3ª Rota do Casqueiro 2012 Santo André

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Como amante que sou da Serra de Grândola, não podia deixar de vir satisfeito da minha 2ª participação na maratona dos Kotas cujo percurso percorreu aqueles fantásticos trilhos.

Continuo a ler criticas injustas em alguns rescaldos, queixarmo-nos de muita areia, faz tanto sentido como queixarmo-nos de muita pedra, ou muita lama, ou buracos no chão, ou muitas passagens de ribeiras. Acho que faz parte deste desporto que praticamos, faz seguramente parte da natureza e do território que percorremos, e quem não gosta, tem os passeios de cicloturismo em asfalto :wink:

Algumas das observações/criticas, concluo que não as partilho porque enquanto muitos estavam na fila para almoço, eu estava a pedalar, há vantagens em fazer parte da "Liga dos últimos" :mrgreen:

Tenho que dar os parabéns aos Kotas, por mais uma organização bem sucedida e pelo trabalho desenvolvido, continuem!!

O que gostei:
- Percurso - foi substancialmente diferente do da edição anterior, e isso torna sempre as coisas mais interessantes. Os singletracks abertos propositadamente, e com "barreiras de segurança" (pena não ter dado para fazer a pedalar)
- Marcações - Cal, placas, fitas, nem sei porque carreguei o track no gps... à semelhança do ano passado impecável. E a propósito disto, já estou a ficar pitosga, mas as placas de indicação das distâncias estavam bem visíveis, quem não viu, deixo a sugestão: não vão sempre a olhar para o chão, ou marquem consulta no oftalmologista.
- Elementos de Staff - espalhados por todo o lado, muito dedicados e simpáticos, é sempre bom ser-se bem tratado e ter pessoas que estão dispostas a ajudar-nos, quando às vezes o teco já vai cansado.


Aspectos negativos:
- Apesar do repto da organização para que não deixassem lixo no chão, continua a haver muita gente a fazê-lo. Será que em casa fazem o mesmo?!
Desrespeito pela natureza, e pelo trabalho da organização que vai ter que andar a percorrer o percurso e apanhar o lixo.
Será que ainda não perceberam que com este tipo de comportamento estão a por em risco a passagem nestes sítios no futuro?!
Não compreendo mesmo esta postura :(


Situações a considerar para as próximas edições:
- A fila para almoço (parece que tem dado que falar, como expliquei acima, não presenciei): Porque não limitar o nº de inscrições com almoço incluído?? (Presumo que não consigam mais espaço para as refeições )
- Aqueles singletracks que tanto trabalho devem ter dado a abrir com as redes e cordas de protecção, procurem colocá-los mais tarde no percurso, ou aumentem significativamente a dificuldade inicial do percurso. A malta chegou lá muito junta ainda, e lá se engarrafou, obrigando a que fossem percorridos a pé (só pelos singles, sou capaz de pegar no track e ir fazer o percurso outra vez)
- Não é muito critico, e ontem já me explicaram o porquê da partida não ser feita às 9h em ponto, mas tentem resolver isso com a GNR, de modo a que o turno acabe mais tarde ou comece mais cedo, é um caso pontual :wink:


Agora o essencial: até 24 de Fevereiro 2013 (suponho que seja a data da 4ª edição) e mais uma vez, parabéns!!
 

iMiguel

Member
Ludos, são opiniões e há que respeitar. Eu não gostei das dunas que havia no inicio e no fim do percurso e certamente que houve mais gente a não gostar, de resto pra mim foi 5* (pó, lama, pedras, calhaus, paus, tudo e mais alguma coisa).

Curiosamente escapou-me 2 coisas: essa informação dos km (alis vi uma placa a dizer 40) e nem vi a separação da quilometragem :)
 

vitor nherf

New Member
Em defesa da organização tenho de discordar com o amigo iMiguel, se aquilo eram dunas vou ali e já venho, conseguir por só meia dúzia de metros de areia num local tão próximo do mar num percurso de 52km (que foi o que fiz) é de louvar, já fiz maratonas no interior com bem mais areia, mas se o problema é andar na areia tens uma solução simples, metes a avozinha e um 32 atrás e vais ver como passas bem essas zonas.
Abraço
 

iMiguel

Member
Esqueci-me das "" nas dunas.

Foi o que fiz, no entanto (como se sabem) passar por areia, mesmo ca mudança mais leve, custa sempre. Mas pronto, e' a minha opinião!
 

Jakinito

New Member
Muito Bom

Pois é pessoal chegou a minha vez de fazer o Rescaldo. Vou ser curto ..Desde o levantamento dos dorsais até ao almoço foi tudo 5 ****;)
Presente pela segundo ano fiquei contente por terem melhorado algumas coisas que o ano anterior não tinham corrido pelo melhor.Foi uma grande manhã de Btt. O unico ponto negativo que encontrei já foi relatado aqui no rescaldo por alguem..O Arroz estava crú.....de resto 5 ****. Para o ano contem comigo novamente..entretanto vão treinando e ...Força nas Canetas.:p
 

canibal173

New Member
Como o amigo vitor nherf diz, você fala assim porque está a muitas milhas de distancia da realidade sobre o terreno existente em Santo André :fpalm:
Eu convido-o a vir fazer um passeio Btt normal na zona de Santo André e deixo o amigo escolher os terrenos por onde quer pisar. Depois vai ver que afinal não é assim tão facil encontrar terreno sem areia :p
Muita sorte tivemos nós, pois em 50 km apenas apanhamos menos de 1 km de areia. É de louvar o trabalho que tiveram para nos fazer andar sempre em terreno bom.
Mas isto é como tudo, este ano como não choveu só podemos falar dos 500 metros de areia que passamos. Se tivesse chovido como choveu no 1º ano, ai ia-se dizer que escolheram mal os trilhos pois ia ter muita lama e muitas ribeiras cheias de água e que nos iam molhar os pés :p. Isto é BTT e não ciclismo de estrada.
Eu estou mais com o amigo Ludos, pois numa simples brincadeira desrespeita-se imenso a natureza e o trabalho das pessoas da organização. Pois vão ter que andar a percorrer o percurso e apanhar o lixo que muitos participantes jogam para o chão. Não se podemos esquecer que os terrenos por onde passamos tem dono, e deixar o terreno dos outros todo sujo, num futuro pode-se dar o caso dos proprietários dos terrenos proibirem a passagem dos passeios pelos terrenos deles (o que esta a acontecer com os passeios todo terreno de jeep e moto 4, pois danificam os caminhos e os proprietários não os querem com as viaturas dentro dos seus terrenos). Qualquer dia acontece-nos o mesmo...
Mas pronto, cada um é livre de dar a sua opinião, mas temos de pensar que um invento desta natureza engloba muitos meios logisticos e não é facil agradar a toda gente. Nem Deus o conseguiu :p:p:p
 

jrosado

New Member
O clube clube cuba aventura esteve presente. com 7 atletas nesta excelente maratona com grandes trilhos .

CONTINUEM RAPAZES
 

SilverKid

New Member
ja há 2 anos que estava para participar e devido a vida profissional nao me foi possivel...
em boa hora participei e ate o facto de molhar os pes adorei...lolol...so mesmo a referir a areia mas sei bem que numa zona como é Santo André não a ter seria pedir um milagre...
e que bem me soube o casqueiro e o chouriço ao chegar a casa...lolol...

abraçao e para o ano ha mais
 

gugupp

New Member
Boas, antes de mais quero aqui dizer que foi a minha 1ª participação neste tipo de eventos e neste evento. Mas tenho de dar os parabéns a organização pelo trabalho efectuado, porque organizar, preparar, marcar o percurso e outras logísticas dão imenso trabalho e se dão. A areia como alguns se queixam, claro que se poder-mos evitar é melhor para as nossas pernas, mas faz parte da natureza e como tal do BTT como as subidas fazem parte. Nem todas as zonas do país são feitas de terra firme, também faz falta um pouco de técnica a andar em areia. Cansa?! Pois cansa e então no final ... mas faz parte. O sistema de entrega dos dorsais estava 5*, assim evita a confusão das filas. Eu tomei banho e comi sem confusões e filas, mas quando acabei de comer, realmente ja se formava fila. Mas faz parte, é chegar, banho e comer. Nem todos chegamos ao mesmo tempo. O arroz... realmente um pouco rijo, mas nem por isso ficou arroz nos pratos.
Para o ano se puder lá estarei de novo.

Muitos parabéns e continuem.
 

Trisquel

New Member
Olá aqui vai o meu rescaldo!!!!

Foi uma exelente manhã de Btt, tudo correu pelo melhor, a organização está de parabéns pelo trabalho apresentado que na minha opinião foi irrepreensível com grande destaque na marcação do percurso, informação adicional como secretariado, partida, banhos,etc. Já vi provas federadas com menos zelo:D. Ter 4 Za em 82Km com a temperatura que se fazia sentir foi a cereja em cima do bolo apesar de só ter utilizado liquidos!!!

Quanto ao arroz ainda bem que não foi feito todo no mesmo tacho, o meu estava optimo!!!!!

Já vi por aqui alguns comentários menos abonatórios á organização o que na minha opinião injustos, deixo aqui alguns alertas aos próprios atletas.

- Deixem sempre uma zona de passagem para os que trazem andamentos diferentes. Principalmente os atletas que vem dos 80 e ainda apanham os de 40:cool:!!!!
- O lixo pode sempre ser deixado nas ZA´s. preservem a natureza!!!
- Quando se transita com bicicleta á mão na direcção do percurso ou em contra-mão por desistência ou avaria deve-se dar prioridade a quem pedala.

O mais importante é o saldo ser positivo e venha mais eventos como este que os atletas agradecem.

Nota - No final a quando da entrega dos prémios entregei ao speaker um conta Km´s, salvo erro da marca Sigma, se alguém perdeu é solicitar á organização.

Bons treinos e melhores resultados :#1: até á próxima.










 

cat1

New Member
Irrepreensível!É a palavra adequada para o trabalho desta organização.
Percurso de puro btt, bastante equilibrado e com tudo á mistura, de uma beleza unica como é caracteristico desta serra.
Marcações sem falhas, do melhor que encontrei até hoje e bem visíveis!
ZAs, apesar de não ter parado em nenhuma pude ver que tinham de tudo.
Assistência mêcanica em vários pontos do percurso.
O almoço, talvez por ter comido da 1ª fornada, tinha o arroz exelente:D
Sem duvida uma maratona a repetir para o ano.
Continuem com o exelente trabalho e até 2013!

nota:num percurso de 80 km encontrar "1km" de areia completamente transitavel e depois falarem em dunas:fpalm:, nem sei o que vos diga:confused:

Boas pedaladas
 

leoeagle

New Member
Bem sei que não há muitos betetistas fãs da areia(eu dispenso-a), pelo que tentámos ao máximo retirar a areia desta edição da maratona. Em relação a 2011 acho que retirámos uma grande parte dos trilhos com areia, no entanto há zonas em que não é possível de todo evitar a mesma... Uma das coisas que vamos tentar arranjar alternativa é a subida final em areia pois antes de vocês fazerem o percurso no Domingo já eu o tinha feito para aí uma dúzia de vezes e a parte que me custava mais fazer era essa subida pela quantidade de areia existente. Quem já conhece aqueles metros finais até desmoraliza só de pensar na areia que vai apanhar:D

Já houve muita gente a perguntar por fotos, acho que ainda não colocaram aqui a informação mas no site da BTT-TV já lá encontram resmas de fotos:p
O nosso amigo Nuno Amaral e Companhia continuam a brindar-nos com o seu excelente trabalho e eterna dedicação ao BTT.
 

Eduardinho II

New Member
Boas companheiros do pedal

Venho por este meio perguntar se alguem encontrou uma fita do pulsometro, da marca Sigma,
em cima de um dos bancos do balnearios.

deixo o meu contacto: 963330121/938458289


Obrigado
 

Kora

New Member
Boas pessoal, foi a minha 2ª participação na maratona "Na rota do Casqueiro" e achei o percurso 5***** havia de tudo para todos os gostos, descidas, single tracks, paredes estradões, bons abastecimentos , a organização esta de parabéns...

Para o ano se poder é para repetir.
Boas pedaladas



Eu por acaso perdi o meu conta KM da marca Sigma e até já tinha entrado em contacto com a organização....
 

rottweiler72

New Member
Boas pessoal, ao longo do percurso da meia maratona , 52 km ,encontrei varios fotografos , os do BTT-TV, Paulo Ministro e mais alguns, agradecia que colocassem ai os sites dos fotografos para vermos as fotos....
Abraços
Saudações BTTistas
 

Luis Raposo

New Member
Parabéns Amigos Kotas!

Cada vez mais "um casqueiro" ainda melhor! ... trata-se de uma maratona já consolidada no panorama do BTT :cheers:


Abraço,
Luis Raposo
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Eduardinho II vi essa fita no balneário, e disse a um dos membros da organização que estava la a dita cuja fita pendurada no cabide. Experimenta falar com eles e saber se recolheram a fita.
 
Top