Dirt Rider
Member
Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração
Tal como o nome do tópico indica, venho aqui fazer um teste de longa duração à minha suspensão, uma Sr Suntour Epicon RLD, modelo de 2009, após quase um ano de uso.
A Sr Suntour, marca habitualmente associada a suspensões de gama baixa, resolveu, para o ano de 2009, dar uma imagem nova à sua gama de produtos. Fruto deste "restyling", nasceu a nova Epicon, que se coloca entre os modelos de gama alta da marca.
Esta suspensão surpreende, à primeira vista, pelo seu aspecto. Habituado a ver suspensões de gama baixa da Sr Suntour, a Epicon destaca-se pela sua boa qualidade de construção e pelo aspecto sólido, que a diferencia desde logo das sua parentes mais económicas.
Comprei a minha em Outubro do ano passado, com 100 mm de curso, e tem tido uma utilização muito frequente, tendo sido sujeita a todos os tipos de condições atmosféricas e de terreno.
Alguns factos
A Epicon RLD assume-se como uma suspensão polivalente, possibilitando a regulação interna do curso em 80, 100, 120 ou 140 mm, o que lhe permite ser utilizada em diversas modalidades do BTT, desde o Cross Country até ao All Mountain.
Pode ser adquirida com apoios para travões de disco e v-brakes ou então só com apoios para discos. Possui bainhas de 32 mm de diâmetro, coluna de direcção em alumínio e funciona a ar. A parte hidráulica, o RLD, é um sistema de banho fechado, que permite regular a velocidade do rebound, assim como a possibilidade de ser utilizado um bloqueio remoto (incluído).
A propósito do bloqueio, tenham cuidado ao apertar o cabo na suspensão, porque a rosca onde enrosca o perno que prende o cabo é em alumínio, muito frágil e fácil de moer, como me aconteceu.
O peso ronda as 1800 gramas com o manípulo de bloqueio incluído e o preço foi de 177 euros, já com portes (comprada online). Temos assim uma suspensão com uma qualidade que rivaliza com marcas mais conceituadas, por um preço mais amigo das nossas carteiras.
Comportamento
Tenho a suspensão montada num quadro rígido de XC, que tem tido uso em algumas provas e voltas diárias de cerca de 40/50 kms.
No terreno, apresenta um funcionamento digno da sua imagem e qualidade de construção. Com o meu setup actual de 90 psi na câmara de ar e o rebound a tender para o rápido, esta Sr Suntour mostra ser bastante confortável e apresenta uma boa leitura do terreno, apesar de a absorção das pequenas irregularidades não ser o seu forte. Quando rolamos a maiores velocidades em terrenos irregulares, ela mantém a frente bem estável e o curso, bastante linear, é facilmente utilizado. Nas subidas, mostra bastante tendência a bombear, pelo que o manípulo de bloqueio é, pelo menos para mim, indispensável.
A minha foi bastante utilizada em condições chuvosas e enlameadas, o que permitiu testar bem a capacidade dos vedantes para impedir a entrada de água e outros detritos. Neste ponto não tenho reclamações a fazer, o comportamento mantém-se inalterado do início ao fim da volta. Apenas tenho a referir que os retentores apresentam uma reentrância junto às bainhas, onde se acumulam poeiras e grãos de areia que podem danificar o revestimento das mesmas. Há que ter atenção a este ponto e limpar esta zona com cuidados redobrados.
No início deste Verão, a suspensão foi enviada para a loja para lhe ser efectuada uma revisão e para que o curso fosse convertido de 100 para 80 mm.
A variedade de cursos que a Epicon permite leva a que esta seja uma suspensão algo alta e, com o curso a 100 mm, a frente tinha uma grande tendência para levantar nas subidas mais inclinadas. Os 80 mm são, a meu ver, o curso ideal para o meu quadro e o problema foi, assim, eliminado quase por completo.
Concluíndo…
A meu ver, esta Sr Suntour é a suspensão ideal para todos aqueles que têm um orçamento reduzido e procuram uma suspensão com um funcionamento ao nível de outras bem mais caras. É, sem dúvida, uma lufada de ar fresco num mercado dominado pelas grandes marcas e pelos seus grandes preços, muitas vezes exagerados. A Epicon é, assim, uma alternativa de qualidade a baixo preço e que se enquadra nas necessidades da generalidade dos bttistas.
Pontos positivos:
-Preço
-Peso
-Qualidade de construção
-Funcionamento
-Estética (discutível)
Pontos negativos:
-Sensibilidade face às pequenas irregularidades
Por favor comentem e deixem as vossas opiniões em relação à review.
Abraço
Tal como o nome do tópico indica, venho aqui fazer um teste de longa duração à minha suspensão, uma Sr Suntour Epicon RLD, modelo de 2009, após quase um ano de uso.
A Sr Suntour, marca habitualmente associada a suspensões de gama baixa, resolveu, para o ano de 2009, dar uma imagem nova à sua gama de produtos. Fruto deste "restyling", nasceu a nova Epicon, que se coloca entre os modelos de gama alta da marca.
Esta suspensão surpreende, à primeira vista, pelo seu aspecto. Habituado a ver suspensões de gama baixa da Sr Suntour, a Epicon destaca-se pela sua boa qualidade de construção e pelo aspecto sólido, que a diferencia desde logo das sua parentes mais económicas.
Comprei a minha em Outubro do ano passado, com 100 mm de curso, e tem tido uma utilização muito frequente, tendo sido sujeita a todos os tipos de condições atmosféricas e de terreno.
Alguns factos
A Epicon RLD assume-se como uma suspensão polivalente, possibilitando a regulação interna do curso em 80, 100, 120 ou 140 mm, o que lhe permite ser utilizada em diversas modalidades do BTT, desde o Cross Country até ao All Mountain.
Pode ser adquirida com apoios para travões de disco e v-brakes ou então só com apoios para discos. Possui bainhas de 32 mm de diâmetro, coluna de direcção em alumínio e funciona a ar. A parte hidráulica, o RLD, é um sistema de banho fechado, que permite regular a velocidade do rebound, assim como a possibilidade de ser utilizado um bloqueio remoto (incluído).
A propósito do bloqueio, tenham cuidado ao apertar o cabo na suspensão, porque a rosca onde enrosca o perno que prende o cabo é em alumínio, muito frágil e fácil de moer, como me aconteceu.
O peso ronda as 1800 gramas com o manípulo de bloqueio incluído e o preço foi de 177 euros, já com portes (comprada online). Temos assim uma suspensão com uma qualidade que rivaliza com marcas mais conceituadas, por um preço mais amigo das nossas carteiras.
Comportamento
Tenho a suspensão montada num quadro rígido de XC, que tem tido uso em algumas provas e voltas diárias de cerca de 40/50 kms.
No terreno, apresenta um funcionamento digno da sua imagem e qualidade de construção. Com o meu setup actual de 90 psi na câmara de ar e o rebound a tender para o rápido, esta Sr Suntour mostra ser bastante confortável e apresenta uma boa leitura do terreno, apesar de a absorção das pequenas irregularidades não ser o seu forte. Quando rolamos a maiores velocidades em terrenos irregulares, ela mantém a frente bem estável e o curso, bastante linear, é facilmente utilizado. Nas subidas, mostra bastante tendência a bombear, pelo que o manípulo de bloqueio é, pelo menos para mim, indispensável.
A minha foi bastante utilizada em condições chuvosas e enlameadas, o que permitiu testar bem a capacidade dos vedantes para impedir a entrada de água e outros detritos. Neste ponto não tenho reclamações a fazer, o comportamento mantém-se inalterado do início ao fim da volta. Apenas tenho a referir que os retentores apresentam uma reentrância junto às bainhas, onde se acumulam poeiras e grãos de areia que podem danificar o revestimento das mesmas. Há que ter atenção a este ponto e limpar esta zona com cuidados redobrados.
No início deste Verão, a suspensão foi enviada para a loja para lhe ser efectuada uma revisão e para que o curso fosse convertido de 100 para 80 mm.
A variedade de cursos que a Epicon permite leva a que esta seja uma suspensão algo alta e, com o curso a 100 mm, a frente tinha uma grande tendência para levantar nas subidas mais inclinadas. Os 80 mm são, a meu ver, o curso ideal para o meu quadro e o problema foi, assim, eliminado quase por completo.
Concluíndo…
A meu ver, esta Sr Suntour é a suspensão ideal para todos aqueles que têm um orçamento reduzido e procuram uma suspensão com um funcionamento ao nível de outras bem mais caras. É, sem dúvida, uma lufada de ar fresco num mercado dominado pelas grandes marcas e pelos seus grandes preços, muitas vezes exagerados. A Epicon é, assim, uma alternativa de qualidade a baixo preço e que se enquadra nas necessidades da generalidade dos bttistas.
Pontos positivos:
-Preço
-Peso
-Qualidade de construção
-Funcionamento
-Estética (discutível)
Pontos negativos:
-Sensibilidade face às pequenas irregularidades
Por favor comentem e deixem as vossas opiniões em relação à review.
Abraço