3ª Maratona BTT Lagoa do Calvo - 20/01/2013

Paulo986

New Member
Boas pessoal,

está aberto o rescaldo desta Maratona!!!

Para mim tudo ok, bem marcado, o percurso era engraçado, pena ter chovido tanto e os singles estarem em mau estado :(

Nada de negativo a assinalar, gente da organização em todas as estradas e durante o percurso.

A organização está de parabéns!


venham as fotos (poucas, pois não vi quase fotógrafos nenhuns durante o percurso :( ) e as classificações
 

luisfialho

New Member
boas
nada a assinlar, cuma organizaçao como se esperava
a lama é que foi mesmo muita, mas como sabemos faz parte,
eu queria era as classificaçoes, nao estou a encontra-las
 

Sardoal

New Member
Acho que ficou aquem das expectativas.
Os single tracks que foram criados ,em virtudwe do tempo,tornaram-se quase não cicláveis.
O mesmo se diga de descidas tiop "parede" ou "abismo"inapropriadas para este terreno.
Resultado:Ciclistas largos kms a pé...
Penso que em relação ao ano passado a organização teve legitimas ambições de melhorar.
Mas tenho dúvidas que tenha resultado.
Almoço soberbo.
Os banhos é que podiam ser mais longe...
 

markpainel

New Member
Pois tb la estive e a lama não ajudou muito quando não era esta era a areia que atrapalhava terreno muito pesado .A nivel da organização pareceu-me tudo ok
 

ruigodas

New Member
UE apesar Bom cá estou a descalçar... Não me correu bem, ao km 13 estava a sentir que não ter treinado durante a semana ia ter consequências, estava exausto, mais 2km 1a subida e chupão na corrente, estava tramado, tinha ficado sem avozinha e faltavam 30 km... Lá fui andando e tentando não desistir. Valeu a assistência da Biciplus. Recuperei alguma confiança na transmissão e fui rolando sem esforçar para não partir. Lá cheguei em 113o, fora do meu objectivo que era os 75 primeiros. Concordo que as subidas e descidas que havia não resultaram muito bem, mas faz parte, o tempo não ajudou. Um teste ao material... Tudo muito bem assinalado. Foi bom, para o ano mais.
 

Mach3

New Member
Boas,


Pois eu não me gostei muito, em parte por estar constipado e mesmo assim ter decidido participar, o que me fez pedalar quase a totalidade dos 40 km's em esforço.

No entanto houve coisas que não foram do meu agrado e que são as seguintes:

- alguns trilhos não eram cicláveis devido ao mau tempo, no entanto sabendo a data de realização desta prova acho que isso deveria ser acautelado especialmente pq os 6 ou 7 primeiros dos 80 km cruzaram-se com dezenas de bttistas nestes singles onde tinham dificuldades em passar como é óbvio.

- Aquele trilho mesmo ao chegar ao fim, na aproximação à escola, onde não dava para passar montado, e para se ir a pé tinha que se atravessar as poças de água...chega um gajo ao fim conseguindo manter os pés secos, e a menos de 1km da meta molha-se todo, a meio da prova ainda entendo agora no fim....arranjassem uma alternativa.

- O tempo de espera para a lavagem das bikes, havia filas de pessoal a bater o dente pq os pontos de água eram poucos e a mesma não tinha pressão nenhuma, e o que mencionei no ponto anterior prejudicou e muito pois se já de si estava frio, ter de estar numa longa espera com os pés encharcados..não ajudou!

- O almoço estava bom mas eu tive que estar à espera que grelhassem carne..e ainda esperei uns bons minutos.

- Apenas 1 ponto de controlo, quando os trilhos quando não se cruzavam dava para ver a 100 ou 200 metros onde o pessoal teria que passar...não sei se lguém se aventurou a fazer batota, mas se alguém hoje o fez estava condenado ao sucesso.

De resto tudo positivo, nada a acrescentar a não ser repetir que gostei mesmo do almoço.


Cumps,

Mach3
 

pUpp3t

New Member
Boas ppl!

2ª Maratona do ano, 1ª participação na maratona BTT Lagoa do Calvo.

Fiz os "80km" e custou-me muito, principalmente por estar com problemas mecânicos (a avózinha ficou em casa..lol).
Mas pronto, tirando isto, gostei do percurso no seu geral, sendo que em algumas partes era praticamente impossível passar (subir ou descer) montado. O terreno era areia e lama, que já se estava à espera que houvesse especialmente pelas chuvadas dos últimos dias.

O staff foi simpático e existiam elementos da organização sempre em cada cruzamento ou em locais de controlo.

Como fui dos últimos dos "80km", por isso lavei a bike à vontade e tomei banho à vontade :)

Já agora, o meu agradecimento à organização por não deixar os locais de controlo ao longo do percurso e pelo facto de estarem presentes na meta (mesmo as 15h da tarde e sob forte chuva!!!) porque mesmo os mais atrasados/lentos, merecem acompanhamento do inicio ao fim (ao contrario de outras maratonas, que fecham a loja cedo), é motivante quando isso acontece :)
 

tessifol

New Member
Excelente organização, era para ser um bom precurso mas o tempo estragou os singles, e foi mais uma volta de estragar material que outra coisa, mas sem nenhum tipo de culpas para a organização.
A única critica que tenho a fazer foi na parte das lavagens das bikes, considero que foi do pior, umas mangueiras a deitar água sem o minimo de pressão, e apenas 3 para tanta gente.

De resto 5*, para o ano lá estarei certamente.

P.S: pelo menos S.Pedro teve a consideração de não deixar chover(muito) durante a manhã. Um golpe de sorte!!!
 

RGuerreiro

New Member
Para mim correu mais ou menos.
Arranquei forte mas quando chego a uma subida tudo desmontou fiquei lixado com a cena pois metem-se no meio do trilho e não deixam ninguem pedalar. Quebrei um pouco o ritmo mas lá fui. Mais a frente numa das descidas "paredes" vinha a descer montado um sr. que vinha a pé lembrou-se de parar e falar com o amigo que vinha a traz de mim, disse a ele para se desviar e o dito sr. ainda foi um pouco brusco para mim. Dai para a frente pensei para mim- "não digo mais nada pois isto nem vale a pena falar". Assim foi quando desmontavam eu desmontava. Quando podia rolar e ultrapassar lá ia eu.
O percurso estava bem marcado salvo um pequeno ponto no meu ver mas nada de grave. Os trilhos devido ao mau tempo alguns estavam um pouco não ciclaveis mas pronto o btt é mesmo assim. Ouve um ou outro ponto que no percurso podia ser corrigido por causa do mau tempo, mas como disse o btt é mesmo assim é passar como o caminho está.
Os banho foram quentes no balneario das senhoras ehehe.
Como não lavei lá a bike não sei dizer nada e do almoço também não.
O levantamento dos dorsais é que foi muito rapido.
Os abastecimentos pareciam muito bons mas como não parei somente quis água para seguir
Para o ano estou lá.
 
Last edited:

lebrinha

New Member
Boas noites!

O BTT Lagoa do Calvo agradece a presença de todos os participantes na 3ª Maratona BTT Lagoa do Calvo-Poceirão. Brevemente publicaremos o nosso rescaldo do evento.
Façam o vosso rescaldo, a vossa opinião e critica é muito importante para nós, para que possamos avaliar e melhorar sempre os aspectos menos positivos dos nossos eventos.

Bem hajam!

BTT Lagoa do Calvo
 

snake74

New Member
Boas pessoal, foi a minha 2ª participaçao e gostei mais o ano passado. Em parte devido ao tempo. Aqueles singles, o ano passado até foram porreiros, mas este ano , estavas intrasitáveis a subir e mt perigosos a descer. Mas ai a organizaçao nao teve culpa, pois já deviam ter este percurso pensado e nao quiseram alterar. Só houve uma coisa que eu acho que podiam melhorar, que é o facto, de na zona de chegada nem haver agua, nem uns bolinhos ou uma frutinha, pa malta comer. De resto parabens á organizaçao , pois calculo , que devem ter trabalhado mt, mas o S.Pedro este ano nao os ajudou.
 

Kora

New Member
1ª participação na maratona BTT Lagoa do Calvo.
Fiz a meia maratona e correu me muito bem, a organização esta de parabéns pois com a chuvada que caiu fazer melhor não devia ser facil, um ponto a melhorar é a lavagem de bikes.
É para voltar a repetir
 

leoeagle

New Member
Não participei nesta maratona mas houve 8 kotas que participaram... Daqueles com quem falei apenas um estava menos contente e era por ter tido problemas mecânicos..

Esta maratona faz-me lembrar a primeira edição da maratona organizada pela nossa associação em 2010 e onde no dia anterior à maratona estava um dia idêntico ao de ontem... Nesse ano as placas de direcção desapareceram com o ventaval e a cal saiu com a chuva...salvaram-se as fitas. recordo-me que às 10 da noite ainda andávamos de jipe no meio do mato a preparar as marcações!

Acho que ontem o pessoal da Lagoa do Calvo deve ter passado por uma situação idêntica e pelos comentários que já li safaram-se bastante bem!

Espero voltar novamente ao Poceirão em 2014 caso não esteja a trabalhar como hoje...
 

Gominhos

Member
Boas pessoal,
Uma bela manha de BTT bem passada, tirando a parte do terreno estar bastante pesado e tambem em alguns sitius impraticaveis,mas prontos,
tudo o resto esteve impecavel...

So tenho a deixar o meus sinceros Parabens e em nome do BTTFERROBICO a toda a organização...Ate para o ano...

Cumps e boas pedaladas

Eduardo Gomes
BTTFERROBICO
 

atce

New Member
boas noites. levamento de dorsais 5 estrelas, muito mais rapido que no ano passado. briefing inicial bem audivel. partida a horas. relativamente ao percurso, houve efectivamente alguns caminhos repetidos (e eu que nem sou daqueles com grande memoria) mas nao considero isso um ponto negativo. ninguem iria prever o temporal que fez 6ª->sabado, e foi isso que acabou por prejudicar a 'ciclabilidade' de muitos dos trilhos, ja sendo eles duros q.b. com subidas bem ingremes (mas curtas). alem disso, o elevado numero de participantes acabou tambem por contribuir para que muitos e muitos metros fossem feitos a pé, com muitos engarrafamentos. marcaçoes do caminho ok, apesar de ter havido um local onde muitos seguiram para a esquerda em vez de irem em frente (a placa era enganadora, mas as fitas eram bem visiveis..). 1 ponto de controlo para 40km parece-me pouco. abastecimentos so usufruí da agua, e acho que foram nas alturas certas. chegada com tempo e posiçao na hora. sugiro umas aguas / bolos para a malta se orientar no final que bem merece! lavagem das bikes a melhorar bastante, pouca ou nenhuma pressao com enorme tempo de espera. banhos e almoço nao usufruí.

quanto à minha prestaçao, porreira tendo em conta que as pastilhas traseiras novas colocadas na 3ª foram a bater no disco toda a santa prova e a corrente constantemente a encravar na avozinha e duas seguintes lol o objectivo top50 nao foi possivel (e tambem saí atrasado, o que me fez andar km's e km's sozinho :( ) mas o mais importante é o divertimento e sem lesoes :) e top70 tambem é positivo! aproveito para pedir dscpa a um sr. ciclista que devia querer ganhar a prova (e que acabou por ficar atrás de mim) que ficou extremamente indignado e largou uns 20 fdx's por eu ter desmontado numa subida e, para lançar um alerta ao pessoal que leva phones nos ouvidos pois nestas provas pode tornar-se perigoso (ia levando uma placagem enquanto ultrapassava um companheiro muito tranquilamente, e quando o passei acho que nem se apercebeu do perigo que tinha provocado lol :eek: )

resumindo: btt lagoa do calvo está de parabéns, agradeço a manha de btt que me proporcionaram, a repetir :]
 

Drácula

New Member
A organização está de parabéns, muita gente ao longo do percurso a indicar o caminho, e mesmo nas estradas nacionais ou autoridade ou malta da organização, para garantir que não haja nenhum acidente.
Os single tracks criados nos cabeços da Marateca se não fosse o mau tempo dos últimos dias eram capazes de ser bem porreiros, mas o que originou com este tempo foi mesmo muita malta a pé com as bikes, tanto a subir, como a descer em muitos sítios.
A lavagem de bikes nem sei onde era, mas perguntei junto do secretariado e indicaram-me uma torneira com uma mangueira de rega e lá lavei a bike. Como não estava lá ninguém presumo que aquele não seria um local indicado pela organização, mas assim até me desenrasquei rápido.
Os banhos e o almoço foram feitos em casa, pois até moro ali relativamente perto.
O percurso esteve bem marcado ao longo do percurso, mas num sítio deu origem a um erro que me custou a mim e a cerca de 10 ciclistas 6 minutos de atraso, pois tivemos que voltar para trás.
Podem ver o local onde eu e alguns ciclistas nos enganámos no percurso aqui no mapa. É no Aérodromo de Águas de Moura sensivelmente ao quilómetro 33.
http://connect.garmin.com/activity/264069304

Mas no final a nota é bastante positiva, e gostei bastante da prova ;)
 

peixehp

New Member
Ora aqui vai mais uma opinião,

Percurso impecável, claro que o S. PEdro não ajudou, pois aqueles singles e aquelas descidas com o piso mais seco seriam brutais de se fazer!!!
Apenas uma critica, lavagem das biclas muito demorasa, fiz 2,49h e tive de esperar 30 minutos ao frio pra lavar a bicla, quer dizer nao foi bem lavar foi mais "molhar" pois a pressão da agua nao dava pra nada!!!
De resto tudo 5 estrelas!!

e fotos já há por ai???

Cumpts
 

flima#80

New Member
Pois bem,

tenho que alinhar na critica (constructiva) sobre o tempo de demora para a lavagem das Bikes. No meu caso, e não é exagero, foram 30 minutos o que aliado ao facto de estarmos molhados da prova, diria que não foi nada agradável. Os banhos também eram bem longe, mas as condições dos balneários bem como a água eram boas.
Quanto à prova, gostei bastante. Julgo que aquelas subidas, por estarem completamente enlameadas, eram escusadas! Serviram apenas para adicionar altimetria... mas pronto, mais uma prova para duros!
De facto foi pena o tempo porque alguns dos singles, os que ainda se podiam fazer, foram espectaculares!
A organização foi fantástica, os pontos de abastecimento excelentes (sem bem que só precisei da água e de limpeza de corrente).

P'ró ano espero poder participar novamente.
Abraços
 
Top