Cassete ou pedaleira empenada?

matz

Member
Olá boa noite.

Venho aqui ver se me conseguem ajudar a resolver um problema que tenho. O maior problema é mesmo que ainda não tenho um "diagnóstico" do que se passa.

No passado Sábado montei um X9 novo e na altura foi afinado meio à pressa para ir sair com uns amigos, pelo que não estava a 100%... não me chateou muito e depois com mais tempo trataria dele.

Entretanto fui tentar afina-lo e passa-se o seguinte:

De 9ª para 1ª sobe sem qualquer problema, perfeito. Já no sentido inverso não se passa o mesmo. De 1ª para 2ª e de 2ª para 3ª a corrente "salta para trás" para o carreto anterior, só a partir da 4ª é que desce normalmente. Pensei que fosse tensão a mais, mas se retirar muito mais deixa de subir de 9ª para 1ª, pelo que acho que não seja problema de tensão.

Outra coisa que noto, é que se estiver a olhar de cima para o desviador, a corrente anda de "um lado para o outro" dentro dele. Imaginem, se colocar no prato do meio à frente e em 1ª atrás ora raspa no desviador, ora não raspa, já que a corrente não anda sempre certa durante as pedaladas.

Se ajudar, a corrente é recente (talvez 150km), a cassete e o pedaleiro foram comprados usados. A pedaleira estava com os dentes em muito bom aspecto, a cassete confesso que não sei avaliar.

Alguma ideia?
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Vais ter que colocar um video dessa anomalia.

A corrente deverá permanecer centrada no desviador, e parece-me que não é esse o caso.

Um abraço

ny12xx
 

matz

Member
Sim, é isso.

A corrente não fica centrada no desviador, "dança" de um lado para o outro, quase tocando nas laterais do mesmo...
 

matz

Member
Não, a pedaleira chegou e foi apenas montada, inclusive numa loja.

Depois de trocar de quadro, mantive a mesma pedaleira, que foi montada com a ajuda do Tinric, mas mais uma vez não foi nada desmontado.

Ideias?
 

ernez

Active Member
Pode ser duas coisas, as que me veem assim de repente á cabeça, o cubo da roda(cepo) ou o movimento pedaleiro, gripado.
 

matz

Member
Caro ernez, há pouco tempo fui à loja habitual trocar um dos rolamentos da roda traseira... se estivesse algo empenado, não deveriam dar conta?

Quanto ao movimento, foi colocado um novo pelo Tinric quando fiquei com o quadro dele, por isso não pode ser daí.

Obrigado.
 

tinric

Super Moderador
O movimento está bom e o cepo também... aliás... em rotação de pedalada, mesmo que o cepo e o movimento estivessem todos mamados ("perros" ou presos) o que poderia isso influenciar?! Já se estivessem cheios de folga poderia ser outra história... mas não é o caso.

Isso para mim é um dente ou outro da cassete torto ou com mais ou menos desgaste ou rebarba que possa estar a fazer isso.

A minha cassete anterior de 9V uma XT vinha nova com um dente da 5ª mudança ou torto ou com defeito que "patinava" e roçava sempre ali... uns toques de lima e mesmo de "martelo" acabaram por deixar perfeito.

Costumo limpar tudo muito bem (quase até ficar a brilhar) depois meto óleo na corrente e ando com ela devagarinho em cada carreto para compreender onde ela roça, pois estando tudo muito limpo e depois tendo a corrente óleo... até marca o dente (ou dentes) onde roça... então com um marcador assinalo para não o perder, e depois lima e martelo ou alicate para cima.

No teu caso, o despiste fácil, se tiveres oportunidade... monta outra cassete, nem que seja emprestada (ou pede aí na oficina onde costumas ir ou assim, que se forem boas pessoas, montam-te uma cassete) e assim despistas se é da cassete...

Para mim é...

E digo isto pois mesmo esta 10V (XT) que uso agora tem a mania de "arranhar" na 8ª, 9ª e 10ª ... um bocadinho... (confesso que ainda não perdi o tempo necessário de volta dela)

Mas nesse teu caso... apontaria 90% de certeza para a cassete.
 

matz

Member
Obrigado pela ajuda...

Ainda vou ver se a corrente "dança" em todos os pratos da pedaleira, e se é em todas as mudanças atrás. Vou tentar fazer um despiste mudança a mudança, não tenho outra solução.
 

demorider

Active Member
Ao ler este post fiquei com uma duvida... A corrente raspa em que parte do desviador? Junto a rodana de cima ou a de baixo?
 

tinric

Super Moderador
Ao ler este post fiquei com uma duvida... A corrente raspa em que parte do desviador? Junto a rodana de cima ou a de baixo?



Também é bem pensado...

Pois se for na roldana de cima... será provavelmente cassete...

Se for na de baixo... seria dos pratos...

Mas se for na de baixo, não deveria influenciar a troca das mudanças na cassete...
 

TLouro

Member
Boas,

Pelo que li fiquei com a ideia de que a corrente não fica centrada é no desviador da frente.

Os meus bitaites para o problema das mudanças não entrarem bem são:
-talvez seja um pequeno defeito na cassete, como diz o tinric
-tensão do cabo não estar perfeita, apesar de excluires essa hipótese
-Problemas nos cabos/bichas, isto é, atrito excessivo entre uns e outros.

Quanto à corrente "dançar" no desviador talvez seja empeno dos pratos do pedaleiro ou os rolamentos do BB com folga, mas se estes são novos não será daí.

Cumps
 
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matz

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Já fui novamente à garagem e ficou um pouco melhor afinado. No entanto ainda não está perfeito (da 1ª para 2ª e 2ª para 3ª).

As bichas foram colocadas pelo Tinric, pelo que penso que estão em bom estado. A espia traseira é nova (comprada no Sábado quando montei o X9 novo).

Entretanto já detectei um problema, um grande. O prato do meio da pedaleira está empenado. Só neste prato é que a corrente raspa no desviador (dianteiro!), e olhando de cima é bastante perceptível duas zonas empenadas, em que o prato está empenado para "dentro" (no sentido da avozinha).

Visto que o problema das mudanças atrás se mantém tanto na avozinha, como no prato do meio (não testei na talega pelas razões óbvias), e depois de verificar a existência deste empeno, que opções tenho?

Terei de trocar o prato do meio ou dá para desempenar (numa loja por ex)? Se tiver de trocar, o que aconselham, a pedaleira é uma SLX. Relativamente à cassete, além da sugestão do Tinric de limar o que vir a "mais", mais alguma opção? Esta não me parece ter qualquer empeno visto de cima.

Obrigado mais uma vez.
 

miguelcarromeu

Active Member
Ia agora mesmo dizer-te que suspeitava que o problema estivesse localizado no prato do meio (sobretudo). Tive problema semelhante, curiosamente com pedaleira e pratos SLX, também.

Penso que não será fácil desempenar esses pratos, até porque, se tentares tirá-los e colocá-los numa superfície plana, repararás que, a olho nu, é praticamente imperceptível distinguir onde se localiza o empeno.

Eu sugeria tentares com um prato(s) emprestado para confirmar o problema e, caso se confirme, optares por pratos novos.
 

matz

Member
Estou já aqui a ver, e um prato novo (32), fica por cerca de 20€, pelo que provavelmente será o melhor a fazer.

Acredito que numa mesa o empeno se note, pois visto de cima nota-se perfeitamente, e não apenas numa zona, mas em duas!

Penso é que manterei os problemas na cassete, até porque na avozinha se passa o mesmo, pelo que ainda tenho de pensar no que fazer (uma cassete nova?).
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu sugeria que não gastasses dinheiro sem confirmar que são mesmo esses os problemas.

Com uma transmissão usada, emprestada, deverias conseguir apurar isso tudo.
 

matz

Member
Nem na questão do prato? É que como vejo perfeitamente que está empenado, e sendo razoavelmente barato, mais valia colocar um novo não?

Quanto à cassete, se calhar era ver mais para a frente como se comporta.
 

Mach3

New Member
Boas,

Não tive hipótese nem tenho agora, para ler o tópico todo, contudo pergunto e um pouco de rotação lateral do desviador da frente mais para um lado ou para o outro não ajudará?

Eu tinha o meu a roçar constantemente e o problema era esse.

Cumps,

Mach3
 

TLouro

Member
Quanto à pedaleira, as opções agora dependem do teu nível de perfeccionismo. Podes tentar minimizar o empeno no prato (completamente desempenado é praticamente impossível) e andar com ele. Para além do eventual barulho ao raspar no desviador, não virá mal ao mundo nem afetará as mudanças traseiras. Se quiseres tudo perfeitinho, compra um prato novo que nem é muito caro.

Quando às mudanças traseiras, vou contar-te um pequeno episódio: no início do Verão passado fui à loja para me montarem as chamadas bichas estanques porque dei cabo das que tinha montadas. O tipo da loja veio com a conversa de que não valia a pena as estanques, que montasse as normais bem mais baratas e quando chegasse o inverno logo montava estanques se fosse preciso. Fui na conversa e... fiz asneira! Na primeira volta apanhei um aguaceiro e aquilo nunca ficou capaz, sendo que os sintomas eram iguais aos teus. Montei as bichas estanques e ficou impecável. Isto tudo para dizer que se fosse a ti não descartava a partida a questão das bichas.

Portanto, como nas mudanças traseiras a origem do problema não é óbvia, o melhor é testares com material emprestado antes de te meteres em compras.
 
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