Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Para o amigo migkubturtle, com 90kg, se fores usar uma Flash vais-te ressentir das dores, eu por acaso tenho uma Flash mas eu sou peso-pluma, 63kg, posso usar á vontade, no caso da Scalpel já é diferente, se bem que tambem tem alguma rigidez, podes experimentar uma e depois vês o que hás de fazer.

Rui, então e os punhos, sempre vais comprar alguns ??
 

migkubturtle

New Member
Gun_Hugo_Dale, eu já uso Flash à ano e meio, por isso é que estava numa de trocar, mas também não quero nada com mais de 100 mm de curso, pois já tive uma Rush com 120 mm e tornava-se um bocado "pastelonha".
E uma bike que gostei foi da MSC Koncept Carbon, e pelo comportamento a que acho mais similar é a Scalpel, pois são FS mas mais inclinadas para HT.
E como em 2010 não consegui esperar pela Scalpel e fiquei com a primeira Flash que apareceu aqui em Viseu......mas arrependi-me pois não existe amor como o primeiro, e era a Scalpel!
Por isso ia para fazer negocio este ano, mas surgiu uma duvida e que tal uma roda 29 tipo a Scapel 1 ou a Flash 1!!!!!! Duvidas, duividas e mais duvidas!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

migkubturtle, que Flash tens tu ??

A Scalpel 2, igual á do Rui, seria uma opção a considerar, para fazer companhia á Flash 4 mas com bebe a caminho, não pode ser...talvez se alguem me der de prenda!!

Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Parabéns pelo bébé Hugo, vais começar a pedalar menos, por essa parte os meus pêsames.

Migkubturtle,

Tens de experimentar durante uns km uma roda 29, só assim podes começar a tirar as tuas conclusões.

O próximo upgrade à Scalpel será baratinho mas essencial, uns punhos novos.

Em principio já sei onde estão uns Hitemp42 Flygrips pretos por 15€. Tenho um colega meu que tem uns e diz bem deles, pesam 11grs o par!

Depois post aqui o resultado lá para a semana que vem.

A minha Scalpel apesar do mau tempo, ontem fez mais 62km e já se sujou. Já contabiliza 342km, com esta paro menos em casa.

Entretanto já me sinto em condições de falar um pouco sobre os Elixir9. Já tem a rodagem feita e travam bastante bem. Gosto da travagem progressiva, fáceis de dosear e controlar.

Os discos Hope também me parecem muito bons e o diâmetro deles chega até agora 160/140. Não notei ainda qualquer falha por aquecimento, mas também ainda não apanhei uma parede muito longa.

Nota negativa para o barulho que as pastilhas fazem ao travar. Chiam bastante. Alguém sabe como evitar isso. Será das pastilhas ou dos discos? Como poderei despistar esta cena? Há uns produtos de limpeza dos discos que não sei se resultam. Alguém tem algum feedback sobre o assunto?
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Já experimentei os novos punhos e o visual foi alterado.

Como já tinha referido, os punhos Cannondale se de inicio ainda apresentam algum conforto e enquanto não são utilizados o branco até é bonito, depois do 1º km o branco passa a castanho e depois da 1ª centena de km o pouco conforto que existia nos punhos passa quase a ferro.



E
stes Hi Temp42 são realmente mais confortáveis e muito mais leves, só 14grs comparado com os originais que pesavam 74grs. Foram fáceis de montar com a ajuda de um pouco de álcool e não se sujam.

Entretanto como tinha o autocolante da Lefty em más condições também lhe fiz uma alteração estética quanto a mim bem conseguida. Com a "ajuda" do Idalécio, arranquei o autocolante velho e em substituição aparece este:



Q
uero referenciar a boa qualidade do autocolante e a facilidade de aplicação. Recomendo a quem queira personalizar a bike ou substituir o que está menos bem.

Fiz ontem uma volta à chuva pela Serra de Candeeiros, teve de ser curta, cerca de 16,5km pois logo no arranque começou a chover bem. Para quem conhece aquelas pedras molhadas e os pneus molhados não se dão nada bem, patina demasiado e é muito perigoso mesmo a subir devido à constante falta de tração e aderência. Terei de lá voltar quando o piso secar. Nestas condições nem lefty, nem pneus nevegal de downhill nem mesmo baixando a pressão dos pneus salvaram a volta.
 

huppy

Member
Eu já tive uns punhos iguais a esses mas de outra marca, não lhe revejo qualquer qualidade.
Se es frequentador do PNSAC em pouco tempo vais ver que isso e rijo que nem 1 pau.....
 

Rui Marçal

New Member
Mas se são parecidos mas de outra marca, podem não ser iguais...

Se tivesses experimentado os Cannondale originais ias ver o que é ser rijo que nem um cabo de enxada. Por agora estão porreiro, daqui a mais uns km vamos ver se ficam piores...
 

tunningpro

New Member
O autocolante ficou bem melhor que o original 5*

E que tal os punhos? Valeu a pena a minha sugestão? Quanto à pintura do link bem podes esperar... não o deixes ir para a garantia sem cá estar o novo, senão já sabes... são meses à espera, Cannondale é Cannondale!

Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Olá Bazan,

Conta com 390km. O tempo agora não ajuda nada.

Olá Tó Zé,

Realmente a Cannondale está sempre a marcar pontos para perder clientes. Eu estava na BZ quando ligaste ao Polho por causa do teu amortecedor que foi para a Cannondale e não voltou...

E o que achas do quadro Scalpel que te enviaram, visualmente claro?

Os punhos ainda tem poucos km e um deles ainda roda um pouco, mas para já são muito melhores que os de origem, o que não era dificil. Quanto ao peso, não sei se há mais leve e o preço compensa bem. Foi uma excelente sugestão, nunca chegaria a estes punhos se não tens falado deles pois não são muito conhecidos.

A pintura do link será um novo e nunca irei enviar este sem receber outro, gaita...
 

tunningpro

New Member
Já pesei o quadro (sem amortecedor): 1.370 gramas

O peso de tabela é 1595 grs com o amortecedor, pelo que não deve falhar! Quando montar o amortecedor Monarch RT3 no quadro vou voltar a pesar para ver o peso total!
 

essence_s

New Member
A bike é fantastica e com os upgrades ainda ficou melhor!
Penso que estás enganado ao peso do quadro, penso que n chega aos 2 kilos, mas 1595 é demasiado optimista...
 

tunningpro

New Member
Já está! O amortecedor Rock Shox Monarch RT3 de 2012 já está instalado no quadro!

Peso total do quadro com amortecedor 1.590 gramas! Ah pois é :)
 
Top