As 11 Cidades do mundo mais amigas da bicicleta

jmenau

Member
Duvido um pouco quanto a Barcelona.
Um editorial recente na SoloBici retratava uma série de medidas restritivas (e algumas absurdas) ao uso da Bicicleta na cidade. O autor referia um distânciamento em relação à Europa. :(
Como é então? :?:
 

Fábio1000

New Member
Eu penso que para Lisboa entrar nas 11 primeiras cidades mais amigas das bikes ainda temos muitos anos a percorrer para la chegar. :s
 

Almeida7

New Member
Lisboa enquanto tiver estes taxistas mal educados que atropelam tudo o que vem na frente vai ser mesmo muito dificil de entrar nas melhores cidades para se andar de bicicleta, apesar de agora ali junto ao tejo já termos umas vias para ciclismo 8)
 

joks

New Member
Caro jmenau,

Estive de férias em Barcelona e não consigo concordar plenamente com o facto de terem dúvidas acerca de ser uma das boas cidades para andar de bike, contudo também te digo que não li o artigo que mencionaste, mas vê-se efectivamente muita gente em Barça de bicicleta, ainda para mais a cidade tem caracteristicas que convidam a umas boas pedaladas,

Efectivamente existem restrições, mas só visitando a cidade se percebe o porque dessas limitações, p.e.:
estás a imaginar no PARK GUELL, um "gaijo" meter-se nuns single tracks e destrutir caminhos artísticos?? :D
 

tkul

Utilizador Banido
Ando todos os dias em Lisboa de Bike - sim vou de bike para o trabalho, como complemento ao transporte principal - comboio CP.
Tendo já tido a oportunidade de rolar por Barcelona, Madrid, Alemanha (muitas), Holanda, Áustria e Bélgica, posso dizer que Lisboa não é assim um bicho de sete cabeças como alguns escrevem, por várias razões:

1- carris (que há uns anos eram bem piores que os Taxistas), são cordiais, e ao ultrapassarem já não fazem razias (tipo a fazer depilação).
2- Taxis há de tudo, mas sou da opinião que melhorou em tudo!
3- Trânsito em geral, alguns afastam (quando parados) mesmo não fazendo baralho e luzes ligadas.

É claro que até chegarmos às ciclovias e parques de estacionamento dos paises nórdicos... vão faltar décadas, mas até lá, conseguimos sobreviver (na minha opinião).

No geral, creio que poderíamos caminhar para uma cidade mais limpa, mas as pessoas tinham de colocar o status e a cagança toda no carro que ficava em casa.
Lisboa de Verão e bike, não é do melhor. O truque passa por usar roupa interior boa (coolmax) e tirar assim que chegamos ao bules.
Relativamente às subidas mais ingremes (rato/amoreiras/castelo... e + uma ou outra) essas podem ser feitas a pé, há volta é sempre a bombar!!!
O resto, é plano ou quase plano!

Junto da zona ribeirinha (e principalmente entre Sta. Apolónia e Cais do Sodré), a Bike é "apenas" o meio de transporte mais rápido! Nem as motas...
dá que pensar...
 

Team T

New Member
Viva,

Quanto a cidades amigas das bikes... Quando passei por Italia, gostei..., não sendo um exemplo extraordinário, é sem duvida bastante melhor que tudo aquilo que consigo ver por cá, não me refiro a condições e atitude dos que nas estradas circulam, pois todos sabemos que conduzir em Italia não é assim tão simples, mas cá também não, mas não por isso deixam os italianos de andar na sua bike, concluo que a atitude é que faz a diferença, muito embora deva ser incentivada e motivada.

Saudações BTT's
 

Man_In_Blue

New Member
Boas!

Em Portugal tambem começamos a ter cidades que começam a aderir á bicicleta. Aderem é devagar, devagarinho e demoram a criar as condiçoes necessárias para a circulação conjunta de veiculos motorizados e velocipedes. A meu ver Ovar é um bom exemplo do inicio de mudança de mentalidade que decorre em Portugal. Das vezes que visitei Ovar deparei-me com inumeros grupos de ciclistas bem como imensas ciclovias devidamente separadas da faixa de rodagem.
Agora no que toca a cidades centrais é pra esquecer. É uma enorme falta de respeito para com os ciclistas.
 

H2O's

New Member
As cidades do Mundo mais amigas da bicicleta.

Não me posso pronunciar relativamente ás que não conheço, mas sim ás que já tive a oportunidade de visitar. Amesterdão... É simplesmente o sonho de qualquer ciclista, a simplicidade, o desapego pelo automovel, o respeito duns pelos outros... Indescritivel, só visto.
Barcelona... É uma cidade que está no bom caminho na utilização da bicicleta enquanto meio de transporte, mas longe da "perfeição" de Amsterdam e ainda com um longo caminho pela frente.
Efectivamente Portimão é uma Cidade em que as suas ruas eram outrora predominantemente "ocupadas" por bicicletas, que com o passar do tempo foram sendo substituidas por motorizadas e posteriormente por carros, carros estes que se tornaram não só num meio de transporte, mas tambem num objecto de projecção de estatuto social.
Com o aumento constante do preço dos combustiveis, com a crise dos dias de hoje, com a falta de estacionamentos, com todas as condicionantes que o veiculo automovel tem, será que não perdemos a mania da grandeza e voltamos a fazer da bicicleta o nosso meio de transporte?
Eu sempre que posso dou o meu contributo.
Saudações e boas pedaladas
 

sirking

New Member
desconfio um pc de barcelona... já estive em copenhaga e foi bastante agradavel mas amesterdão é uma coisa espétacular nem nos lembramos que temos carta de condução as pessoas são super educadas
 
Para mim das melhores referências em indices de "ciclabilidade", é o do Copenhagenize: http://www.copenhagenize.eu/index/index.html

Em relação a Barcelona, e como podem ver na classificação obtida, é das melhores cidades para se andar de bicicleta. Estive lá em Junho, andei sempre de bicicleta, e escrevi um bocado sobre o assunto (e tirei também muita fotografia) neste link http://www.lisboncyclechic.com/?p=1972 e também neste http://www.lisboncyclechic.com/?p=2135

Escrevi ainda sobre as bicicletas de uso partilhado (Bicing) http://www.lisboncyclechic.com/?p=2064 e sobre o aluguer de bicicletas em Barcelona http://www.lisboncyclechic.com/?p=2194
 

jopedru

New Member
O que nos falta para chegar lá? Atitude, infraestruturas, projetos de aluguer de bicicletas, intervenção governamental?
 

jv-

New Member
Para mim o que falta mais é mesmo vontade das pessoas saírem à rua de bicicleta! Se não nos encostarmos demasiado à berma e andarmos com calma, nada acontece!

O que falta mesmo é trânsito de bicicletas, depois começa tudo a adaptar-se. Não pensem é que pode funcionar ao contrário.
 

yetke

New Member
Concordo que a falta de vontade é um factor importante para a bicicleta vingar no dia a dia. Porém, também temos de concordar que falta infraestruturas nas cidades. Nem em todo o lado podemos encontrar onde deixar a bike em segurança. Já tenho tido necessidade de me deslocar para tratar de assuntos no centro de Setúbal, e embora a cidade tenha evoluido bastante neste aspecto, a verdade é que encontro sérias dificuldades em arranjar onde deixar a bike sem me preocupar de 5 em 5 minutos se quando voltar ela ainda lá estará...
 

jopedru

New Member
É curioso que tenho inquirido algumas pessoas sobre o porque de não se deslocarem para o trabalho de bicicleta e raramente me dão outra razão que nao a falta de local apropriado para guardar a bicicleta durante o horario de trabalho.

Curioso! Porque isto pode ser lido como, as pessoas já terem pensado nessa hipotese. quem nunca o ponderou realmente usa o clima, ou as estradas como entrave e essas tem sido raras.
 

Kumbaiala

New Member
Depois de 1 semana a pedalar por Viena, posso atestar que esta é uma cidade magnífica e muito "bike friendly", com ciclovias e/ou faixas clicáveis em quase todas as ruas e avenidas e lojas de bicicletas magníficas. Aqui fica o "track" de um circuito que fiz dos "highlights" da cidade e alguns "links" úteis para quem for pedalar por lá:

http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=1639791&code=c9d752af5ecbc3badea360bca33cf53e

http://www.wien.gv.at/english/leisure/bike/

http://www.wien.gv.at/stadtplan/en/
 
Top