Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

max

Elos Rápidos
Como disse o iMiguel, vai ser dificil que a corrente tenha tensão sem o auxilio de um tensor, mas de inicio enquanto a corrente for nova, pode ser que seja possivel.
Mas, com o decorrer do tempo a corrente vai esticando e se não tiver o tensor começa a danificar os dentes da pedaleira e do carreto até ficar tudo estragado, portanto, o melhor é mesmo aplicar o tensor, ou arranjar maneira de alterar para drop-out horizontal.
 

rkixa

Member
Ando cheio de dúvidas e à rasca para encontrar uma forqueta rígida!
Numa bike há diferença em usar o tubo da forqueta de 1" ou 1"-1/8 tendo em conta que estou a usar uma avanço do tipo aheadset?
 

max

Elos Rápidos
Ando cheio de dúvidas e à rasca para encontrar uma forqueta rígida!
Numa bike há diferença em usar o tubo da forqueta de 1" ou 1"-1/8 tendo em conta que estou a usar uma avanço do tipo aheadset?

Se eu percebi a pergunta, para usares a forqueta com o tubo de 1" tens de colocar o adaptador de tubo de direção para a medida 1" 1/8
 

max

Elos Rápidos
É possível montar uma forqueta de rosca ou seja de 1" numa caixa de direção "normal" de 1" 1/8 tendo o tal adaptador do tipo que mostro na foto abaixo.
 

Baba

Member
Peço desculpas mas esse adaptador serve para montar um avanço de 1 1/8 numa forqueta de 1.
Existem é caixas de direção que permitem montar forquetas de 1 em quadros de 1 1/8 (já vi isso para testas que usem caixas de direção standart (externas), em quadros que usam caixas semi integradas ou integradas não sei se será possível, pelo menos nunca vi).
À partida para uma caixa de direção desse género o mais normal será ser compatível com suspensão/forqueta de 1 1/8
Abraços
 

max

Elos Rápidos
Exatamente, como diz o Baba, peço desculpa.
O que me levou a escrever que dava, foi porque eu tinha um estensor desses aplicado numa suspensão que tinha o tubo curto, dai a minha confusão.
 

Baba

Member
Rkixa - qual a bicicleta que tens, e qual a forqueta que lá estava montada? talvez essa seja a forma mais simples de te responder. Mas em principio sim, será uma forqueta de 1 1/8.
Abraços
 

Scorp

New Member
Vou aproveitar este tópico para que me tirem uma dúvida em relação à fixação da forqueta ;)

Estou a converter a minha velhinha btt em SS, já arranjei uma forqueta rígida à maneira contudo a que estava na bike era "threaded" (com rosca) e a que consegui arranjar é "threadless" (sem rosca) assim sendo tenho de arranjar um conjunto destes certo?

Onde encontro isso à venda, a medida da forqueta é 1 1/8", tenho de comprar um que traga os "copos" para pôr no quadro por cima e por baixo da caixa de direcção certo?

Já agora, há alguma hipótese de converter a forqueta em "threaded" e forma a aproveitar o material que retirei da velha?
 

Scorp

New Member
Não está fácil encontrar uma caixa de direcção para o quadro em questão, apesar de ter 1 1/8 polegadas é dos antigos, caixas integradas e/ou semi-integradas não servem, já fui a umas quantas lojas e nenhuma me conseguiu arranjar, apenas uma delas está a tentar informar-se sobre a peça em questão para tentar encomenda-la.... vamos ver...
 
Top