Assaltos em Monsanto

nikasbtt

New Member
Aqui fica o link para o assalto que terá sucedido no ultimo domingo em Monsanto, com o recurso a facas:

https://www.facebook.com/groups/226819587354480/permalink/853643901338709/?pnref=story

É um bocado assustador dada a hora do assalto: 17h de domingo, no trilho atrás do quartel de bombeiros.



Curiosamente, na semana passada um conhecido referiu que estava em Monsanto perto das 22h à um mês atrás, e 3 individuos saltaram dos arbustos no meio da escuridão como que a preparar-se para o assaltar, mas que terão ficado surpreendidos pelo facto de serem 3 bikers e nada sucedeu.
Conta que o susto foi grande e não parou de pedalar até sair de Monsanto.
Para referência isto ocorreu junto ao trilho que liga a ciclovia à ponte para Benfica.

Como gosto de nocturnos e com frequência tenho que atravessar Monsanto à noite, ou sozinho ou a pedalar com uma amiga, decidi ligar para as esquadras da zona a investigar o perigo real de andar de bike em Monsanto à noite.

Esquadra da Boavista: dizem que é frequente ocorrerem assaltos de atirar o ciclista ao chão e fugir com a bike, quer de noite como de dia, mas com maior incidência no verão, em particular junto ao parque de campismo (proximidade com o B. da Boavista, certamente) e no Alto de Monsanto.
No entanto, este ano ainda não existia nenhuma ocorrência.

Esquadra de Benfica: dizem que não têm conhecimento de assaltos a ciclistas em Monsanto. Na zona apenas existe o registo de assalto a bikes em garagens.

Esquadra da Serafina: dizem também que não há nenhum registo a assaltos a ciclistas, seja de dia ou de noite, nem a corredores ou a pessoas a passear.
Dão a entender que Monsanto é uma zona segura.

Estes contactos foram na semana passada, entretanto aconteceu este assalto no fim de semana.

Das variadíssimas vezes que fui a Monsanto sozinho apenas por uma vez me deparei com um grupo de mitras junto ao parque de merendas da Serafina, que assobiaram para um outro grupo ao me ver aproximar (como que a avisar?). Decidi seguir pela direcção oposta, pelo sim pelo não.


Qual é a vossa experiência? Existe um perigo real? Só andam acompanhados em Monsanto?
 
Eu nunca tinha ouvido falar dessas coisas. Ando e corro à muito tempo em Monsanto e nunca tive nenhum problema.

Claro que há sempre uma primeira vez para tudo. É preciso ter cuidado. Mas o preocupante mesmo é a que horas se dá o assalto.
 

FMCurto

Active Member
Diria o dia, domingo Monsanto parece hora de ponta.Quanto à hora é normal, quando vou sozinho para Monsanto prefiro ir muito cedo e acabar pela (minha) hora de almoço que deve ser quando os mitras ainda estão a sair da cama.
 
Também nunca tive nenhum percalço deste tipo, mas sinceramente não me admira que aconteça.
Costuma andar bastante gente no Monsanto mas este também tem muitas zonas pouco movimentadas, logo oportunidades é coisa que não falta.
Por norma, quem tiver este tipo de encontro (assalto ou tentativa de) deve fazer uma participação na esquadra mais próxima.
 

Manchanegra

New Member
Eu não consigo aceder ao Face no local onde estou neste momento.
Alguém consegue colocar aqui um copy/paste do relato?
Sabado e Domingo aquilo parece hora de ponta. Há gente a pé e de bike em todo o lado mesmo nos locais mais improváveis, mas, mesmo assim há sempre muitos singles ou mesmo estradões onde não se passa nada e facilmente podemos ser assaltados.
Eu normalmente ando sozinho ou acompanhado por 1 pessoa e nunca senti insegurança, mas, como por vezes vou com o meu filho que só tem 12 anos fico algo preocupado.
 

nikasbtt

New Member
Ele e um amigo estavam no trilho que passa atrás do quartel dos bombeiros e foram abordados por dois tipos armados com facas, que lhes levaram as bikes.

Suspeitam que os assaltantes eram do B. da Boavista, sendo que após fazerem queixa na policia um já estará em vias de ser identificado.
 

Lanwolve

New Member
Costumo ir para Monsanto ao fim do dia no Verão, durante a semana. Nunca me aconteceu nada desse tipo, mas já me lembrei que existe essa possibilidade. Ir para Monsanto sozinho à tarde é um risco, mas até agora tenho tido sorte!
 

Pratas7

Member
È Muito triste....
realmente ando em Mosanto durante a semana a tarde...é preciso ter cuidado e companheirismo entre todos os BTTistas
 
Também costumo andar por Monsanto todos os dias à tarde e nunca tive problemas, talvez tenha tido sorte. Como costumo andar com uma câmara no peito, talvez isso possa dissuadir os larápios!
 

adofr86

Member
Se te quiserem assaltar acho que não é a câmara que os vai assustar, muito provavelmente até a câmara te levam.
 

Tsunami04

New Member
Visto haver tanta gente a gosta desse local para andar era porreiro a malta se organizar para nunca andar menos de 3/4 bikes. Mas se realmente ha muita mitragem ate assim se torna dificil lol
 

Manchanegra

New Member
Como já tive oportunidade de referir, costumo andar com alguma regularidade por Monsanto, muitas vezes sozinho e outras apenas com mais uma pessoa (ou o meu filho ou algum outro companheiro que tenha disponibilidade) e nunca me senti insegurança. Algumas vezes cruzei-me com malta com aspecto mais duvidoso, normalmente cá pra baixo para os lados da Boavista mas sem qualquer acto suspeito da parte deles. Nos trilhos cruzo-me várias vezes com BTTistas, pessoal a passear, andar, correr, etc... mas sempre dentro da normalidade.
Curiosamente e recordei-me agora, na ultima vez que estive em Monsanto, precisamente por trás dos bombeiros num segmento que se chama DH-Single do Penhasco (https://www.strava.com/activities/333931028/segments/7913514487) reparei num individuo que estava de costas para nós agachado atrás de uns arbustos. Acho que havia um cão por ali ás voltas e por isso não prestei muita atenção pois pensei que tivesse relação. Acho que ele não nos viu e nós continuamos. Acho demos por ali uma volta mas voltamos para trás para fazer o resto do percurso pela pedreira. Recordo-me que nos cruzamos com um companheiro de pedalada sozinho a subir o estradão e com um individuo (outro) também sozinho a andar.
Isto foi num Sabado de manhã e não sei se tem alguma relação com o sucedido. Pelo que percebi, os dois companheiros que foram assaltados são jovens (cerca de 18 a 22, pelo menos pareceu-me) o que poderá facilitar a decisão de assaltar. Claro que face a uma faca e surpreendidos sozinhos no meio dos trilhos qualquer um é facilmente dominado pelo que o melhor é mesmo não facilitar e andar acompanhado na medida do possível.
 

FMCurto

Active Member
Sei que isto é um assunto sério e isto talvez seja um bocado rebuscado, mas será que já ocorreu a alguém que pode não ser coincidência haver agora uma pista de BMX novinha em folha no B. da Boavista mas se calhar o pessoal de lá não tem biclas? E com tantas a andar ali mesmo ao lado... :p

rEwNmNf.jpg
 
Esquadra da Boavista: dizem que é frequente ocorrerem assaltos de atirar o ciclista ao chão e fugir com a bike, quer de noite como de dia, mas com maior incidência no verão, em particular junto ao parque de campismo (proximidade com o B. da Boavista, certamente) e no Alto de Monsanto.
No entanto, este ano ainda não existia nenhuma ocorrência.

Bem... Infelizmente, está tudo dito, não está? Não é nenhum mito urbano. Aliás, o problema é mesmo esse: Monsanto é um espaço urbano. Se eu fosse um individuo de carácter duvidoso, e mais ainda se morasse ali ao lado, provavelmente já teria tentado ir 'molhar a sopa' ao arvoredo, à espera de um ciclista com ar de "mesmo a jeito". Afinal, é comum encontrar Bikes de várias centenas de euros (e acima do milhar de euros) com riders sozinhos. Nem é preciso ser noite! Para quê? à tardinha, já a precisar de ir 'às compras', é que é bom.

Minimizem as hipóteses destes canalhas! Evitem andar sozinhos. Aliás, até é mais divertido!
 
D

Daniel Soares

Guest
Bom dia, gostaria de participar em passeios de btt noturnos na serra de monsanto, tenho receio de ir sozinho por causa dos assaltos naquela região. Passei também de carro á noite algumas vezes e já vi andarem grupos a fazer trilhas mas não conheço ninguém.

Têm contanto de alguém que organize estes passeios?

Costumo andar sempre por lá mas é ao fim da tarde, nunca á noite.


Obrigado.


Daniel


tel. 914577729
 

nikasbtt

New Member
Boas Daniel,

Tenho andado em Monsanto em nocturnos organizados pela Bikezone Odivelas às 4ªas à noite, e nunca somos menos que 10.
Ponto de encontro na loja às 20h30, ou às 21h00 na ponte que sobe para Monsanto perto do Fonte Nova.

Vê no facebook da loja quando é que eles marcam o evento (normalmente na véspera), e aparece. É tudo boa onda.
 
Top