3º Beja - Monte Gordo 12-06-2010

pitbulll

New Member
Pois o que tenho a dizer sobre esta aventura, mas que grande aventura, logo pela manha as 7 em ponto chego a piscina de Beja estáva o Nuno, todo encolhido com frio, pois adivinhava-se um dia nublado com uma brisa, passado ums minutos começaram a apareçer os restantes ciclistas.

Começo da aventura, mas que aventura por eu e + 2 guerreiros fomos de BTT fazendo um total de 3 btt, 2 com pneus de estrada e uma com pneus de mato! sim mato, é de louvar e gabar esses 2 guerreiros pois eles foram os unicos a regressar de bike a beja.

sobre a minha prestação foi algo, fantastica visto a bike que levava em relação as restantes maquinas estradistas, pois quando paramos em Mertola, para reagrupar e uma ida o WC, já havia ppl um pouco impressionado com a minha prestação pois cheguei a mertola com as estradistas e media de 32,4 klmh.

depois do ppl já aliviado e os alongamentos feitos, seguimos a derradeira 2ª parte, esta + dura pois as subidas começavam de imediato, então um grupo de 5 descolou logo, eu la segui com o meu andamento como podia para evitar esforço maior, pois o objetivo era terminar, olhava para traz e não via colegas em perseguição, + a frente passa por min o Professor, e já fui sempre a rodar com ele a vista, a 29 quilometros de Monte Gordo, fui sempre na roda do Professor até terminar.

deixo aqui um grande abraço a todos, obrigado terem feito este dia unico

deixo aqui os meus numeros:

tempo : 4:00:17
dist : 124.4
media : 31.0
v.max : 72.6
 

GTmikas

New Member
Viva Pitbull e restantes companheiros de viagem....

Eu fui um dos corajosos que partiu para esta aventura numa bike de BTT e tambem um dos que fiz viagem de regresso. Sobre a viagem, desde cedo reparei que os andamentos começaram bem altos, numa parte inicial ainda a frio e tentando acompanhar, cai na realidade de que a minha corrida seria outra, teria de gerir esforços tendo em conta que ainda havia a 2ª volta para concluir e a minha bike era muito diferente da maioria.

Lá fui eu então e o meu colega, ambos em BTT, marcando o nosso ritmo e levando a àgua à fonte, permitindo assim chegar com relativa facilidade a Monte Gordo. A viagem de regresso, tornou-se depois bem mais complicada e, tantas vezes foi a cantarinha à fonte que se partiu, partiu-se mais precisamente na localidade do Montinho das Laranjeiras, já bem perto de Alcoutim, com 155 Km acumulados nas pernas......enfim!

O meu colega esse, não se deu por vencido e lá chegou a Beja, cumprindo assim o objectivo final e, de salientar que, numa bike de BTT com pneus de mato!!! EXCELENTE....

De qualquer forma, o que fica foi a experência maravilhos e que para o ano vai-se repetir concerteza, mas em igualdade de circunstâncias, ou seja, espero que venha a caminho uma bike de estrada!!!

E por modes qué assim!!!
 

FDias

New Member
Boa tarde meus amigos!
A todos os companheiros de aventura os meus agradecimentos e em especial ao meu amigo Michael (GT Mikas) por ter aceitado o meu convite e ter superado os seus limites. Ao Jorge pela paciência, boa disposição, companheirismo e apoio logístico que nos prestou em toda a longa jornada.

Agora a minha crónica da jornada:
Pelo segundo ano consecutivo alinho nesta aventura e pelo segundo ano consecutivo sou o único a terminar. Isto não é uma gabarolice minha pois acreditem que ontem bem gostaria de ter tido companhia nos últimos 50 km para terminar.
Contudo existem algumas diferenças em relação ao ano passado. Este ano menos participantes, pois é uma jornada que para além de ser mítica é um pouco dura. Para quem faz só Beja Monte Gordo é excelente, consegue-se fazer uma boa média e chegar bem a horas de um bom repasto e se o clima o permitir desfrutar do belo areal de Monte Gordo.
Nos dois anos em que participo tenho ido com o objectivo de ir e voltar como idealizado pelo nosso amigo Larguinho, o promotor desta volta, perfazendo o total dos 250 km. O ano passado participei com uma bike de estrada e nunca tinha feito mais de 130 km por dia tendo chegado fresco a Monte Gordo e iniciado o regresso na companhia de mais dois colegas de pedal que, contudo, acabaram por não resistir à dureza do percurso tendo eu feito os últimos 50 km finais em solitário com o objectivo de terminar e assim bater o meu recorde pessoal de quilómetros num único dia. Este ano cheguei a esta data à espera de uma nova bike de estrada e pensei em não ir sem a referida bike, mas em virtude de ter convidado o meu colega e grande amigo GT Mikas a participar e ele aceitar ir de bike de BTT resolvi alinhar levando a minha BTT, tal e qual anda no mato. Assim partimos e com os “estradistas” a imporem uma média na casa dos 30 e tal km/h, pois levavam na ideia ir só até Monte Gordo, rapidamente nos apercebemos (eu e o GT MIkas) de que não era ritmo para ir e voltar, pelo menos para nós, tendo que reencontrar o nosso ritmo e assim seguimos até Monte Gordo. Chegamos a Monte Gordo muito depois dos restantes elementos por volta das 12:36 h e com uma média de 26.7 Km/h, mas com a frescura necessária para empreendermos a viagem de regresso. Depois de um bom repasto, num restaurante junto à praia, só eu e o meu amigo voltamos ao pedal por volta das 14 h. Cedo nos apercebemos de um grande inimigo que iria dar cabo de nós, o “vento”. Pois é o vento forte de frente foi uma constante no regresso. Ainda conseguimos fugir a ele nos quilómetros que realizamos junto ao Guadiana mas o meu amigo não mais se conseguiu recompor das primeiras subidas com vento e acabou por desistir no Montinho das Laranjeiras ao quilómetro 155. Eu como ainda tinha forças continuei, obstinado em cumprir o meu objectivo. Até Alcoutim, onde cheguei por volta das 16:30 h, foi sempre na casa dos 25 km/h depois de Alcoutim começaram as subidas a sério e até Mértola com o vento de frente e subidas constantes foi um esgotar de energias. Cheguei a Mértola com 200 km às 18:15 h, 45 minutos mais cedo que o ano passado, parei numa pastelaria para comer um bolo e beber uma cola e pensei que ainda dava para bater o meu recorde de 10:20 h do ano passado.
Voltei à estrada e as ligeiras subidas com o vento de frente e alguma chuva que começou a cair até à zona do Vale de Açor, pareceram-me intermináveis. Nesta fase a motivação começou a falhar e se não fossem os incentivos, companhia e apoio que os meus colegas me iam dando de jipe não sei se não teria desistido. Contudo finalmente chegaram algumas rectas e o vento acalmou-se um pouco e ingerindo algumas bananas e uma barra de cereais lá consegui chegar a Beja. Cheguei completamente esgotado e com um empeno descomunal mas feliz por ter conseguido atingir o objectivo e pelo segundo ano consecutivo, tornando-me no único a fazer o percurso 2 vezes e o primeiro a fazer com bike de BTT

Este ano levei o GPS e deixo-vos aqui os números que ele registou:

Quilómetros totais: 251
Tempo total: 13:17 h
Tempo em movimento: 10:48 h
Tempo parado: 2:28 h
Hora de partida: 7:46 h
Hora de chegada: 21:04 h
Média: 23.4 km/h
O mais impressionante é o acumulado total de subidas: 3103 m

Aqui fica o gráfico:


perfilbejamontegordo.png
 
Last edited:

LARGUINHO

New Member
quero agradeçer a exelente companhia de todos os que parteçiparam. foi um dia em que todos se divertiram e na hora do almoço foi um devertimento total.
Fiquei muito supreendido com o amigo PITBULL, com uma bike de btt conseguio acompanhar as bikes de estrada a maioria do percurso, ate chegou a minha frente.
Mas o que me deixou realmente impressionado foi o amigo FDIAS, nao por ter feito os 250km, mas sim por ter feito numa bike de btt com pneus de estrada. foi um feito de louvar.
 
Last edited:

FDias

New Member
Larguinho! Não foi com pneus de estrada foi mesmo com pneus de mato!

Outra questão que não abordei no post anterior foi o combustível. Este ano o consumo de água foi muito reduzido, o ano passado foram 12 cantis este ano apenas 3. Comi também uma sandes, um galão, um pastel de nata, uma fatia de salame, 3 bananas, e 2 colas na viagem e 2 colas e um belo bitoque de porco grelhado com esparguete e salada e uma tarte de natas ao almoço.

Para o ano espero voltar a participar nesta volta mas com a minha nova bike de estrada e caso só existam participantes para ir até Monte Gordo também só faço a ida, podendo ir no picanço e ficar o resto da tarde na praia. Na minha opinião o nome desta volta terá de ser mudado para Beja - Monte Gordo e não Beja - Monte Gordo - Beja.
 

PSalgueiro

New Member
Bom dia a todos, pessoal!
Antes de mais obrigado a todos pela excelente companhia!
Este é o segundo ano que participo neste evento e devo dizer que é para continuar assim, na minha opinião. Uma espécie de "mini" Tróia Sagres. Sem inscrições e com partida mais ou menos a horas.
O ano passado foi mais difícil pois a temperatura era superior e não estava preparado logisticamente para fazer uma tal distância sem zonas de abastecimento. Quem me safou foi o grande Tobias!
Este ano até Mértola fez-se a um ritmo bastante rápido. Éramos nove estradistas, ou melhor oito estradistas e um bttista com rodas de estrada e talega 46. Os outros dois ciclistas não se podiam permitir levar um tal ritmo pois ainda tinham a viagem de volta. A seguir a Mértola descolaram 4 ciclistas onde eu não me incluia, pois perdendo o comboio, torna-se difícil tornar a recuperar. Fiz sozinho uma parte do percurso e outras parte com o meu novo amigo Nuno "pitbull". Demorei menos meia hora que o ano passado! Um abraço a todos.
 

NetWarrior

New Member
Estão de parabéns malta. Eu ainda não foi este ano que consegui :S Tive a fazer a via Algarviana.
 
Last edited:
Top