Alu chasso (Confersil) - Work In Progress

Alu chasso (Confersil)

Este quadro em alumínio da Confersil chegou-me às mão vindo do meu amigo Rui, antigo companheiro de pedaladas de longa data (já lá vão 15 anos???)

É interessante pois este chegou a ser o quadro dele durante uns tempos, e já tinha sido de outro amigo nosso. Ou seja, é um quadro hitórico que já fez muito BTT!!!

Aqui ficam imagens de como me chegou às mãos:









Como se pode ver o acabamento do mesmo está em muito mau estado. Não sendo um quadro leve, também não é dos mais pesados.

A ideia será construir uma bicicleta utilitária, a custo quase zero. Uma bicicleta porreira, para me deslocar por todo o lado, que permita ir por qualquer caminho sem restrições, e quando a deixe presa a um poste, não fique a pensar no que lhe vai acontecer (mas vou continuar a usar U-locks de qualidade). A suspensão será uma RS Judy que também veio do Rui, e os restantes componentes serão "restos de coleção" que aqui tenho por casa. Tudo material usado, ou mesmo muito usado!

Já comecei a primeira fase, que será retirar todo o verniz e autocolantes - e vai ficar mesmo assim, despida, riscada, com o alúminio "todo à mostra"... neste quadro o conceito de "riscado" deixa de fazer sentido... pode ser encostada a tudo, raspar, bater, que fica sempre na mesma (ou quase)






Tinha apoio para travões cantilever, mas resolvi "deitar isso fora" (e depois será devidamente limado):




Agora é continuar o trabalho... até já!



 
Last edited:

madvibes

New Member
boas,

muito Fixe... quero acompanhar isto porque tenho la uma deste género em casa e quero fazer uma cena parecida com a minha...
 

Cirus

Member
P.f. revê os links que alguns não estão a carregar e queremos ver as imagens todas. Muito interessante. Vou acompanhar!
 
Já devem conseguir ver as fotografias

Entretanto o quadro já está praticamente finalizado:







Com isto lá se foram 45 gramas:



Fica aqui também a fotografia da "Judite" ;)



(não percam as cenas dos próximos capítulos)
 
Entretanto isto avançou mais do que o esperado... um tipo entusiasma-se, e dá nisto...

As rodas são estas, muito velhinhas, muito batidas, com milhares de kilómetros. Mas sem empenos e a rolar muito bem!

Aros Mavic 238 e cubos STX na frente e STX-RC na traseira:



Aqui ficam os componentes quase todos ao molho:



E como disse, entusiasmei-me e...





Só falta travão atrás, punhos, cabos, cassete e corrente! (o desviador da frente já foi montado, mas não aparece ainda na foto)

Está quase... sim, a geometria deste quadro é uma treta... mas para o que é, cumpre perfeitamente!
 
Está quase, quase... só falta uma cassete de 8v. Tinha ideia de ter uma cá por casa, mas não a encontro. Como o orçamento para este projeto era zero, ou perto disso, terei de tentar a sorte com alguma coisa oferecida ou em 2ª mão, mesmo que muito velhinha (como tudo o resto nesta bicla).





Como o uso vai ser utilitário, o porta-couves era inevitável. E vou ter de desencantar uns guarda-lamas para não "pintar" a roupa!
 

madvibes

New Member
Guarda Lamas, para a frente podes fzer um com uma garrafa de plastico.

Para trás podes colocar algo por baixo do portacouves que ele proprio faz de guarda lamas...
 
Nope, a Judy TT tem coluna de 1"1/8

Os guarda lamas se não conseguir arranjar mesmo próprios serão fabricados por mim em chapa de alumínio ou em polipropileno, e serão integrais. Neste momento para desenrascar leva um de plástico da polysport que já tinha, parecido com este:

 

SeteGu

Active Member
Como já disse gosto deste tipo de projetos. Só tenho uma questão:

Essa suspensão fará alguma diferença a nível de conforto?
 
Boas Miguel! Grande Projeto, parabens!

Posso só pedir para que tires uma foto do pormenos como agarras te o porta bagagens ao "quadro?!

Abraço
 
SeteGu esta suspensão é surpreendentemente razoável. E apesar da idade está em bom estado

Quanto ao porta-couves não tenho fotos mas depois coloco - a parte inferior prende nas furações que o quadro tem junto do final da escora superior, e em cima prendi com um parafuso maior no aperto do espigão de selim. A furação que refiro vê-se bem nesta foto:

 
E já rola... :D



Entretanto troquei o pedaleiro por um Sora de estrada que tinha por aqui... para o uso que lhe dou, o prato 22 não me serve para nada, e com o de 52 sempre dá para chegar mais depressa ;)

Ficam a faltar as luzes (hoje já devo tratar disso), e os guarda-lamas (ainda só tenho o de trás, que não é o definitivo)

O peso ficou ligeiramente acima dos 16kg, tal como está na fotografia (incluindo alforges). Razoável para uma utilitária. Responde muito bem - este quadro é de uma rigidez brutal. Só não gosto tanto da posição de condução para uma bicicleta utilitária - prefiro andar mais direito...
 
Last edited:
Top