Bike de Enduro até 1500€

Eu pessoalmente não revisiono as minhas suspensões não porque não consigo, porque tecnicamente não tem muito que saber, mas tenho um amigo que faz o serviço bem melhor do que eu, por isso prefiro deixar para quem sabe. No entanto isto da qualidade é sabido, já por isso a rock shox está a ganhar terreno de dia para dia. Não fosse o kashima....
Não vai muito pelos meus princípios falar disto sem ter sido eu a experienciar mas as fontes eram alguns dos melhores técnicos de suspensões cá em Portugal, que de ano para ano, nas suspensões, a fox vai colocando cada vez mais plásticos e que a durabilidade vai diminuindo. Tenho rock shox e fox, sempre fui feliz com ambos, recomendo ambos, porque qualquer uma destas marcas é o melhor do mercado.
 

Churchill

Member
Perdão, o que queria dizer era amortecedor e escrevi suspensão.

É um Fox também e tem recebido bastantes reviews negativas, mas nada que não seja solucionável em qualquer especialista
 

demorider

Active Member
A rock shox ganha terreno porque tem suspensões muito mais baratas que a fox e com funcionamento tão bom ou melhor (depende dos gostos) que a fox.. Mas basta veres o seguinte link do interior de uma fox 36 float e vais ver que não há plástico tirando obviamente vedantes, retentores e a "bechiga" do ar http://www.ridefox.com/help.php?m=bike&id=514

Mas um dos melhores mecânicos de suspensões em 2015 e agora com a entrada das de 2016 fez uma publicação no face com uma fox desmontada e com um comentário "se não fosse o preço".. Acho que se percebe o que ele quis dizer ;)

Mas não digo que a rock shox por ter muito plástico seja pior ou melhor que a fox, foi apenas um constatar de factos bem visíveis a qualquer um.. Aliás até te digo que apesar de preferir de longe o trabalhar de uma fox face a rock shox não concordo com a aquela expressão que se ouve muito "fox é fox" como se fossem a supra suma das suspensões, são boas e trabalham bem mas não são nenhuma coisa do outro mundo, tem pelo menos a caríssimas BOS que para mim são muito superiores..

P.S apesar de ter uma fox não tenho qualquer intenção de defender a fox, não ganho absolutamente nada com a venda delas e se fosse agora a trocar de suspensão seria para uma rock shox (devido ao preço)..
 

Nozes

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E o que interessa para aqui falar nas suspensões de 1200€ (topo de gama da Fox)?

A Fox que equipa a minha Trance 2 de 2014 é claramente fraca e já teve de ir para a garantia por fazer hydrolock (passa óleo para a câmara de ar),e o funcionamento mesmo nova nunca me entusiasmou.

"Fox é Fox" era dantes,pá. Desde há muito que é uma marca como as outras,com boas e más suspensões. Entretanto,pode ser que tenham melhorado as de entrada de gama,como as que equipam estes modelos. Eu quero ver se me vejo livre da minha e arranjo uma Pike.
 

demorider

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E alguém disse o contrário por acaso?

A mania de se distorcer a coisas aqui por este fórum é f****..

A única coisa que aqui foi "discutida" foi a questão do plástico o resto cada rabinho sua sentença, o que é bom para uns pode ser uma ***** para outros.. E como podes ler (foi escrito em PT) eu próprio disse que não as acho nada do outro mundo, apenas prefiro o trabalhar das fox as rock shox.. Será que posso usar o que me agradar (dentro das possibilidades) ou sou obrigado a andar com o que alguém se lembra que coroar?
 
demorider, admiro povo que não tenta vender o próprio pão só porque o tem ;) aqui pelo fórum é raro...
Yup, concordo! No entanto uma BOS só é a melhor se quem a usar a souber afinar, o que não é fácil. Gostava de experimentar DVO e as novas Marzocchi também!

Nozes, era exactamente a essa menina que me referia, que tem limpado tudo que é concorrência. Mesmo o monarch, desde que fizeram o tal add on debon air, só leio maravilhas daquilo, e a metade do preço de um kashima? top...
O que vale à fox é a sensibilidade de inicio de curso do kashima que é fenomenal, porque de resto, tem perdido mercado até dizer chega!
 

Nozes

Active Member
Oh demorider,tem lá calma contigo,ainda te dá praí alguma coisa,pá.

Eu referia-me à tua frase do tal especialista de suspensões que achava que a Fox era muito boa...eu também vi essa foto. Mas como sabemos e concordamos,não tem nada a ver as suspensões de entrada com as topo de gama,e no caso da bike aqui em questão,não serve de nada falarmos de suspensões de 1000€ ou mais,na minha opinião.
 

demorider

Active Member
Eu tenho aqui por casa muito Rennie..

A conversa descambou para o A vs B e começou a ser distorcida ao jeito que convinha (coisa muito típica aqui pelo fórum)..

Como disse a única coisa que me fez intervir foi a questão do plástico e como disse "só se for nas de gama baixa", não impingi nenhuma fox a ninguém nem de gama baixa nem topo de gama.. Estou me a marinbar para quantas suspensões a marca A ou B vende assim como o A vs B..

Quanto a frase do Pombo referia-se sim a uma topo de gama e eu usei-a porque tinha sido chamada a conversa as marcas no geral e não as de determinado patamar.. Chaxos há em todas as marcas..
 

tinric

Super Moderador
demorider e mais quem não tenha reparado ainda :D ... hoje em dia é tudo feito para durar pouco... para ser leve, para ser bonito e com bom trabalhar... o resto passou a 2º plano...

é tudo de plastico, é tudo de curta duração, de muita e mais frequente manutenção e desgaste...

consequente e felizmente os preços (alguns) baixam o que é bom para consumidor final (nós)


No que toca a suspensões.. já tive umas quantas e as que trabalham melhor são todas de plastico no interior (ou quase)... pikes, maguras... muito plástico, bom funcionamento, bom peso e bom preço...

Claro que daqui a 5 anos, já tiveram que trocar metade dos componentes, mas daqui a 5 anos, se calhar já passaram por 4 ou 5 donos... hoje em dia é assim.

E neste caso, (e para terminar o offtopic)... estamos a falar de escolher uma bicicleta com uma margem de preço apertada para o que se quer... se ainda por cima é a primeira deste tipo e falando de entrada de gama... já estamos a falar de uma bicicleta muito boa... se traz uma fox, ou uma rs, manitou, ou marzochi... provavelmente à primeira vista nem se vai olhar para isso, pois o trabalhar de uma 140/150 comparado a uma 100 não tem nada a ver... e se formos para esses critérios de escolha... podemos esquecer os 1500€ de "base".


Também concordo que a Giant será uma boa opção.
 

demorider

Active Member
Tinric mas isso do esta é melhor que A, B ou C é relativo e cada um tem o seu gosto.. Nunca foi minha intenção comparar desempenhos nem durabilidade das suspensões apenas disse que gosto mais do trabalhar da fox face a rock shox mas isso foi apenas opinião pessoal.. Apenas não concordei com a afirmação que a fox é só plástico e comentei com provas do contrário mas era referente as top de gama, nas de gama baixa não conheço o interior delas..

Isso faz com que seja melhor que outras marcas que usam mais plástico? Não, apenas optaram como sempre por usar alumínio em vez de plástico independentemente disso ser bom ou mau para o consumidor final..

Agora o qual é a melhor, isso depende do gosto de cada um.. Para mim do que pude experimentar em bikes de amigos a escolha caía numa marzocchi 350 cr (com tratamento expresso) depois numa Pike e só depois numa fox (de 2015 para cima) e aqui a fox fica em último devido ao custo/benefício senão ficava em segundo.. Mas lá está, isto são apenas gostos pessoais e não querem dizer que A seja melhor que B.. Ainda bem que não gostamos todos do mesmo, isso faz com que as marcas se tenham de "esfarrapar" para evoluir e criar cada vez melhor..
 

SeteGu

Active Member
Nozes podes desenvolver porque não gostaste da(s) Fox da Trance 2?

Quanto aos polímeros (plásticos)... estou em engenharia de materiais e posso-vos dizer que estão a ter uma enorme evolução e cada vez mais a tendência é que substituam os metais em bastantes aplicações. Não é só nas bicicletas... os automóveis têm cada vez mais têm mais plástico.

Se é bom ou mau... depende também muito, naturalmente, da qualidade ou do tipo de polímero utilizado. De qualquer forma têm, pelo menos, a vantagem de não oxidar.
 

SeteGu

Active Member
Reparei agora no modelo deste ano a suspensão da Trance 2 passou da Fox Evolution (tanto quanto sei é a entrada de gama da Fox) para Performance (gama média).
 

Nozes

Active Member
O que não gostei na minha Fox está descrito no meu post,o funcionamento mesmo nova nunca foi digno de uma suspensão de uma marca com tão bom nome no mercado,e por mais que uma vez perdeu curso com o problema do hydrolock.
 

Catalyst

New Member
Boas pessoal, já vi que entretanto o foco do tópico virou um pouco para uma outra discussão desde a última vez que vim ao fórum, gostaria de contar com a vossa experiência para me ajudarem.

Gostei muito da GIANT 2015 TRANCE 27.5 2 LTD. (1 741,66 € na Motocar)

Mas... não encontro este modelo em loja nenhuma na zona de Sintra, Lisboa, Setúbal, Odivelas e Almada (zonas em que procurei lojas na internet) sendo assim decidi procurar outras alternativas e encontrei um modelo aqui numa loja perto de mim:

2015 GT Sensor Carbon Pro (2 399,50 € na Bikezone) Ainda é uma diferença considerável de preço.. mas.. não encontrando a primeira opção de que gostei bastante, e... tendo em conta as minhas voltinhas e o meu orçamento estou capaz de perder a cabeça pela GT.

A ajuda que peço é a seguinte.. sabem de alguma loja perto das zonas que indiquei que venda a Giant Trance? Se não.. acham que vale a pena optar pela segunda tendo em conta a diferença de preço?

Para terem uma ideia dos caminhos que percorro, ainda ontem estive em Sintra e Desci o Dimas 1, Dimas 2, Trilho das Pontes e Pedra Branca, tenho uma bicicleta de quadro rígido já bastante usada e quero mudar para uma melhor, quando vou andar de bicicleta gosto é de trilhos desse tipo, gosto de os descer e não me importo de voltar a subir tudo para os descer novamente as vezes que as pernas aguentarem.

Tendo em conta tudo o que disse estou na dúvida entre esses dois modelos, se tivesse aqui perto da zona a Trance optaria por essa, não tendo, talvez cometa a "loucura" de ultrapassar o meu orçamento, vou ter em conta todas as opiniões que gentilmente queiram deixar.

Obrigado a todos.
 
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SeteGu

Active Member
Catalyst se tens em mente uma outra bicicleta mais cara porque não consideras a Trance 2 de 2016? Digo isto porque, como referi à pouco, a nova já vem com a Fox de "gama média" (versão performance) em vez da de "gama baixa" (versão evolution).

Essa GT já sendo em carbono parece estar a um bom preço... mas do que tenho "estudado" acho que prefiro o sistema de amortecimento Maestro.
 

SeteGu

Active Member
A GT também tem menos 10mm de curso atrás e na frente (vale o que vale) e um ângulo de direção de 68º vs os 67º da Trance (na medida S são iguais). Quanto maior o ângulo supostamente melhor é a estabilidade em descida.
 
Não quero implicar contigo, mas tens tamanha fome de escrever e participar, que acabas por dizer asneira.
É exactamente ao contrário, quando menor o ângulo de direcção, ou seja, mais "deitada" estiver a suspensão, coloca-te numa posição mais recuada da bicicleta, logo é melhor para descidas, mas pior para subidas, e aumentando ligeiramente a distância entre eixos, torna a bike mais estável, mas menos manobrável, e é preciso ter cuidado a contornar os obstáculos em S lol. Ou seja, é tudo uma questão de compromissos, mas com qualquer uma delas ficas bem.

A giant costuma ter umas geometrias mais abusadas, tal como mondraker (mais extremas ainda) e etc, por isso é uma bike para dar puro prazer, andes rápido ou devagar!

A GT é bom negócio, quadro em carbono (se bem que não fico com a pita aos saltos com carbonos, ainda por cima em escoras!), tem tudo XT, em vez de SLX/Deore/XT, Periféricos Race face em vez dos Giant, Rodas e13 em vez das Giant, espigão telescópico que são sempre 300€~350€. Da forma que vem a transmissão da GT, para subir, ou tens muito boas pernas ou provavelmente irás sofrer um bocado em zonas mais inclinadas, 32-36D, bem que subia tudo à mão aqui onde vivo xD.
Quanto a sistemas de amortecimento, nunca experimentei nem li sobre essa GT, mas o Maestro é do melhor que por ai anda, assim um primo chegado do DW Link das Turner e Iron Horse, (até andaram em tribunal, mas não deu em nada, lá devem ter acordado qualquer coisa atrás das cortinas), sensibilidade de inicio de curso fenomenal.

No geral, se o esforço para a GT for muito grande, com a Giant ficas super bem, a GT bang-for-buck seria melhor negócio, mas no terreno, duvido que se comporte melhor que a giant, provavelmente até será mesmo o oposto! Vai para a que te cair a pilinha por ela!
 

SeteGu

Active Member
Tens razão jOrGe.mRNh... enganei-me... onde está maior queria dizer menor. Aliás o post era mesmo para dar a ideia que a Trance é um bocado mais "radical" (à falta de um termo melhor)... ou seja, que para além do maior curso tem também um ângulo menor (apesar de pior equipada).

Aliás podes ver aqui... mas também não tenho de provar nada. O argumento ad hominem era escusado (uma vez mais) mas de qualquer forma (e "fomes" à parte) obrigado pela correção. ;)

Boas pedaladas!
 
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