Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

VBarroso

Member
Aqui no Norte conheço várias lojas que o vendem... O melhor será ires a lojas e perguntar. Actualmente começam-se a ver com mais frequência por isso não deves ter grandes dificuldades em os encontrar :D
 

Fourmag

Member
Ajuda Marin Nail Trail sub10

Boas,

Tal como o nome indica venho pedir ajuda para baixar opeso da minha Marin para menos de 10kg. Após o Natal aproveitei os saldos do material usado:D para adquirir algum material, uma vez que precisava de mudar toda a transmissão. Comprei as rodas e pedaleira com pratos em muito bom estado usadas, cassete e corrente nova.
Segue lista do meterial:

Quadro - Marin Nail Trail Hidro form Alunínio
Suspensão - Fox F100 RL
Manípulos - SLX
Travões - XT
Discos - XT?
Desviador frente - SLX
Desviador trás - XT
Cassete - XT 11/32
Corrente - HG CN93
ESpigão Selim - FSA SL280 350mm com 20'' recuo em alumínio
Selim - BBB Anatomic Design
Guiador - Ritchey Pro
Barends - "Decathlon" Alumínio
Avanço - FSA OS150 alumínio 90mm
Rodas - Mavic Crossmax SL tubless
Pneus - Rubena Charrybdis 2.0 normais convertidos em tubless

A bike actualmente pesa 10,540kg. Peso confirmado na Citybike em Delães, VNF.
Gostaria de baixar dos 10kg sem fazer mossa na carteira. Isto não seria para já mas sim nos próximos 2/3 meses porque já gastei umas boas massas no material referido anteriormente.
Seguem fotos da bina... Pelo menos vou tentar meter....

Paulo Vides
dsc02953h.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02952z.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02951w.jpg]
[/URL][/IMG]
dsc02950i.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02949tt.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02948k.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02947gu.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02946n.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02945c.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02944ix.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02943bz.jpg
[/URL][/IMG]
dsc02942vq.jpg
[/URL][/IMG]
 
Last edited:
Espigão, avanço e guiador KCNC, aperto de espigão fixo, retirar os visores dos manípulos de mudança, discos Ashima 160/140... já é um começo...
 

joaonunosa

New Member
Assim derrepente sem gastar mais dinheiro dificil, tambem tenho uma nail trail, vejo que tens o avanço de origem que ainda pesa um bocado se colocares por exemplo um bontrager rxl poupas umas 40 gramas ai, não é um componente muito caro, no guiador tambêm tens soluções muito mais leves do que o que tens ( ritchey pro) consegues tirar facilmente 100 gramas ai recorrendo a um guiador de carbono, não é que os de aluminio não consigam ser igualmente leves em algumas marcas mas sim sendo uma semi rigida qualquer conforto extra é bem vindo. o espigão que tens é o de origem tambem e pesa segundo me lembro quase 300 gramas tens soluções muito mais leves sem entrar em loucuras de preços kcnc por exemplo. Mesmo assim dificil baixar dos 10 sem gastar dinheiro (muito).

PS: esqueci-me no visor dos manipulos eu tenho os xt esqueci-me que os slx tambem dão, poupas ainda entre 30 a 40 gramas se não me engano.
 
Last edited:

Fourmag

Member
Boas,

O espigão é pesado, isso é certo. O conjunto espigão/selim pesa umas 566gr confirmado numa balança de laboratório. Estive a pesquisar espigões e para retirar pelo menos 150gr gasto uns bons 80€. Não sei preços nem pesos do KCNC mas vou pesquisar. Porreiro era um conjunto espigão/selim levesinho que vi à tempos no ebay, 210gr. 90 do selim e 110 do espigão. Pedi informações e o tipo pediu 200usd. Era um bom investimento era! Falta de t€mpo.

Paulo Vides
 

NEROSTAR

New Member
Ktm lycan 4.0 2011 help me !

É o seguinte meus amigos :

Não sou muito entendido no assunto e é a 1ª vez que frequento este fórum e gostaria que me ajudassem em alguns aspetos , nomeadamente , se a minha bicicleta ( KTM lycan 4.0 2011 ) é rígida ou n e como reduzir o pêso ( atualmente pesa 13.2 ) .
 
Boas NEROSTAR a tua bicicleta não é rigida. Mas sim uma full suspension

Coloca a lista de material que tens , para facilitar a nossa ajuda .

cumps
 

NEROSTAR

New Member
Boas pessoal

Sou novo neste mundo de BTT ; comprei há tempos uma KTM LYCAN 4.0 2011 que pesa 13.2 kg e gostaria que dissessem algumas recomendações de modo a que lhe pudesse retirar peso .
 

NEROSTAR

New Member
Ktm lycan

Boas amigo .


Desde já agradeço a rápida resposta

Abaixo nomeio os componentes da bicicleta :

Cuadro:
KTM L.R.R. Alloy 6061 triple-butted with PDS2
Horquilla/amortiguador:
Rock Shox Recon Race / DT Swiss M 210
Pulsadores:
Shimano Deore Rapidfire plus
Cadena:
Shimano M542 2-piece
Desviador/Cambio:
Shimano Deore Downswing /Shimano Deore XT s
Cassette:
Shimano HG50-9 / 11-34
Bielas:
Shimano M552 42-32-24
Pedales:
Shimano M505 SPD
Frenos:
Shimano Deore Disc / F 180 / R 180
Ruedas/bujes:
Rigida Taurus2000, Alu / Shimano Deore Disc CL
cubiertas:
Schwalbe Rocket Ron 2.25 "P" foldable
Direccion:
Ritchey Comp Press-Fit integrated
Potencia/manillar/tija:
Ritchey OE / Ritchey OE Rizer 670 / 620mm/Ritchey OE
Sillin:
Selle Italia X2 Flow
Peso:
13,2 kg
 
Trocava rodas, periféricos da Ritchey (avanço, espigão e guiador) e selim, seguramente que tiravas mais de um kilo !
Após o desgaste da transmissão colocava todo o material mais leve e melhor, mas tudo dependo do teu orçamento !
 

NEROSTAR

New Member
Tenho cerca de 500 euros para gastar ...

Sabes que estou praticamente a zeros neste mundo de bicicletas mas o que vocês chamam " bichinho do peso " parece que já me mordeu .

Acham que tenho uma bicicleta boa ou estou a investir em algo que não vale a pena?
 
Tens duas opções, compras umas rodas e ficas sem guito para mais alterações, ou trocas componentes mais baratos como os periféricos e poderás baixar 500/600 gr.
 

NEROSTAR

New Member
Gostaria que me ajudassem , relativamente a um orçamento de 500 euros , as 1ªs coisa que devo trocar para reduzir peso e melhorar a qualidade da bicicleta .

Caso pusesse uma FOX 32 iria-me reduzir mt o peso relativamente á minha Rock shock race recon ?
 

NEROSTAR

New Member
Mas achas que vale a pena investir nesta bicicleta ou n ,isto é , pelo menos o quadro assegura alguma fiabilidade e reduzido peso ou é tudo para deitar fora ?
 
EU mantinha o quadro

como ja foi aqui falado ou comprar as rodas ou os restantes perifericos , em qualquer uma das opções vais retirar bastante peso .

cumps
 

edronax

New Member
Boa tarde,

tenho uma Specialized Epic Expert Carbon de 2011 e gostaria de começar a tirar-lhe algum peso extra. Desconheço o peso total da bicicleta, mas vou colocar aqui os componentes da mesma, ela ainda está praticamente de origem:

QUADRO:


Triângulo traseiro em carbono FACT 9m, construção em FACT IS, TH S/M com reforço interno, escoras superiores em carbono FACT, escoras inferiores em alumínio M5, Tubo de Direcção cónico, Caixa de pedaleiro PF-30 em carbono, dropouts de 135mm, pivôs com rolamentos de cartucho selados, apoio de desviador substituível, curso de 100mm


AMORTECEDOR TRASEIRO:


MiniBrain remoto Fox/Specialized, válvula de inércia, c/ ajuste de Brain Fade, 187x47mm


FORQUETA:


RockShox SID exclusivo c/ Brain, amortecedor por válvula de inércia, a mola do ar, direcção cónica em alumínio, ajuste de recuperação e Brain Fade, Aperto Rápido, 100mm de curso


CAIXA DIRECÇÃO:


1-1/8 and 1.5" sem rosca, rolamento superior e inferior de 1,5" de estilo Campy, rolamentos de cartucho


AVANÇO;


Specialized XC, alumínio forjado em 3D, 4 parafusos, aperto de 31.8mm, elevação ajustável


GUIADOR:


Guiador de elevação reduzida Specialized XC, alumínio 7050 de dupla espessura, 660mm de largura, 8 graus de recuo, 6 graus de elevação, 31.8mm


PUNHOS:


Specialized espuma (não sei o nome do modelo)


TRAVÃO DIANTEIRO:


Avid Elixir R CR SL exclusivo, hidráulico de disco, ajuste de alcance e contacto de pastilhas sem ferramentas, pastilhas semi metálicas com base em alumínio, componentes inoxidáveis, discos S/M: 160mm, L/XL: 185mm


TRAVÃO TRASEIRO:


Avid Elixir R CR SL exclusivo, hidráulico de disco, ajuste de alcance e contacto de pastilhas sem ferramentas, pastilhas semi metálicas com base em alumínio, componentes inoxidáveis, disco 160mm


MANETES TRAVÃO:


Avid Elixir R CR SL exclusivo, hidráulico de disco, ajuste de contacto e alcance sem ferramentas, alavancas em alumínio


DESVIADOR DIANTEIRO:


SRAM X.7 ,10-velocidades, montagem directa S3 para DMD, bottom pull


DESVIADOR TRASEIRO:


SRAM X.0, 10 velocidades, caixa média


MANÍPULOS MUDANÇAS:


SRAM X.9, 10 velocidades, gatilho em alumínio


CASSETE:


Shimano HG81, 10 velocidades, 11-36d


CORRENTE:


KMC X10, 10 velocidades, c/ Missing Link reutilizável, placas em níquel


PEDALEIRA:


SRAM Carbon S-2200 exclusivo, de 10 velocidade XC duplas, PF-30, aranha removível, S: 170mm, outros: 175mm


CREMALHEIRA:


39A x 26A, 4-parafusos


EIXO PEDALEIRO:


SRAM PF-30, rolamento de pressão OS, selados de cartucho


PEDAIS:


SHimano 540


AROS:


Roval Controle AL, disco de alumínio, 24mm, 24/28f


CUBO DIANTEIRO:


Roval Controle AL, disco de alumínio, cápsulas terminais OS de 28mm, Aperto Rápido, 24f


CUBO TRASEIRO:


Roval Controle AL, Aperto Rápido, 32f


RAIOS:


DT Swiss Competition 1.8/1.6mm inoxidável


PNEU DIANTEIRO:


S-Works "The Captain", 120 TPI, flanco em aramida com 2Bliss ready, composto duplo, 26x2.0"


PNEU TRASEIRO:


S-Works Renegade, 120 TPI, flanco em aramida com 2Bliss ready, composto duplo, 26x1.9"


CÂMARAS DE AR:


Válvula presta ultra leve


SELIM:


Specialized BG Phenom Comp, trilhos ocos em Cr-Mo, 143mm de largura


APERTO ESPIGÃO:


Alumínio 2014 de espessura dupla, recuo com parafuso único, 30,9mm, 400mm


ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM:


Aperto ID de 36,9mm, Braçadeira em alumínio 7050 altamente anodizado c / Aperto Rápido, para quadro de carbono



Informação retirada da página do fabricante.


Estou a pensar trocar para já o espigão, o volante e o avanço. Andei a ver os KNCN, guiador o SC Bone Flat, o avanço SC Wing mas depois no espigão fiquei com muitas dúvidas. Pois estava a pensar no KCNC Ti Pro Lite mas no meu caso ficaria mesmo no limite de peso(85 Kg). Andar a forçar os limites do material não me parece boa solução, daí precisar de ajuda.


Já agora aceito também sugestões para emagrecer a bicicleta trocando outros componentes.

Cumps,

edronax
 

Gaspito

Member
Conselhos para ajudar a reduzir o peso da minha bike "a la carte"

Boas como o tópico indica gostariam que me ajudassem no aconselhamento de que peças deveria substituir na minha bike de modo a reduzir o seu peso actual de 12,3 kg para cerca de 10/11kg.


http://i5.photobucket.com/albums/y152/bluegtitdi/cache_00000135633582c71b7.jpg
DSC03766.jpg



Lista de componentes:


Quadro RCZ Race disk 2012 (cerca de 1530g);

Caixas de direcção BBB em aluminio de rolamentos;

Suspensão SR Suntour Epicon 2012 com poplock (cerca de 1770g);

Transmissão completa Shimano Deore 9x3 de 2004 com pedaleiro do mesmo grupo, mas de 2010 já Hollowtech II com rolamentos exteriores;

Espigão de selim, avanço e guiador Ritchey Comp de aluminio de 2009;

Aperto de espigão Token com parafuso em titanium;

Cassete Sram X9 de 2004;

Rodas Mavic Crossland tubeless de 2004 com pneus Hutchinson Spider 2.3 tubeless;

Pedais sps Shimano M520;

Travões disco hidraulicos Hayes Stroker Ryde.



Obrigado desde já pela vossa colaboração.
 
Last edited:
Top