@anacsilva
Nessa gama de preços a Decathlon e a Berg são imbatíveis. As marcas vão cobrar cerca de 200€ pelo autocolante sem qualquer vantagem. Não digo isto ao calhas pois há cerca de três anos comprou-se uma bicicleta para a minha mulher da Berg que custava 400€ e uma exactamente igual em termos de componentes e peso (o quadro não era por isso melhor) custava 600€. Como apanhamos uma promoção, a Berg ficou por 300€ contra os 600€ da Scott! E ao fim de vários milhares de quilómetros não há nada a apontar à bicicleta.
Também penso que não há grande vantagem nas bicicletas especificas para mulheres. O que pagas a mais por esse motivo resume-se praticamente a terem pinturas mais femininas, e eventualmente a terem alguns componentes mais adaptados (avanço e selim) que se comprados à parte e montados numa bicicleta para "homem" fica mais barato que o que as marcas cobram por os trazerem de série.
Aliás, há homens com tantas estruturas de corpo diferente que uma grande parte deles coincide com as mesmas proporções de muitas mulheres. E eles andam em bicicletas para "homem" e não se queixam por isso. Assim, eu sou da opinião que isso das bicicletas para mulheres é mais uma manobra de marketing que algo de essencial.
Dito isto, o que é importante é comprares um selim especifico para mulheres. Não é importante que sejam muito almofadados, mas que tenham a largura adequada, pois as mulheres têm os ossos da bacia mais largos e necessitam de apoio correcto. Procura um selim com pelo menos 14cm de largura, mas a maior parte dos selins femininos tem 15cm. Se tiveres as ancas mais largas opta pelos 15cm. Para além disso, a abertura no centro é mais larga para se adaptar à anatomia feminina.
A minha mulher também sofreu alguma tortura nas primeiras vezes que saímos (não só na zona das nádegas mas entre as pernas), e depois de compramos um Selle Italia Donna na Decathlon nunca mais se queixou e adora o selim. É o da imagem seguinte, mas tens opções mais viradas para a competição de mais marcas para além da Selle Italia, nomeadamente a pioneira neste tipo de coisas, a Specialized.
O Selle Itallia Diva, mais virado para o rendimento.