguir reter ar (é necessário um débito grande de ar para o fazer inchar e ajustar ao aro) mas vedou bem no rebordo do aro com qualquer dos líquidos, agora está com NoTubes mas nem este nem o Bontrager vedam bem as porosidades dos flancos, embora o NoTubes me pareçe ter feito melhor trabalho.
Daquia pouco vou montar aquilo da KátiaBánessa e vou dar uma volta em cima dela para ver se ela aguenta comigo.
 

edthelizzard

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A KátiaBánessa aguentou uma voltinha pelos lados de Sicó e o Larsen que está montado à frente está a reter bem o ar. No entanto a meio ainda tive de parar para acrescentar ar à roda traseira porque o Specialized continuava a perder ar e eu não arrisquei a ele vazar de vez e ter de estar no meio do monte e quase de noite a montar uma câmara de ar para chegar a casa. Amanha vou ver como é que aquilo reteve ar durante a noite, mas pressinto que vai estar um bocado em baixo de pressão, os flancos parecem collants de senhora de tanto poro que têm...
 

Victor Br

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Ontem coloquei mais 15ml de selante Joe's em cada roda.
Ultilizei uma seringa plástica de 20ml.
Continuo na esperamça de fixar a pressão nos pneus.
Por enquanto vejo-os parados na faixa dos 15-20 psi.
Mistério... :roll:
 

edthelizzard

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O Specialized tem-se aguentado mas perde muito ar, não é solução de futuro. Vou testar um Hutchinson barato que comprei na Decathlon.
Ah, e já chegaram as fitas da Maxxis para converter as rodas que vinham originalmente com a bike (aros XM 317), já estão montadas nos aros, agora é só ver o resultado com um pneu e ar.
 

elv1s

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Cuidado com expeririencias com hutchinson. Pois é uma marca não recomendada no site da Notubes por ter laterais mais fracas, e mesmo assim, eu teimei em testar. O resultado foi que um belo dia a rolar devagar numa subida o pneu saltou do aro. Nem quero imaginar as consequencias se tivesse sido uns metros antes....
 

edthelizzard

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o Hutchinson é um Iguana e não é em versão Air Light como os Spider que montei no princípio. Tem aparência mais robusta... e pesa bem mais que os Spider, não creio que vá ter problemas com flancos frágeis.
Mas não tenho assim tantas queixas dos Spider quanto isso... só que apenas cheguei a essa conclusão depois de montar o Specialized, esse sim deu-me verdadeiras dores de cabeça!!!
Quanto ao ajuste ao aro aquilo fica sempre um pouco estranho, porque o rebordo do pneu parece-me ter sempre ficado descentrado do rebordo interior da jante. Mas depois de montados e selados nunca perderam ar pela união pneu/jante, apenas um deles, como referi, perdia ar pela lateral no que eu nunca cheguei a perceber se era apenas um ou mais que um furo. Foram bons para testar o sistema mas desmontei-os porque não me davam muita confiança e porque não preciso de tacos tão pronunciados no verão.
 

afonso

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Boas
Depois de ler e reler este tópico resolvi por mãos á obra.
Comprei uma camara de ar de 20 na Decatlon.
Depois limpei bem o aro “Mavic 221 V-Brake”,depois passei 3 voltas de fita Tesa no centro do aro,enchi a camara de ar e montei no aro, bem centrada cortei pelo centro.
Depois montei o pneu Hutchion Python Air Light 26*2.00 enchi-o sem liquido,passo muito importante já que nos mostra as condições do pneu, tinha dois furos bem grandes,.
Nota este pneu já tinha rolado uns 500 km.
Depois fui ao meu vizinho da loja de pneus,e vulcanizou-me os ditos furos já que estes pneus são muito finos não dá para levar tacos.
Reparados os furos toca encher novamente sem liquido para comfirmar o estado do pneu,ainda tinha um pequeno furo ,mas optamos por colocar o liquido” http://www.punctureseal.com/” para testar neste furo.
Pneu bem cheio,rolando e batendo no chão o furo desapareceu.
A parte mais dificil é o cortar o excesso de borracha é necessario muita atenção se não lá se vai o pneu


Hoje foi dia de teste ao sair de casa toca a subir degraus até chegar aos trilhos.
Nos trilhos escolhi os que continham mais paus e silvas e buracos :twisted:
Nesta escolha cai numa vala e que vala daquelas quem passa é só o condutor por cima da burra,quando bati no fundo da vala senti o pneu vazar “pensei lá se foi o tubless” depois de me levantar foi verificar o pneu mas só tinha perdido um pouco de ar.
Meia duzia de bombadas e estava novo :lol:
Melhor teste eu não esperaria, agora só falta ver em que estado estará amanhã na garagem.
Valor deste trabalho 3€ já que o meu vizinho me ofereceu os remendos e o liquido :wink:
Um abraço
afonso
 

Feliteira

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Boas,

Depois de ler TODAS as páginas deste tópico e aproveitando que precisava de trocar de pneus experimentei o método referido neste tópico.
Partilho convosco os materais e resultados obtidos:

Rodas: Mavic CrossRide V-brake 2008
Pneus: Schwalbe Racing Ralph Evolution 2.1
(Nem penus nem rodas são para tubless)

Fita adesiva: Pattex Extra Power
Pipo do tipo Schrader sem rosca (retirado de câmara-de-ar da Decathlon).
Liquido NoTubes.

O teste foi feito na roda da frente para começar:
2 volta de fita no aro, pipo colocado e mais fita por cima do pipo;
Pneu untado com água e sabão nas laterais;
2 "copinhos" e meio de liquido para dentro do pneu;
Montagem do pneu na vertical, compressor, dá-lhe gás e...

Montagem perfeita à primeira tentativa! 8)

Pressão de 80psi no pneu, começam as fugas, comecei a rodar o pneu, o liquido começou a vedar, mais fugas, mais rodagem de pneu... e o liquido tapou tudo!
Hoje de manhã quando acordei fui ver e... pneu continua cheio apesar de notar uma ligeirissima perda de pressão... :wink:

Hoje vou fazer o mesmo processo na roda traseira. Falta baixar a pressão dos pneus para valores normais e testar fazendo uns kms na estrada...
Em breve mais noticias. :wink:


Cumprimentos
 

afonso

New Member
Boas
Novidades :D :D o gajo "pneu" está novo e a vender saude :lol: :lol:
Agora só falta tentar no pneu de tras com o aro Mavic 317-v-brake e um Maxxis Larsen 1,9 em breve.
Alguem já testou este conjunto com dita camara ar de 20?

um abraço
afonso
 

pp155

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Ontem meti mãos á obra:
fita-isoladora bricomarche +-4€
liquido joe´s +-8€
pipo retirado de uma camara de mota já usada 0€
fita cola que ja tinha em casa
Depois de seguir todos os passos descritos o incrivel aconteceu, peneu da frente larssen tt ainda se econtra cheio, quinta teste no mato se aprovar tubless para a roda de traz.



#-Por +-12€ fico com as 2 rodas tubless, o que é um optimo investimento, mudo não por ser uma moda mas para ver se me safo melhor com os furos e popo em camaras de ar.
 

fitibomba

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Tenho uma questão: Tenho umas mavic crossride e o buraco da válvula é do mais largo, ou seja, tipo presta...Dá para inserir o pipo de uma câmara de pipo largo ou tem na mesma que ser aquelas shraeder que vêm nos kits?
 

afonso

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fitibomba said:
Tenho uma questão: Tenho umas mavic crossride e o buraco da válvula é do mais largo, ou seja, tipo presta...Dá para inserir o pipo de uma câmara de pipo largo ou tem na mesma que ser aquelas shraeder que vêm nos kits?
boas

Há aqui uma pequena confusão:

Valvula Presta=Fina
Valvula Larga=Schrader

Se o buraco for largo suporta as duas
Atenção para levar a Presta tem que levar uma anilha de rosca para apertar junto ao aro.
se for buraco estreito só leva presta ou fazer o buraco mais largo.
E há kits com os dois tipos de valvulas.

Já agora a minha experiençia com o Maxxis 1.90 de arame e camara de ar cortada.
Não consegui porque junto ao aro o pneu perdia imenso ar nem valia a pena por o liquido.
Voltarei a tentar quando comprar um novo mas de kevlar.

um abraço

afonso
 

fitibomba

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Sim tens razão..engano-me sempre nos dois tipos de válvula.

Mas a minha questão reside no seguinte: não há portanto problema nenhum em colocar uma válvula das mais grossas neste tipo de operações?Estou a referir-me à operação de cortar o pipo de uma câmara de ar e colar no aro, tal como é referido logo na 1a pagina.


PS: já alguém pôs pneus IRC como tubeless.segundo o site da notubes não é aconselhável por terem paredes finas...no entanto caso alguém tenha experimentado...

cumps
 
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