10º Encontro Luso-Galaico de BTT - Esposende - 21 e 22 Abril 2012

Aí esta o que é,mais uma festa do btt nesta 10ª Edição do Luso-Galaico,três opcões de escolha só não vem quem não quer,hoje bem cedo lá fui eu fazer a meia maratona, está rolante,pena mesmo é o dia,chove que se farta,inicio sempre a rolar até a barca do lago,depois junto ao rio tambem é só rolar, a dificuldade é na subida para o monte da Sra em perelhal,descida com estrada bastante larga e boa,nova dificuldade a subir creixomil em direção a vila cova, a zona junto ao ribeiro em vila cova e lindissima,passagem por vila chã e com uma descida com vista fantansticas da Sr. da paz sobre Esposende, pena que a vista não fosse a melhor por causa do nevoeiro.
Amanha mais e melhor,vamos lá a maratona,pena o São Gonçalo,mas temos de continuar pois foi muito em cima do acontecimento e nao seria facil mudar toda track, vai ser diferente mais agradavel(digo eu).
Os extreme estao na estrada,ou seja(Na LAma), esses sim são duros,pena não ter ido mas a condição fisica não é a melhor.

Cump
:mad::mad::mad::mad:Chuva
 
Last edited:

Myrage

New Member
põe agua e lama no extreme.
hesitei de manha em casa , hesitei na partida em esposende , tinha planeado abandonar em ponte de lima. e no final pelas 17h45 tava em caminha com 110km nos pernis. o corpo humano é estranho :)
 

brn85

New Member
Isso é que é bravura!

Um evento estranho este, ainda "não começou" e já temos rescaldo.
Esperemos que amanhã seja uma festa.
 

taaaa

Member
Myrage, parabéns, coragem...

Qua a Força nos Pedais te Acompanhe, para amanhã!!!..

T... :yeah::yeah::yeah:
 

_riplas_

New Member
Eu lutei com a constipação a semana toda, mas ao contrário do Myrage, nem hesitei em enfiar-me debaixo da chuva. Partida bem cedinho que os 110km careciam de tempo. Uma avaria mecânica obrigou-me a abortar o planeado..coincidência ou não...a chuva parou nessa altura! :p

Fiquei com pena mas um dia destes vou fazer o resto :p

Ainda fui jantar a Caminha para ver o "empeno" que a malta levava! :D

Hoje de manha, fui ver o POVO a partir! Era realmente muita gente!

Parabéns a todos!
 

jmspinto

New Member
Escrevo apenas para perguntar se alguém sabe de algum desenvolvimento sobre um companheiro que teve uma queda violenta aos 31 kms da meia maratona e ficou em bastante mau estado?
 

cris62644

New Member
O dia acordou cinzento e ameaçando chuva, nada que nos impedisse de seguir pela primeira vez até Esposende para participar no 10º Lusogalaico. Uma coisa que sempre questionei foi, o que leva tanta gente a participar neste evento??? o objectivo da participação foi obter uma resposta.......o que não veio a suceder.

Como já tínhamos-nos levantado os dorsais durante a semana, não íamos com necessidade de chegar muito cedo. Em todos os cruzamentos haviam carros a chegar com bikes em cima.



Evento muito bem organizado, e com a partida a ser dada à hora marcada. O percurso foi agradável apesar de ter bastante alcatrão, e quando não havia alcatrão, tínhamos estradões largos em terra. Single tracks???? nem os vi, na parte final tivemos um pouco do que estamos habituados.



No geral não me posso queixar, pois num evento com tanta gente torna-se impossível criar single tracks, devido às filas que isso causaria. Por isso que prefiro os eventos limitados a 200 ou 300 pessoas, onde se pode desfrutar do puro BTT. Ficou a experiencia e um dia bem passado.~



Aspectos Positivos:

- A organização do evento

- Bastante GNR na estrada, apesar de um ou outro cruzamento sem ninguém a controlar.



Aspectos negativos:

- Tirando o reforço, não havia ponto de fornecimento de água. (apesar de eu ir prevenido).

- Os artistas que vão para este evento sem material de substituição, nem sequer uma câmara e uma bomba (pois pesa....mas pode fazer falta). E apareceu-me um artista com uma bike de mais de 3.000 euros que não tinha uma câmara suplente a pedir ajuda. Francamente...........

- o percurso básico, sem pontos de interesse.



Voltar??? provavelmente não.



Quanto ao resultado final, sem atropelar ninguém e fazendo um percurso sem pressas finquei e 399º com 2h e 48m , se não estou errado

Fotos em http://ostatarugas.blogs.sapo.pt/ e também na minha pagina do facebook
 

_riplas_

New Member
Myrage, tomara que não!!! que não estrague outra manete (é que são XTR e nao dá jeito estragar mais...) e que não chova pra eu levar o Famoso! :)
 

Figsy

New Member
Foi a minha estreia no Luso-Galaico, não sabia muito bem ao que ia, apenas que é um evento que leva muita gente a Esposende. Valeu principalmente por isso, pelo número de participantes e pelo fantástico público. Concordo em parte com algumas opiniões em relação ao traçado. De facto, já participei em maratonas mais interessantes neste aspecto mas se fossem todas iguais, também não teria interesse. Para além disso, há zonas que não naturalmente mais propícias aos single-tracks, outras às "paredes" intransponíveis, outras ao paralelo... Há que ir de espírito aberto e preparado para encontrar de tudo!

Já há classificações/fotos?
 
P

Printman

Guest
Muito Bom

Estive presente pela 1º vês e apenas tenho um comentário para os 35km muito bom a todos os níveis, para o ano vou voltar de se for possível para fazer a maratona.
:)
 

sete7

Member
Mas que empeno na maratona. Maratona com 2 partes bem distintas: a 1ª parte muito dura e desoladora, pois o incêndio de há um mês atrás deixou a serra uma lástima, e uma 2ª parte mais rolante mas bem mais agradável à vista, com um single fantástico junto ao rio neiva e a ouvir os grilos cantar nos prados.
Os abastecimentos ficaram aquém das expetativas, pois estava habituado a umas bolas de berlim ou uns pãezinhos com marmaleda dos anos anteriores e este ano só havia bananas e maças. Quanto ao almoço, não faltava nada, deu para comer até ficar bem saciado e com vontade de voltar para o ano.
 

Xavi_76

New Member
Foi a minha 1ª participação nesta prova, tendo realizado a meia maratona, uma prova que na minha opinião pecou pela presença exagerada de participantes, visto que a confusão foi tanta que a certa altura, quando estava quase metade do percuso percorrido, eu e dezenas, centenas de "bttistas" estivemos cerca de 01H00 a andar a passo fora da "bikla" numa das subidas.
Os abastecimentos não eram muitos, mas também o estado do tempo ajudou, visto que esteve uma temperatura do ar amena!
Espero voltar para o ano!
Um abraço e venham daí as fotos!
 
Boas Pessoal, Deixo aqui a minha avaliação do evento (70km), vale o que vale e deixo bem claro que eu vou para competir dai não dou grande importancia a certos pormenores que o pessoal que vai a um ritmo mais descontraido dá, no entanto respeito.

Positivo:
Percurso
(Não era um percurso estonteante mas tinha zonas tecnicas bastante engraçadas, boas subidas, single tracks muito fixes e passagens em zonas fora do normal, refiro me a passagens estreitas, zonas de pontes, etc)
Marcações (Estava no grupo de 10 que ia a frente que na fase inicial se enganou mas a fita estava lá, nada a apontar, as setas é que talvez noutra cor seriam mais chamativas)
Abastecimentos(Não usei solidos por isso não vou julgar mas nos liquidos estavam bons)
Partida/Chegada (Partida a horas e chegada sem problemas)
Cruz Vermelha (Eram mais que muitos, parabens)
Gnr (Idem aspas)

Negativo:
Sistema de controlo (passagem no posto de controlo não é eficiente ainda mais com tanta lama e alguma chuva, é mais eficaz furar o dorsal)
Controlo Zero (Vi eu atletas passarem no controlo Zero de depois tirar a bike dessa mesma zona, deu lhe vontade de c*gar? Temos pena ia a pé, isso da desclassificação imediata, e depois esses mesmos atletas arrancaram pouco antes do 1º Controlo, só se enganam a eles mesmo, tristes...)
Classificação (Esta é de louvar aos ceus, um atleta da minha equipa durante a semana enviou varios emails a dizer se havia problema em correr com um dorsal de um atleta que não podia ir, e a resposta foi :"Sim sem problema, alteração já efectuada", e o que é que ele faz?? Dorme sossegado pois estava tudo certo. Ora bem omtem levanta o dorsal sem problemas e hoje quando passa no controlo zero a ORGANIZAÇÃO pedem-lhe para usar a camera da ORGANIZAÇÃO, é tratado pelo nome até porque o pessoal do meio todo o conhece, tratasse do campeão regional de XCO VetA, ele diz que sem problemas, so lhe pedem uma coisa:"Não vás só a frente pois queremos filmar tambem as pessoas, e ele sorri."
Até aqui tudo bem.... Orá bem chegou em primeiro na meia maratona, passa o controlo de chegada e esta tudo ok, Espera 5h pela cerimonia de entrega de premios e dizem-lhe:
"FOSTE DESCLASSIFICADO PORQUE CORRES-TE POR OUTRO GAJO" Mas que ***** é esta???????????????? Sem palavras.



Quanto ao Almoço não usei, de resto para o ano vou mas será ao Extreme, muito me arrependo, paciencia.
As melhoras para os amigos que estão mal tratados e grande abraço a todos.
 
Last edited:

nmt

Active Member
Gostei bastante da meia-maratona. Mais monte que o ano passado. Só foi pena as paragens nas subidas mais pesadas e/ou técnicas. Para o ano à mais.
 

marciorssilva

New Member
Helder Cerqueira, também soube à pouca essa da desclassificação :s...aliás posso dizer que fui eu que lhe arranjei o dorsal, visto que o meu colega desistiu de ir...não sei porque raio é que a organização se lembrou de semelhante coisa, estive cedo no controlo zero e ele foi o primeiro a passar lá...se não podia tinham avisado logo ou se ainda não estava com o nome dele trocavam na altura...de certeza que não custava nada...enfim estas organizações muitas vezes pecam por isto...quer-se dizer vai o atleta fazer a prova em esforço para conseguir um bom resultado e no fim, ai foste desclassificado...enfim...quanto ao meu rescaldo, já conhecia quase todo o percurso, parte porque sou da zona outra parte porque efectuamos parte do percurso dos 5 cumes do ano passado...abastecimentos, não posso dizer muito visto que apenas parava para obter água, que nunca faltou. Banhos, como sempre apesar de ficar nos 60 primeiros da maratona, apanhei com a água fria...mas também nada de grave. Abraço a todos e continuação de boas pedaladas.
 

electricfrancis

New Member
Olá a todos.

Primeira participação no evento e provavelmente a única.
Fiz a meia maratona.

Vou começar pelos aspectos positivos:

1- bom ambiente e boa camaradagem entre os participantes, com os incentivos normais nas subidas.
2- Muito boa organização e partida quase, quase a horas; com tanta gente foi obra.
3- Boas marcações;
4- Pessoas da organização e GNR nos pontos mais criticos e nos cruzamentos. Um obrigado a todos eles;
4- Trajecto com algumas subidas engraçadas e de boa dificuldade;
5- A pequenina descida no estradão tinha uma vista incrivel.

Agora os negativos:

1- percurso muito pobre na minha opinião. Muito asfalto e/ou paralelo.
2- muita gente. Na primeira subida a sério ainda consegui escapar ao engarrafamento, mas na segunda fiquei parado literalmente...eu e mais não sei quantos.
3- O que se subiu...ou se descia abruptamente em zonas a pique muito largas ou era feito em asfalto.
4- reforço muito pobre...água, laranjas e maças.!!!
Não sei se foi por ter chegado muito tarde ao reforço.
Furei duas vezes logo na primeira descida a sério e demorei um tempão para encontrar o raio dos furos...acho que vou mudar para tubeless eheheh e depois fiquei parado sei lá quanto tempo na segunda subida ....

Quero desde já agradecer ao zé luis e ao amigo (acho que era espanhol) pela disponibilidade demonstrada em me tentarem ajudar.
Ainda bem que vos mandei seguir....assim não vos estraguei a prova.

Um obrigado, também, ao Marco que conheci hoje e que se prontificou a ajudar e que foi quem descobriu o raio dos furos.

5- Se calhar vi mal, mas 2 mangueiras para limpar centenas de bike parece-me muito pouco.

Compreendo que fazer um percurso para centenas de pessoas seja bastante complicado e que faça com que não possam ser criados os singletracks, mas podiam ter aproveitado mais o que se subiu e criar zonas mais fluídas e não tão a pique para descer.

um abraço
 

hrbc

New Member
Não sendo repetitivo, tudo que foi dito até agora concordo no geral, fiz a meia maratona e com a quantidade de participantes, nada que não se espera-se durante o percurso, no geral adorei, proporcionaram pelo menos a mim, uma fantastica manha de btt, o percurso embora um bocado exagerado em alcatrão, muito rolante e desde que em monte, fantástico.
Parabéns a toda a organização, do melhor que tenho visto, com tantos participantes, impossivel melhor.
Boas pedaladas a todos.
Cump
 
Top