Olá a todos
Decidi abrir este tópico na esperança de ver esclarecida algumas dúvidas que tenho. Pesquisei no fórum e não encontrei um tópico focalizado nesta questão (peço desculpa se a minha procura foi pouca e já existe), encontrei sim questões relacionada com o treino que pouco abordam a questão técnica da coisa (no meu inexperiente entender).
A questão é o que converter numa bicicleta de BTT para fazer algum treino de estrada Estrada visto que o tempo é propicío a esta prática?
No meu caso, faço BTT é isso que gosto e tento melhorar em todos os aspectos. Tenho para isso uma bicicleta de BTT, que ao longo do tempo, tem sofrido modificações para melhorar a eficácia em terreno "acidentado", no entanto e com a chegada do tempo frio e chuvoso, com o encurtar dos dias e com a falta de companhia que por vezes me vejo a braços, vi-me "obrigado" a virar o meu entusiasmo em voltas semanais (entre 3 a 4 entre 40 a 50km) essencialmente e algumas vezes exclusivamente de estrada.
Não tendo como opção neste mom€nto munir-me de uma bicicleta de estrada pensei:
1º - Não estarei eu a exercer desgaste excessivo (Km's) á minha transmissão de BTT com estas voltinhas ?
2º - Tenho notado que o meu pneu, traseiro principalmente, tem sofrido um desgaste abismal (sim está virado no sentido de tracção, para a prática de BTT). Pelo que li existem algumas pessoas que optaram por montar pneus de estrada. Será esta uma opção válida? (aqui levanta-se também a questão do treino, que acaba por ser esse o objectivo das voltinhas semanais)
3º - Montando novas rodas estarei de alguma maneira a penalizar algum componente da bicicleta?
Pensando nisto tirei a seguinte conclusão
Para o desgaste da transmissão arranjo umas rodas onde monte uma cassete "low cost" e arranjo também uma corrente só para este propósito. Quanto aos pneus apesar de ser um bom treino utilizar as medidas de BTT para rolar, também os pneus são mais caros e como tal estava a pensar nuns pneus de estrada para poupar os de BTT para o sitio onde são relamente precisos.
Estarei eu a pensar bem ou têm uma outra maneira de ver a coisa.
Agradeço a todos a ajuda
Cumprimentos
Decidi abrir este tópico na esperança de ver esclarecida algumas dúvidas que tenho. Pesquisei no fórum e não encontrei um tópico focalizado nesta questão (peço desculpa se a minha procura foi pouca e já existe), encontrei sim questões relacionada com o treino que pouco abordam a questão técnica da coisa (no meu inexperiente entender).
A questão é o que converter numa bicicleta de BTT para fazer algum treino de estrada Estrada visto que o tempo é propicío a esta prática?
No meu caso, faço BTT é isso que gosto e tento melhorar em todos os aspectos. Tenho para isso uma bicicleta de BTT, que ao longo do tempo, tem sofrido modificações para melhorar a eficácia em terreno "acidentado", no entanto e com a chegada do tempo frio e chuvoso, com o encurtar dos dias e com a falta de companhia que por vezes me vejo a braços, vi-me "obrigado" a virar o meu entusiasmo em voltas semanais (entre 3 a 4 entre 40 a 50km) essencialmente e algumas vezes exclusivamente de estrada.
Não tendo como opção neste mom€nto munir-me de uma bicicleta de estrada pensei:
1º - Não estarei eu a exercer desgaste excessivo (Km's) á minha transmissão de BTT com estas voltinhas ?
2º - Tenho notado que o meu pneu, traseiro principalmente, tem sofrido um desgaste abismal (sim está virado no sentido de tracção, para a prática de BTT). Pelo que li existem algumas pessoas que optaram por montar pneus de estrada. Será esta uma opção válida? (aqui levanta-se também a questão do treino, que acaba por ser esse o objectivo das voltinhas semanais)
3º - Montando novas rodas estarei de alguma maneira a penalizar algum componente da bicicleta?
Pensando nisto tirei a seguinte conclusão
Para o desgaste da transmissão arranjo umas rodas onde monte uma cassete "low cost" e arranjo também uma corrente só para este propósito. Quanto aos pneus apesar de ser um bom treino utilizar as medidas de BTT para rolar, também os pneus são mais caros e como tal estava a pensar nuns pneus de estrada para poupar os de BTT para o sitio onde são relamente precisos.
Estarei eu a pensar bem ou têm uma outra maneira de ver a coisa.
Agradeço a todos a ajuda
Cumprimentos