Como converter rodas convencionais em UST - Home made

FMCurto

Active Member
Gorilla tape é o nome fino que se dá àquela fita grossa preta (ou cinza) que tb encontras em qualquer chinês.

Um "truque" que funciona na maioria dos pneus/aros é passar o desmonta para montar parcialmente o pneu antes de lhe dar ar, assim (ver minuto 2.00) :

[video=youtube;WyF29qi82Ws]https://www.youtube.com/watch?v=WyF29qi82Ws&feature=youtu.be&t=2m[/video]
 
Last edited:
FMCurto, não me leves a mal, mas de todo, não! Gorilla tape e American tape têm as suas diferenças, aliás, se vires os melhores tutoriais de ghetto tubeless, especifica que se deve usar gorilla tape e não american tape normal.
Já usei as duas e posso-te garantir que não são iguais. A gorilla tape bastante mais resistente e tem uma cola bastante mais eficaz, e carregar no bastante! A american tape 1 mesito até aguenta, depois começa a descolar e a deixar o liquido entrar para o aro.
Até já vi usarem fita de isolamento elétrica só LOOOL. Não digo que não dê. Mas as consequências caso corra mal, não são nada aconselháveis.

tucano10 eu comprei no ebay. 20€ 30metros por 48mm. Tens que cortar a fita à medida da largura interior do teu aro e tens fita pa vida. Aliás, esta fita até boas protecções de escora dá (para quem tem desviadores shadow plus e não tem tantas batidas de corrente).
 

FMCurto

Active Member
Isso já são Ghettos muito finos :)

Pessoalmente uso jantes UST quando foi altura de escolher preferi essa segurança extra, mas acho que se formos vêr o catálogo da Tesa deve haver fitas de qualidade comparável à Gorilla, eles até têm umas para reparações temporárias de fibra de vidro em barcos e outras de alumínio para superfícies metálicas que dizem resistir a tudo e mais alguma coisa.
 
A minha American tape ou Duct Tape era a Tesa Power Extra acho, que até foi relativamente cara. E sem referir o facto de que se a tirares, a camada de cola separa-se do revestimento plástico e é uma dor de cabeça tirar aquilo do aro!
Na gorilla Tape não acontece isso. É mais grossa, rede mais espessa, cola bastante mais potente ;)
 

Diogo112

Member
Até só com fita isoladora consegues fazer o tubeless!

Eu usei sempre o método gheto style, com câmara de ar sobre a fita isoladora e era mesmo dos melhores sistemas, tinha apenas um senão, quando era para meter liquido tinha de abrir a lateral do pneu, não metia pela válvula, pois uso presta, mas no caso das válvulas auto, sacas a miolo da válvula e é só meter liquido sem ter de abrir a lateral do pneu!

Enchimento na bomba para selar com o pneu completamente vazio, metia por exemplo 4,5Bar de pressão e quase sempre na 2ª ou 3ª descarga de ar o pneu "colava".
 
Sim o FMCurto tem razão... Penso que as câmaras de ar da Continental têm dessa válvulas... Sei que já tive câmaras com esse tipo de válvula, que até cheguei a abrir para meter liquido preventivo (dentro da câmara)...
 

passosk58

Member
Boas...arranjei uma nova montada: KTM AERA 27.5 LTD 1964
Quero converter as rodas para tubeless.
Neste momento está assim:
- AROS: KTM Line 27 Ambrosio/Deore
- PNEUS: Schwalbe Rapid Rob 27x2.10 K-Guard

Já li que para passar para tubeless tenho mesmo de mudar de pneus(tb já verifiquei que estes são fraquitos). Os aros dará para converter?
Aconselhem-me p.f. uns pneus com ao relação qualidade preço tubeless-ready. Em relação à medida posso passar para 2.15 ou 2.20 ? Ganha-se conforto assim? Obrigado
 

SeteGu

Active Member
Baratos para tubeless (ready) tens os Michelin Wild Grip em 2.1 ou 2.25.

Por acaso consegui arranjar uns IRC (UST) com uma promoção em loja física por 20€. O modelo é que já não me lembro. Não faço ideia se são bons ou não mas daqui a pouco tempo vou usar para "queimar" atrás e depois provavelmente irei experimentar esses Michelin (para trás).
 
A michelin ultimamente tem deixado um cadito a desejar no que toca a aderência.
Tens os Vittoria Barzo TNT, relativamente leves e por 27,5€ cada um na Decathlon se não me engano. Têm um padrão muito à Continental X-King, ou seja um bom all-around. Ainda não experimentei mas serão os meus próximos.
 

passosk58

Member
Segunda voltinha na AERA 27.5 e cada vez gosto mais...cada vez gosto menos é mesmo da treta dos pneus! - Schwalbe Rapid Rob 2.10
Tenho uns Hutchinson Toro 2.10 na minha 26 e estou com vontade de por estes na AERA..LOL

Já referiram as opções Michelin Wild Grip em 2.1 ou 2.25 e Vittoria Barzo TNT (na Decathlon só tem disponivel 2.1). Confirmam que estes pneus têm uma boa relação qualidade preço?

Será que ganharei conforto e + segurança se colocar por exemplo um Michelin Wild Grip 2.25 à frente e um Vittoria Barzo TNT 2.1 atras? Eu ando pouco em estrada, normalmente é mais estradões, single tracks, bastante XC...voltinhas de cerca de 30 kms com acumulados de 500~600 em terreno como falei atrás..

Obrigado
 

SeteGu

Active Member
Eu já era para ter experimentado os dois mas o Michelin veio com defeito e por isso... ardeu. Agora só daqui a uma semana ou duas mas depois posso deixar a minha primeira impressão.

Eu acho que usaria ao contrário... Michelin atrás e Barzo à frente. Mas é só um palpite... só experimentando.
 
Estou a falar porque tive vários colegas com eles...A maioria trocou-os antes de os gastar. Não sei até que ponto não lançaram agora modelos com borrachas mais moles de XC.

passosk58, tudo depende do teu tipo de andamento, terreno e gosto pessoal. Há quem necessite de pneus mais agressivos para se sentir seguro, e há quem goste que a bicicleta fique mais solta. Com o tempo vais tirando as tuas conclusões, eu por exemplo prefiro um pneu mais ligeiro, não muito largo (cuidado com isto porque varia de marca para marca!), borracha mole por causa das pedras e raizes nortenhas, picos espaçados por causa da ocasional lama/rios, vai pecar nos terrenos moles, mas ai desenrasco-me..
Neste momento estou com os onza canis (muito bons mesmo), tive maxxis ardent e crossmark antes (bastante bons mas gosto mais dos onza), na 26 tive kenda karma (muito polivalente e barato), kenda Sm8 (passados 400kms agarra tanto como ires só com o aro), maxxis larsen e monorail (dos melhores sets de pneus que já experimentei!!!), Rubena (amarravam bem devido à borracha mole, mas a resistência das paredes é uma anedota, quase me iam matando lol)...

Os próximos vao ser os vittoria, primeiro porque são a antiga Geax que ouvia falar bastante bem, depois porque são iguais aos X-King que também ouço falar bastante bem mas por menos 20€ cada (borracha mais dura um bocadinho), são leves, as paredes são relativamente grossas, e têm aquela parede cinza que vai ficar a matar na minha bike lol
 
Last edited:

shakeit

New Member
Bom dia!


Já instalei o kit tubeless. Ainda não consegui testar com km's, ainda só às voltas para o líquido se espalhar. Que cuidados recomendam ter? Parece-me, parece-me que as rodas estão a perder um bocadinho de ar, mas pode ser impressão minha, amanhã de amanhã é que vou ver.


Edit: hoje de manhã os dois pneus estavam em baixo. O frasco do líquido diz para se os pneus perderem pressão para lavar com sabão para detectar as fugas. ja o fiz... Mas na acho que seja resolução para a coisa...
 

adofr86

Member
Isso é só para detectar as fugas, não vai resolver nada.
Para resolver, se for uma fuga pequena deves encher o pneu, deixar a roda montada na bike com a fuga voltada para baixo e deixar ficar para que o liquido possa cumprir a sua função.
 

shakeit

New Member
Boas noites maltas,

Tenho andado a encher os meus pneus de 3 em 3 dias +/-.. Quanto a isto não há muito a fazer certo? a questão é que tenho pequenos "derrames" de líquido selante pela parede exterior do pneu. E quando encho o pneu, esses derrames começam a borbulhar. É normal?

Cumprimentos
 

adofr86

Member
Os pneus normais são mais porosos que os pneus tubeless, mas normalmente acabam sempre por deixar de perder ar pelas laterais. Se isso ainda está a perder assim tanto ar pelas laterais do pneu é porque os pneus são demasiado porosos e podem não ser bons pneus para converter para tubeless.

Vais ter de meter mais selante porque já deves ter perdido bastante.
 

adofr86

Member
Antes de desistires da conversão tubeless com esses pneus experimenta meter mais selante (se ainda tiveres) de preferência pela válvula para não estares a descolar os pneus. Depois de meteres o selante enches os pneus e deixas os pneus a repousar na horizontal em cima de baldes durante umas horas, depois rodas o pneu e deixas a repousar voltado para o outro lado, com isto o selante vai ficar em contacto com a lateral e em principio deve tapar esses buracos que o pneu tem e que o tornam poroso.

Se resolver está pronto.
Se não resolver mas vires que perde menos ar volta a colocar os pneus em cima dos baldes.
Se continuar a perder a mesma quantidade de ar tens duas opções, uma é comprar outros pneus para fazer a conversão, a outra é tirar o kit de conversão e meter umas câmaras de ar para gastar esses pneus, mais tarde usas o kit com os próximos pneus que comprares.
 
Last edited:
Top Bottom