cassete 11V em sistema 10V

camponubla

Well-Known Member
Outra possibilidade, mas que também implica gastar uma porrada de dinheiro (acho eu), seria trocar os dois pratos de 24-38 por dois de 28-40 e no cassette, tirar o carreto de 17 e por um de 40.


Mas também, além do dinheiro, não sei se o ajuste que tem o desviador dianteiro (shimano direct-mount) da para o prato de 40. Da mesma forma, não sei se por o carreto de 40 dentes implica trocar alguma peça do desviador traseiro, ou é só afinação do mesmo e do cabo.


Com esta combinação, pelo simulador em anexo, ganharia velocidade ponta.

http://gears.mtbcrosscountry.com/#27.5/2.10I1371I1X27.5I3I1608
 

camponubla

Well-Known Member
Edudnuno, então seria "só" trocar o cepo por um XD para SRAM e trocar o cassette completo da shimano por um da SRAM ed 11v (acho que os de 10v da sram não tem carreto de 10 dentes), trocar o shifter da shimano de 10v por um da sram 11v e também o desviador trasseiro, correcto?
 

edununo

Well-Known Member
A meu ver para quem usa 2 pratos o carreto de 10 não é importante.
Para uma 29er 38-24 com cassete 11-36 já permite uma boa amplitude. Temos uma relação leve o suficiente para as subidas duras e também temos uma boa relação para rolar. Temos 518% de amplitude.
Já nos sistemas mono-prato há sempre um compromisso. A amplitude é menor e por isso mesmo, se queremos uma boa relação para rolar vamos perder algo a subir. O contrário também é válido. Se queremos uma relação leve para subir, vamos ficar com uma relação curta para rolar.
Agora chegamos à questão do carreto de 10 em mono-prato. Uma cassete 10-42 da SRAM tem 420% de amplitude. Como podem ver já perdemos 100% para um sistema de 2 pratos como o acima descrito.
Esse "problema" é mais grave no caso das cassetes Shimano. A 11-42 tem 382% e a 11-40 tem 364% de amplitude.
 

edununo

Well-Known Member
Camponubla tens uma bike recente com 2x10. Gasta essa transmissão. ;)
Se achas curto a rolar troca de pratos de 24-38 para 26-40 por exemplo.
Para passares para 11v tens de trocar muita coisa.
 

Baba

Member
Ou seja, é bom em duas situações, ou para quem tem pernas e consequentemente consegue tirar vantagens da simplicidade do sistema e da rapidez das mudanças, ou para quem gosta de mostrar que tem as últimas novidades...
 

camponubla

Well-Known Member
Sim edununo a minha ideia não é gastar € "por que sim". Mas sim, ter uma ideia das opções que tenho quando toque trocar cassette/pratos por desgaste.

Obrigado, pela informação!
 

OPEN

Member
Aproveitando o tópico e depois da leitura do mesmo, pergunto se a minhas deduções estão corretas:

eu tenho transmissão 1x10 e estou a considerar mudar para 1x11, sendo transmissão shimano, ao mudar a cassete não preciso de mudar o cepo?
 

edununo

Well-Known Member
Não se a cassete for Shimano 11v ou SRAM NX apenas.
Isto é, cassetes de 11v a começar num carreto de 11 dão sem teres de trocar cepo.
Cassetes 11v a começar em 9 ou 10 tens de colocar cepo XD.
 

OPEN

Member
Para ser mais preciso, tenho cassete shimano 11-42 (alterada com prato da one up components) e estou a pensar trocar a transmissão para shimano m8000. Daí a questão se tb teria que mexer no cepo!?

obrigado pela ajuda
 

icenep

Member
Boas pessoal.
rescuscitando um pouco o topico...

fabio viana, isso é valido? a ultima afirmacao que fizeste?

Actualmente tenho 2x10 pratos 24/38 e cassete 11-36. Ja fui a duas lojas de bikes só sondar a coisa, e em ambas as lojas me disseram que para passar para 11v, teria de mudar o cepo (as minhas rodas sao ztr crest com cubos miche666). Numa das lojas para poupar uns trocos até me disseram que podia ir a um torneiro para me desbastar um pouco o cepo para dar la uma cassete 11v.

Agora ao ler o que dizem aqui neste tópico, fiquei um pouco confuso... Eu acho que tem a ver com os cubos ou cepos. Sera que ha cepos compativeis com 10/11v e outros tipo 9/10v?!
 

fabio viana

Well-Known Member
É estranho o teu cepo não aceitar :confused:

Pelo menos todos os rider's que metem as cassetes de 11v da shimano usam em "cepos" normais...

Eu acho que sem desmontar e instalar uma cassete de 11v para testar, não se consegue chegar a nenhuma conclusão definitiva acerca desse cubo dar ou não para as 11v..
 

edununo

Well-Known Member
Tentaram montar lá uma cassete de 11v ou foi só diz que disse?
Tem de dar para lá colocar uma cassete de 11v desde que o 1° carreto tenha 11 ou mais dentes.
 

icenep

Member
Boas...

entao recapitulando, tenho 2x10 (pratos 24/36, cassete shimano xt 11-36). Pretendo passar para 1x11 (prato 32 ou 34 com cassete sunrace 11-46).
ja consultei mais sitos e neste momento tenho:
- uma loja diz para mudar o cepo
- uma loja diz que ou mudo o cepo ou levo o cepo a um torneiro para desbastar entre 1.5-1.8mm
- o pessoal aqui do forum diz que é só tirar a cassete e meter a nova
- o rapaz/loja que me vendeu as rodas diz que tenho de mudar o cepo
- uma loja inglesa que revende a marca Miche (marca dos cubos das minhas rodas), a quem enviei mail a perguntar o mesmo que perguntei aqui e diz que nao preciso de trocar o cepo

Atenção que nem eu nem nenhuma loja ainda testou a lá montar uma cassete 11v.
Ja percebi que tem a ver com o espaço, pois 11v leva mais um carreto, daí uma das lojas dizer para desbastar 1,5mm para a cassete ir mais para dentro.
Fui ver as especificacoes da cassete sunrace...e diz que é compativel com shimano/sram, á partida terá o mesmo tamanho que uma destas marcas.
Queria mandar vir o material, mas tenho receio que depois nao dê. E não sei até que ponto na loja têm la alguma cassete 11v para experimentar sem compromisso (normalmente só la têm coisas novas para vender).
 

fabio viana

Well-Known Member
Isso mais parece que te andam a tentar vender um cepo..

Podes mandar vir a cassete sem receio nenhum porque se até a marca diz que não precisas de trocar o cubo, acho que não devias dar ouvidos as lojas.
 

edununo

Well-Known Member
A cassete tem mais um carreto mas a largura total é semelhante.
Só precisas de cepo se quiseres colocar uma cassete 10-XX ou 9-XX.
 
Nas lojas não estarão a perceber que queres montar uma cassete sram, que acabe com um carreto de 10 dentes? É que aí sim, tens de mudar o cepo.
 

icenep

Member
Não, nas lojas estão a perceber bem o que quero montar...o que eles devem querer é arranjar maneira de fazer mais uns trocos.
Entretanto ja vou conseguir uma cassete 11v para experimentar a montar na minha roda para confirmar se realmente dá ou não ;)

Ja agora, depois na escolha do desviador....aconselham caixa media ou longa? Até hoje acho que só tive de caixa longa...mas sinceramente nao sei o que é melhor nem na pratica quais as diferenças no funcionamento entre as varias "cage´s"
 

icenep

Member
Ja experimentei a cassete...e dá, vendedores da treta, só querem mesmo é vender.
Entretanto até ja comprei uma cassete.

Falta comprar desviador traseiro e corrente.
Desviador traseiro estou indeciso entre shimano SLX ou XT. Actualmente 2x10 tenho tudo XT. Mas para 1x11...pelas especificações o desviador XT só dá para cassetes 40/42... O SLX é que será mais indicado para cassetes com carreto 46. Será mais seguro então ir para o desviador SLX ou será que o XT aguenta??

E corrente...que corrente aconselham? Tenho usado sempre corrente shimano deore e agora xt. Para 11v, estava a pensar continuar na shimano, mas oiço falar bem tambem das KMC. O que aconselham pessoal?
 
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