A questão dos cães...

anarciso

Member
Olá malta,
na minha opinião e é a minha, é que existem cães que tem donos potencialmente perigosos e a cima de tudo irresponsáveis.
 

canuco

New Member
existem cães que tem donos potencialmente perigosos e a cima de tudo irresponsáveis

E cada vez mais se pensa dessa maneira, e ainda bem.
Este último caso do pit bull que matou uma criança, o dono do cão já foi formalmente acusado pelo ministério público de crime de homicidio, e o abate do cão foi suspenso. É um grande passo em direcção á luz!!
 

canuco

New Member
Foi formalmente acusado, o processo de investigação ainda decorre, mas ao menos o abate do cão foi suspenso e vão responsabilizar o dono. O cão foi considerado uma arma, não sendo ele o responsável pela morte da criança. Pode ser o inicio de muita coisa.
 
B

Black & White BTT

Guest
Ainda o fds passado vi o caso mal parado com um cão que estava junto a uma rebanho de ovelhas... Só sei que um dos pastores viu-nos ao longe e começou logo a correr quando reparei que era em direçao ao cão para o agarrar, mas ao olhar para o outro lado ja vinha outro pastor para o agarrar tb :fpalm: (eles sabem bem o tipo de bicho que tem), se o cão fosse capaz de se soltar das mãos do dono, nah nem quero pensar!!!
 

Carnivore

New Member
Nem me quero imaginar nesta situação...

[video=youtube;6IuFoxpPNAM]http://www.youtube.com/watch?v=6IuFoxpPNAM&feature=share[/video]

cada vez gosto mais dos gatos...
 

Nuno Félix

Super Moderador
:eek:fftopic:

canuco, explica-me só uma coisa...
O processo do Zico está em investigação ainda, certo? Ou seja, está o inquérito a decorrer, presumo...
Logo, se estiver ainda em investigação, não pode ter havido acusação, pois essa só ocorre findo o inquérito.
Pode é o dono do cão ter sido constituído arguido, que é uma coisa completamente diferente...
Se puderes, esclarece, sff.

Obrigado!

:back2topic:
 

canuco

New Member
Sim, ainda decorre a fase de inquérito. Quando digo que foi formalmente acusado quero dizer que não se vai repetir a história do costume, ou seja, mata-se o cão e o assunto fica resolvido. Desta vez o tribunal decidiu imputar a culpa ao dono do cão, e suspender, até ao fim do inquérito, o abate do cão.
O que se vai apurar agora é os moldes em que acnteceu o acidente e traçar uma moldura penal para o dono do cão. Uma coisa é certa, a responsabilidade pela morte da criança é do dono do cão.
 

Mach3

New Member
É Pá...

Generalizar dessa forma é mau.......

Há pessoas e são animais racionais, que apesar de terem tido uma boa educação, com os valores correctos, e que apesar de nunca terem tido nenhuma ocorrência nas suas vidas que justifique, cometem actos incompreensiveis e crimes.
Ora com os animais não é diferente, uma pessoa pode fazer tudo bem, e um animal específico apresentar um desvio comportamental...e nesse caso a pessoa ser "considerada culpada, parece-me mau.
Quantos de nós não tem ou teve um animal de estimação com convivência muito próxima com crianças? se tivesse havido azar, seriamos culpados?


Já agora citando o Daniel Oliveira "...se os animais não são perigosos, são os donos...então esta noite vou dormir com uma gibóia"

Quanto ao tema do tópico, eu o unico susto que apanhei foi na entrada da Apostiça via Nato, em que me vi perseguido por uns 10 cães furiosos, e de facto não foi fácil, mantive-me calmo e sereno, e felizmente eles não me atacaram, ao contrário do que indiciavam.

Cumps,

Mach3

Cumps,

Mach3
 

canuco

New Member
Quantos de nós não tem ou teve um animal de estimação com convivência muito próxima com crianças? se tivesse havido azar, seriamos culpados?

Sim. Assim como se tivesse uma arma em casa e uma criança acidentalmente matasse outra pessoa com a sua arma...quem seria o responsável? A criança ou o proprietário da arma que não zelou pela sua segurança?

Vou enumerar alguns pontos obrigatórios para se ter um cão de raça potencialmente perigosa:

- Termo de responsabilidade, na qual é identificado o detentor do animal, as características do animal, o tipo e condições de alojamento do animal, as medidas de segurança que estão implementadas e o historial de agressividade do animal em causa.
- Registo criminal do dono, a comprovar que não foi condenado por crimes contra a vida ou integridade física, contra a saúde pública ou contra a paz pública
- Atestado de capacidade física e psíquica para a detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos, em termos regulamentados pelo Governo.
- Não ter o interessado sido privado, por sentença transitada em julgado, do direito de detenção de cães perigosos ou potencialmente perigosos.
 

canuco

New Member
não são perigosos, nem eles nem os donos certo?

Não são POTENCIALMENTE perigosos...ainda assim existe sempre o dever de cuidado.
Posso dar um exemplo, a lei diz que um cão, independentemente da raça, tem que andar na via pública com trela, se eu andar com o cão sem trela e ele provocar um acidente de viação quem é o respnsável? O cão? Ou o dono que não cumpriu a lei?
 

anarciso

Member
olá malta
volto a sublinhar a minha opinião é: se sou dono de um cão, sou o único responsável pelos danos que o mesmo provoque, o resto são pormenores que não invalidam este facto. É absurdo e irresponsável estar a responsabilizar o cão pelos danos que o mesmo provoca. Se no fim o cão é reabilitado ou abatido, essa parte terão de ser os entendidos na matéria a decidir, não eu que não entendo nada do assunto. Agora se eu não entendo esta regra básica de viver em sociedade também não devo de ter os requisitos necessários para ser dono de um cão.
 

miguelcarromeu

Active Member
Muito bem; parte dos pressupostos mais razoáveis e, realmente, quem não compreende isso, nunca poderá ter, não só um cão, como qualquer outro animal.

MAS...

... é tudo muito bonito quando os pressupostos partem de variáveis concretas, no entanto, o que fazer / pensar / dizer no caso:

- de cães vadios e sem ninguém que se responsabilize pelos mesmos?
 
Top