6ª Maratona BTT do Barreiro - 27/05/2012

Paulo986

New Member
Boas pessoal,

está aberto o rescaldo da 6ª edição da maratona do Barreiro, desta vez feita num circuito na Mata da Machada!

Correu quase tudo bem, mas com 2 falhas tremendas, na minha opinião.

Como é que é possível, que num circuito, com 20km tanta gente se tenha perdido, eu fiz mais 5km que o total, ainda por cima havendo prémios monetários...
Outra grande falha foi não ter havido nenhum ponto de água durante todo o circuito, e quando passei pela meta ninguém estava a dar água:s se a maratona tem um cariz competitivo os atletas não podem estar a parar para encher o cantil, mas isto é só a minha opinião.

Relativamente ao percurso, com poucas subidas, mas durinho, devido às inúmeras "caixas de areia".
Pareceu-me bem controlado por parte da organização, mas ouvi uns zum zum's que houve gente a cortar caminho, vamos ver se são detectados...

De resto nada a dizer, é esperar pelas classificações finais e pelas fotos ;)
 

Diogo112

Member
Bem uma vez que está aberto o rescaldo cá vai:
Partida a horas, percurso bem controlado, bem marcado, era quase impossível a malta se perder, abastecimentos com tudo um bocadinho na zona de abastecimento com água, de facto durante todo o percurso não havia pontos de água mas do mal o menos, banho não usufrui.

O percurso em si 100% areia, o tipo de piso que mais odeio, as caixas de areia eram muitas e algumas delas com cerca de uma centena de metros de extensão, o que obrigava mesmo a desmontar e a andar a pé, mas enfim já sabia que assim ia ser, logo não me posso queixar.

O staff do Fidalbyke, pessoal 5 estrelas um grande abraço para eles.

O menos bom, verifiquei in loco aquilo que o Paulo986 descreveu, alguns riders a saírem literalmente do meio do mato, em locais onde não havia acessos ou inclusivamente marcações isto aconteceu pelo menos 2x, vamos ver como reage a organização a isto, um desses chicos espertos acabou por chegar atrás de mim, a p**a da batota até nas provas amadoras já aparece, muito mau, qual o problema do pessoal ficar mais atrás, depois dos 3ºs, não vão ganhar nada, numa zona de controlo havia um chico esperto que ia atalhar, quando foi advertido pela organização, eu até comentei com o pessoal nesse controlo "por ali é mais perto", a resposta que obtive foi afirmativa, não me importo nada de ficar para o fim mas que seja com resultados justos, agora sobressair pela batota é que não, mais vale nem participar com pessoal deste calibre.

Avaliação positiva para o Fidalbyke, gostei, mas areia não é o meu terreno de eleição!

Cumps a todos.
 
Last edited:

CUBE_LTD

New Member
Boas pessoal,

está aberto o rescaldo da 6ª edição da maratona do Barreiro, desta vez feita num circuito na Mata da Machada!

Correu quase tudo bem, mas com 2 falhas tremendas, na minha opinião.

Como é que é possível, que num circuito, com 20km tanta gente se tenha perdido, eu fiz mais 5km que o total, ainda por cima havendo prémios monetários...
Outra grande falha foi não ter havido nenhum ponto de água durante todo o circuito, e quando passei pela meta ninguém estava a dar água se a maratona tem um cariz competitivo os atletas não podem estar a parar para encher o cantil, mas isto é só a minha opinião.

Relativamente ao percurso, com poucas subidas, mas durinho, devido às inúmeras "caixas de areia".
Pareceu-me bem controlado por parte da organização, mas ouvi uns zum zum's que houve gente a cortar caminho, vamos ver se são detectados...

De resto nada a dizer, é esperar pelas classificações finais e pelas fotos

Confirmo tudo já tenho ido a eventos da Ac Fidalbyke e que correm sempre bem mas hoje não foi o caso: más sinalizações, não havia identificação para o abastecimento nem ninguém fez questão de alertar os atletas e as batotas também houve nesse aspecto havia pouco controlo e o melhor era meterem 2 picagens nos lados opostos da Machada sempre complicava mais a vida aos chicos espertos e na altimetria falavam num acumulado de 229 mts por volta (20kms) e eu nas 2 o meu GPS deu total acumulado de 699m em vez dos tais 458m.
 

joaomar

New Member
boas pessoal
eu é muito raro postar aqui no forum mas hoje vou fazer pois achei que o devia fazer.
nao faço todos os fins de semana maratonas como algum pessoal o faz, mas todos os meses praticamente tenho feito uma e ao longo do tempo já dá umas boas dezenas.
e achei esta umas das mais mal organizadas.
1- em certos sitios tinha3 pessoas a tirar o numero de dorsais 1 deitado outro sentado e ainda perguntavam que nr nós tinhamos.
2- ao km 16 + ou - cortava-se caminho como eu vi fazer nas 2 primeiras voltas só na segunda poseram lá alguem
3- km 14 ninguem sabia por onde ir fomos dar a uma parede e lá voltamos para tras, bendita parede senao ainda lá estava
4- só na meta se podia abastecer pois nem um ponto de agua havia e mesmo assim na meta nao vi ninguem a entregar tive de sair da bike para ir buscar 1 garrafa
5- como nao bastasse quando cortei a meta nao havia ninguem a disser que tinha que ir ter com o sr que estava mais á frente no computador para ele tirar o tempo
quer disser cortei a meta encostei a bike foi beber agua falar com o pessoal depois é que me disseram que tinha de ir ter com o homen dos tempos isto 7 ou 8 minutos depois

aqui nao digo tmb que eu nao podesse ter mais atençao mas o que é certo é que nao se passa nas outras marratonas onde á pessoal ou tirar logo os tempos ou a indicar o caminho que o atleta tem de levar.

todo resto que tem haver com o percurso foi bom. mais areia menos areia isso é igual para todos á quem goste á quem nao goste nao se pode agradar a todos
espero que se aprenda com os erros e que para o ano seja melhor para que nenhum de nós possa disser mal.
e espero que as minhas criticas sejam construtivas e nao negativas que nao é essa a minha intençao
 
Last edited:

TIAGOAFSANTOS

New Member
Boas,
muita areia (mas isso é uma opiniao pessoal) =), bons trilhos lá pelo meio, muita gente perdida ao longo do circuito e outros a cortarem caminho, dorsais de papel que se danificavam com facilidade, abastecimento muito fraquinho, organização ficou muito aquém das expectativas...hoje podia ser daqueles dias em que o despertador fazia das suas e deixava-me ficar a dormir até mais tarde porque não perderia muito. Pode ser que para o ano seja melhor.
 

Psam76

New Member
Boas,

Vim de Leiria para fazer esta maratona, e logo na 1ª volta perdi-me com mais uns quantos companheiros; nessa altura ia em 2º do escalao feminino....esse erro fez-me perder o podio da prova .

Penso que a organização deveria optar por diversificar os tipos de trilhos, recordem-se a 1ª maratona do barreiro ....

Espero que para o ano seja melhor
 

Paulo Alex

New Member
Viva, gostaria de partilhar também a minha perspectiva como participante na meia-maratona: Começo por esclarecer que sou sócio Fidalbyke, qualidade essa que não me retira isenção ou independência nesta avaliação. Não participei na organização deste evento, nem me sinto compelido a defender ou apoiar os meus companheiros.
Assim sendo, não me pareçe justo comparar esta organização com o do Alvalade-Porto Covo, por exemplo, que tive o prazer (apesar do tempo que fez) de realizar no passado dia 20. Trata-se de uma prova de referência, com outra dimensão e historial.
Naturalmente que a Maratona do Barreiro não está isenta de críticas, e aqui aponto principalmente o facto de os atletas não terem sido alertados ao início para o abastecimento disponível na zona da meta. Eu próprio não me apercebi disso ao completar a primeira volta, e terminei a segunda em sofrimento por desidratação (o bidão e o litro de água que trazia na mochila não foram suficientes). Felizmente não estava demasiado calor, o que contribuiu para minimizar os problemas.
Quanto as marcações, eu próprio não tive dificuldades, e de resto os elementos do staff estavam colocados nos locais adequados, não faltando indicações nos troços que poderiam oferecer dúvidas. Parece-me no entanto, que em alguns locais houve retirada de fitas, por algun/s artistas da idiotice. De resto, em conversa posterior com um dos elementos da direcção Fidalbyke, este contou-me que fez o reconhecimento final a partir das 06h30, e que teve de retirar um tronco de grandes dimensões, estratégicamente colocado a seguir ao drop sinalizado junto a vedação, com maldosa intenção por algum bando de imbecis! Infelizmente, estes não foram identificados.
Compreendo que alguns atletas da Maratona, e porque para eles tudo se passa a maior velocidade, tenham tido dificuldades acrescidas em alguns pontos do percurso.
Relativamente ao percurso, de facto ninguém gosta de areia em excesso, mas quem conhece a Mata da Machada sabe que é impossível fugir a esta. Parece-me contudo que o percurso era bastante interessante e variado, com um constante sobe-e-desce, e alguns bonitos singketracks. Acreditem que neste local não seria possível fazer melhor.
O facto de o percurso se situar (quase) totalmente na Machada, terá a ver, segundo creio, com uma "imposição da CMBarreiro, principal patrocinador, que pretendia que este fosse integralmente cumprido no território do concelho. Que me perdoem se estiver errado quanto a este ponto. Talvez esta limitação possa ser superada na próxima edição?
Como leigo na matéria, admiro sempre o esforço feito por quem dá o seu melhor, numa estrutura totalmente amadora, mesmo tendo consciência que será sempre alvo de críticas
Certamente que a próxima será melhor!

Cumprimentos,

Paulo Borges
 

jjcn

New Member
Boas

Antes mais obrigado pela vossa participação e pelos comentários mais e menos positivos sobre a maratona.
Como membro da organização, passo a esclarecer alguns pontos apontados;

Havia um ponto de água bastante evidente e recheado. Aos 20 km do percurso, ou seja de 20 em 20 km (como é mais ou menos habitual em
qualquer maratona), na zona precisamente de meta. Sinalizada com uma placa junto ao pórtico vermelho da Specialized.
Realmente alguns atletas não o viram por distração ou concentração no caminho, mas a maior parte viu, parou, abasteceu e seguiu com
o cantil cheio.

O percurso estava totalmente sinalizado, com muitas fitas e placas de viragem, bem visível em qualquer ponto do caminho.
Se alguma fita desapareceu ou foi retirada, lamentamos muito, claro, mas dada a grande afluência de visitantes na mata, já receávamos
essa situação, pois existe realmente muita gente que gosta de prejudicar o trabalho dos outros nestes eventos. Como foi referido, foi retirado
inclusivamente num local bastante perigoso um troco ali colocado com as piores intenções. O elemento encarregue de dar a volta de verificação
inicial, acabou por retirá-la, além de verificar de novo todas as fitas.

Esta situação originou de facto algumas situações de enganos no caminho, mas muitos outros não passaram por isso e seguiram pelo caminho sinalizado.

À chegada estava um membro da organização a avisar para quem terminava a prova a dirigir-se para o "garrafão" para o controlo de chegada.
No mesmo local estava outra placa a indicar o mesmo "garrafão".

Não estamos a fugir a certos detalhes menos conseguidos, mas a realidade foi esta.

Mais uma vez, obrigado pela vossa participação e apoio!
 
Last edited:

jjcn

New Member
CARTAZMARATONAsologo500x.png



As primeiras imagens da Maratona, depois inserimos mais...

SAM_2124.jpg



SAM_2134.jpg



SAM_2165.jpg



SAM_2213.jpg

O vencedor da geral Maratona
 

Polka

New Member
Apesar de só ter feito uma volta ao circuito devido a avaria no desviador traseiro, gostei do circuito que até só tinha 2 subidas mais dificeis, e todo aquele mar de areia solta, que a pedalar ou a pé se ultrapassava bem.
1º tentar separar os atletas naquela volta de 2,5 Km, deu para o torto, porque os da frente mais ao menos passaram mas todos os outros embrulharam-se, logo foi penar até se conseguir andar mais ao menos, o que só sucedeu já cá em cima ao pé da rede em que ai era só passar de um lado do trilho para o outro, embora na viragem estivesse lá alguem a controlar os numeros, que de certeza quando passei incorporado num grupo grande não sei se tiraram o meu nº ou não.
2º Alguem da organização se queixava á uns dias que havia outras maratonas e que iam tentar fazer algo de bom para haver mais gente na maratona do Barreiro, por mim se já foi mau assim imagino se tivessem cá 600 ou 800 participantes, ficavam os trilhos cheios só com atletas.
Espero que para o ano que vem melhorem, porque foi um bocado mau, e quanto ao sair ou não da mata é inevitável, mesmo por causa da areia, onde certos sitios parecem praias autenticas.

Um abraço e até para o ano.
 

joaomar

New Member
bom dia

amigo jjcn quanto á falta de fitas aceito a sua justificaçao
qunto á agua nunca devia disser isso pq nao abona em seu benificio pois toda as pessoas se lamentaram de ser pouco o que havia, uma marratona +ou- dificil devido á areia tinha de ter outro ponto de agua.
e esse tal sr a mandar os atletas para o garrafao onde estava ou eu sou invisivel ou o sr nao estava lá pq eu todo o tempo que lá estive nunca vi ninguem a mandar os atletas pr o garrafao.
eu só vi foi falta de experiencia e estou certo que as pessoas aprendem com os erros e a melhor maneira de melhorar nao é fujir deles nem justificalos com argumentos nao justificaveis.
pois eu estarei ai no proximo ano, mesmo nao ter gostato do que aconteceu este ano, pois acho que todo isto sao pequenos erros que ao serem melhorados é uma maratona *****
 

mcbrave

New Member
Boas,

Para mim que não tenho grande termo de comparação pois foi a minha primeira maratona, tendo participado apenas no Raid da Tapada de Mafra 2012, houve pontos menos bons como a tentativa de separar o pessoal naqueles 2 kms iniciais que como eram compostos de areia deixando apenas um single track viável não permitiu grandes ultrapassagens ficando tudo em fila juntinhos uns aos outros.
Como estava lesionado e nem pude treinar a minha intenção era apenas participar por isso parti no meio do pelotão sem stress's, para mim que fui com mais calma e atenção, até para evitar quedas que me agravassem a lesão, o percurso estava bem sinalizado e não me enganei vez nenhuma, nem mesmo na segunda volta onde o pessoal já estava mais disperso e andei sozinho um bom bocado.
Apenas vi um artista a atravessar o percurso na diagonal o que me fez pensar logo em batota mas depressa deu para perceber que era uma desistência por avaria.
Na primeira volta um pequeno grupo á minha frente enganou-se mas a sinalização estava lá e nessa curva até era bastante evidente o pessoal é que vai cabeça baixa atrás da roda do da frente e se esse se engana...
Para mim a grande falha foi mesmo o abastecimento, se ele estava lá na passagem dos 20 kms eu não o vi, estaria provavelmente oculto pelo insuflavel da specialized e nem mesmo estava alguém a dar indicação, bom só se eram indicações por gritos pois esses ouvi alguns mas pensei que fossem incentivos... isto quando se vai em esforço ficamos moucos.
Como saio de casa sempre preparado com umas barritas e camelback com bastante água, parei uns 3kms depois da meta juntamente com um rapazinho, com jersey da Fidalbikes, que me acompanhava há já uns kms.
De resto gostei, não adorei com a Tapada, mas já sabia para o que ia, mesmo nunca tendo pedalado ali, uma simples pesquisa no google e já se sabia que a areia era uma constante.

No final também eu parei antes do garrafão, junto do abastecimento mas alguém da organização lá me gritou encaminhando para o garrafão... sinceramente aquelas placas a apontar para o garrafão não eram visiveis!

Uma das coisa que também não me agradou, mas isso não é culpa da organização, foi a mata estar aberta ao publico em geral sendo que por duas vezes fui abordado por cães e noutra encontrei peões a passear que simplesmente não saíam da frente o que levou a uma troca de "piropos".

Resta dizer que para o ano lá estarei!
 
Last edited:

mcbrave

New Member
Já agora que está por aaqui pessoal da organização, quando serão publicadas as classificações e se possivel as fotos, que fotografos não faltavam!
 

CaveMan

New Member
Bem, eu gostei!
As sinalizações não me causaram problemas, na primeira volta vi um grupo de gente ir em frente numa descida, quando existiam setas e fitas a mandar o pessoal para a esquerda.
O ponto de água era conhecido, estáva publicitado no regulamento... sim, deviam existir pessoas do staff a dar água "em andamento", quando fiz as 4 horas de resistencia no Barreiro (uns 4 anos atrás, na mata da machada num circuito de 12kms) foi assim.
Dentro da limitação do espaço, o percurso foi muito bom, passámos nos melhores pontos da mata!
Falhei o garrafão :( foi uma luta descumunal para chegar dentro do tempo, e só agora percebi que tinha que avisar que tinha chegado!!!! (tb nas 4 horas de resitência o controlo era feito na meta sem ser necessário dizer que lá estávamos)!

espero repetir para o ano :)

Abraços, boas pedaladas a todos, e parabéns à organização!
 

visiense

Member
Boas. Mais tarde farei o mesu rescaldo completo, mas depois de ler algumas coisas que aqui foram ditas, tenho de também eu falar:

- quanto às marcações, eu, pessoalmente, não tive razões de queixa. Apenas me enganei uma vez, por culpa exclusiva minha;

- quanto aos abastecimentos, aqui tenho que criticar. Um abastecimento para 45 km de prova é pouco, muito pouco. E sem pontos de água de permeio. Esta, para mim, foi uma falha grave que devem corrigir num próximo ano.

- esperar pelo almoço, ainda vá lá, mas ser dos primeiros, e apanhar um almoço frio, que parecia do dia anterior é que não!

cumps
 

Atsionac

New Member
A minha opiniÃo:

Gostei e quero voltar para o ano que vem, mm tendo partido a corrente.
Gosto muito de a prova ser sempre dentro da machada e o percurso era o que esperava.
O abastecimento de 20 em 20km É suficiente, mas sem duvida que deveria estar melhor sinalizado, eu sÓ o vi porque tive cerca de meia hora para esperar pela minha mulher e deu tempo para tudo, mesmo sabendo que era ali o sitio dele, estava recolhido para dentro e tapado pelo insuflavel da meta, se estivesse n o outro lado da estrada seria mais visivel, tal como ofunil de entrada, tb com uma indicaÇÃo pequena e encostada a esquerda pouco visivel, vi mt gente se enganar.
Ainda nÃo saiu as classificaÇÕes, mas penso que sÓ 5horas para os 83km É apertado, e podemos ver pelas mulheres, que me parece sÓ a a primeira terminou nesse tempo.

Mas É pa repetir
 

jjcn

New Member
Boas

Realizada mais uma magnifica Maratona do Barreiro!

A prova decorreu normalmente, na bela Mata da Machada, nos trilhos que todos conhecemos e mais um ou dois menos conhecidos, além da passagem pela "quinta do Palácio de Coina", um local muito agradável pelos caminhos dos jardins e das plantações com passagem pelo "Palácio", infelizmente abandonado.

A areia já estava bastante solta, ao contrário dos dias anteriores quando ainda estava molhada das chuvadas passadas, altura ideal para fazer uma prova desta envergadura. É tempo de mudar a data da MBB, e para o ano que vêm, talvez realizá-la em Abril.

Felizmente as quedas não foram muito graves, registando-se apenas um caso de um participante com dores fortes numa perna, sendo encaminhado para o hospital apenas por precaução. De resto, nada muito importante a registar, o que foi muito bom dado a enorme presença e passagem de visitantes pelo local da meta e pelos caminhos da prova, muitos deles sem qualquer cuidado no atravessamento dos caminhos inclusive com crianças, sendo necessário estar a organização sempre que possível a avisar para terem cuidado e respeitarem o corredor criado para salvaguardar essa situação.

Registaram-se algumas situações estranhas com as marcações, pois desapareceram algumas placas de viragem e algumas fitas em locais importantes (infelizmente à sempre pessoas que gostam de estragar a festa), o que provocou alguns enganos no caminho, mas os participantes mais atentos viram imediatamente as fitas mais à frente e a maior parte deles fez todo o percurso naturalmente.
Naturalmente, também existiu alguns detalhes menos conseguidos, mas no geral foi tudo muito bom! Para o ano que vêm decerto que esses detalhes vão ser corrigidos.

Estamos todos de parabéns por esta organização que sempre foi amadora e assim continuará a ser, mais não se pode pedir a quem trabalha apenas pelo prazer de ajudar o clube sem pedir nada em troca! Se todos pensassem assim decerto que se poderia fazer muito mais, mas aqueles que estiveram presentes foram os bastantes para elevar mais uma vez esta grande Associação em mais um grande episódio na vida deste clube!

Agora vamos aos agradecimentos e a lista é muito grande...
Começamos por agradecer aos mais importantes, os sócios e amigos que estiveram na preparação, organização e no Staff da Maratona. Grandes companheiros que tudo fizeram dentro das suas possibilidades para fazer com que tudo corresse o melhor possível mesmo no stress do trabalho exigente, mantiveram a alegria e confraternização constante.
São vocês que mantém o espírito laranja vivo e lutam para que ele nunca desapareça!

Agradecemos aos nossos parceiros, pelo apoio, no Staff e ajuda nesta 6ªMBB; o GDC Casquilhos e todos os seus sócios e amigos que fizeram um grande trabalho e muito ajudaram no êxito desta Maratona.

Agradecemos à Ciclomarca o apoio e a sua presença no evento, uma ajuda essencial para o prestigio da prova.

Os nossos agradecimentos também à CMB, e particularmente à Divisão de Desporto sempre presentes e prontos a ajudar em qualquer circunstância o nosso clube e ao pessoal do Centro Ambiental da Machada pelo apoio.

Agradecemos aos nossos patrocinadores, Isostar, Barreiro Cópias, Suave Aventura, S.Energia e Turismo Lisboa e Vale do Tejo, todo o apoio e brindes oferecidos aos participantes. Esperamos por vós em 2013 na 7ª MBB.

Os nossos agradecimentos também à Junta de Freguesia do Lavradio, Junta de Freguesia de S. António da Charneca, Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho, Vinho dos Passarinhos, Belgráfica, e à Mamã Rechena o grande apoio ao evento. Agradecimentos no apoio da moto 4x4 e dos fotógrafos de serviço.

Agradecemos ainda, o fantástico apoio prestado pela Escola de Fuzileiros, sempre muito prestáveis e receptivos aos nossos pedidos, disponibilizando-nos todas as condições para a realização dos banhos, almoço e visita ao Museu nas suas instalações, sem os quais seria muito difícil realizar este evento.

Sem esquecer os verdadeiros protagonistas, os atletas da Maratona, os nossos agradecimentos pela vossa participação.
E ainda a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para a realização da 6ª Maratona BTT do Barreiro.

Para o ano cá estaremos para a realização de mais uma grande Maratona, esperando fazer mais e melhor!
A 7ª MARATONA BTT do BARREIRO 2013
Até lá...

Organização da Maratona do Barreiro
 

CUBE_LTD

New Member
Já sairam as classificações e estou admirado por não ter havido desclassificações, só prova que o controlo não serviu para nada.
 
Top