ACP quer seguro obrigatório para bicicletas!

commendatore

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Passem em telheiras... e observem bem para que servem as ciclovias. Na minha zona antiga então, o vermelho era pintado de 15 em 15 dias que o negro dos pneus era de tal ordem intenso que pareciam apenas uma estrada larga...

Eu acho tudo muito bonito e não me importo de pagar seja o que for. Gosto de pagar impostos. Mas por favor, dêem-me razões para gostar de o fazer. Posso vir a pagar um seguro (outro) para este efeito e até me podem taxar de ter uma bicicleta, mas quero todas as condições possíveis e imaginárias para que possa ver empregue o meu dinheiro. Agora pedirem coisas que não são sequer controláveis... é a mania da grandeza tuga...
 

Joseelias

Well-Known Member
Há para aqui pessoal a falar de lobbies, de andar a engordar as seguradoras e de má aplicação de dinheiros em ciclovias ridículas e perigosas. Concordo com isso tudo.

Lembro apenas que dia 29 de Setembro temos a oportunidade de começar a mudar algumas coisas, nomeadamente e imediatamente quem gasta mal o dinheiro em ciclovias ridículas e perigosas. Ou, dada a situação catastrófica dos incêndios, as câmaras municipais que não cumprem a sua acção fiscalizadora. As eleições autárquicas estão à porta e podemos punir quem gasta mal e escolher quem achamos que pode fazer melhor, procurando especialmente quem ainda não exerceu poder local nesse local e terá menos influência de lobbies.

Se acharmos que as alternativas podem não ser as ideais mas que os actuais são maus demais há sempre a hipótese de votar noutros como castigo para baixar a votação dos principais partidos do vosso concelho, que não merecem o poder. Ao verem-se obrigados a governar a câmara com minoria e a ter que aceitar vereadores de outros partidos que exercerão uma função fiscalizadora pode ser que o ar fique menos fétido neste país.

Esta é a solução mais imediata e com mais peso nos próximos tempos. Isto de virmos-nos queixar nos fóruns ou na tasca é muito bonito e típico dos Tugas mas na hora "H" a maioria fica em casa a coçar a micose, esquecendo que é nas urnas de voto que se define o nosso futuro e não a fazer queixinhas no fórum, o qual é uma formidável arma para divulgar e informar mas de efeito nulo se não se puser em prática aquilo que aqui se comenta.
 

Joseelias

Well-Known Member
Também eu sempre votei em todas as eleições desde que o pude fazer, e nunca deixei nas mãos dos outros a escolha do meu futuro apesar de ter que gramar com as escolhas das maiorias. Faço parte, do infelizmente reduzido número de portugueses, que se podem afirmar serem "Cidadãos" portugueses.

Da minha parte, qualquer executivo camarário que fizesse uma aberração como aquela ciclovia na Anadia nunca mais teria o meu voto. Mesmo que mudassem o palhaço-mor que dá a cara pelo partido (que nem sei qual é), a verdade é que por trás dele estaria a mesma máquina partidária que aprovou e apoiou aquela obra.

Quanto à questão dos seguros e da argumentação de não se justificar seguros para quem não anda todos os dias, etc e tal, simplesmente não faz sentido. Eu não uso o carro todos os dias. Se calhar nem metade dos dias da semana. Será que também devia de deixar de pagar seguro automóvel por esse motivo?

E será que não se pode argumentar que quem só anda esporadicamente de bicicleta não acabará por representar um perigo maior para a circulação que quem anda todos os dias? Que um utilizador regular tem maior equilíbrio e controlo sobre a bicicleta, como por exemplo conhecer a capacidade de travagem a determinada velocidade, maior leitura do piso e de como ultrapassar obstáculos que surgem de repente e não se conseguem evitar de todo, bem como maior leitura da fluidez do trânsito?

Será que não acaba por ser mais perigoso ter um "domingueiro" a pedalar na estrada que se calhar nem carta automóvel tem e portanto tem um enorme desconhecimento do código, que alguém que anda todos os dias e que até tem carta de condução?

É que esse argumento dos pequenos utilizadores, ou utilizadores esporádicos como lhes queiram chamar, pode ser virado ao contrário e até ser motivo para reforçar a importância de um seguro... Se por um lado um utilizador intensivo se pode ver envolvido num acidente pela quantidade de horas que passa na estrada, por outro lado um utilizador esporádico pode também ter esse azar pela falta de experiência. E quantas vezes não acontece exactamnte isso com o uso automóvel? Quem nunca ouviu a expressão "condutor de domingo"?
 

zoidberg

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estas a comparar a utilizaçao do automovel que hoje em dia praticamente é essencial ao dia a dia e que passam dos 6milhoes de veiculos so no nosso pais e desses talvez alguns 10 a 20% tao em casa a apanhar pó, contra as milhares de bicicletas que das tais 70 ou 80% tao em casa a apanhar pó

acho que é muito mais grave um condutor de domingo do que um ciclista de domingo ou estarei errado?

bicicleta aprende se desde pequeno e qualquer um aprende a andar
automoveis já nao é a mesma historia

e volto a reforçar o meu ponto de vista

achas que um domingueiro por causa de uma voltinha ou outra vai fazer um seguro por ele ser obrigatorio?

estou mesmo a ver paragens de stop em todos os cantos das terrinhas a fiscalizar os seguros das bicicletas :D
 

Joseelias

Well-Known Member
zoidberg

Eu sei que um "condutor de domingo" é potencialmente mais perigoso que um "ciclista de domingo".

E digo potencialmente pois num acidente grave que envolva vítimas provocado pelo ciclista, será ele a vítima quase de certeza. Não deixa de ser grave e não deixa de haver danos para o condutor do automóvel. Mesmo que os danos materiais possam ser menores, temos que considerar que o condutor que vê o ciclista com o cérebro espalhado pela estrada pode vir a precisar de dispendiosos tratamentos psicológicos. É que a malta é toda um g'anda herói até à hora de tomarem contacto com a realidade e andarem aluados durante meses e a estourar fortunas em medicamentos para a cabeça...

Estou só a apontar que o argumento que considera o "ciclista de domingo" como o supra-sumo do motivo porque não se deve de criar a obrigatoriedade no seguro como uma falácia e que pode muito facilmente ser virado contra nós. Estou a fazer de "advogado do diabo" como se costuma dizer.

A minha posição relativamente à obrigatoriedade já a expressei várias vezes. Acho-a logo à partida difícil de implementar, porque que critérios é que iam ser usados? Por pessoa ou bicicleta? E as crianças como é? Entre outras questões já aqui faladas. Só tenho dúvidas relativamente ao argumento dos ciclistas ocasionais pelos motivos expostos anteriormente.
 
Quer dizer! As bikes são veiculos sem motor em que num cruzamento sem sinalização perdem toda a prioridade por ser veiculo sem motor etc... etc.. e agora vêm dizer que com o novo codigo da estrada as bikes têm direitos semelhantes aos outros veiculos... Isto não faz sentido nenhum!! Eu que moro a cerca de 3km (ir e vir são 6km) da minha escola, dá-me muito mais jeito ir e vir de bike do que vir a pé, por ser mais rapido e nao demorar tanto tempo a chegar a casa... Agora imaginem outros putos de 13/14 anos a ir para a escola e terem que pagar seguro por ter uma bicicleta, daqui a pouco tem que se tirar carta para andar de bike ou até mesmo ter um seguro para andar com um carro de mão, Sinceramente isto não cabe na cabeça de ninguém minimamente inteligente. São uns 300 engenheiros a pensa nestas coisas e só sai é maneiras de enriquecer, desgraçar os pobres e gozar com o povo á descarada!
 
T

The_Command

Guest
Boas

Eu não sou totalmente contra esta medida, pois também sou condutor e também dou as minhas voltas de bicicleta todas a semanas. Temos de compreender ambas as partes, agora só espero é que não utilizem isto para nos meter a mão ao bolso. Tudo depende dos preços e de como vão fazer essa lei se de facto for para a frente. Pois no meu caso tenho duas bicicletas "BTT e CRUISER", não me venham obrigar a ter 2 seguros por favor lol.
Já alguns anos que dizia isto em tom de brincadeira a malta amiga. " Com os governantes que temos qualquer dia temos de ter seguro nas bikes, e reactivam a velhinha licença de bicicletas como havia no tempo do meu avÔ."

Pronto agora a que esperar para ver o que irá sair daqui, e que não se lembrem de a seguir pedir matriculas e luzes.
 

pjc

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Ainda não compreendi porque que o governo, donos de Portugal, ainda não “impuseram" um imposto para as bikes.
 

Antares666

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A velhinha licença de bicicleta e a matrícula acabaram por ser abolidas precisamente pelo facto que NINGUÉM as tinha, mesmo sendo obrigatório, e vai ser exactamente o mesmo que vai acontecer com o eventual seguro obrigatório das bicicletas...
 

mpc

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Ainda não compreendi porque que o governo, donos de Portugal, ainda não “impuseram" um imposto para as bikes.

E não tem já um imposto? Quando compras uma bike não pagas logo 23% de IVA? eu paguei !
 

mpc

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Esqueçam o seguro obrigatório, que não faz qualquer sentido! Quem quiser pode sempre fazer um Seguro (por opção)!

Se não, daqui alguns anos, sem exagero, estamos assim para circular nas estradas em Portugal!

 

Jocas22

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isso nao vai pra frente, nem ninguem falou disso para alem do lunatico, do atrasado mental, do acp, que tem ódio a bicicletas

http://www.publico.pt/local/noticia...-do-presidente-do-acp-a-antonio-costa-1512585

uma frase tão linda dele:

“A cidade de Lisboa é liderada por um presidente e por um vice-presidente que têm uma obsessão, que nunca vão conseguir na vida, que é pôr todos os portugueses a andar de bicicleta. Tudo o que puderem destruir em mobilidade em Lisboa vão fazê-lo”

por causa das ciclovias em Lisboa
 

Joseelias

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andre.f.a.silva

Agora imaginem outros putos de 13/14 anos a ir para a escola e terem que pagar seguro por ter uma bicicleta, daqui a pouco tem que se tirar carta para andar de bike

No passado só se podia ter licença de bicicleta e andar com uma na estrada se se passasse num exame de código simplificado. O que nem sequer acho mau, muito pelo contrário. Passa-se o tempo a falar de prevenção rodoviária e depois ignora-se completamente a educação de uma parte dos utilizadores da via. Em particular daqueles que são a parte mais fraca de todas as que a utilizam.

E putos de 13 ou 14 de anos não são o melhor exemplo de experiência ou de consciência nos actos, pelo contrário, o que é normal para a idade. Por isso, mais uma vez fazendo de advogado do diabo, o argumento de não se justificar a imposição de um seguro por causa de se andar a taxar miúdos pode funcionar contra nós.
 

mpc

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Leiam no site da FPCUB, o comunicado sobre as declarações do Sr. Carlos Barbosa (ACP) acerca da obrigatoriedade do seguro para bicicletas!
(comunicado também já publicado neste tópico num post anterior)
 

Jocas22

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mpc

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Jocas22,
isso nao vai pra frente, nem ninguem falou disso para alem do lunatico, do atrasado mental, do acp, que tem ódio a bicicletas
Espero bem que não, acho que ninguém vai dar ouvidos a essa mente mesquinha, que não pode ver uma bicicleta! ;)
 

jjcn

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https://www.facebook.com/photo.php?...921759434.7192.100000959803474&type=1&theater


"Peço ajuda e atenção a todos os meus Amigos que partilhem esta informação:
Ontem (30/08/2013) o meu irmão foi dar a voltinha de bicicleta habitual e por volta das 12:00h quando circulava sozinho entre o Areinho (Ovar) e a Torreira mais propriamente na zona do Torrão do Lameiro foi BRUTALMENTE ATROPELADO tendo o "ANIMAL" que o atropelou deixado o meu irmão estendido na estrada a morrer sem prestar qualquer auxilio e desapareceu!
Nesta altura encontra-se internado em estado de coma entre a vida e a morte!!
Por isso peço a todos os meus Amigos que façam circular esta informação de forma a tentar obter alguma pista sobre o responsável por este acto. Peço especialmente aos meus amigos ligados a área automóvel, seguros, e outras para estarem atentos a alguma viatura que apresente danos que possam ser relacionados a este acidente. Toda a ajuda é poucas neste momento.
Alguma informação ou pista que possa existir agradeço que me comuniquem ou a GNR de Ovar.
Obrigado.
A CAÇA AO "ANIMAL" ESTÁ ABERTA!!!!!!!!!"


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