Adaptar BTT para Estrada

Guimaraes

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Olá a todos

Decidi abrir este tópico na esperança de ver esclarecida algumas dúvidas que tenho. Pesquisei no fórum e não encontrei um tópico focalizado nesta questão (peço desculpa se a minha procura foi pouca e já existe), encontrei sim questões relacionada com o treino que pouco abordam a questão técnica da coisa (no meu inexperiente entender).

A questão é o que converter numa bicicleta de BTT para fazer algum treino de estrada Estrada visto que o tempo é propicío a esta prática?

No meu caso, faço BTT é isso que gosto e tento melhorar em todos os aspectos. Tenho para isso uma bicicleta de BTT, que ao longo do tempo, tem sofrido modificações para melhorar a eficácia em terreno "acidentado", no entanto e com a chegada do tempo frio e chuvoso, com o encurtar dos dias e com a falta de companhia que por vezes me vejo a braços, vi-me "obrigado" a virar o meu entusiasmo em voltas semanais (entre 3 a 4 entre 40 a 50km) essencialmente e algumas vezes exclusivamente de estrada.

Não tendo como opção neste mom€nto munir-me de uma bicicleta de estrada pensei:

1º - Não estarei eu a exercer desgaste excessivo (Km's) á minha transmissão de BTT com estas voltinhas ?

2º - Tenho notado que o meu pneu, traseiro principalmente, tem sofrido um desgaste abismal (sim está virado no sentido de tracção, para a prática de BTT). Pelo que li existem algumas pessoas que optaram por montar pneus de estrada. Será esta uma opção válida? (aqui levanta-se também a questão do treino, que acaba por ser esse o objectivo das voltinhas semanais)

3º - Montando novas rodas estarei de alguma maneira a penalizar algum componente da bicicleta?

Pensando nisto tirei a seguinte conclusão

Para o desgaste da transmissão arranjo umas rodas onde monte uma cassete "low cost" e arranjo também uma corrente só para este propósito. Quanto aos pneus apesar de ser um bom treino utilizar as medidas de BTT para rolar, também os pneus são mais caros e como tal estava a pensar nuns pneus de estrada para poupar os de BTT para o sitio onde são relamente precisos.
Estarei eu a pensar bem ou têm uma outra maneira de ver a coisa.

Agradeço a todos a ajuda

Cumprimentos
 

kuhn

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A unica coisa que te posso aconselhar é teres dois pares de jantes, uma s com pneus de estrada outro par com pneus para a pratica de btt, depois é só trocares conforme o pretendido.

Quanto ao resto do material não estas a estragar nada, embora com uma bike de ciclismo ganhes mais velocidade.

A minha bike neste momento só está preparada para estrada, porque é o meu meio de transporte para o trabalho, mas quero ver se arranjo outro par de jantes para montar os meus pneus de btt.

aqui está ela só para estrada :D



esta foto é antiga que entretanto já mudei de quadro, para modificar a btt para estrada basicamente é por pneus de estrada ;)
 
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FMCurto

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Guimaraes said:
2º - Tenho notado que o meu pneu, traseiro principalmente, tem sofrido um desgaste abismal (sim está virado no sentido de tracção, para a prática de BTT).

Por norma quando há dois sentidos no pneu o de trás é no sentido rolante e o da frente em tração.

Corrente?Vais andar a trocar a toda a hora?Não pareçe prático..se for uma sram de 9v ainda vá mas se for shimano é um pincel e se for 10v significa um elo rápido à vida de cada vez que trocares.

Pneus slicks para 26" há muita variedade mas é como o kuhn diz: para andar a trocar só vale a pena com umas jantes extras pq andar a mudar os pneus a cada fds ou assim corres riscos de os danificar e é tb muito moroso e nada prático.Acabas se calhar por já nem sair de casa só de pensares que tens de trocar tudo ;) e jantes para estrada não precisam de ser nada especialmente resistente.
 

Guimaraes

New Member
Obrigado desde já pelas prontas respostas :)

Portanto o ideial será:

- Jantes com pneus de estrada com cassete e discos, certo?

Que pneus devo escolher?

Já agora a troca de discos não irá trazer problemas nas pastilhas?
 

SeteGu

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Eu mudava só os pneus... de outra forma (pneus + câmaras de ar + rodas + discos + cassete) mais compensa comprar uma nicicleta de estrada usada.

Mudar um pneu é básico e não vejo grande problema de o fazer nem que seja 1x por semana...
 

kuhn

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compras umas jantes usadas para por pneus de estrada baratas já com disco só precisas de por a k7 igual á tua.

Já vi no OLX umas jantes iguais ás minhas ZAC2000 com cubos shimano deore a 90€ completas

é mais que suficiente para fazer estrada, quanto a pneus u comprei uns vittoria RANDONNEUR na Decathlon po 14.95€ muitos bons relativo ao preço.

cumps
 

big_max

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eu sou da msm opinião que o SeteGu basta trocar de pneus e ja esta... manteres os de estreada agora neste tempo e quando fores para o campo trocas pelos outros...
 
bicicleta de supermercado é mau demais ....

rodas 50€ usadas (ou 75€ novas)
cassete 19€ nova
pneus 2x10€ a 15€máx. novos
camaras 2x3,5€ novas
discos 2x15€ novos

se tencionas andar durante a semana em estrada e só ao fds em btt só trocar de camaras e de pneus pode ser soluçao
para estrada pneus no máximo com 1,5" de largura
 

kuhn

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Isso troca de pneu....á ultima hora um amigo teu convida te para ires fazer btt e tu vais a correr trocar de pneus...no dia a seguir queres fazer estrada...trocas de pneus novamente....

É só entendidos na matéria LOL
 
R

ruysilva

Guest
eu tenho uma bike de btt, e tenho duas rodas suplentes, com disco igual, cassete igual e pneus slick para fazer estrada e principalmente no rolo. é mais simples e pratico
 

kuhn

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É obvio, e é o que qualquer loja ou entendido na matéria aconselha..teres dois pares um para estrada outro para btt ;)

Não é por nada que á bikes topo de gama que vem com um par extra para estrada, se fosse mais simples trocar de pneus o vendedor dizia "olhe leve estes dois pneus de estrada para quando for andar no alcatrão" LOL
 

abelha2

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O teu problema é o desgaste mais acentuado dos pneus, ou apenas pretendes fazer mais km?

Eu no teu lugar, se não andasse no monte no inverno, fazia uma de duas coisas. Ou comprava uns pneus de estrada e montava no inverno (para gastar o minimo). Ou então comprava para trás um pneu de btt mais barato, que assim nao tinha trabalho de andar a trocar e podia romper à vontade que nao havia problema. Se o teu objectivo é manter a forma, o pneu de btt como puxa mais, não deve ser mau (digo eu que nao percebo nada do assunto).

A troca de rodas vejo muita gente a fazer, ou seja um par para cada uso, mas não sei até que ponto tendo uma cassete mais desgaste que a outra a transmissão vai funcionar bem (sem trocares a corrente). Como tal, pelo menos eu preferia ter o trabalho de trocar os pneus, do que andar a trocar correntes.
 

lucelima

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Boas, espero que ninguém leve a mal mas pneus de estrada (slicks) numa Bike de BTT? A mim não me convence... mas é apenas uma opinião pessoal e há que respeitar os gostos e opiniões de todos. Mas sendo assim o mais prático como já disseram é um segundo conjunto de Rodas/Pneus/Cassete/Discos.
Cumps
 

petiagos

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Melhor que isso tudo é ... uma fininha barata para começar.
Fazer muito kms a rolar... isso sim !
Eu também faço alguma estrada com a minha Ghost e não me vejo a alterar o quer que seja nela. Se puder ... arranjo uma de estrada.
 
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nasp

Member
Eu tenho 2 pares de rodas 1 par 26 com pneus tt e outro par 28 c/discos/cassete que já usados. Claro que nuna consegues uma performance igual á de uma de estrada, mas rola sempre melhor. As minhas rodas para estrada são umas Rodi com uns pneus baratuxos. Agora tambem te digo, com o tempo e a vontade de andar em estrada é tão pouco que até estão cá por casa sem lhes tocar desde Agosto passado, é uma seca tar sempre a trocar de rodas, imagina agora pneus.
 

klaser

Well-Known Member
Hummm...isso é uma novela que eu já me meti...vou contar e se quiser pode saltar para os capítulos finais...
Para ganharmos condicionamento,aliviar stress,etc,nada como umas voltinhas durante a semana no final do dia....mas nesta época o final do dia já é noite há muito...até dá pra ir pro mato com luzes,mas muitas vezes sozinho,estrada é a opção que todos acabamos por tomar...
Como temos bike de BTT,toca com ela pra estrada...pneus a gastar que é uma coisa louca...começamos a ponderar mudar pneus,ou rodas,como se fala no tópico...
Andei 2 anos com a bike de BTT sem mudar nada....
Com a evolução,começaram a sobrar peças que fui guardando,até montar outra bike de BTT,que foi complementada com uma suspa barata (XCM),cassete barata de 8V,shifters alívio...pneus semi slick 1.5....
Fixe,uma 2 bike pra treinar na estrada....mas com o tempo começamos a gostar cada vez mais da velocidade,queremos mais rendimento....
Toca a meter uns pneus totalmente slick, 1,25 (menos q isso em aro de BTT começa a ficar perigoso)...ui..a bike anda muito mais,embora fique bem mais desconfortável...
Xiça,para andar na estrada,para quê uma suspa de 2,5kg ? Uma forqueta rígida é que era,mas para não ser muito dura,tinha de ser de carbono....
Karaleo,a bike tá a andar muito mais,mas como o atrito e muito menor,e também o diâmetro final da roda baixou muito com o pneu 1,25,a relação 44/11 já não chega,tá curta.....Toca a meter uma talega de 48d,sacar a avozinha q já não faz falta,regula o desviador para 2 pratos...até uma pedaleira de estrada era bem vinda...
Guiador recto,avanço invertido,sem anilhas nenhumas,tudo isso para cortar melhor o vento.....
Meu deus,estou já a voar na estrada..eu é que estou a andar....
Um belo dia,cheio de peito,vou andar com os colegas de BTT mas que também têm fininhas,numa volta na estrada...eles com as fininhas deles e eu,experto e bom que sou,na BTT adaptada,gastar dinheiro pra quê ?
P.. que pariu,mas por que raios gajos que andam até menos que eu no BTT estão a dar-me essa coça na estrada ? fds tou aqui a me matar e eles como se não fosse nada..isso não fica assim...
Pedes uma fininha emprestada a alguém,convida de novo os amigos para um tira-teimas...e não dá outra,com a bike certa não lhes fica atrás....ahhh karaleo !!!
Agora nunca mais mete-te com estradistas numa BTT adaptada,mas não faz mal,queres e andar sozinho mesmo....
Tás a andar com a adaptada,mas como já tiveste a experiência da fininha,começa a pensar: fds,com uma fininha eu melhorava meus tempos,eu subia mais rápido,eu fazia muitos mais kms em menos tempo e chegava mais cedo à casa.....
Tás lixado,a ideia de como,qual,quando comprares a tua fininha começa a corroer o teu cérebro...mesmo que ames o BTT,a ideia do aumento de performance que uma fininha possivelmente te dará,queima-te os neorónios..
Como alguém já disse,para transformar uma bike de BTT numa de estrada é super simples:

1-Vendes a bike de BTT
2-Compras uma bike de estrada..
 
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