Classe 1 ou 2 nas portagens?

paulinhodr

New Member
Bom dia, tenh uma carrinha classe 1, e estou a pensar em comprar suportes para a bicla,
gostava de saber se alguem sabe se com a bicla em cima do tejadilho se paga classe dois nas portagens.
Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
Paga-se o mesmo, a classe varia consoante a altura do veículo sobre o primeiro eixo (altura do capô ao chão).
 

cgomes

New Member
Paga-se o mesmo, a classe varia consoante a altura do veículo sobre o primeiro eixo (altura do capô ao chão).

Correctissimo, só por curiosidade, não estivessemos nós em Portugal, o Porsche Cayenne que custa 155 000Eur. e 500 CV paga classe 1 o Chevrolet Captiva que custa 45 000Eur e 150 CV paga classe 2 :fpalm::fpalm::fpalm: para quem usa muito as A.E. a caminho das maratonas, por exemplo, se calhar compensa comprar o Porche :D :D :D
 

NR

New Member
A explicação para o Porsche Cayenne vs Classe 1 é simples e não tem nada a ver com estarmos em Portugal...

Como o Cayenne tem uma suspensão pneumática que permite a alteração da altura ao solo, a homologação para a portagem foi feita com a altura ao solo no mínimo, o que faz com que a altura do capô ao solo seja inferior a 1 metro (classe 1). Se o Captiva tivesse uma suspensão pneumática esta habilidade também poderia ter sido feita.

Cumps...
 
Viva pessoal!

Essa resposta está na www.brisa.pt

"Veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a
1,10m, com ou sem reboque
*Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5."


Um abraço!
 

pintox

Member
A minha Galaxy é cobrada como classe 2 se efectuar o pagamento através do sistema manual, usando via verde o veiculo é considerado classe 1 e as portagens pagas por essa categoria;)
 

cgomes

New Member
Não....enganas-te !

Esta situação RIDICULA é possivel por estarmos em PORTUGAL!!!

O NR tem razão, de facto o Cayenne quando foi homulgado a Porche ivocou o sistema que baixa a suspenção acima dos 100 Km/h e a Brisa concordou.
 

José Martins

Administrator
Estamos a desviar-nos da questão de fundo neste tópico, a qual foi já esclarecida pelo Jepas no segundo post.
O facto de levar bicicletas em cima da viatura não altera em nada a questão das portagens. A classe é definida aquando da homologação das mesmas.

Mas já tinha lido qualquer coisa àcerca dessa situação da Porshe.
O mais caricato é que a suspensão pode baixar acima dos 100 kms/ hora, mas como a lei estabelece velocidades máximas abaixo desse valor na passagem pelas portagens, mesmo que na via verde e que variam entre os 40 e os 60 kms/ hora, significará que na altura da passagem nas portagens a suspensão estará mais alta.
Resta saber se dentro dos valores da classe 1 ou não ... mas é a lei. Acho até que existem mais casos semelhantes.
 

nasp

Member
Sim e os Smart quando apareceram aquia na parvonia tambem em algumas portagens pagavam classe 2 por causa da altura no 1º eixo.
 

andrebela

Member
Desenterrando este tópico gostaria de relatar a minha experiência. Cuidado com as portagens electrónicas pagas nos CTT (as que não estão associadas ao dispositivo electrónico ou via verde).

A minha carrinha está a pagar classe 1 quando passa sem a bike no tejadilho e classe 2 com.. E esta, hein?

Já reclamei há uns mês e meio à Ascendi, o sr. que me atendeu disse que estavam a averiguar a situação mas que ainda não havia decisão. E eu a pagar, dentro dos 5 dias úteis após a passagem, porque senão levo multa e mais custos administrativos em cima... Quero ver quando é que me devolvem o que me devem...
 

nasp

Member
Nao pagues quando tiver mal. Tens esse direito, ao pagar tás a admitir a divida. Ainda não consegui perceber esta m..... de portagens, afinal a classe do veiculo não é decidida pelo doc. unico automaticamente.
Outra coisa, muita atenção á malta com o DEM e VV, ao sinal H43, sinal de controle de velocidade automatico, sem perdão ou tolerancia.
 

A.M.C.

New Member
Boas,
Por falar em Ascendi, à uns dias recebi uma carta onde dizia que tinha passado numa estrada do norte sem pagar. Telefonei imediatamente para a Ascendi a reclamar porque nessa mesma data não tinha circulado na estrada em questão. A senhora que me atendeu foi analisar o reclamação e foi ver as fotografias que ficaram registadas. Conclusão a matricula do outro veiculo estava danificada e o sistema informatico assumiu a matricula do meu carro e consequentemente os dados para pagar vieram para a minha morada. Como foi erro informatico, automaticamente anularam aquela notificação.
O que quero dizer, é que na altura que eles atendem o telefone/reclamação, conseguem ter acesso às imagens e com isto tirar as devidas conclusões.
Na minha opinião, e claro não passa mesmo disso, não tem logica de pagar como classe 1 e com a bike no tejadilho pagar classe 2. Sim pode ser do sistema informático, mas ao reclamar podem anular, pois têm acesso às fotos.
Penso que também tem a ver com a pessoa que nos atende..... alguns nem se estão para chatear.
 

FMCurto

Active Member
Isso não faz sentido nenhum já que a diferença de classe 1 para 2 é somente a altura do chão ao capot no eixo da roda dianteira, a menos que seja algum suporte de bicicletas exótico...

mas o mais caricato era o facto de dois monovolumes fabricados na mesma fábrica (Palmela) com exatamente as mesmas medidas de base (com variações na carroçaria) para duas marcas diferentes (Ford e Volkswagem) um pagar classe 1 e o outro classe 2.
 
Last edited:

andrebela

Member
Que não tem sentido nenhum, já eu sei há muito tempo, eles têm perfeito conhecimento que aquela matrícula é de um carro de classe 1 porque uma vez me esqueci de pagar a respectiva portagem e recebi a cartinha em casa com multa.

Já começo é a ver que me estão a enrolar demais e começo a ficar farto disto.

Nao pagues quando tiver mal. Tens esse direito, ao pagar tás a admitir a divida. Ainda não consegui perceber esta m..... de portagens, afinal a classe do veiculo não é decidida pelo doc. unico automaticamente.

Grosso modo, a classe do veículo é medida pela altura do veículo em relação ao eixo da frente (por norma o capot, que eu saiba a classe do veículo não varia consoante a carga e além do mais não levamos as bikes em cima do capot... :)))

Quanto a não pagar também já pensei nisso, mas como por norma as portagens estão agregadas quando as vou pagar, isto é, se passares x numa semana pagas tudo junto e tens 5 dias úteis para o fazer, senão recebes em casa a respectiva coimazinha (que é sempre mais cara que a portagem em si) e aí ainda pago mais do que o que eles me devem, porque não paguei as que estavam bem taxadas.

Além do mais nos correios eles só têm acesso ao dia e ao valor da portagem, nem sabem onde entramos nem onde saímos. Isto é tudo muito sombrio e está feito para enganar quem não anda com a pestana bem aberta. Infelizmente acho que sou obrigado a pôr a via verde para não andar metido nestas embrulhadas.

Quero só deixar o aviso para andarem bem atentos aos valores que pagam nas portagens electrónicas. A propósito isto passa-se nos troços da A25 da zona de Aveiro.
 
Last edited:

manzanita

New Member
LOLLLLLLLLLLLLLLL eu ainda tinha esperança que fosse só comigo!!!!!!
Tenho via-verde em todos os carros(empresa), tenho resmas de cartas da ascendi e outras que tais a reclamar pagamentos de portagens já pagas................e o mais caricato tenho uma scenic que no"saque" do banco(via-verde) paga classe 1 e nas"cartas" das scuts ou melhor(ccuts)paga 2 nos dias em que levo a bike no tejadilho....e esta ein???
Nas primeiras cartas ainda me dei ao trabalho em reclamar e eles pedem desculpa anulam o processo e passado 1 ou 2 dias pimba outra carta a reclamar outro pagamento ja efectuado!!!!!!!

O advogado da empresa agradece!!!!!!!!!!!:D:D:D:D:D

O problema e isso preocupa-me muito é que parece que as cobranças das (ccut) vão ser feitas pelas finanças............e isso já não dá vontade de rir!!!!!!!
 

andrebela

Member
Enfim, mais uma trapalhada... E nós a perdermos tempo com isto.

Estás a dizer que isto também acontece mesmo com a via verde na Scenic?
Deixa ver se percebi, tu pagas as passagens da via verde e depois ainda recebes uma carta a dizer que não pagaste essas portagens, porque foste taxado de classe 2, é isso?

Já só dá mesmo vontade de rir....


Ah, já agora quem se quiser der ao trabalho veja o simulador de portagens do site da EP http://www.estradas.pt/simulador-portagens e o do site da Ascendi http://www.ascendi.pt/simulador/?st=U2ltdWxhZG9yIGRlIFZpYWdlbQ==&tt=VmlhamUgY29ubm9zY28= e vejam se os preços são iguais para por exemplo o troço da A25 Pirâmides - Angeja Poente :):):):):)
 
Last edited:
Top