Afinar travões Avid Elixir R

magabarai

Member
Boa tarde!

Estou com uns certos problemas a afinar os meus travões Elixir R e gostava, se possível, que alguém me explica-se como devo proceder à afinação e se devo ou não mexer naquele parafuso sextavado que está "dentro" da manete.

Ontem tentei afinar o travão traseiro da seguinte maneira:

1º- dobrei um papel ao meio,e encaixei entre as pastilhas de travão
2º- encaixei a roda no sitio e o papel ficou entre o disco e os calços e fechei o aperto rápido
3º- aliviei os 4 parafusos de fixação da pinça de travão
4º- apertei a manete e fui apertando aos bocadinhos os 4 parafusos
5º- retirei a roda para retirar o papel e voltei a coloca-la no sitio

No final destes passos ficou muito melhor (antes prendia a roda), mas mesmo assim a pastilha do lado de dentro ainda encosta ligeiramente no disco e faz com que vá a travar. Eu acho que o bombito está um bocadinho para fora demais. Se o meto para dentro, o sistema perde pressão e, apertando a manete o bombito volta para o mesmo sitio com a pressão que tinha antes.

Alguém me pode dar um ajudinha por favor?

Obrigado
Cumprimentos
 

BZO

New Member
Boas.
Em primeiro lugar não é preciso papel para afinar os travões.
Basta apertar a manete com os parafusos do bombite ligeiramente desapertados, e apertar os parafusos com a manete ainda comprimida.
depois é so dar um pequeno ajuste olhando para o espaco entre o disco e as pastinhas.

Se a manete perde compressão é preciso sangrar os travões.

espero ter ajudado.
 

magabarai

Member
Desde já obrigado pelas respostas!

BZO: A manete perde compressão quando eu meto o bombito para dentro, porque depois de apertar a manete duas ou três vezes ele volta a ficar com pressão. Aliás, eu tenho o travão de trás bastante sensível, sem muito curso. O aperto dos parafusos é feito com o aperto rápido fechado, certo? E os parafusos do bombito são os 4 ou só os dois que apertam os apoios ao quadro?
 

BZO

New Member
Essa perca de compressão é normal, tem a ver com a afinacão automatica.

Os parafusos são os dois de cima. os que permitem que a pinca oscile para a esquerda e para a direita.
Os do quadro devem estar bem apertados e roda colocada no sitio e bem apertada.
 

JPENA

New Member
Boa noite,

Eu desaperto um pouco os 2 parafusos referidos no post anterior.
Levanto a roda e ponho-a a rodar com a mão, depois travo a fundo e mantenho a manete apertada.
Sem largar a manete aperto os 2 parafusos e fica ok.

Espero ter ajudado
jpena
 

magabarai

Member
Bom, já afinei os travões mas acho que o problema não era da afinação. Agora creio que o disco está um bocadinho empenado, porque numa área do disco os calços ficam equidistantes e noutra um dos calços raspa ligeiramente.
Quanto a isto a única solução é um disco novo não é? Ontem tentei entorta-lo para o lado oposto e ficou um nadinha melhor mas não a 100%. Acho que não consigo entortar mais do que o que esta, visto o disco ser de aço...

Cumprimentos
 

RuiZinK

Member
Existem ferramentas próprias para desempenar discos.
Não metas o disco no lixo!! Um ligeiro empeno é perfeitamente normal.
 

magabarai

Member
Obrigado pela resposta RuiZink!

Pois eu também não queria estar a desfazer-me do disco, nem sequer posso comprar outro.
Podes-me pf dizer que ferramentas são e/ou onde posso levá-lo para desempenar? Se souberes o preço que cobram por um serviço desses também agradecia.

Cumprimentos
 

agirão

New Member
Não leves a lado nenhum!

Com uma chave de fenda, enfia-a do lado para o qual o disco está empenado, entrelaça-a por entre os espaços do disco e froça um bocadinho (só um bocadinho)!

Vai por tentativas! Não custa nada!

A chave de fendas serve de mini-alavanca. se necessitares de uma explicação melhor e se tiveres telefone fixo, diz que eu telefono-te.

Força!
 

magabarai

Member
Pois eu já tentei à mão e ficou melhor mas entortar aço com as mãos não é fácil xD.
Amanha vou tentar dar um jeitinho da maneira que dizes e vamos lá ver como fica.
 

magabarai

Member
Já vi a ferramenta mas isso é mais ou menos o que se faz com um alicate de pontas ou uma chave inglesa. A ferramenta ainda deve ser cara :O.
Amanha vou tentar desempenar e depois posto aqui a conclusão ahah.

Cumprimentos
 

pepelento

New Member
À mão não é boa ideia porque as mãos têm gordura. Não metas o alicate na superfície do disco, pode danificar. Eu cá seguia a dica do companheiro Agirão, parece-me bem melhor.
 

magabarai

Member
Bem, eu nem cheguei a precisar de desempenar o disco. Passados 2 ou 3 treinos o disco de trás já está em condições outra vez. Ele como que se "auto desempena".

Espero que este post sirva para mais pessoas que tenham uns Elixir R e não só.

Tenho a agradecer a quem respondeu aos meus posts, obrigado.

Cumprimentos
 

Pinflas

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Boas pessoal, tenho uns avid Elixir R montados ontem e vão pra loja para serem cortados outra vez porque as bichas estão muito longas. Mas do que experimentei, fiquei um pouco desiludido... o poder de travagem do travão dianteiro nem consegue derrapar a roda e só abranda enquanto os meus vbrake na velhota ate me vira de pernas pro ar, o travão de trás trava um pouco melhor mas sempre nas suas calmas. Isto é normal de serem novos e os discos G3 185mm não estarem acamados ou algo se passa? Supostamente o poder de travagem e muito forte coisa que nao se passa nos meus nem la perto... obrigado
 

magabarai

Member
Boas Pinflas!

Eu tenho uns Elixir R com os discos G3 180/ 160 e tenho muita potência de travagem desde o inicio, se bem que com o tempo ele tende a ficar um bocadinho melhor visto as pastilhas terem de acamar. Quanto ao travão da frente quando preciso ele está lá e bloqueia mesmo a roda. Ainda anteontem se não fosse o travão da frente, tinha-me espetado. Quando o apertei até fiz uma égua lol.

Será que os travões foram bem montados quando cortas-te da primeira vez? Talvez tos tenham posto assim mal quando cortaram...
 

Pinflas

Member
Eu acho é que não foram cortados e caso não já vieram da loja online assim sangrados, mas no benificio da duvida penso que cortaram mas vão pra loja hoje de manha e voltarem fazer o trabalho, é que não travam nada em comparação ao que dizes... :/
 

pepelento

New Member
Pinflas, partindo do princípio que não tens os travões esponjosos (ar no sistema), ou tens as pastilhas com óleo, ou os discos com óleo, ou tens ambos com óleo :D Os avid Elixir r travam que se fartam, acredita. Isso tem gordura nas pastilhas e/ou discos...
 
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