Alerta para suportes de bicicletas - Norauto

sparky

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eu tenho um qua comprei na norauto nao e muito famoso mas ponho sempre fitas nas rodas e prendo outra no braço do pedal quero ver se arranjo um thule a bom preço sempre e mais fiavel que o meu.
ha por ai com cada maluco ja vi um senhor numa area de serviço que se esqueceu que levava a bicicleta em cima ate lhe rasgou a parte ce cima do tegadilho da vw.
 

Manchanegra

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O facto de o suporte ser bom não é factor suficiente para que a bicicleta vá segura. Temos que nos assegurar que foi bem colocada e adequar a velocidade do carro ás condições de circulação (carga em cima do carro).
Ainda no Domingo a chegar a Sacavem pela A1 passou por mim um carro prai a 140/150 com uma bike montada num 591 e a roda da frente parecia uma bailarina. Com o este tipo de condução não sei quanto tempo é que poderá durar aquela fita da frente. Aquilo é resistente, mas, "agua mole em pedra dura..."
 

sparky

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a questao aki nao se prende com o comprar ou nao um suporte porque na meu caso e na maioria faz falta pk no carro nao cabe etcetcetc e axo que se a bike nao cabe no teu carro ou coisa parecida deves comprar agora ser conxiente que levas ali uma bicicleta e que todos os cuidados sao pouco para nao haver problemas e ai te garanto que nao vais ter problemas
 

Manchanegra

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Tyto said:
Estava a pensar comprar um suporte mas depois de ler isto acho que vou desistir

Não tenhas receio. Acidentes acontecem sempre. Desde que tenhamos as necessárias precauções acredito que não existam problemas de maior.
Eu transporto normalmente 2 bikes em cima do carro com suportes Freeride da Thule (um pouco mais basicos que os Proride) e não tenho qualquer razão de queixa. Ao montar a bicicleta certifico-me que ela está bem presa tanto pelo braço como pelas cintas das rodas. De vez em quando vou deitando um olho lá pra cima pelo teto de abrir. Principalmente em estradas mais sinuosas ou com um piso em pior estado. Quando faço viagens maiores passo uma cinta extra na roda da frente.
Acima de tudo há que ter consciencia que a bike vai lá em cima.
Muitos acidentes acontecem porque as bikes são colocadas de forma deficiente, são mal apertadas e, os condutores (sem querer generalizar) conduzem como se estivesse a numa pista sem nada em cima do carro. Muitas vezes esquecem-se de tal forma que até tentam entrar em garagens ou estacionar á sombra nas areas de serviço :fpalm:.

No que diz respeito mais especificamente aos suportes da Norauto. A verdade é que nunca usei nenhum e não sei como são as cintas, mas, quando os vejo montados em cima dos carros vejo apenas uma calha em aluminio sem nada que trave a roda e não vejo qualquer cinta, ao contrario dos Thule e Montblanc (os mais comuns) onde percebes perfeitamente onde a bike encaixa, onde estão as cintas, podes ajustar o encaixe das rodas etc... Um vizinho meu usa um da Norauto, vejo-o frequentemente com a bike em cima do carro, e, não consta que alguma vez tenha caido. É como tudo. "Cautelas e caldos de galinha..." (Não sei o que me deu mas hoje estou muito virado para a sabedoria popular :sabichao::fpalm:)
 

commendatore

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Muito sinceramente, tanto faz a marca do suporte, claro que os Thule e afins estão melhor concebidos pelo menos na questão prática de pormos as bicicletas nos suportes.

Pois eu desde puto (tenho 33), que usei suportes em carros, com BMX da família toda com os mais variados suportes de bicicletas. Alguns pareciam plástico... e NUNCA perdi ou deixámos cair uma bicicleta.
Aquilo era bem preso, com cintas e esticadores extra, e sempre com preocupação de deixar alguma folga... porque o que é rígido parte.

Acho que grande parte de quem tem problemas destes de perder bicicletas ( não estou a apontar o dedo a ninguém) não é uma questão de suporte, mas sim uma questão de pedal direito no carro... sim, ontem mesmo quando regressava de Vila de Rei, ultrapasso um GOLF com 2 Cannondale topo de gama a mais de 180km/h com uns belos de uns Thule Proride. Ora bem, 180.... É uma questão de consciência na grande maioria dos casos ditos "defeitos".
QUanto a alguma fraqueza nalgum suporte desta ou daquela marca, é uma questão de tentar analizar de onde poderão advir problemas e reforçar, quer por intermédio de mais cintas, quer por esticadores etc.

Esses filmes da Thule tb são muito bonitos dos crash tests... mas carreguem o suporte de de caixa como se vêem alguns com meia tonelada de carga que até o tejadilho se vai a encolher e depois façam os testes. E testes de embate lateral? Isso é publicidade.
Thule é uma referência. Sem dúvida e é dos melhores que o dinheiro pode comprar.

Mas uns Norauto, bem presos, com toda a carga e limites respeitados e umas cintas a mais, resistem tudo o que os outros resistem.

(PS: já tive de todos os tipos)
 

Navid Imani

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Tanto faz a marca ??? Ok .... cá vai um link com os testes conduzidos pelo Autoclub Alemão em 2012 que mostram bem a diferença entre marcas diferentes quando sujeitos a ensaios como curvas apertadas, travagens a fundo ou City Crash ;-) E se determinadas marcas "resistem tudo o que os outros resistem" (talvez enquanto são novos) , porque é que finalmente foram retirados do mercado ?

Ver o link seguinte (no ano em que estes ensaios foram realizados a Montblanc não teve sorte nenhuma, nem com o Montblanc Discovery para o tejadilho, nem com o Montblanc Explorer para bola de reboque). Já os suportes Atera Giro AF, Thule ProRide, Atera Strada Sport M2 e Thule EuroWay G2 tiveram pontuações brilhantes. Nem vou comentar os resultados de alguns suportes em que as bicicletas ficaram completamente deitadas de lado ou foram projectadas. Enjoy ;-)

http://www.youtube.com/watch?v=GYoYy3jhxGw
 

commendatore

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Claro que há diferenças.... Mas também acho que ninguém sai de casa a pensar que vai ter um acidente de viação... ou vai fazer curvões em desapoio com as bikes nos suportes. Para isso eu desfaço qualquer suporte a fazer peões...
No entanto os que mais vês montados em carros, são os Montblanc e os ProRide...
 
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jonasdh

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Boas
em relação á pergunta do Pratas, eu já tive um parecido a esse, da montblanc e no meio, 1/2 bikes até segurava fixe, mas com 3, mesmo no limite do peso...... é para apanhar susto com a carrinha do meu pai, porque tens de verificar se o teu carro tem algum tipo de suporte em ferro por baixo do carro, porque as correias suportadas no para-choques de plástico com 3 bikes de dh não fica muito seguro, mas para 1/2 como disse é na maior, só que esse suporte tem um problema, porque em certos carros ultrupassa o limite ou tapa a matricula e as luzes e´fica ilegal
 

Navid Imani

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Caro "Commendatore", é verdade que ninguem espera ter acidentes de automóvel ou ter que travar de emergência porque uma criança ou cão se atravessa a frente do carro, mas o suporte que está a ser debatido neste tópico (e que já não se encontra a venda tendo sido retirado do mercado) tinha 3 falhas de concepção graves que se combinavam para situações comuns de desastre (conheçi várias pessoas que tiveram problemas com aquele suporte). Agora este assunto pertence ao passado porque o suporte não está a ser vendido, mas básicamente era um suporte estéticamente parecida com o suporte Thule FreeRide mas alguns "atalhos" para poupar nos custos de produção revelavam-se fatidicos quando exposta algum tempo aos raios UV .

Também já vi o video que alega ser o roubo ultra rapido dum suporte Thule ProRide mas pelo video não há maneira de saber se o braço estava preso na parte mais baixo do tubo diagonal conforme indicado pela marca ou mais em cima onde em muitas bicicletas o diametro é superior (ou seja basta deslizar um bocadinho para baixo que ganha folga para sair). Tanto que em ensaios do Autoclub Alemão, a nível de tensão e choques laterais, há suportes que simplesmente partiram e o ProRide portou-se 5 estrelas. E atenção que a ADAC é extremamente isenta. Não teve qualquer problema em chumbar a caixa bagageira Thule Atlantis 780 em Dezembro de 2006 nos testes City Crash ao se soltar por completo das barras de tejadilho (depois a Thule melhorou o sistema PowerGrip e a caixa passou de 8º lugar para 3º a seguir a KAMEI CORVARA (Alemã) e a Montblanc Triton (2º lugar naquele ano). Não estou a dizer que o suporte Thule ProRide é o melhor do mercado (o mercado não para e a nível Internacional há suportes Japoneses e Americanos que vão dar que falar ... ver por exemplo o seguinte suporte concebido para cargas até 23 kg: http://www.youtube.com/watch?v=BrYH9KpKt4k ) ,
mas não há a menor duvida que certas marcas apostam muito seriamente na segurança e durabilidade :)

Enfim ... um dia ao vivo posso mostrar quais os 3 problemas que causavam situações criticas com o suporte do tópico em questão :) Mas como o suporte do tópico já não se vende ...perde a relevância :-(
 

commendatore

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Navid, eu não estou a por em questão nada do que disse. Muito pelo contrário.
E sim o vídeo do roubo pode ter sido facilitado, tal como os dos testes às réplicas dos guiadores FSA e tal (esses sim fabricados).

Eu não questiono, a qualidade de nenhum deles pois o único que pude usar foi o ProRide que acho muito bom e bem concebido.

O que quis dizer foi que há muito boa gente que se "esquece" que a 150km/h... as coisas não funcionam como em testes em ambiente controlado. Tal como os testes da EURONCAP... em ambiente controlado é tudo bonito, mas raramente se bate às velocidades testadas e com os ângulos de embate testados. ;)
 

nasp

Member
Tenho 4 suportes agarrados a barras de tejadilho. Só um ves aquilo e deixou cair uma bike, mas por culpa minha, 2km ate ao destino mas apertado e sem correias, claro que tinha de correr mal. São daqueles de 12€. Confio ainda menos nas barras Automaxi que tenho agarrado ao carro. Uso sempre as respectivas correias nas rodas e a prender o quadro daquelas cintas de aperto rapido que se usam para segurar a carga. E claro tento sempre andar com consciencia daquilo que levo em cima.
Uso este suportes há uns belos 11 anitos.
Troquei de carro, de barras mas os suportes continuam os mesmos.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, por acaso também sei de um caso em que um suporte norauto deu muitos problemas -.-
O meu pai ia para a Régua e leva-va uma Vag, quando derrepente ouve uma cena no tejadilho e olha pelo espelho é vê a bicicleta aos tombos autoestrada fora, enfim, depois a norauto não se responsabilizou pelos danos feitos na bike(quadro torto, rodas partidas, ou seja tudo estava num estado lastimavel), felizmente o gajo que lhe vendeu a bike ofereceu 150€ por aquele monte de peças partidas.
no final como não havia gravações do acidente a norauto culpou o meu pai de mau uso e nem 1 centimo lhe deram enfim, levar a bike para maratonas/passeios só com ela dentro do carro...
 
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