-
Domina as técnicas de queda
Alterar curso Rock Shock 302 rs
A suspensão em causa é uma Rock Shock Tora 302 de 100mm de curso neste exemplo fiz a modificação para 130mm, podendo no entanto ser modificado também para 110 ou 120mm.
Primeiro retira-se todo o ar através da válvula no topo da perna esquerda, depois com uma boca 24mm desapertar o tampão superior, por onde ira sair o sistema pneumático:

Depois desaperta-se o parafuso umbraco que esta no fundo da perna esquerda até meio e com um martelo de borracha dá-se uma pancada para fazer soltar o conjunto pneumático:

De seguida retirar a tampa superior da jarra e despejar o óleo:

Fazer o mesmo na parte inferior:

Depois retirar cuidadosamente o veio interior onde se encontra o vedante que comprime o ar:

Na imagem da para ver respectivamente, a borracha que amortece o fim de curso para quando a suspensão estica completamente, o enchumaço de 30mm, e o vedante principal.
No meu caso como quis mudar de 100mm para 130mm retirei completamente o enchumaço mas pode-se também cortar 10 ou 20mm a peça, conforme se queira por a suspensão a 110mm ou 120mm. No caso de se cortar esta peça, possivelmente ficará invalida a garantia mesmo que se volte a montar tudo direitinho.
No topo do enchumaço de 30mm está uma anilha de plástico que faz o encosto ao vedante superior, convêm retirar e colocar no amortecedor de borracha, tanto ao retirar como ao colocar a anilha faz um “click”.
Retirar a anilha:

Colocar no amortecedor:

Depois monta-se novamente:

A modificação do curso é feita ao se retirar aquela peça de plástico duro de 30mm.
Para colocar o óleo eu usei o que estava pois a suspensão é nova, mas sendo usada convêm mudar o óleo.
Coloquei 1/3 do óleo na parte inferior da jarra e fechei o vedante inferior.
Depois insere-se o sistema na suspensão:

Deita-se o restante óleo na parte superior:

E coloca-se a tampa com a válvula:

Em seguida é só apertar o parafuso umbraco no fundo da perna esquerda e depois o parafuso superior com a boca 24mm.
Coloca-se a pressão habitual e está pronta.
-
Já se equilibra sozinho na bike
Re: Alterar curso Rock Shock 302 rs
Achas que isso também resulta na versão a óleo? 302 SL
-
Existem vários modelos dentro da tora 302, antes de desmontar a minha pesquisei bastante mas não encontrei nada que me esclarece-se, nem sabia ao certo como era por dentro.. então decidi investigar. 
Essa 302 sl é a ar? Se for experimenta desmontar e vê se tem aquela peça que permite alterar o curso.
-
Já se equilibra sozinho na bike
Pois esse é o problema, muitos modelos parecidos e não se encontra nada esclarecedor.
Não é a ar, é oleo/mola.
-
Pessoal, so para dizer que graças ao "Foliveira" alterei o curso da minha suspensao
está tudo a funcionar correctamente
no meu caso a minha suspensao é a 318 solo air e tinha 80 mm, logo o bocado de borracha ("enchumaço") que se tem de tirar era maior (5cm), um pormenor em que me assustei, quando desapertei o parafuso na parte de baixo da perna esquerda o oleo saio logo todo por ali, todo para o chao, eu nao sabia, n tou bem dentro, como nao tinha outro oleo foi aquele mas nao tava muito sujo
. Estou contente pois a tora assim ja é mais qualquer coisa, so tenho uma cena a apontar, nao tem muito espaço entre as bainhas (pneus grossos :S). O comportamento da suspensao mudou radicalmente, eu que sou amante de FR, com 130 mm ja esgoto quanto mais com 80 
Umas fotos:
antes:

depois:

Na hardrock:

cumps
-
Se pedalares como falas...
Na Tora 318 é possivel fazer 80 / 100 / 130 não se trata de uma invenção, é mesmo assim.
Em tempos passei uma Tora 318 de 100 para 130 e foi coisa no maximo por 15eur na Ciclocoimbrões.
Quanto as restantes Tora, julgo que se é possivel é pura invenção/adabtação.
MY
-
Se pedalares como falas...
-
ah nao gozes, eu nao percebia nada daquilo, tava todo cagado a fazer a alteraçao..
foi limpa las 
cumps
-
Trata por tu os "desmontas"
boas pessoal
vim agora da garagem de tentar fazer o processo, e so passou de uma tentativa, ou seja, a versao a molas nao dá, nao tem espaçadores nenhuns, e digo isto porque desapertei a regulação do preload depois o parafuso sextavado em baixo dei a pancadinha e ja tava preparado com uma tamparuer para o caso de sair oleo e nao saiu nada e pensei,
uffff, assim ja nao borro o disco com oleo, pressionei a suspensao e qual nao foi o meu espanto salta-me uma mola em direcção a cara xD
e eu: e que pressao de ar, xD
verifiquei e nada, nao ha espaçadores
montei tudo e exprimentei e ta a bombar.
digam-me nao ha posição certa para montar a mola pois nao ?
-
A força é tanta que parte correntes
Regras