1° Aplico desengordurante na transmissão e deixo aquilo dissolver algum tempito
2° Lavo com a mangueira de pressão (afasto um pouco o jacto quando passo pelos rolamentos)
3° a) VERAO - aplico FINISH LINE Cera, tem a vantagem de não agarrar tanto as poeiras quando o tempo está seco.
b) INVERNO - aplico FINISH LINE Humido, tem como vantagem ser resistente a água.
Claro que nenhum destes produtos é perfeito e tem os seus limites, mas é melhor do que andar com massa consistente ou completamente seco; duas superfícies metálicas em fricção têm de ser sempre lubrificadas senão o desgaste será maior, mas tambem não se mete para lá massa consistente senão aquilo vai agarrar tanta impureza (pó, areias, etc) que vai parecer que a bikla está a comer chocapics enquanto estão a pedalar.
Estas foram as conclusões que tirei das minhas humildes pedaladas, comecei com WD-40 e como saía demasiado depressa passei a usar massa consistente que agarrou toda a porcaria... Usei um desengordurante para limpar tudo um dia e passei a andar seco, o que só nao resultava quando havia lama, mas era o preço a pagar por uma transmissão silenciosa por muito tempo (lavava só quando tinha lama). Surgiram então na minha cabeça algumas questões sobre desgastes dos componentes da transmissão, pesquisei e resolvi certo verão usar esse lubrificante de cera o que funcionava muito bem... Até chegar o inverno a agua e lama. Resolvi experimentar esse lubrificante de tempo humido que resolveu o problema. No entanto aprendi que se deve desengordurar, lavar e lubrificar tudo regularmente (se puder ser em cada 100km). Não existe o lubrificante infinito que nunca se gasta nem se suja.