armadilhas anti-bttistas chegam a Portugal

camponubla

Well-Known Member
Hoje encontrei isto na zona de Ermesinde-Valongo.....

Não sei se servirá de muito, mas enviei mensagem na página do face da GNR, com as fotografias e mapas com a localização.



 
Last edited:

grouk

Member
tirem me uma dúvida, se o terreno for privado não há nada a fazer o dono tem todo o direito a por isso, eu uma vez com a bike de ciclocross voei alguns 10 metros porque estava uma corrente muito rente ao chão a delimitar o caminho, após a queda o homem ainda me soltou os cães.
Eu penso muitas vezes nisso, a maioria das vezes andamos terrenos privados e isso pode ser perigos, eu uma vez fui dar mesmo nas traseiras de uma casa onde estavam a fazer uma festa na piscina.
Por exemplo nos USA, não é que aquilo seja exemplo de alguma coisa mas lá temos o direito de disparar sobre intrusos
DwiFv1S.jpg
 

Jocas22

Active Member
acho que uma coisa é soltares um portao ou uma vedacao e andares la dentro, outra é um terreno que é privado mas nao esta delimitado nem avisos tem muitas vezes, vais e sem dares por isso estas junto de uma casa ou das com um portao e nem sabes se estas dentro ou fora. E depois porem armadilhas, cabos ou pregos ou seja o que for.
Mas seja como for cá nao se pode disparar contra ninguem so por invadir um terreno isso é certo, o resto nao sei.
 
Não tenho a certeza, mas penso que para ser considerado terreno privado, tem de estar vedado, com vedação de 2 metros de altura.
 

edumad

Member
Visto que as pessoas muitas vezes são obrigadas a permitir passagem, há muitos caminhos que atravessam campos e matas. Parecem privados mas não são. Usar sempre o bom senso. O simples facto de usar uma via privada não dá direito a ninguém de responder agressivamente. Podem tapar e vedar como quiserem desde que não seja uma armadilha. Neste pais adorasse a posse, nem que seja de um monte de silvas. Em outros paises há "right to roam"... Enfim.
 

Jocas22

Active Member
isso nao é nada assim. Ainda ha uns dias li um artigo dos ingleses que na inglaterra e pais de gales nao podem andar em lado nenhum, é tudo proibido e preciso permissoes. Enquanto na Escocia podes andar por todo o lado. Os espanhois andam todos chateados porque ja nao podem andar na "casa de campo". O que nao faltam sao problemas por esse mundo fora pra quem gosta do btt.

Ainda ha pouco tempo fui pros canais do sorraia e sem saber acabei dentro de um terreno privado sem ter saltado vedacoes ou ver placas ou seja o que for. Mas foram simpaticos e so pediram pra nao saltar o portao á saida e ligar que abriam, e abriram. Ha outros que como disseram vedam os montes abandonados com paus e arames so por maldade, nao va alguem gastar o chao.

Tambem ha quem vede e feche por causa do gado por exemplo, mas deixam entrar e passar desde que se volte a fechar o portao. Nalguns casos por boa vontade e noutros porque têm de dar passagem.
 

grouk

Member
eu tambem concordo que não é por atravessar uma propriedade que haja algum mal nisso, mas por outro lado, concordo com quem não goste muito de estranhos nas suas propriedades, por isso apesar de ser contra essas armadilhas que podem provocar grandes estragos, percebo que na nossa propriedade temos direito de admissão
 

Jocas22

Active Member
mas senao queres la ninguem, vedas o terreno. Nao é com um arame daqueles que se faz isso, pode provocar acidentes graves a quem anda de mota ou bicicleta (na fota parece estar numa descida). Pior ainda quando nem sequer tem um aviso, uma placa ou algo assim que dê outra visibilidade ao arame (se fores ao sol e o arame estiver á sombra é facil só o conseguir ver quando for tarde demais). Acho que é sempre uma questao de bom senso.
 

pratoni

Active Member
Epá se não é para entrar, que vedem as entradas como deve ser .

Ninguém tem que adivinhar se o terreno é privado ou não...
 
No caso do Baixo Alentejo, que é o caso que melhor conheço, muitos caminhos estão vedados por causa do gado que lá está e muitas vezes são colocados cadeados, pois muita gente que lá passa (BTT, TT, caçadores e os mais variados tipos de pessoas) deixa portas abertas e não quer saber do que lá está, só por uma questão de má fé, nada mais!

E depois lá está, por causa de uns pagam os outros.... :(
 

SeteGu

Active Member
RMDVENTURA mas isso é uma situação diferente.

A partir do momento em que se passa uma vedação sem autorização a pessoa perde toda a legitimidade. Porém, neste tipo de situações, muitas vezes não é isso que acontece (daí o problema).

Uma pessoa não adivinha se o terreno é privado ou não se não houver nada a indica-lo.

As armadilhas são do mais cobarde e desumano que pode haver. As pessoas que as criam deviam ser presas.
 

klaser

Well-Known Member
Há uma diferença grande entre cordas ou vedações para muitas vezes bloquear o gado e armadilhas...arames colocados dissimulados ou coisa q o valha em sítios estratégicos para causar ferimentos a quem eventualmente passa,não têm qualquer justificação e para mim,mesmo em terreno privado,é crime... Eu não vou matar uma pessoa,mesmo que ela entra na minha propriedade,antes de avisá-lo do mesmo e sem esta ameaçar-me de alguma forma... Deixem isso pros malucos dos americanos...
 

camponubla

Well-Known Member
...Dizer que a GNR respondeu a mensagem que enviei pelo face na sua página, e disseram que passaram o assunto para o Destacamento Territorial para fazer mais averiguações.
 
Top