Com quantos dedos travas?

commendatore

New Member
Acho que o importante é travar. Há situações em que parece que faltam dedos... para a bike parar. (ou potência de travagem hehe).
Isso tanto faz. Menos dedos, proporcionam ter mais disponíveis para agarrar os punhos. Depois depende do tipo de manete e claro está dos travões em si.
 

BV

New Member
Na 26 travava com 2 de cada lado na 29 agora só dá jeito travar com 1 de cada lado. Deve ser de serem manetes diferentes e um guiador maior.
 

gcaetano

Member
Por acaso hoje reparei que dependendo das situações travo com 1 ou 2 dedos. Quando circulava a velocidade mais alta e precisava de reduzir um pouco, usava 1 dedo. Em situações mais técnicas, colocava os 2 dedos na manete. Não sei se é assim que vem nos livros, mas tem sido assim, um pouco inconscientemente que me tenho "safado"! Afinal, como diz o commendatore, é preciso é que trave!
 

Nana

New Member
Como muitos já disseram o importante e travar nem que seja com o peito:) agora a sério depende das situações se for só para aconchegar travo só com um dedo se for para travar a sério tem que ser com dois
 

Jokofar

Member
Boas,
Não sei bem porquê mas a subir a minha bicicleta até trava sem lhe colocar dedo nenhum.
A descer já me aconteceu travar com o capacete, mas normalmente uso 2 dedos e às vezes 3, dependendo do factor cagufe.
 

demorider

Active Member
Eu travo sempre apenas com um dedo, não consigo meter 2 dedos a manete, não sinto confiança nem controlo da bike a segurar o guiador só com 3 dedos muito menos em zonas tecnicas..
 

DaProfezzur

New Member
O fim de semana passado meti uns shimano slx. Pela maneira como aquilo está construido só se consegue travar com o dedo e por causa disso estava com receio de não me habituar. Só sei que ao fim de uns minutos já era algo natural e aquilo trava que é uma coisa parva. Antes tinha uns avid juicy three que é uma liga muitas camadas abaixo.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Realmente este é um tópico bastante importante,pois uma boa técnica de travagem pode ser fundamental para o bom controlo da Bike,e evitar eventuais quedas!!!
Não sei se já foi colocado no tópico,mas deixo um link bastante esclarecedor!!
http://www.mtbtips.com/advanced-mou...to-brake-on-a-mountain-bike/#onefingerbraking
No meu caso tenho uns travões XT2013,e dada a morfologia da manete do travão,é bastante fácil fazer o dito One finger Braking.
Cumps
 

Cjaneiro

New Member
Dependendo e da velocidade do terreno uso mais ou menos dedos.
A descer mais devagar uso 1 ou 2. Se for muito depressa por vezes uso 3 dedos.
Claro que mais dedos no punho ajuda no controlo e na estabilidade.
 
Com uns XT de 2012 um dedo chegava, agora com uns Magura MT2 tenho de usar os dedos mas por culpa da manete, a ergonomia é muito pior em relação aos XT :(
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Com os SLX de 2013, também travo com um dedo ( por manete).... a manete, como foi referido é curta e convida a utilzar 1 dedo, no máximo 2.
 

zadkziel

New Member
Durante muito tempo usei dois dedos para travar nos meus velhinhos m-525. Até ao dia que decidi simplesmente empurrar o travão mais para o interior do guiador e passei a usar só um dedo.
Acho que o número de dedos que usamos na travagem depende da potência dos travões (rotor incluídos), e da posição da manete. Já que com ele mais para dentro se tem maior alavanca, e por isso ter a mesma força de travagem que com dois dedos.
 
Top