Ainda tens uma Alpestar?

FiCaçador

Elos Rápidos
É isso mesmo. Ainda tens uma, então do que é que estás à espera para espetar com as fotos aqui :?:

Aqui estão as fotos da minha, uma Alpestar full Deore LX que herdei do meu Pai, comprada ainda antes de 95, o meu pai já nem sabe bem em que ano de à tanto tempo que foi :mrgreen:. A bicicleta é mantida na casa de férias, só anda no verão, e por isso está num estado de conservação muito bom, com TUDO de ORIGEM, só lhe troquei o selim por conforto (mas tenho o original guardado), e a câmara de ar traseira.
Ou seja, para quem já conviveu com uma coisa destas, aqui está uma muito boa ocasião para recordar como é que elas eram naquele tempo.

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MRocha

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Aqui vai mais uma. Originalmente vinha equipada com Shimano Altus A20, mas de 1992 até agora tive que trocar algumas peças. De origem já só tem o quadro, a forqueta, parte da direcção, o tubo do selim e o aperto do tubo do selim.
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O quadro em aço cr-mo é muito confortável e nada pesado.
 

Songo

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tenho..fotos é que há poucas. tempo em cima dela já é pouco, mas andei nela durante muito tempo..agora serve para "ir ao pão" quando estou na vila :p

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MRocha,
A tua bike só já tem mesmo quase o quadro xD, gosto do volante, como fizeste com o avanço, para usar a mesma forquilha com rosca?
 

badboy

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songo
esse quadro e parecido e igual ao meu ??
e que na tua foto da-me a entender que e


abraço a todos
 

MRocha

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MRocha,
A tua bike só já tem mesmo quase o quadro xD, gosto do volante, como fizeste com o avanço, para usar a mesma forquilha com rosca?
Tambem tem o shifter direito de origem;) Os shifters aparafusavam directamente nas manetes e só consegui arranjar a peça para o direito. Por isso, do lado esquerdo montei um SRAM SX5. Tenho as manetes originais, mas ficam com um tacto esquisito com v-brakes. É que tambem não consegui arranjar estas peças por onde passam as espias:fpalm:
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Tenho tambem a pedaleira e os desviadores Altus A20, bem como as rodas com cubos Shimano Exage. A pedaleira e os desviadores estão noutra bicicleta. As rodas têm os raios com ferrugem e um dos aros tem uma grande dentada. Talvez tente aproximar a montagem à original e reparar as rodas, se arranjar tempo. A ideia foi montar uma bicicleta para a minha irmã, que até agora não tinha menhuma, poder dar umas voltas.


A forqueta tem dentro um tubo de alumínio de parede grossa com uma cunha(como os avanços para forqueta roscada) que alarga na parte de cima para a medida exterior da forqueta. O tubo vinha com um avanço aheadset para dar para montar o avanço numa forqueta com rosca. Nada disto era de origem, o avanço era idêntico ao da bicla do primeiro post e não sei que é feito dele...
Mas deu-me vontade de complicar a adaptação:p
1-O parafuso que puxa a cunha para cima, fazendo a fixação à forqueta, inicialmente vinha até à tampa do avanço, mas não gostava nada do aspecto daquilo. Por isso arranjei uma anilha espessa que entra justa no dito tubo de alumínio. Como o tubo afunila ao entrar dentro da forquilha (tanto no diâmetro exterior como interior) a anilha assentou nesse afunilamento e, na anilha assentou a cabeça do parafuso.
2- A meio da parte do tubo que está acima da forqueta fiz um furo de 10mm de diâmetro, horizontalmente numa das paredes e, no lado diametralmente oposto um entalhe rectangular com 8X4mm. Usei depois os furos para enfiar um cilindro com 10mm de diâmetro por 28mm de comprimento com uma das pontas limada para ter um perfil rectangular que entrasse no entalhe da parede oposta do tubo. O cilindro tem um furo roscado M6 a meio, onde entra o parafuso da tampa do avanço.

Isto com fotos secalhar percebia-se melhor, mas não as tenho e a bicicleta está bastante longe...
Sendo o parafuso, que puxa a cunha contra o tubo, independente do parafuso que segura a tampa, não corro o risco de desapertar acidentalmente a cunha se quiser trocar o avanço.
É um bocado complicado, mas permitiu usar o avanço que queria e esteticamente fica bem melhor que a solução normal.

Já agora, se alguem tiver um quadro igual ao que postei ou ao do primeiro post, mas em tamanho 20 polegadas, a estorvar ou a ganhar ferrugem, mande mensagem pessoal, sff.
 
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Boas,
Eu tambem meti um V Brake atrás, e por acaso tambem manti a manete, uma vez que sao inteiras com os shifters, agora é um bom bocado mais leve, mas até se tolera, e trava muito melhor, o que permitiu baixar o preço dos upgrades..
Agora queria era mudar o avanco e o volante por algo melhorizito, que este ficou com ferrugem.. :s (unica parte do quadro com ferrugem)...
Se pudesses por umas fotos, ajudava-me xD.

BTW:já alguem pesou uma coisa destas?

@tlages :
Já agora convence-os a por umas fotozinhas delas..
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Aguardem por um tópico de análise à Alpestar Deore LX original do 1º post. A bike continua pelos algarves (penso eu!), mas no final do verão ei de arranjar maneira de a trazer cá para cima, e aí é que vai ser...
Tudo desmontado, lavado, revisto, montado e tóca de pedalar, com todo o processo acompanhado num tópico que então ei de criar, bem como uma análise à bike e comparação com as actuáis. Mas até lá ainda tenho muito que esperar...
 

esquilas

Member
boas

aqui por casa ainda anda uma alpestar com uns belos 15 anos mas de origem jah soh tem o quadro

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esta bike tem agora uma forqueta de aço, uns v-brakes intox, manetes avid speed dial mag, uns manipulos shimano ainda de origem, guiador hurrycat de carbono, punhos race face good n'evil, selim bontrager race lite wsd e espigao kalloy em aluminio, pedaleira truvativ five, desviador frontal shimano (tambem de origem), um desviador traseiro lx de 94 (classico:)) e umas rodas das baratas com pneus geax easy rider

jah por aqui andou uma outra alpestar em 94 mas era daquelas baratas de 20 contos, que depois em 98 quando deixei o bmx e começei a fazer km's comecei a quitar com alguns componentes melhorzitos, mas nao deixou de ser sucata :lol: dessa altura nao tenho nenhuma foto o que eh pena

essa alpestar acompanhou-me durante varios anos ateh 2001 quando foi substituida pela BH
 

MRocha

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Aqui está a minha, a fazer uma égua:p
A foto é de 96. Era igual à do 1º post, mas em tamanho 50cm. Na altura já tinha alterações: guiador e avanço de alumínio, pedais com corpo em alumínio e bar-ends.

Pesei o quadro numa balança de cozinha:D
Com a pedaleira Deore LX(686g, segundo o catálogo), o eixo BB-LP27(400g?), copos da direcção(70g?) e parafusos das grades de bidon e da pedaleira(30g?) acusou menos de 3.2kg. A balança não era 100% fiável(os bolos ficavam bons se pesasse o açúcar e a farinha nela...), mas o quadro não era pesado, tendo em conta o tamanho.
 

predadorbike

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MRocha

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MRocha,
A tua bike só já tem mesmo quase o quadro xD, gosto do volante, como fizeste com o avanço, para usar a mesma forquilha com rosca?

A forqueta tem dentro um tubo de alumínio de parede grossa com uma cunha(como os avanços para forqueta roscada) que alarga na parte de cima para a medida exterior da forqueta. O tubo vinha com um avanço aheadset para dar para montar o avanço numa forqueta com rosca. Nada disto era de origem, o avanço era idêntico ao da bicla do primeiro post e não sei que é feito dele...
Mas deu-me vontade de complicar a adaptação:p
1-O parafuso que puxa a cunha para cima, fazendo a fixação à forqueta, inicialmente vinha até à tampa do avanço, mas não gostava nada do aspecto daquilo. Por isso arranjei uma anilha espessa que entra justa no dito tubo de alumínio. Como o tubo afunila ao entrar dentro da forquilha (tanto no diâmetro exterior como interior) a anilha assentou nesse afunilamento e, na anilha assentou a cabeça do parafuso.
2- A meio da parte do tubo que está acima da forqueta fiz um furo de 10mm de diâmetro, horizontalmente numa das paredes e, no lado diametralmente oposto um entalhe rectangular com 8X4mm. Usei depois os furos para enfiar um cilindro com 10mm de diâmetro por 28mm de comprimento com uma das pontas limada para ter um perfil rectangular que entrasse no entalhe da parede oposta do tubo. O cilindro tem um furo roscado M6 a meio, onde entra o parafuso da tampa do avanço.

Isto com fotos secalhar percebia-se melhor, mas não as tenho e a bicicleta está bastante longe...
Sendo o parafuso, que puxa a cunha contra o tubo, independente do parafuso que segura a tampa, não corro o risco de desapertar acidentalmente a cunha se quiser trocar o avanço.
É um bocado complicado, mas permitiu usar o avanço que queria e esteticamente fica bem melhor que a solução normal.


Já tenho fotos:
Sem a tampa:
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Sem avanço:
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Sem a peça onde enrosca o parafuso da tampa:
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Pormenor dos furos onde entra a peça onde enrosca o parafuso da tampa:
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A parte que está dentro da forqueta é idêntica à deste avanço:
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Se não fossem as porcas ninguem diria que é uma forqueta roscada:
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Já agora, se alguem tiver um quadro igual ao que postei ou ao do primeiro post, mas em tamanho 20 polegadas, a estorvar ou a ganhar ferrugem, mande mensagem pessoal, sff.
 
Boas pessoal,
Ninguem tem por aqui umas boas imagens do Logo a alpestar e o lettering, queria ver se conseguia por na minha uma vez que o autocolante da logo esta a ficar estragado e o lettering nao tem na minha..
Se nao tiverem pelo menos umas boas fotos para tentar aproveitar..

Agradeço desde já.
 
Boas,
Após algumas actualizações, aqui fica a minha Alpestar.

Vista Geral:
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Cockpit:
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Detalhe da Roda da frente:
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Vista de Frente:
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Transmissão:
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