Capacete, sempre ? ou só quando é obrigatório ?

fox

New Member
xSoBx said:
Em relação ao uso do capacete, para voltar ao tópico, uso, vou continuar a usar, incentivo o uso a todos os que não usam, mas por favor, não me digam que tem de ser obrigatório porque neste momento temos claramente excesso de obrigações e um grande défice de direitos, em especial do direito de escolha.

É pá eu por acaso até acho que há direitos a mais para a taxa de cumprimento das obrigações.
Mas isso é outra história.... Ou tro tópico, quiçá outro fórum...

Mas em relação a capacetes, no dia a dia até posso ficar-me pelo lamentar da escolha de cada um.
Agora numa prova onde à partida é exigido o uso, ir pra lá numa de reivindicar o direito de opção é ser anárquico.
Se houver uma prova onde se proíba o uso do capacete eu escolho não ir. Mas por outro lado quem faz questão de não o usar, acho que deve escolher não participar...
Usei exemplos extremos, é certo... Mas custa-me e de certa maneira revolta-me...

Mas pegando no exemplo do cinto de segurança. É obrigatório. É uma lei. Mas lá está, quem quiser não usa. Porém sabe que a sua opção no caso de ser fiscalizado implica o pagamento de uma multa. Se nas bicicletas passar a ser de lei usar, pode-se continuar a pedalar sem o capacete. Arriscando uma multa talvez... Mas vai haver sempre direito de opção.

Há outras coisas na bicicleta que se calhar se obrigassem ao seu não uso.... :twisted: :mrgreen: :rotfl:
 

tobias

Member
boas
capacete sempre, sempre......
A primeira coisa que aconselho a pessoas que querem entrar para o nosso grupo de btt é aquisição de capacete.
Lembrem-se que é na cabeça que está o controle de tudo o resto...

Boas pedaladas em segurança
 

Speças

New Member
Vivam,

para mim, esta questão nem se coloca. O capacete é para usar sempre... Sempre que vou para a estrada ou para o mato.

Em inícios deste mês, numa prova em Mação, um primo "tralhou" e bem pode agradecer e :zezus: ao seu capacete, pois se não o usasse (e a julgar pelo estado em que este ficou!!!), teria com certeza sofrido graves mazelas doh

Creio ainda que esta questão, como tantas outras, vai da educação, neste caso, (rodo)viária que temos e/ou queremos ter. Isto é, se me tivessem ensinado e obrigado desde pequeno a usar capacete, com certeza, não questionava o seu uso, nem que fosse para ir ali à esquina comprar o jornal.
 

Nuno Caixeiro

New Member
Isso nem se pergunta eu infelismente já parti dois e em um deles ainda fiquei lá estendido no chão pois o impacto foi tal que desmaei, agora podem imaginar o que me poderia ter acontecido se não o tivesse.

SEGURANÇA ACIMA DE TUDO!
 

ignoro

New Member
Posto pela 1ª vez, por isso olá a todos...
Para mim o capacete e o presevativo são utilizados pela mesma razão, ou seja para proteger. O capacete não precisa de ser obrigatório, pelo menos para os praticantes de todo o tipo de BTT; Não acredito que com as más experiencias que todos já tive-mos alguem vá para o mato sem o capacete, mesmo nos trilhos mais conhecidos o imprevisto acontece; E como andar de bike e quase tão bom como fazer sexo, toca a por o presevativo... :lol:
 

kamikase

New Member
Depois de um valente susto em que ia sem capoacete, nunca saio de casa sem ele!

Por isso, no meu caso, capacete SEMPRE!


Quanto á obrigatoriedade, isso é outra questão.

Se dependesse de mim a decisão, a resposta era sim!

Agora cada um é livre de decidir o que quer. A imposição de algum equipamento (neste caso, o capacete) pode ser considerada por alguns, como uma limitação da sua liberdade individual. No entanto convém realçar que o capacete pode realmente salvar uma vida, logo essa limitação de liberdade pode ser perfeitamente aceitavél!

Boas pedaladas!
 

José Carlos

New Member
ignoro said:
Não acredito que com as más experiencias que todos já tive-mos alguem vá para o mato sem o capacete...
Oh meu caro ignoro, era bom que assim fosse, era!!

Infelizmente, eu sou de opinião contrária (para não variar).
Pessoalmente vejo cada vêz mais practicantes de BTT, ou melhor, utilizadores de bicicletas de todo o terreno (eu sei que vocês percebem a diferença :wink: ) sem o respectivo capacete outros acessórios de proteção como luvas e óculos.

Tal facto prende-se sem dúvida com o indiscutível "boom" que este desporto está a viver actualmente no nosso país, e que leva novos e velhos
a querer usufruír dos prazeres que uma bicicleta e a natureza nos pode proporcionar.

Espero sinceramente que as mentalidades mudem brevemente, antes de começarem os acidentes e de começarem a considerar este, um desporto "perigoso".
(Não sei como é que eu ainda acredito nestas coisas)!

Ah, e quanto a não usar só porque passou a ser obrigatório... tenham dó...

Pedalem muito em segurança (seja lá o que isso for para cada um)! :wink:

(Interessante como um tópico com quase um ano continua actual, embora sem reunir concenso)
 

fg

New Member
De facto é interessante como este tópico continua actual.
Continua a haver opiniões divergentes, o que é salutar.
Também continua a existir quem diga grandes calinadas e mostre completo desrespeito por opiniões diferentes, mas enfim, isso também é "natural".

Não vou repetir os meus pontos de vista. Quem se der ao trabalho de ler o tópico desde o princípio, pode não estar de acordo comigo. Mas, ao menos reconheçam que procurei fundamentar as minhas opiniões sobre um assunto que discuto há muitos anos.

Num dos posts anteriores, remeti para a posição de uma organização que defende os interesses dos ciclistas europeus e que é absolutamente idónea. Baseia as suas posições em estudos realizados por especialistas e não em opiniões subjectivas.
Podemos não estar de acordo com a ECF, mas pelo menos, vale a pena conhecer a opinião dos especialistas, antes de vir insultar quem não quer perder a liberdade de usar ou não capacete quando utiliza a bicicleta como meio de transporte ( é que isto das bicicletas não é só BTT, relembro para os mais "distraídos" :wink:).

Por isso, e para facilitar, fica anexo um .pdf com a posição da ECF.
Abraço
FG
 

pintainho

New Member
Ora aqui está algo a que dou valor. Uma opinião fundamentada num estudo objectivo!
Antes da segurança individual, ou qualquer outra questão, está a liberdade individual de cada um. Isso é (será sempre) um princípio intocável para mim. Não imponho as minhas regras a ninguém. Também não gosto muito que mo tentem fazer.
O que se discute neste tópico consiste na obrigatoriedade, ou não, do uso de capacete aquando da condução de velocípedes sem motor. Não de discute se é mais seguro, ou não, o uso de capacete. Essa seria uma discussão absurda!
Já expressei a minha opinião contra essa obrigatoriedade. Respeito totalmente quem não o usa. Já ando de bicicleta há muitos anos, e confesso que uso capacete há menos de doze meses. Sinceramente, quando comecei a pedalar nem me lembro de ver tais artefactos à venda. Só agora o seu uso se tornou “moda”.
O fundamentalismo manifesta-se de muitas maneiras. Quererem aplicar uma coima a quem não usa capacete para sua segurança exclusiva … parece-me um pouco radical! E o que se faria em caso de reincidência? Cortava-se uma perna, para não poder pedalar mais? É por coisas semelhantes que no Afeganistão as mulheres usam burka! Mas isso já nos parece aberrante!
Se queremos ser uma sociedade evoluída temos de aprender a respeitar a diferença de opiniões, não enveredando pela “força” da imposição. Isso é um pouco terceiro mundista.
Leiam o excelente estudo disponibilizado pelo camarada fg.

“Cycling without a helmet is healthier than not cycling at all”

Com o número de portugueses que sofrem de doenças cardio-vasculares, que nos coloca num vergonhoso primeiro lugar da União em mortes derivadas de tais doenças, não seria mais lógico incentivar-se o uso da bicicleta em detrimento de “martelar” em quem a usa?

Não sei se leram bem, mas se essa proibição fosse para a frente, baseados neste estudo, seria ainda de maior prioridade a obrigação de andar de capacete quando se andasse … a pé!!

Leiam também, com especial atenção, a última recomendação: “Evitar a legislação compulsiva sobre o uso do capacete. É contraproducente!”. Esta não sabia eu!

Tenho pena (até vergonha...) que no nosso país ainda se goste tanto do uso do dito “martelo”…
 

Bravellir

New Member
1. Não li o tópico desde o inicio e por isso só tenho de me autocensurar.
2. Por isso mesmo eu ( e acho que muitos mais ) não encarei como uma discussão sobre a obrigatoriedade legal de usar capacete em qualquer velocipede, mas sim, se o capacete deve ser usado como acção voluntária e consciente de autopreservação na prática de BTT.
3. Por estas razões, queiram desculpar e considerar o meu anterior post neste tópico como fora de contexto.


p.s. Mas não posso deixar de deixar esta observação para o pintainho. Há coisas que são legalmente obrigatórias e que não são más ou erradas. Prestas um mau serviço á causa que defendes se o único argumento que esgrimes é o de que por ser obrigatório, imposto ou limitativo das liberdades individuais é mau.
 

virgínia

New Member
para mim este tópico nem merece desenvolvimento.
"obrigatório usar capacete" é a única coisa que se pode dizer.
 

lpsferreira

New Member
pintainho said:
......Quererem aplicar uma coima a quem não usa capacete para sua segurança exclusiva … parece-me um pouco radical! ....

E o que acontece a quem num velocipede com motor não utiliza capacete?
E o que acontece a quem anda de carro sem cinto de segurança?
E como estas muito outras.
Já agora o que achas acerca dos 2 exemplos que dei?


Se as pessoas não são capaz de zelar pela sua própria segurança, têm de se impor regras a ver se começam a "abrir" os olhos.
 

virgínia

New Member
por acaso nunca percebi pq é que não é obrigatório usar capacete dentro do carro. é que da maneira como se conduz em portugalé como ter a cabeça a prémio cada vez que se entra no carro.
 

Sergio B.

New Member
[/quote]
Se as pessoas não são capaz de zelar pela sua própria segurança, têm de se impor regras a ver se começam a "abrir" os olhos.
[/quote]

Por exemplo, no Afeganistão, como as mulheres não eram capaz de se manterem dentro dos critérios da lei imposta e dos bons costumes islamicos, passaram a usar burcas e a serem proibidas de sair de casa sem serem acompanhadas. É para o próprio bem delas...

Não se esqueçam o que eu já anteriomente aqui escrevi: um estado de direito e democrático deve regular e legislar de acordo com a vontade da população que os elegeu, que como sujeitos maiores de idade e com direito a voto, devem ser livres de fazer as suas escolhas, tendo como limite a vida em comunidade e a liberdade dos outros.

O estado deve é elucidar os cidadãos menos esclarecidos sobre os beneficios do uso do capacete, não obrigar o seu uso pelo critério de que "as pessoas não são capaz de zelar pela sua própria segurança".

Ps: Desculpem o testamento, mas para mim a liberdade de escolha e o livre arbitro são dois dos valores mais importantes, que muito prezo e defendo.
 

lpsferreira

New Member
xSoBx said:
.....
O estado deve é elucidar os cidadãos menos esclarecidos sobre os beneficios do uso do capacete, não obrigar o seu uso pelo critério de que "as pessoas não são capaz de zelar pela sua própria segurança".

....

Explica-me porque razão:

"
E o que acontece a quem num velocipede com motor não utiliza capacete?
E o que acontece a quem anda de carro sem cinto de segurança?
"

Concordas que devemos utilizar cinto de segurança num carro?
E o uso do capacete em motociclos com motor?
 

Carolina

New Member
Pelo que eu percebi da posição do forista xSoBx ele concorda com o uso de cinto de segurança e capacete, mas não com a lei que torna obrigatória a sua utlização. Ou seja, as pessoas deviam usar mas porque percebiam a sua necesidade.

Não deixa de ser, em tese, uma teoria interessante, na prática creio que tal é impossível de alcançar, daí a necessidade da legislação e sobretudo da punição perante a infracção.

Carolina
 

lpsferreira

New Member
Carolina said:
....
Não deixa de ser, em tese, uma teoria interessante, na prática creio que tal é impossível de alcançar, daí a necessidade da legislação e sobretudo da punição perante a infracção.

Carolina

Claro que na prática é impossível de alcançar, por isso alguém ter que fazer alguma coisa pelos "irresponsáveis" ou como lhes queiram chamar.

O capacete deveria ser sempre utilizado (livremente e sem qualquer imposição), como isso não acontece, que seja o seu uso obrigatório.

E não me venham com aquelas histórias de fundamentalistas, nem de países onde se vai atrás de ideias retrógradas (nunca vi nenhum dos chefes servir de homem bomba, são apenas os ignorantes que não tiveram oportunidade de aprender a pensar pela sua cabeça que cai na esparrela). Não sei se viram mas aqui fala-se de coisas um pouco diferentes. Aqui temos a possibilidade de escolha, mas como escolhem sempre o errado, tem de se limitar essa escolha. :mrgreen:
 

Joao Narciso

New Member
Boas,

Ok de acordo. Só usa quem quer ... e a companhia de seguros dirá ... bateu com a cabeça sem capacete não pagamos, tambem estão no seu direito de escolher.


Boas pedaladas.
 

lpsferreira

New Member
"- El 48% de los muertos en turismos y furgonetas no utilizaba el cinturón

- Solo uno de los cuatro muertos en ciclomotor usaba casco"


Estes são dados dos acidentes com mortos do fim de semana da Páscoa em território espanhol.
Pensem bem neles e tentem extrapolalos para o ciclismo.

Agora "mais uma vez pergunto eu (que a isto ainda ninguém me respondeu):

Será o condutor de um automóvel menos que um ciclista?

Será um condutor de um velocípede com motor menos que um ciclista?


Ou será que só alguns têm direito a escolher?

Não estamos todos no mesmo país?
 
Top