Como aumentar a taxa de hematócrito?

pepebapty

New Member
Boas Pessoal:

Fiz análises de rotina e tenho os glóbulos vermelhos, hemoglobina e hematócrito dentro dos valores normais mas perto do limite inferior, ou seja:

Globulos Vermelhos ( 4.8 ). Minimo 4.5.
Hemoglobina ( 13.9 ). Minimo 13.0.
Hematócrtito ( 40.5 ). Minimo 40.0.

Como é que eu posso subir estes valores com recurso a alimentação especifica e/ou medicação legal ( claro ).

Não me sito cansado mas já andei melhor.Tudo o resto está muito bem ( Figado, rins, glicose, proteinas...).

Obrigado e boas pedaladas
 

pedro lopes

New Member
Há uns anos atrás fiz também umas análises para a medicina de trabalho e tinha uns valores semelhantes aos teus

Na altura a médica disse-me para tomar CENTRUM e MAGNESONA durante 1 mês e depois repetir as análises

De facto ao fim de 1 mês já estava tudo com valores normais

Mas o melhor mesmo é falares com um médico pois estes valores podem derivar de vários factores como o descanso, alimentação etc...
 

j.veiga

New Member
Boas;

Os resultados analíticos que referes não devem causar-te qualquer tipo de preocupação. São absolutamente normais. Se fizeres uma alimentação equilibrada, tendo em conta o teu perfil de treino em termos de aporte calórico, não precisas de suplementos para nada. Contudo, pode privilegiar alguns alimentos ricos em ferro, tais como os espinafres. O que te posso recomendar é o sumo de beterraba; é agradável e podes adicionar cenoura, laranja etc. A beterraba tem um elevadíssimo teor de ferro, fundamental na síntese da hemoglobina.
Os treinos em altitude, as tendas com diminuição da FiO2 (fracção de O2 no ar inspirado) são para níveis de competição em que as diferenças se medem ao milímetro. Dá particular atenção a ingestão de hidratos de carbono para reposição das reservas de glicogénio (fonte de energia para o músculo); massa, arroz e outros cereais são fundamentais.
Ah! Já agora, se me permites, “curte a bike” sem pensares muito nas hemoglobinas e afins. Sabes que quem se mete com médicos e ainda se arrisca a ficar doente. Boas Pedaladas, JV :roll:
 

pintainho

New Member
Grande Pedro. Há quanto tempo!

Metes mais um tópico pertinente, como é teu apanágio. :yeah:
Curiosamente, há um ano, as minhas análises sanguíneas revelaram precisamente o mesmo “problema” que as tuas. :eek:mg:
E no cárdio “acusei” bradicardia sinusal!

O cardiologista (muito bom) explicou-me que o hematócrito baixo se assemelhava à “anemia do atleta”, característica de atletas de fundo e meio fundo; e que deveria estar relacionado com a prática de ciclismo/btt. Não havia razões para preocupação desde que não caísse abaixo dos níveis mínimos. Contudo, deveria continuar com uma alimentação equilibrada e rica em ferro.

Quanto à bradicardia sinusal (frequência cardíaca baixa) ele referiu que é um sintoma saudável e indicia boa condição física. :twisted:

O teu caso parece-me muito semelhante. "Sofremos" do mesmo! :cheers:


Agora para o outro Pedro… o “fraquinho”… o Lopes! :mrgreen:

Baldaste-te um fim-de-semana ao “martírio” e ficaste logo com ganas de vir aqui escrevinhar… Ainda por cima fui eu a escolher os trilhos! ‘tás a topar?! Com “petisco” pelo meio… Uma vinha linda, perto da Bemposta… a mais de 20%... :eish:
Ainda te lembras de Broas? Já tou com vontade de lá voltar!! Não te esqueças dos crampons!! E não chores que eu espero por ti no topo… :mrgreen:

Ahhh... Já me esquecia! E escusas de apagar o teu post aqui de cima... Pois esse aí. Esse mesmo, onde referes as "drogas" que carburas!
É que eu já fiz um print-screen e quando começares a pedalar naquele teu ritmo desalmado, armado em "cão com pulgas", escarrapaxo-te o papel no "fucinho"... :mrgreen:
 

pepebapty

New Member
Boas Pintainho:

Ainda estou à espera que venhas cá acima a Vila Real para descarnarmos o Alvão, a padrela e a falperra! Agora comprei uma bike de estrada ( Lapierre 200 X-Lite ). É uma máquina :shock:! Ando é a ver se arranjo pernas para ela :oops:... ehehehehehe... Apanho cada empeno com esta ginga! Como sabes adoro subir mas com a estradeira e com pratos 52/39 as subidas já me custam mais! Mas vou-as fazendo... Com calma!
Não fiquei preocupado com os valores das análises, pois estão normais, mas não gosto de andar perto do limite inferior! Vou experimentar o Centrum+Magnesona e as beterrabas.
Obrigado pelos vossos conselhos. EPO? Era de certeza brincadeira!

Boas pedaladas :D
 

pintainho

New Member
pepebapty said:
... com a estradeira e com pratos 52/39 as subidas já me custam mais! Mas vou-as fazendo... Com calma! ...

Quando aí for levo a minha estradeira de pedaleira tripla e vamos subir o Viso… pa te ver a arrastar a língua pelo asfalto!! :mrgreen:
 

picos-agrestes

New Member
Caro Batista,

Li a tua pertinente questão, e senti-me responsabilizado pelo teu fraquissimo estado de saude... :mrgreen:

Quando te conheci e ainda nem sonhavas com a bike, os teus 100kilinhos eram de mais........agora que tens o bichinho e que te tornas-te no Indurain do Marão talvez os 75kilinhos sejam de menos......

Ora sendo eu co-responsável na tua panca bttista, proponho que te deixes de mariquices e comas mas é uma boa posta mirandesa, regada com um bom vinho, descanses e depois vais pedalar.

Abraço
Miguel

P.S. Dia 6 lá estou eu e o Rui na tua terra a ver se fazemos o passeio de inverno.Até lá
 

pepebapty

New Member
Miguel picos-agrestes:

Foi exactamente o que fiz nestas férias de Natal: Cabrito, peru, leitão, mariscadas, bons tintos e claro... BIKE! :mrgreen: Ando a sentir-me bem. Foi uma quebra natural. A m**** é uma tendinite no tornozelo esquerdo que me anda a chatear mas já está a passar. É o PDI e o caruncho!
Claro que és o co-responsável disto mas no bom sentido. Dia 6? Ainda não sei pois devo ter de ir a Mangualde em trabalho ( sim, também trabalho ao Domingo! ). Eu ligo-te.

Grande Abraço :D

Pedro
 
Top