Ácido Láctico

b.bruxelas

New Member
Boa tarde a todos,

Depois de ter lido com muita atenção os tópicos relativos aos treinos para maratonas e anti-oxidantes, venho expôr aqui o problema que me tem vindo acontecer nas últimas provas (Taça Portugal Maratonas e outras), e que gostaria de saber se já aconteceu a mais alguém dos visitantes deste forúm, e que é o seguinte:

A meio da prova (45-60Km), começo a ter um mau estar, uma espécie de "peso no estômago", que me deixa sem força e com grandes dificuldades para terminar a prova, sendo que no fim, e para terminar em beleza o "vómito" é uma certeza.
A trocar algumas impressões com pessoas que fazem triátlo, disseram-me que este fenómeno é normal neste tipo de desportos, e que se devia ao tão famoso ácido láctico, uma vez que a determinado ponto da prova o estômago assimilaria o ácido láctico em excesso no sangue provocando o tal "mau estar" e por sua vez o vómito.

Sendo esta situação nova para mim, mesmo participando em provas à já vários anos, gostaria saber se alguém já passou por esta experiência, ou conselhos para isto não acontecer.

Cumprimentos,

B.Bruxelas
 

Nunick

New Member
Não querendo dispersar a informação sobre este assunto pois já existem tópicos como os referido anteriormente, refiro apenas algo poi penso que a resposta á pergunta inicial não se encontra neles:

Não digo que esse mau estar não possa ser causado de forma indirecta pelo acumular de ácido´láctico, pois desconheço que haja algum mecanismo que provoque tal.

Quem te disse isso muito provavelmente falou "da boca pra fora" e disse um aberração de todo o tamanho. Com 100% certeza não será pelo facto do teu estômago assimilar esse ácido láctico. Sem ser preciso entrar em termos técnicos, basta pensar que o único canal de entrada(seja do que for) no estômago, é o esófago, por isso de forma alguma o estômago o absorveria.

Tenta rever um pouco a tua alimentação antes das provas. Quem sabe não estarás a reagir mal a algum alimento ou suplemento. Mesmo que tenhas a mesma alimentação já há mto tempo ou que tomes os mesmos suplementos não significa nada, de um momento pode o outro o organismo pode começar a rejeitar algum deles.

Abraço :)
 

andrextr

Active Member
Re: Ácido Láctico

O que "assimila" entre muitas aspas, é o figado! O figado transforma o ácido lactico (mais correctamente o lactato) produzido pelos musculos em glucose, através da gluconeogenese! Por isso é que após um sprint ficamos meia hora a "arfar", é o figado a converter lactato em glucose. Naquilo a que se chama "Ciclo de Cori".

Devido ao ciclo de cori, o lactato que é produzido pelos musculos não se acumula no sangue, uma vez que é convertido em glucose, assim se evita acidoses lacticas sanguineas (ou seja o pH do sangue mantem-se sempre constante, pH=7,4).

Mas em relação ao estomago, nunca ouvi tal coisa! Tens a certeza que é o estomago que te doi? Não será o figado? Mas também nunca ouvi falar em dores de figado...  :s  E também não sei porque é que vomitas. É banstante provavel que haja alguma ligação no meio disto tudo, mas eu desconheço.

Acho que o Prof. Luis Alpiarça é a pessoa mais indicada para explicar isto, mas seja como for, para evitar de produzir tanto lactato, evita fazer esforços intensos durante a prova, como sprints, não deixes a pulsação subir para ritmos anaerobicos (170 para cima +/-), faz um esforço regular, e respira bem, para não privares os musculos de terem oxigénio! Porque musculos sem oxigenio é a causa da produçao de lactato.


PS: Tive a fazer umas pesquisas no google, e parece que a acidose lactica provoca vomitos! Pode ser esse o problema! Tenta respirar mais e melhor durante o exercicio, e não faças sprints bruscos. E não faças exercicio logo a seguir à refeição. Mas vamos ver o que o Prof. Alpiarça tem a dizer sobre o assunto, ele está certamente mais bem informado nestas areas do que eu :)
 

mario alpiarca

New Member
Boas pessoal...

Ó Andrextr o meu nome é Mário e não Luís tábem???

Quanto à história do lactato não existe qualquer dúvida que o desgraçado é o responsável pelos vómitos, náuseas, tonturas, tremores, dores de cabeça e outros sintomas de mal estar. Digamos que este desgraçado quando se começa a acumular (acima do Limiar Anaeróbico) está a informar/responder ao corpo para que este pare. Não se esqueçam que todos os órgãos do ser humano são irrigados pelo sangue onde existem trocas gasosas e por onde estes são também alimentados. O sangue provoca acidificação em todos os orgãos. O estômago não é nenhuma excepção, qual melhor forma de começar com "borboletas" até ao "gregório" para obrigar a diminuir a intensidade de esforço.

Já agora informo que quando estamos em tolerância láctica e começamos a sentir estes efeitos, não devemos parar completamente a actividade física, devemos sim continuar uma actividade física moderada, pois vamos conseguir remover Ácido Láctico de forma mais rápida.

Porque razão os atletas após realizarem trabalho intervalado de Potência/Tolerância Láctica devem realizar treino continuo de cerca de 30/45' entre os 120 e os 100 bpm (recuperação activa). Simples, para remover A.L. e ter um descanso de melhor qualidade. Se pararmos completamente a actividade física podemos passar todo o dia mal dispostos.


Um Abraço do...

Mário Alpiarça
 

b.bruxelas

New Member
Boa tarde mais uma vez,

Obrigado a todos pelas diversas respostas.
Que tipo de alimentos podemos recorrer para tentar minimizar este processo?

Abraços

Bruno Bruxelas
 

andrextr

Active Member
Re: Ácido Láctico

OK senhor Mário, peço desculpa pelo engano :mrgreen:

Em relação aos alimentos milagrosos que evitam isso, hmmm, isso existe? Não me parece!
Independentemente do que tu comes, penso que é inevitavel a produção de lactato pelos musculos! O que tu podes fazer, tal como eu disse, é manteres um ritmo o máximo que conseguires em aerobiose, e respirar muito bem, e não fazer alterações de ritmo bruscas! Senão chapéu! Dores de burro, más disposições, vómitos, acidose, etc...

Faz sentido o organismo induzir o vómito em situações de acidose lactica, porque ao vomitares estás a "deitar fora" ácido cloridrico (iões H+) do estomago, e isso é uma maneira de aumentar o pH para valores fisiológicos. Tal como respirar bem, também ajuda a manter o efeito tampão do sistema Bicarbonato/Dioxido de carbono. Por isso é que quando uma pessoa tem dificuldade em respirar (hipoventilação), começa a sofrer de acidose.

Já te dei algumas dicas para evitar isso. Pode ser que o senhor Mário saiba de algum alimento que diminua o efeito da acidose lactica. Eu desconheço.
Mas agora que penso nisso, não sei porque, mas acho que a banana deve ser boa para isso. Mas isto é so um "feeling" de bioquimico :lol: ... Mas como a banana tem magnésio e é básica (o contrário de ácido) é capaz de ajudar...Mas isto é so mesmo um bitaite, não tenho a certeza
 

Aphonso

New Member
Boa noite senhor Mario Alpiarça:
Nao o conheço,mas parece que o senhor precebe disto :wink: ja que precebe tanto diga-me como me vou sentir fisicamente em condeixa e se ainda vou continuar a ter cãinbras, eu tenhu:
17 anos e treino 4/5/6 vezes por semana...se me poder dar a informaçao pedida agradeçia.
um abraço do Aphonso :roll:
 

MrOrbea

New Member
Aphonso said:
Boa noite senhor Mario Alpiarça:
Nao o conheço,mas parece que o senhor precebe disto :wink: ja que precebe tanto diga-me como me vou sentir fisicamente em condeixa e se ainda vou continuar a ter cãinbras, eu tenhu:
17 anos e treino 4/5/6 vezes por semana...se me poder dar a informaçao pedida agradeçia.
um abraço do Aphonso :roll:

:rotfl: :rotfl:
 

mario alpiarca

New Member
Boas pessoal...

Olá Aphonso, pelos dados que me deste não tenho grandes possibilidades de realizar um prognóstico. Mas em primeiro lugar devo dizer-te que:

senhor - Escreve-se neste caso: Senhor
Mario - escreve-se: Mário
Nao - escreve-se: Não
ja - escreve-se: já
condeixa - escreve-se: Condeixa, porque é uma localidade
cãinbras - escreve-se: cãibras
tenhu - escreve-se: tenho
informaçao - escreve-se: informação.

Depois de escreveres bem a proxima pergunta, "talvez" possa ajudar-te. Meu caro não te esqueças que zelo pelos interesses dos meus atletas que em primeiro lugar são pessoas, cidadãos.

Esta mensagem não é para todos perceberem mas sim o Aphonso que o conheço "demasiado" bem. Não sei se vale a pena responder, uma vez que sabes perfeitamente qual vai ser a minha resposta. BEM, MUITO BEM, quanto? Na Prova vemos.

Um abraço para ti...
Mário Alpiarça
 

leoeagle

New Member
Boas,

Li algures que se bebermos durante uma prova uma água com o ph alto que ajuda um pouco a combater o ácido láctico...
Não sou especialista na matéria mas até têm alguma lógica...
 

crosseiro

New Member
Boas para todos,
tem toda a lógica beber água com ph alcalino, isto é pH superior a 7, sobretudo depois da prova. O mesmo efeito tem o leite, apesar de ser pior digerido. Dar preferência na recuperação a fruta mais alcalina, como a banana, ao contrário dos citrinos que são mais ácidos(laranja, limão).
Durante a prova propriamente dita o ácido láctico está tão alto que diferentes águas (mais ácidas ou alcalinas) não têm diferença no rendimento.
Como o Mário Alpiarça escreveu o melhor que há para recuperar de treinos pesados com alta produção de ácido láctico é treinar!!! Alta cadência e frequência cardíaca para aerobiose fundamental(60% da FCM). Igualmente beber muitos líquidos. Todos estes gestos são para activação da circulação sanguiínea venosa e maior drenagem desta circulação, assim os tóxicos serão mais rapidamente removidos.
Boas pedaladas.
 

Ivo Pais

New Member
Pois o ácido láctico é acumolado depois de grandes eforços o que se deve fazer é depois desses esforços fazer uns alongamentos e esticar as pernas com agua quente na banheira; isto é puxar bem os musculos e repouzar.
Ah ñ eskecer que no dia seguinte é muito importante rolar cerca de 1.30h de bike a não pasar das 140 ppm cadencia leve.
Não queiram por logo carga nas pernas :D
 
Top