o carreto fixo, como o nome indioca, não dó hipoteses, andas, pedalas, deixas de pedalar, não é preciso pedalar para trás, e a bike trava.
Nunca andai, mas dizem, dizem, que é exigente, tanto a nivel fisico, não há descanso, como de controlo, travas deixando de pedalar, acho que lhe chamam skids, e muitas vezes entras em derrapagem, espera-se que controlada.
As coasters são o que o jmdcfigueiredo falou, travam pedalando para trás, (
http://www.sheldonbrown.com/coaster-brakes.html), mas têm roda livre, ou seja, podes descansar de pedalar, ou seja, podem se uma espécie de Single Speed, com o travão associado ao pedalar para trás.
Tive uma dessas, era ainda muito novo mas pelo que me lembro era de fácil controlo. Se não me engano a minha tinha travão "normal" para a roda da frente, pelo sim pelo não.
Os cubos internos de mudanças, alguns têm travão integrado, ms não sei mesmo o valor disso, apenas que alguns são bastante caros.
Penso que adicionalmente, pq não ir aos "prós" do assunto:
http://www.fixedgearportugal.com/index.php
Frase retirado do site do Sheldon Brown: "Coaster brakes can be a good choice for handicapped riders who lack sufficient hand strength, or for arm amputees."
Mas também "To be safe, any bicycle needs a front brake and some sort of secondary backup braking system."
Ou seja, parece ser o ideal para quem tem algum tipo de limitação fisica, como parece ser o caso. Mas adicicionem o travão da frente, pelo sim pelo não...
Já agora:
http://www.troubleshooters.com/bicycles/1speed/1speed_overhaul.htm e
http://www.parktool.com/blog/repair-help/coaster-hub-overhaul-pedal-brake-hub
Os cubos internos de mudanças era apenas para ter menos manutenção e ter menos um manipulo, mas penso que neste caso a maior dificuldade é mesmo a travagem e controlo e não sei se os cubos funcionam com travagem costaer, ou seja, pedalando para trás.
No site do fixed gear há várias transformações de costers, é dar uma vista de olhos e meter conversa. (e sim, uma costaer não é fixed gear, eles gozam mas depois explicam
)