Estou a falar porque tive vários colegas com eles...A maioria trocou-os antes de os gastar. Não sei até que ponto não lançaram agora modelos com borrachas mais moles de XC.
passosk58, tudo depende do teu tipo de andamento, terreno e gosto pessoal. Há quem necessite de pneus mais agressivos para se sentir seguro, e há quem goste que a bicicleta fique mais solta. Com o tempo vais tirando as tuas conclusões, eu por exemplo prefiro um pneu mais ligeiro, não muito largo (cuidado com isto porque varia de marca para marca!), borracha mole por causa das pedras e raizes nortenhas, picos espaçados por causa da ocasional lama/rios, vai pecar nos terrenos moles, mas ai desenrasco-me..
Neste momento estou com os onza canis (muito bons mesmo), tive maxxis ardent e crossmark antes (bastante bons mas gosto mais dos onza), na 26 tive kenda karma (muito polivalente e barato), kenda Sm8 (passados 400kms agarra tanto como ires só com o aro), maxxis larsen e monorail (dos melhores sets de pneus que já experimentei!!!), Rubena (amarravam bem devido à borracha mole, mas a resistência das paredes é uma anedota, quase me iam matando lol)...
Os próximos vao ser os vittoria, primeiro porque são a antiga Geax que ouvia falar bastante bem, depois porque são iguais aos X-King que também ouço falar bastante bem mas por menos 20€ cada (borracha mais dura um bocadinho), são leves, as paredes são relativamente grossas, e têm aquela parede cinza que vai ficar a matar na minha bike lol