Berg Trailrock 1.0

Boas,

já ando por cá já à algum tempo, mas só agora decidi apresentar a bicla....

A minha berg trailrock é fruto de uma montagem de 2010. Quadro, suspensão, avanço, guiador e selim comprado em 2ª mão na sportzone. O restante material veio de uma Órbita de 1997: rodas, transmissão de 8v, selim, travões (v-brake), pneus e demais períféricos.

As fotos que se seguem são um pouco antigas:

http://imageshack.us/photo/my-images/132/e254.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/833/xu78.jpg/

Vou tirar fotos recentes e depois coloco as alterações já realizadas.

Cumprimentos
 
Berg TrailRock 1.0 >>> Mondraker Podium Pro SL 29er

Da descrição inicial acima, já pouco resta!!! a partir do mês de abril fui alterando a maioria dos componentes acima descritos para os que se seguem a negrito:


Transmissão passou para 9V
-manípulos deore XT
-cassete Sram PG 980
-corrente Sram

- Desviadores: Shimano Altus (têem cerca de 15 anos, já fizeram milhares de km´s e aguentaram muita porrada) serão o próximo upgrade
-Selim Selle Italia Q-Bik Flow
-Espigão Berg
-Avanço Ritchey
-Guiador Titan Superlite
-Rodas Mavic CrossRide convertidas tubeless
-Pneus Specialized Fast Track 26x2.0

-Travões Shimano BLM505 (não tenho a certeza de serem este modelo)
-Suspensão RockShox Recon Silver c/ Poplock

-Pedaleiro SR Suntour













Este ano fez o campeonato de XC da ilha de São Miguel (5 provas), 1 Maratona, e 3 provas de BTT de resistência de 4h. Uma delas este fim de semana (última foto), rolou 91 km e no final foi limpar e lubrificar e tá a andar :)

Espero que gostem

Boas pedaladas!!!
 
Last edited:
Hoje o treino matinal foi a volta ao concelho de Ponta Delgada (São Miguel, Açores) com a "hibrída".

Duração: 3h37min. dist. total: 80,32 km; top speed 62,8 km; average speed 24,5 km.


Freguesia dos Mosteiros ao fundo

Amanhã será dia de desbravar mato ;)

Segunda feira, a bike receberá uns upgrades (em 2ª mão mas em bom estado):

- Pedaleira Xt e desviador frontal Xtr. Fica a faltar o desviador traseiro que está mesmo pelas últimas.

Depois coloco umas fotos e uma análise do material!!!
 
Last edited:

caretos

New Member
Boas, a tua bina esta a andar bem , mas acho que devias investir mesmo em um desviador traseiro novo porque verás que notaras grande diferença , visto que este e uma das peças mais importantes da transmissão ( e ja agora altus está a trabalhar a 9v ? pensava que não havia altus 9v ;))
E boas pedaladas
 

maddog

Member
Tens ai uma boa maquina para continuar a andar por ai.

tenho fotos de bike exatamente no mesmo local, nesse miradouro.

e o regresso a PDL? pelo trilho agricula desde o cruzamento das 7 cidades até à relva..... que saudades..... brutal
 
"caretos" eu penso que o desviador seja altus, é essa a ideia que tenho!!!! (foi montado para cassete de 8v, isto à coisa 17 anos +/-) como fiz o upgrade para 9v experimentei a ver e a verdade é que o dito funcionou e bem. Como disse anteriormente já está é a precisar da reforma. Já fez mesmo muitos km. Brevemente será encostado às boxes :).

Cumprimentos
 
Boas Maddog,

o regresso a PDL tenho só um registo (a chegar às Capelas).



O trilho agrícola que falas, nós chamamos o trilho da Rocha da Relva! é espetacular a descer ;) A subir também é engraçado mas a FC máx dispara logo :p

Hoje foi dia de BTT. Foto tirada já a chegar a casa. Perto do Pinhal da Paz.



Amanhã oficina!!!

Cumprimentos
 

maddog

Member
Rocha da Relva! !!! é isso mesmo nao me recordava.... era um das minhas passagens obrigatorias... apanhei lá um valente susto, lançado no sentido de PDL, quando de repente vejo um fio dos laranjas (para as vacas) atravessado no caminho a altura do Peito. enfimm... acho que era por causa de uma vaca que la estava fizeram essa linda trabalheira.

A subida la daquela pequena fajã para esse mesmo trilho, é bom para a rebentar com o medidor de FC ahahha
 
Como tinha dito à duas semanas atrás a bike foi à oficina trocar a pedaleira Sr suntour por uma Deore xt e o desviador da frente por um Xtr.

O desviador Xtr acabou por pesar mais 30 gramas que o "velhinho" shimano (altus ou alívio), já nem sei ao certo. Mas esta alteração foi já a pensar na troca por um futuro quadro em carbono, pois o "velhinho" não iria servir.

O desviador trabalha lindamente, certinho como se quer!!! A pedaleira nada a apontar.

Antes:

Depois:



A 1º semana acusou um pouco nas pernas com a troca de pedaleiro, pois a suntour tinha cranks de 170 enquanto a deore Xt 175 (acabei por pesquisar depois e fiquei a saber que para a minha altura os cranks apropriados/recomendados são de 175).

Com esta alteração tirei cerca de 300 gramas à bike. Agora acusa 12,600kg.

Também tirei os mostradores do manípulos já à coisa de um mês, agora ficou mais racing :)




Ontem deu se início ao campeonato de XCO da ilha de São Miguel com a 1ª prova no Pinhal da Paz, a minha 1ª prova como federado e também atleta da Equipa Efapel - Santa Clara.
Deixo vos também um pequeno registo fotográfico da minha prestação.





Cumprimentos
 

commendatore

New Member
Bela máquina. Mudanças com pés e cabeça e quando são realmente necessárias.
Belas fotos também.
Estranho apenas teres-te queixado do comprimento dos cranks.... devia custar-te menos com os 175 e dizes custar mais!
 

fabio viana

Well-Known Member
deve ser por causa de estar habituado a muito tempo a andar nos cranks com a medida de 170mm e agora de um momento para o outro mudou para 175mm, logicamente irá notar-se uma diferença pequena, digo eu....
 
Sem duvida que parabéns pelo trabalho. Grandes alterações e para melhor!
Valoriza muito mais a bicicleta e a própria marca que muitos denigrem sem razões!

E grandes fotos !
Boas pedaladas
 
Boas commendatore,

não foi bem custar me mais!!! Adaptei me bem, nem senti diferença no pedalar, nos dias seguintes aos treinos é que acusei algumas dores musculares que a meu ver poderá ter sido fruto dessa troca de cranks, de 170 para 175.

Já andava com a Sr Suntour desde finais de 2010, tava mais que habituado :)
 

commendatore

New Member
Pois. faz sentido. Por vezes uma anilha espaçadora faz diferença no corpo. Esta "pequena" diferença no comprimento dos cranks, está directamente relacionada com o motor da bicicleta...as pernas... daí ser necessário ao corpo nova habituação.
 
Faz todo o sentido commentadore. Por vezes essas pequenas alterações, influênciam o trabalhar de um musculo ou grupo muscular :)

Esqueci me de referir ontem, que o desviador traseiro finalmente vai ter a sua tão desejada reforma, para a semana devo receber um Xt novinho em folh!!!!
 
Ora bem como o prometido é devido, então cá vai:

A semana passada recebi em casa uma encomenda com desviador Xt e suporte para transportar a bike



No sábado ao fim do dia decidi reformar o antigo desviador.

A montagem foi bastante simples, e a afinação também o foi. Pensei q iria ser mais complicado mas bastou seguir as instruções. Acabei por aprender a ajustar os limitadores do desviador (coisa que não sabia :D )







No domingo fui testar o funcionamento do dito, no treino de estrada, e aquilo mais parece um relógio suiço. Espetáculo.




A próxima alteração passará por um espigão sem recuo. Já vi um da BBB que pareceu me interessante!!! Se por acaso a malta souber de alguma marca que valha a pena apitem ;).

Boas pedaladas!!!
 
Top Bottom