Óculos para BTT - com lentes amovíveis e clip para lentes graduadas

Tavecas

Member
esta semana fui dar uma volta à noite e a passar num trilho nao reparei que o meu colega que ia à minha frente tinha empurrado uma cana para ele passar, quando ele a largou levei com ela mesmo nos olhos, por sorte só me fez ferida na cana do nariz. se tivesse oculos tinha me aleijado na mesma mas pelo menos tinha os olhos protegidos. tenho de comprar uns desses que dao pra trocar de lentes.
 

Lalas

New Member
Aproveito este tópico para fazer a minha primeira intervenção neste forum. Para o Btt os óculos são fundamentais como equipamento de protecção, seja contra o vento, pó, ramos de árvores, insectos, quedas e, obviamente, do sol.

Como não vi mencionado anteriormente, quero dizer-vos que a Oakley gradua as lentes de todos os modelos conforme as necessidades de cada um, sejam de longe, perto, com e sem astigmatismo e até lentes progressivas. É claro que esta solução não é muito barata mas como já aqui alguém disse também gastamos fortunas nas bikes, e para proteger estas duas "bolinhas" vale muito a pena. Se tiverem hipótese de investir procurem mais informações numa Óptica Revendedora Autorizada da marca perto de vós.

Aproveito também para deixar um alerta em relação às replicas porque o uso dessas lentes pode no futuro trazer complicações devido à inexistente protecção aos UV, e à facilidade de quebra que poderá provocar lesões muito graves nos olhos, o que não acontece nas "originais" devido à sua alta resistência ao choque.

Em relação ao uso do clip graduado, também apresenta algum perigo no Btt, pois em caso de queda, por exemplo, em alguns casos este pode partir-se,devido e também ele provocar lesões nos olhos, uma vez que não existe mais nenhuma protecção.

Como devem ter notado pela minha conversa trabalho no ramo da óptica, e por isso não podia deixar de dar estes conselhos sabendo, contudo, que quem manda é a carteira de cada um, e o que conta é continuar a dar boas pedaladas sempre em segurança.
 

Dotz

New Member
Tenho sorte de ter a Ekoi perto de mim (descobri agora). Depois de comprar a bike, vou lá de certeza :)
 

Dii

New Member
Adquiri esta semana uns óculos da marca Berg da Sportzone e fui hoje andar com eles e só posso dizer bem deles, muito leves com 3 pares de lentes (1 transparente, 1 laranja e 1 escura) e para o preço que foram acho que valeram bem o dinheiro. Para quem ultimamente esquecia-se dos óculos escuros para andar, entrava sempre alguma coisa nos olhos... Nunca se esqueçam dos vossos.
 

Dotz

New Member
Dii, li o teu post e fui ver o site da SZ, mas não encontrei esses óculos c/ 3 lentes. Só vi c/ 2 (escura e amarela).
 

Dii

New Member
Por acaso acho que depende da loja dado que sou de Almada e fui comprar os meus em Torres Vedras porque tava de passagem por lá (em almada não tem assim muita coisa.) Vou meter aqui a foto dos meus.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
DOTZ, Não conheço qq loja fisica em PT a vender Endura.
Mas os meus estão ainda bons para as curvas.
Utilizo apenas as lentes amarelas e as polarizadas. As amarelas já têm dois picozinhos (deixei cair) nas lentes.
Não embaciam. Já sofreram com cerca de 1500km.
 

DonCorleone

New Member
Nas minhas voltinhas de bicicleta ainda nunca usei óculos, mas senti que foi um erro principalmente no passeio de vargos, muito pó ramos nos singletracks dificultaram-me o que já de si era dificil para mim.
 

pre_historico

New Member
este tópico é antigo e não me lembro se já disse isto mas tenho uma lente com uma marca de uma pedrada a 40km/h de uma pedra que saltou do colega que ia à miha frente.

já era utilizador de óculos (sempre fui) mas lembro-me bem de nem ter pestanjado porque simplesmente não vi a pedra; sem óculos tinha sido uma lesão grave (muito grave) na vista.

andar sem óculos? loucura.
 

dark_storm

New Member
Deixando aqui os meus 2 centimos. Oculos sempre. Agora uso uns já aqui referidos que comprei na SZ. Traziam umas lentes escuras, umas castanhas e umas transparentes (se alguém souber qual é a utilização da castanha diga). Antes desses usava os meus oculos de sol normais. Agora sair sem oculos nunca. Faz parte do conjunto obrigatório em todas as saidas. Oculos, capacete e luvas.
 
dark_storm, relativamente às lentes castanhas

Brown is a good “all around” lens color choice. It is dark enough to save your eyes in bright conditions, but brown also improves contrast, clarity, and depth perception. Plus, it really enhances shades of green (i.e. trees, bushes, and grass.)Brown does this by filtering out blue light waves.
Best for: mountain biking in good weather.
Not for: night riding.

Em suma, podes usar quase sempre, são escuras o suficiente para usar durante o dia com sol forte e o tom castanho aumenta o contraste, a claridade e a perceção de fundo. Também ajuda a ver melhor os objetos de tom verde (folhas, arvores, relva, etc...). Aconselha-se o uso durante o dia com bom tempo.

Podes ler mais aqui http://coachlevi.com/cycling/sunglass-lens-color-selection-guide/

cumpts
 
Pois eu continuo relutante ao uso de óculos.
Tenho uns baratos que comprei no lidl e nesta época uso as lentes castanhas (intermédias). Acontece que quando vou numa zona de sol e vão surgindo sombras de árvores deixo de ter a perceção do terreno nesse local e não vejo alguns buracos. Por isso acabo por os tirar por vejo muito melhor sem eles. Será que se usar óculos de melhor qualidade isso deixa de acontecer? No dia a dia também nunca uso óculos de sol (nem de outros).
 
Jacinto, eu uso as lentes mais escuras em estrada, em estradões de terra batida lentes escuras intermédias e se for em monte com árvores, arbustos, etc... lentes transparentes assim tens uma melhor visão, mais perto da realidade. Eu sei que não dá geito andar com as lentes atrás de nós mas em último caso uso as transparentes que dá para tudo :D
 
Top