BTT / Ciclismo em Angola, Luanda

T

The_Command

Guest
Bem tenho um amigo que andava bastante comigo e como a realidade do nosso país é a que todos podemos ver, casou com uma angolana que morava cá em Portugal e foi para lá.
Ele esteve cá recentemente e eu disse-lhe para levar a bicicleta dele para andar por lá. Chamou-me doido e disse que em menos de 3min ficava logo estendido no chão e sem a bike lool.
Mas problemas do país a parte penso que deve ser um belo país e com excelentes caminhos para dar uma bela cabrada...
 

golfsc

New Member
Fotos da Participação da equipa Portuguesa Master Agência Avenida/D`Helvetia no Tour do Cacau 2012 UCI NE


Equipa Agência Avenida/D`Helvetia (Equipa Master UCI de composição mista com os Atletas Portugueses Pedro Isidoro e Daniel Isidoro + 3 Atletas são Tomenses), competiu contra, Seleção Nacional de Angola, Sport Lisboa e Benfica de Luanda, Selecção Nacional de São Tomé e Principe, Seleção Nacional de Cabo Verde, Equipa Continental Kaoka STP




















[/quote]

Abraços a Todos

Daniel Isidoro
www.dhelvetia.com
 

zoidberg

New Member
Angola é um pais em que apartir das 6h da noite já nao podes andar na rua.... só se fores muito bem acompanhado... meu pai teve lá umas semanas a trabalhar e nao podia sair do prédio sem ser acompanhado, mesmo durante o dia....

se fosse moçambique secalhar já tinhas mais alguma tranquilidade, mas mesmo assim.... meu irmao teve lá á um mes durante 3 semanas, e ainda conseguiram dar lá umas voltas sozinhos e tal sem grandes problemas....(voltas de carro pela cidade de Maputo)

btt = andar no mato, se for andar no mato sózinho, é suicidio, no mato é que se encontra e passa tudo de mal e de pior nesses paises, a tua segurança (que é pouca) só a tens no meio da "civilizaçao
 

ANFO

New Member
Olá.

Estou em Luanda à pouco tem/po, desde 20 de Março, e de facto gostava de trazer uma bike para dar umas voltas aos fins de semana. Tenho visto algumas bikes de BTT na Baía, e algumas bem porreiras, e gostava de arranjar um grupo para umas voltinhas.

Realmente Luanda é perigosa, mas se tivermos cuidado dá para levar uma vida normal. Tenho colegas que já cá estão à 4/5 anos e nunca tiveram problemas de maior. Eu próprio costumo ir correr 3x por semana para a Baía de Luanda, e muitas vezes vou sozinho. Tudo depende dos sítios onde andarmos, e do que fizermos. Mas volto a referir, Luanda é uma cidade perigosa!
 
zoidberg, não sei em que zona o teu pai esteve a trabalhar, mas isso não é bem assim...

Como muito bem diz o camarada ANFO, Angola (muito particularmente Luanda) é um país perigoso, no entanto consegues fazer uma vida "normal" com alguns cuidados. Também costumo ir correr na marginal e sempre sem stresses.

Coloquei a questão porque realmente já vi vários grupos de ciclistas, sobretudo estrada, mas também de BTT e daí ter pensado se alguém aqui do fórum poderia pertencer a algum desses grupos.

Para fazer BTT existem zonas muito boas e "relativamente seguras" a sul de Luanda, por exemplo na zona do Monte da Lua onde já vi inclusive partir um grupo de 15 ciclistas nas suas fininhas....
 

ANFO

New Member
Mark, mas tens cá bike??? Estou a pensar trazer, mas sem ter com quem andar/onde andar não o vou fazer.

Infelizmente (ou felizmente, para quem conhece o transito), não tenho saído muito por isso apenas conheço a zona centro de Luanda, por isso ainda não vi muitos sítios para andar.
 

_galves

Member
Boas!
Estive durante 8 meses em 2006 em Angola e tive a sorte de conseguir percorrer um pouco do país, desde a Huila, Moxico, Lundas, Malange, Bengo, Cuanza (sul e norte) e Luanda... por onde passei encontrei sitios com paisagens deslumbrantes e de tirar o folêgo!!!
Estive bastante tempo no Lubango, Luena e Malange e nas provincias não se vê a hostilidade que existe na grande metrópole Luanda. Felizmente nunca tive problemas nem fui assaltado. Apenas a relatar uma vez que tive que apressar o passo em Luanda numa saida à noite com um colega e com passagem a pé por zona menos própria... e, óbvio, as respectivas "gasosas"... mas isso é o dia a dia dos "pulas", quem não passou por isso ainda!?
O conselho que posso deixar a quem pretende pedalar por Angola é que em Luanda o caos reina (pelo menos em 2006), mas nada como ir pegar na bike e ir rolar para a zona do monte da lua. Quanto a passeios BTT e no mato: muita atenção às pedalas pelas provincias. Existem (e vão continuar a existir) zonas minadas. É verdade que existe desminagem e que a percentagem de minas está a reduzir mas todo o cuidado é pouco. Só em zonas com trilhos feitos e com passagens efectivas e marcadas. Amigos, eu vi o rebentamento (provocado por uma equipa de desminagem) de uma mina antipessoal no Moxico (onde foi morto o Savimbi) e acreditem, não queiram ser vocês a pisar uma coisa destas. Mesmo fotos em cima de tanques abandonados é de todo desanconselhado...
Quanto ao povo e à cultura, primeiro estranha-se, depois entranha-se. Se forem humildes e afáveis podem ter a certeza que os angolanos vos acolherão tranquilamente - falo pela minha experiências nas provincias...
Boas pedaladas!
 

Andre.Pepe

New Member
Epah, Luanda é de facto um pouco de loucos para andar de bicicleta, seja ela BTT ou Fininha! Mas, como o mark_lopez diz, no Sul de Luanda, já deves conseguir pedalar sem problemas. Também é de notar que, quanto mais da cidade saís, mais honestas são as pessoas, e mais seguro é o local!! Assim como em qualquer outro país!

Nunca andei de bike lá, mas tive lá uns mesitos e nunca tive nenhum problema (excepto algumas gasosas para o chefe)...
 
As gasosas aqui fazem parte da cultura... nada a fazer :fpalm:

De resto, o meu post foi apenas para apalpar terreno, para ver se era possível matar o bichinho cá.

ANFO, não tenho cá bike apenas sapatilhas para dar umas corridas na marginal. Como dizes, não tenho com quem nem como ir dar umas pedaladas neste momento. Todos os dias passo por uma loja de bicicletas da KTM e quase que choro com a "ressaca".... lol
 

dudujose

New Member
Amigos, tenho andando muito ausente do forum e tropecei neste post por acaso.
Já se faz ciclismo de estrada e BTT sem qualquer problema em Luanda.
No caso do ciclismo de estrada temos grupos que andam quase diariamente pela cidade (ponto de encontro costuma ser junto ao Porto de Luanda). Durante o fim de semana anda-se muito de bicicleta pela cidade, têm havido inclusive provas em circuito fechado na Marginal organizadas pela Associação de Cilcismo de Luanda em que qualquer pessoa pode participar.
No caso do BTT, já existem vários grupos que andam regularmento pelos arredores de Luanda (Barra do Kuanza, Caxito, Bengo...). Procurem por AMIGOS DO PEDAL no Facebook e juntem-se ao pessoal.


Já agora, sou o José e a cerca de dois anos somos agentes SCOTT em Luanda (Gicate Lda). Temos assistido a um grande crescimento de amantes das duas rodas por aqui.
Caso necessitem de alguma ajuda ou informação podem-me contactar por mensagem.
Abraço
 

mpc

New Member
As gasosas aqui fazem parte da cultura... nada a fazer

Boas amigos,


Tropecei sem querer neste tópico, e por curiosidade fui lendo os posts, não estou em Angola nem nunca estive, mas no futuro nunca se sabe!

Mas fiquei curioso, sobre as gasosas, isso é o quê? É uma gorjeta que se tem de dar?

E boa sorte para todos os que estão ou vão estar em Angola! Cuidado, pelo que falam, há muita insegurança!
 
mpc, a gasosa é a "gorjeta" que tens de "oferecer" ao polícia para evitares alguns problemas.

Quando se conduz em Luanda, volta e meia lá surge uma situação em que se tem de desembolsar algum...
 
Malta, para quem está em Angola e gosta de BTT, hoje descobri isto:

https://www.facebook.com/BTTAngola?fref=ts

Pena não ter bicicleta... a informação não é muita (não consigo perceber se as provas são marcadas ou guiadas por GPS...) mas dá para perceber que o BTT está a aparecer!

Existe também um grupo ao qual já pedi para aderir:

https://www.facebook.com/groups/153928404741155/?fref=ts

Se alguém aqui pertencer a esse grupo tenho umas perguntas a fazer :)

dudujose, eu enviei-lhe mensagem mas não sei se a chegou a receber...
 
R

Ronaldo Paul

Guest
Alguém de BTT em Lobito ou Benguela?
Moro em Lobito, mas em caso de qualquer evento envolvendo BTT, as vezes me desloco para Luanda a trabalho e tento participar.
 
Top