ACP quer seguro obrigatório para bicicletas!

oliana

Active Member
O sr Barbosa devia defender penas muito mais pesadas do que as existentes para assassinos como esse.
As melhoras para o teu irmão jjcn.

A partir do momento em que eu vejo inúmeros users colocarem-se ao lado de um indivíduo com ideias e pensamentos tão retrógrados, imagino como é fácil continuarmos a eleger e a ser comandados neste país por políticos incompetentes. Eu também tenho carro (2), logo, automobilista. Mas se eu fosse sócio do ACP, pedia a anulação imediata da minha cota, enquanto este senhor se mantivesse na presidência.

Parabéns a quem colocou a montagem fotográfica. Fantástico!
 

Joseelias

Well-Known Member
oliana

Ontem fiz um percurso de cerca de 5km de carro na nacional 10 num troço com altíssimo movimento de trânsito. Então não é que um puto de +-16 anos vai a pedalar na estrada em sentido contrário, quando do outro lado da estrada há uma ciclovia, em excelente estado, totalmente deserta e com 3km ou mais de extensão paralela a essa mesma estrada?!

A N10 naquele troço não tem bermas numa boa parte dela, apenas passeios e as faixas são estreitas até para carros mais volumosos. Os autocarros e camiões roçam os traços. Nunca contei, mas passarão por hora naquela estrada em qualquer momento do dia milhares de carros em cada sentido.

A ideia não é de todo retrógrada tendo em consideração a falta de civismo que se vê diariamente por parte dos utilizadores da bicicleta. Em países com pessoas com outra atitude cívica e responsável, e dinheiro no banco para pagar do próprio bolso arranjos decorrentes de acidentes que provoquem será diferente.

Posso garantir-te que cerca de metade dos ciclistas que vejo num dia desrespeitam grosseiramente o código da estrada. E cruzo-me com eles apenas por segundos. Nem sequer vejo o que eles já fizeram até ali ou farão depois!

E se em localidades onde há pouco trânsito certas manobras pouca diferença podem fazer em termos de perigo, já num subúrbio de Lisboa por exemplo as consequências podem ser graves.

Se é óptimo ter visto em poucos minutos mais de 10 ciclistas num pequeno percurso, quando no passado podia fazer dezenas de quilómetros e ver nem metade disso, a verdade é que isso colocou muito mais gente na estrada sem qualquer sentido de responsabilidade. E reforço, sem meios financeiros para pagar danos que possam causar, ao contrário dos holandeses, dinamarqueses ou alemães.

As associações de ciclistas deviam era de fazer campanhas continuas e ruidosas a apelar ao comportamento cívico dos ciclistas. Mas neste país só se quer direitos e a menos que no fim de uma acção esteja uma "mama" ninguém quer saber. Os deveres são para os outros...
 

oliana

Active Member
Não estou a ver onde um seguro obrigatório vá mudar atitudes no que quer que seja.
Também posso admitir que com seguros obrigatórios os veículos motorizados ainda poderão respeitar menos as bicicletas. Muito naturalmente estão protegidos, eles sim, dos danos provocados.
Não estou a ver onde uma criança na passadeira fique mais protegida das bicicletas porque elas têm seguro, ou eu protegido dos rodados de um camião pelo mesmo motivo.
E uma vez que estamos em maré de suposições. Porque afinal esta conversa toda é uma grande suposição:

"Um seguro obrigatório não trará atitudes mais seguras de ninguém. Antes pelo contrário. Vai toda a gente andar mais descontraída. Naturalmente, "podemos" correr mais riscos".

Não será verdade?
 

Joseelias

Well-Known Member
oliana

"Um seguro obrigatório não trará atitudes mais seguras de ninguém. Antes pelo contrário. Vai toda a gente andar mais descontraída. Naturalmente, "podemos" correr mais riscos".

Discordo completamente desta frase porque não só não faz sentido, como não há nada na realidade que a possa comprovar. Mostrem-me exemplos em que isso passou a acontecer de forma generalizada depois de haver seguros. Seja na condução, no trabalho ou noutra actividade qualquer. Será que a malta passou a pegar fogo à casa, ou a deixar de se preocupar em fechar o gás, por ter seguro?

Os carros têm seguro e não vejo automobilistas a provocarem acidentes deliberadamente só porque eles e os outros terão seguros. Até hoje nunca assisti nas estradas a nada que se parecesse com uma pista de carrinhos-de-choque deliberada só porque toda a gentes terá seguro... E é facílimo provocar acidentes de chapa batida sem danos pessoais. Então porque não anda aí pessoal todo às mocadas nas estradas por divertimento? Até porque os prémios dos seguros sofrem agravamentos caso se seja culpado por um acidente com danos.

Muitos ciclistas, porque sabem que mesmo com seguro eles são sempre a parte mais fraca num acidente e mesmo se os danos que eles provocarem pudessem ser pagos pelo seguro, do susto e de umas nódoas negras não se safavam para não dizer pior. Porque motivo iriam então andar a provocar acidentes? Por norma, só a perspectiva do conflito pessoal com o automobilista, da discussão e ter que ficar ali à espera da polícia mesmo sem haver danos, já demoveria quase toda a gente de andar por aí a provocar acidentes por gozo, excepto os psicopatas.

Quem provocasse acidentes só porque tinha seguro, já hoje os provoca e foge pois essa atitude não se ganha por causa de haver ou não seguro, mas por falta de civismo. Quem hoje é consciente e evita o acidente, tenho a certeza absoluta que continuaria a sê-lo depois de ter um seguro. Teria era uma protecção para um azar, que acontece a toda a gente.

Esse argumento já aqui foi usado várias vezes e não faz simplesmente sentido seja de que perspective se analise. A questão não está em alguém mudar de atitude por o obrigar a pagar um seguro. Está em proteger os outros das consequências dessa atitude de falta de civismo.
 

zoidberg

New Member
nao é a questao de provocar aceidentes deliberadamente e nem foi isso que o amigo oliana quis dizer

a questao é que (imaginando que o seguro nos carros nao fossem obrigatorios) sem seguro irias andar com bastante cuidado a evitar qualquer tipo de acidente qualquer tipo de chatisse, ora por outro lado o condutor com seguro iria ter uma conduçao mais relaxada, nao quer dizer que va provocar acidentes deliberadamente (claro que ninguem os quer) mas a preocupaçao é menor se puder evitar os acidentes muito bem mas se tiver algum tou salvaguardado na parte de terceiros

ora seguro nos carros é obrigatorio mas é incomparavel a bicicletas

aquilo que eu tentei comparar nao foi os carros com bicicletas mas sim os automibilistas com ciclistas

um ciclista deveria ter plena consciencia que qualquer embate num carro está sujeito a graves ferimentos ou pior
mas hoje em dia o dinheiro é mais preocupante que a propria saude

ora aquele ciclista que sem seguro anda na estrada sem se preocupar com as consequencias de uma conduçao negligente

quando este tiver seguro como achas que vai ser a conduçao dele?
vai ser mais respeitador porque tem um seguro? (é precisamente o contrario) vai se achar com total direito de conduzir na estrada e provocara mais acidentes até que as noticias de ciclistas atropleados na tv sejam tantos que o pessoal fique com medo de andar na estrada
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Então quer dizer que qualquer português que ande de bicicleta não tem dinheiro para pagar os danos que possa causar num acidente com a sua bicicleta... sempre bom de saber!
Se fosse holandês já tinha, mas como é português e os portugueses são todos iguais, já não tem.

O seguro é um negócio baseado em probabilidades com vantagem para a casa. A mim não me apanham a engordar seguradoras, nem comigo próprio nem com a bicicleta. Tenho os cuidados obrigatórios e necessários para evitar percalços e se tiver azar pago do meu bolso.
Ficar sem esta opção é dar um passo atrás!

Felizmente que nada disso vai acontecer, porque não passa de uma ilusão do lunático do ACP (claro que não sou sócio!).
 

Joseelias

Well-Known Member
zoidberg

Mas há acidentes rodoviários envolvendo pessoas sem seguro, a torto e a direito, em que elas são as culpadas. Onde está esse cuidado extra de quem conduz sem seguro? E se esse cuidado existe, não é só porque depois não têm dinheiro para pagar os danos. É porque a somar aos danos há todo o peso da justiça pela grave infracção de conduzir sem seguro. E sabe-se lá que tipo de seguro é que essa pessoa conseguirá depois de se saber que andou a conduzir sem um e é culpada de provocar um acidente?

Acho que o pagamento dos danos ao outro carro até pesa menos que os problemas com a justiça subsequentes. E aí, viro o argumento ao contrário. É exactamente pelo facto de o seguro ser obrigatório, e não o ter configurar uma infracção bastante grave e com sérias consequências para lá do acidente que faz com que quem conduza sem ele possa ser mais cuidadoso.

Eu só posso falar por mim, mas não é por ter um seguro automóvel que vou conduzir de forma mais relaxada ao ponto de arriscar provocar um acidente. Até te digo que nem me lembro do seguro do carro em situação alguma até ao momento de vir a factura para pagar e o selo para pôr no para-brisas. Muito menos a conduzir.

Da mesma forma que quando ando de bicicleta em momento algum tenho cuidado extra por não ter neste momento um seguro. Tenho o mesmo cuidado que teria se tivesse um seguro. Nem mais nem menos. E não tenho dúvidas que nenhum ciclista só por ter seguro passe a andar em contra-mão, a razar e riscar carros parados entre outras coisas. Quem o fizesse na altura é porque já o faz agora.

Não é o seguro que vai educar civicamente ninguém. O que vai fazer é que as vitimas dessa falta de civismo não saiam prejudicadas. Assim como não será o seguro a tornar alguém num animal só por o ter. Como disse é uma questão bem mais profunda que isso e que tem a ver com a educação pessoal.

Até admito que a obrigatoriedade de um seguro, e o circular sem ele ter consequências em termos legais, possa sim ser dissuasor de comportamentos que hoje se vêem. Neste sentido, até se poderia argumentar que a obrigatoriedade do seguro faria o pessoal mais inconsciente passar a ter mais cuidado se não o tivesse pois para além dos "200€ do retrovisor partido", ia somar uma multa, eventualmente processo em tribunal com as custas associadas, e um aumento do prémio do seguro pelo problema anterior.
 

Joseelias

Well-Known Member
FiCaçador


Então quer dizer que qualquer português que ande de bicicleta não tem dinheiro para pagar os danos que possa causar num acidente com a sua bicicleta... sempre bom de saber!

Podes ter a certeza que não andarás muito longe da verdade, em particular no momento actual da economia, a qual se irá prolongar pelas próximas dezenas de anos. Mas isso são outros "quinhentos"...

Acredito que uma grande parte dos portugueses que andam de bicicleta não consegue dispor facilmente de 200, 300 ou 400€, para pagar farolins, retrovisores ou pinturas para não mencionar coisas mais dispendiosas. Por muitos bons carros e bicicletas que por aí se vejam nada disso reflecte a capacidade económica dos portugueses. É o milagre do crédito. Apresenta uma factura de umas centenas de euros à maior parte das pessoas e bem podes esperar sentado...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Por isso mesmo é que é surreal sequer pensar em tornar obrigatório que essas mesmas pessoas tenham mais uma factura de umas boas dezenas de euros ao ano por cada bicicleta só para poderem circular nelas.

Toda a legislação que torne menos apetecível o uso de transportes não motorizados é dar um passo atrás, tanto a nível social, como ao nível da saúde, do ambiente, da energia, da economia, da dependência da importação de petróleo, e por aí fora.


Claro que para as grandes empresas da bolsa é mesmo bom é que andemos todos de carro, todos a pagar IVA, ISV e IVA sobre ISV, IUC e seguradora todos os anos, IVA, ISV e uma boa margem de lucro da gasolineira sempre que abastecemos. É só dinheirinho bom para resgates à banca e reestruturações de grandes empresas da bolsa. Dinheirinho que devia ficar nos bolsos dos portugueses, esses tais que de momento e nas próximas dezenas de anos não o têm para pagar farolins.
E com isto os outros quinhentos já vão em mil...
 

Joseelias

Well-Known Member
FiCaçador

E a questão principal está mesmo no ponto que focaste: as boas dezenas de euros por ano

Se porventura, neste país de ladrões o seguro para bicicleta fosse 7,5€ ou 10€ por ano por agregado familiar por exemplo, e não 50 ou 100€ por pessoa ou bicicleta que seria aquilo que às tantas nos seria cobrado, e não tenho dúvidas que até seria uma questão pacifica.

Infelizmente já estamos escaldados de tanto sermos roubados a torto e a direito em que a cartelização de negócios é óbvia para quem quer ver, que qualquer ideia por mais razoável que possa ser desde que envolva pagar já nos põe logo em estado de alerta.
 

ernez

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Como diz por ai num artigo, já aqui publicado, o beneficio da bicicleta nos 27 EU, é na ordem dos 200 biliões de euros, ao ano, por ai se vê o quão demonstrativo é estes beneficios, claro que portugal não entra nestas estatisticas, entrando no proximo ano se for o caso, irá poupar portugal a uns belos milhões de euros, se passarmos a ter seguros obrigatorios então ficará tudo na mesma, ou pior.
 

FJOTA

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Uma ideia que esse ''nabo'' da acêpê...podia lançar, era ''juntar'' ou ''transportar'' o seguro automóvel (3ºs) dos carros para a bicicleta, é que quer ele queira quer não, a grande maioria dos ''ciclistas'' que ele ataca têm o carro, que é a grande maioria de nós aqui, por exº, e como o carro não circula (normalmente) porque o condutor vai de bicicleta o seguro que ele fala/pede/exige seria teria então essa clausula de incluir um acidente na bicicleta.
As companhias não aceitavam?? houvesse a 1ª a fazer isso e veríamos se as outras não faziam... era tipo um leilão de seguros...como fizeram os da luz...eu mudava, e aqui em casa até ja eram 2, por isso é só ir juntando e juntando
 
Last edited:

FJSS

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Bela ideia que aqui o amigo FJOTA teve, e acho que pouca gente se lembrou disso.. Se as seguradoras tivessem uma clausula, no seguro do carro, que englobasse o uso da bicicleta, era benéfico para todos, tanto ciclistas como automobilistas.
 

jjcn

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Impressionante...há pessoal que insiste e quer mesmo isto para Portugal........
enquanto muitos tentam esqueceram esta situação ridícula (pelo menos até próximo ataque) outros alimentam-na...
Faz lembrar o meio laboral.....enquanto os patrões se unem e remam todos na mesma direcção no seu interesse,
os trabalhadores dividem-se não chegando a acordo para nada....e é assim que vão ficando sempre prejudicados...
Só mesmo os portugueses....................(nem todos)

1cr8.jpg

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jjcn

New Member
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A questão não é só o seguro, companheiros....depois é a matricula, depois é o imposto de circulação, depois é o que mais eles sonharem.....
é uma bola de neve, como tudo o resto que se vê neste país........

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FJSS

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Imposto de circulação??? Por amor de Deus... Nem as motas e carros mais antigos pagam e fazem poluição... As 125cc pagam 5€ e tal, as bicicletas vao pagar quanto??? 20 cent?? Lolol
 

jjcn

New Member
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Deixo mais uma vez esta informação a pedido do irmão do sinistrado, que inclusive está no face do ACP:
Vamos resolver primeiro os verdadeiros problemas da nossa sociedade!



https://www.facebook.com/photo.php?...921759434.7192.100000959803474&type=1&theater


"Peço ajuda e atenção a todos os meus Amigos que partilhem esta informação:
Ontem (30/08/2013) o meu irmão foi dar a voltinha de bicicleta habitual e por volta das 12:00h quando circulava sozinho entre o Areinho (Ovar) e a Torreira mais propriamente na zona do Torrão do Lameiro foi BRUTALMENTE ATROPELADO tendo o "ANIMAL" que o atropelou deixado o meu irmão estendido na estrada a morrer sem prestar qualquer auxilio e desapareceu!
Nesta altura encontra-se internado em estado de coma entre a vida e a morte!!
Por isso peço a todos os meus Amigos que façam circular esta informação de forma a tentar obter alguma pista sobre o responsável por este acto. Peço especialmente aos meus amigos ligados a área automóvel, seguros, e outras para estarem atentos a alguma viatura que apresente danos que possam ser relacionados a este acidente. Toda a ajuda é poucas neste momento.
Alguma informação ou pista que possa existir agradeço que me comuniquem ou a GNR de Ovar.
Obrigado.
A CAÇA AO "ANIMAL" ESTÁ ABERTA!!!!!!!!!"

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